NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA
Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.
NOTIMP 323/2023 - 18/11/2023
FAB destaca desafios cibernéticos em Operações Multidomínios; assista ao vídeo
Juliano Gianotto | Publicada em 17/11/2023 12:00
Em um cenário simulado de guerra, as Unidades de Artilharia Antiaérea da Força Aérea Brasileira (FAB), localizadas em Santana da Boa Vista, Rio Grande do Sul, foram desafiadas com um ataque cibernético aos seus radares e sistemas de comando e controle. O exercício, parte do contexto “Escudo” do EXCON Escudo-Tínia 2023, coordenado pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), visou preparar o efetivo para operações multidomínios.
A simulação propôs um dilema crítico: como manter a capacidade de identificar aeronaves inimigas em meio a um ataque eletrônico que compromete as comunicações? Como garantir a segurança das comunicações entre equipes deslocadas e observadores avançados? Estas questões fundamentais ressaltam a importância do treinamento em operações multidomínios, um dos principais diferenciais da sexta edição do Exercício Escudo-Tínia.
Em termos militares, operações multidomínios buscam potencializar ou intensificar as ações em um domínio para criar efeitos convergentes nos demais, abrangendo os domínios aéreo, terrestre, marítimo, espacial e cibernético. Essa abordagem estratégica cria desafios únicos para o adversário, pois enfrenta problemas complexos e abrangentes.
O Major Aviador Raoni Avilez Fiedler, da Célula de Programação de Guerra Eletrônica do EXCON Escudo-Tínia, destaca a relevância do exercício, afirmando que “o Exercício Escudo-Tínia representa não apenas a nossa capacidade atual, mas também o nosso compromisso contínuo com a inovação e a excelência nas operações.“
O domínio cibernético emerge como protagonista nesse contexto, permeando os demais domínios operacionais. Movimentações nesse espaço podem criar liberdade de ação em outros domínios, e vice-versa. O objetivo central é alavancar as capacidades de vários domínios, gerar efeitos ofensivos e defensivos e promover consciência situacional no efetivo.
O Major Aviador Antonio Pereira Damasceno Neto, da Célula Aeroespacial do EXCON Escudo-Tínia, destaca a importância do domínio aeroespacial, utilizando mais de 90 imagens de satélite para fortalecer as capacidades de busca, vigilância e detecção durante a operação. Essas imagens são fundamentais para o planejamento estratégico ao tático.
Segundo a FAB, a Célula Conjunta de Defesa Cibernética desempenha um papel crucial, acompanhando as atividades e contribuindo para a proteção cibernética do exercício. A Tenente Engenheira de Computação Bruna Hoffmann Medeiros Alves enfatiza o papel da integração do domínio cibernético com outros domínios, como espacial, terrestre e aéreo.
A integração entre os domínios cibernético e aéreo é destacada pelo Major Aviador Felipe De Barros Lima Duarte Pereira, que ressalta os resultados expressivos alcançados quando as capacidades de satélites e cibernéticas são integradas para degradar a capacidade do inimigo e aumentar a das aeronaves.
O Coronel Aviador Daniel Ferreira Manso, responsável pela Coordenação do Exercício e Chefe da Célula de Controle do EXCON Escudo-Tínia, conclui, afirmando que o exercício é um ponto de inflexão para a FAB, marcando o término de um ano de planejamento e treinamento intensos. Além disso, posiciona a Força Aérea Brasileira no mesmo patamar de outras Forças Aéreas em termos de emprego multidomínios.
Informações da Força Aérea Brasileira
Próximas demonstrações da Esquadrilha da Fumaça serão no interior de São Paulo; veja onde
Murilo Basseto | Publicada em 17/11/2023
O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB), mais conhecido como a Esquadrilha da Fumaça, tem mais duas cidades adicionadas à sua agenda.
Entre o final deste mês e o início de dezembro, as sete aeronaves Embraer A-29 Super Tucano com as cores da Bandeira Nacional serão vistas realizando acrobacias nos municípios de Cosmópolis e de Santa Bárbara d’Oeste.
A primeira das duas demonstrações será em Cosmópolis no dia 26 de novembro, domingo da próxima semana, às 11h00. O local de referência será a Praça do Coreto.
Depois, Santa Bárbara receberá a Esquadrilha no dia 4 de dezembro, uma segunda-feira, às 16h00. O local será a Avenida 01 (ou Avenida Marginal), no Polo Industrial.
As demonstrações do Esquadrão de Demonstração Aérea são sempre abertas ao público, sem qualquer cobrança de ingresso, e duram em torno de 40 minutos.
PORTAL 6 (GO) - Base Aérea de Anápolis se prepara para receber dois dos caças mais potentes do mundo
Com nova encomenda, Força Aérea Brasileira terá oito unidades do modelo F-39 Gripen
Pedro Hara | Publicada em 17/11/2023
A Força Aérea Brasileira (FAB) em Anápolis deve receber duas novas unidades dos mais potentes caças do mundo, o F-39 Gripen.
Conforme apurado pelo Portal 6, a base militar já possui outras quatro aeronaves do mesmo modelo disponíveis.
Somando todas as bases brasileiras, a FAB irá dispor de oito caças F-39 Gripen.
As novas unidades devem chegar no início do mês de dezembro e estão sendo importadas da Suécia.
O trajeto será feito via navio, que deve atracar no porto de Navegantes (SC) para concluir a entrega.
*Colaborou Augusto Araújo
EDIÇÕES ANTERIORES
128 de 08/05/2025
127 de 07/05/2025
126 de 06/05/2025
125 de 05/05/2025
124 de 04/05/2025
123 de 03/05/2025
122 de 02/05/2025
121 de 01/05/2025
120 de 30/04/2025
119 de 29/04/2025
118 de 28/04/2025
117 de 27/04/2025
116 de 26/04/2025
115 de 25/04/2025