NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


AGÊNCIA BRASIL


Pista principal do Aeroporto Santos Dumont será liberada no sábado


Vladimir Platonow | Publicada em 16/09/2019 18:11

A pista principal do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, que estava fechada para obras desde o dia 24 de agosto, estará liberada a partir deste sábado (21). Com isso, as companhias aéreas poderão voltar a utilizar o aeroporto em seus voos, que foram transferidos para o Aeroporto Internacional Tom Jobim. A informação foi divulgada hoje (16) pelo presidente da Infraero, brigadeiro Paes de Barros, que esteve no local vistoriando a finalização dos trabalhos.

“O cronograma foi mantido, conforme estabelecido no início do ano, vamos terminar a obra dentro do prazo. A ideia inicial era que esta obra custasse R$ 10 milhões, mas ela vai ficar em R$ 9 milhões. Foi um processo de trabalho ininterrupto, 24 horas por dia, para entregar estas instalações completamente preparadas para que o tráfego retorne com bastante eficiência”, disse Paes de Barros.

Durante as obras, somente a pista auxiliar esteve operando, recebendo aviões menores das companhias Azul e Passaredo. O fluxo diário médio de 25 mil passageiros no Santos Dumont se reduziu para 4 mil durante o período de obras. As demais companhias utilizaram ônibus entre os dois aeroportos para facilitar a vida de quem já havia comprado passagem.

A orientação do presidente da Infraero é que os passageiros que têm voos agendados para este final de semana liguem para as companhias para se certificarem de qual aeroporto partirão. “Isto vai depender de cada uma das empresas. Eu solicito que os passageiros que estejam voando, que façam contato para saber exatamente qual é a programação de voo. Por nós, o aeroporto estará disponível.”

A pista principal recebeu uma nova camada porosa de asfalto, o que permite o escoamento da água da chuva com mais eficiência, garantindo maior segurança para as operações em condições climáticas adversas. A expectativa é que a pista não precise de nova camada de asfalto pelos próximos dez anos.

OUTRAS MÍDIAS


DIÁRIO DO AMAZONAS (AM) - Manaus recebe abertura das Semanas de Inovação Suécia-Brasil 2019

Programação em diversas cidades brasileiras inclui desde palestra sobre biotecnologia para agroindústria a discussões sobre inteligência artificial no mercado financeiro

Da Redação | Publicada em 16/09/2019 13:14

Manaus – O Team Sweden Brazil promove, entre os dias 16 e 27 de setembro, as Semanas de Inovação Suécia-Brasil 2019, uma série de eventos como workshops, bate papos, painéis e encontros baseados na parceria estratégica entre os dois países nas áreas de ciência, tecnologia e inovação (CTI). Em sua oitava edição, as Semanas de Inovação combinarão atividades em cidades como Brasília, Fortaleza, Joinville, Manaus, Porto Alegre, Rio e Janeiro e São Paulo.

Para marcar a abertura das Semanas de Inovação, nesta segunda-feira (16), Manaus receberá um evento especial com a participação do vice-ministro sueco da Inovação, Emil Högberg, da nova embaixadora da Suécia no Brasil, Johanna Brismar Skoog, e do governador do Amazonas, Wilson Lima. Na ocasião, o auditório da FIEAM sediará o painel ‘Hélice Tríplice Suécia-Amazonas’, que discutirá como a Suécia e o Estado do Amazonas têm aplicado o modelo de cooperação entre universidade-indústria-governo na sua busca por inovação, empreendedorismo e desenvolvimento sustentável.

O evento contará com a participação de representantes de instituições brasileiras como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e suecas como Universidade de Linköping, Institutos de Pesquisa da Suécia, Agência Sueca de Proteção Ambiental, Electrolux e Ericsson.

“O objetivo das Semanas de Inovação Suécia-Brasil é fortalecer a Suécia como um parceiro de inovação de longo prazo para o Brasil, promovendo ambientes de inovação, estabelecendo colaborações entre os dois países e criando um ponto de encontro para atores suecos e brasileiros nas áreas de CTI”, explica a embaixadora Johanna Brismar Skoog. “Elas também são importantes para celebrar parcerias existentes e descobrir oportunidades de cooperação bilaterais e multilaterais. O acordo União Europeia-Mercosul, por exemplo, tem tudo para proporcionar um aumento do comércio e de investimentos e também para assegurar a implementação do Acordo de Paris”, completa.

A programação completa está disponível em inovacaosueciabrasil.com.br/programa

Meninas na ciência

Um dos destaques da agenda de 2019 é o Workshop e Diálogo Tekla, nesta terça (17) e quarta-feira (18), em Brasília. Promovidos com apoio do Instituto Sueco e do Instituto Real de Tecnologia de Estocolmo, eles fazem parte do Festival Tekla, iniciativa da cantora pop sueca Robyn que tem como missão inspirar o interesse em tecnologia entre meninas do ensino fundamental e médio, e discutir como reduzir a sub-representação feminina nas áreas de Stem (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

Com o objetivo de oferecer um ambiente no qual jovens garotas (13 a 15 anos) de sete escolas do Distrito Federal possam testar e criar tecnologias com outros modelos de mulheres, o workshop e o bate papo contarão com a participação de Heidi Harman, fundadora da mais antiga rede de tecnologia feminina na Suécia, o GeekGirl Meetup, uma rede para mulheres em Stem, código, design e startups, que agora possui braços em 17 países.

O evento terá ainda a participação de Juliana Estradioto, Prêmio Jovem Cientista 2018 e primeira brasileira a ganhar primeiro lugar na categoria de Ciências dos Materiais na Intel Isef (Intel International Science and Engineering Fair), maior feira de ciências pré-universitária do mundo. Conhecida também por ter sido premiada com a possibilidade de dar seu sobrenome a um asteroide, Juliana é fundadora do Meninas Cientistas, iniciativa que visa incentivar a pesquisa e a ciência entre jovens do ensino médio, principalmente entre meninas, por meio da divulgação de histórias inspiradoras.

Smart Cities em Porto Alegre e Rio de Janeiro

A discussão em torno das Cidades Inteligentes também permeia a programação das Semanas de Inovação Suécia-Brasil 2019.

Na capital federal, no dia 18, o Parque Tecnológico de Brasilia (Biotic) recebe o seminário Smart City Brasília: Conecta Mundi. O evento marca ainda a abertura oficial da exposição The Smart City – Meeting the Urban Challenge, uma mostra curada e organizada pelo Instituto Sueco sobre Cidades Inteligentes na Suécia, que ficará em cartaz no espaço até o dia 26 de setembro.

No Rio de Janeiro, no dia 20, a discussão sobre Cidades Inteligentes ganha a forma de um seminário na Casa Firjan sobre Responsabilidade Social Corporativa e como a Indústria 4.0 pode influenciar um novo modelo social: a Sociedade 5.0, com confiança na inovação, automação e inteligência artificial. Já em Porto Alegre, no dia 26, Marc Weiss responsável pela criação da Zona de Inovação Sustentável de Porto Alegre (Zis Poa) comandará o painel Smart City Porto Alegre: política de resíduos sólidos, reunindo especialistas brasileiros e suecos em uma conversa sobre inovação no manejo de resíduos sólidos e o conceito de economia circular.

São Paulo recebe, no dia 24, a sessão de lançamento da Iniciativa Corporate Venture Brasil-Suécia, que tem como principal objetivo fazer a conexão de startups com grandes corporações no Brasil e na Suécia em busca de soluções inovadoras para os desafios tecnológicos da indústria. Um painel sobre Inteligência Artificial no Mercado Financeiro também será promovido sede da Swedcham – Câmara de Comércio Sueco-Brasileira, na capital paulista, no dia 17.

Caças Gripen E

A colaboração entre a empresa sueca Saab e a Força Aérea Brasileira, responsável pelos novos caças brasileiros Gripen E, também estará presente na programação das Semanas de Inovação. No dia 23, em São Paulo, será realizado o segundo workshop do Swedish Professor Chair Program no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (Ita), uma iniciativa do Cisb e da Saab para trazer grandes pesquisadores ao Brasil, e criar e fortalecer parcerias de longo prazo com a Suécia em tópicos relevantes de pesquisa.

Já em Joinville, o SC2C.Aero organizará este ano o seu 2° Workshop Anual, com o objetivo de integrar companhias, agências de fomento e instituições de pesquisa, desenvolvimento e inovação a fim de aperfeiçoar o ecossistema aeroespacial em Santa Catarina. Evento no dia 24 de setembro será realizado no Ágora Tech Park.

Atividade anual

As Semanas de Inovação Suécia-Brasil são uma atividade anual coordenada pela Embaixada da Suécia em Brasília, com o objetivo de fortalecer a Suécia como um parceiro de inovação de longo prazo para o Brasil, promover ambientes de inovação suecos, estabelecer uma colaboração com parceiros brasileiros e criar um ponto de encontro para atores suecos e brasileiros nas áreas de CTI.

Além de fornecer uma visão geral das atividades suecas de CTI no Brasil, elas são uma plataforma de promoção comercial e uma possibilidade de explorar, descobrir e analisar novas oportunidades de negócios e de cooperação entre a Suécia e o Brasil.

As Semanas de Inovação Suécia-Brasil são organizadas pelo Team Sweden Brazil: Embaixada da Suécia, Conselho Sueco de Investimento e Negócios (Business Sweden), Câmara de Comércio Sueco-Brasileira (Swedcham) e os Consulados Gerais e Honorários da Suécia.

Programação em Manaus (16/9)

Abertura – Semanas de Inovação Suécia-Suécia 2019

Painel: ‘Hélice Tríplice Suécia-Amazonas: inovação e empreendedorismo’

Local: Auditório da FIEAM (Avenida Joaquim Nabuco, 1.919, Centro)

Horário: 14h às 17h

14h – Mesa de Abertura com Emil Högberg (vice-ministro da Inovação da Suécia), Johanna Skoog (embaixadora da Suécia no Brasil), Rogério Azevedo Pereira (diretor regional do Senai-AM), João Vicente Braga (coordenador de Pesquisas do Inpa) e Wilson Lima (governador do Amazonas)

14h30 – Painel 1: Inovação, Confiança e Sistemas Automatizados
Ericsson / Estado do Amazonas / Universidade do Estado do Amazonas

15h15 – Painel 2: Comercialização da pesquisa amazônica através do modelo Hélice Tripla
Ericsson / Universidade de Linköping/ Rise Sweden / Inpa

16h15 – Painel 3: Valor na Cadeia de Reciclagem
Agência Sueca de Proteção Ambiental / Electrolux / Abrelpe

REVISTA STYLLUS (ES) - Para divulgar a importância de doações de órgãos a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) lançam séries de palestras


César Magalhães | Publicada em 16/09/2019 12:00

A Jornada Asas do Bem, série de palestras criada pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) para divulgar a importância da doação de órgãos e a contribuição da aviação comercial brasileira para viabilizar transplantes no país, visitará seis cidades durante o Setembro Verde, mês da conscientização da doação de órgãos e tecidos. Os municípios paulistas Sumaré, Sorocaba, Guarulhos e São Paulo, além de Aracaju (SE) e Belém (PA), integram o roteiro que tem início no dia 16 e se encerra em 27 de setembro, quando é celebrado o Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos (mais detalhes no serviço abaixo).

Lançada em 2018, a Jornada Asas do Bem já passou por 12 estados e o Distrito Federal, reunindo cerca de 2,4 mil pessoas em eventos realizados por hospitais, centrais de transplante e iniciativas sociais. A palestra é conduzida pelo publicitário Alexandre Barroso, 60 anos, que conta sua história de luta pela vida depois de três procedimentos de transplante (dois de fígado e um de rim). Além da importância sobre a doação, Barroso enfatiza também o papel da aviação para os transplantes. A ação é uma extensão do Asas do Bem, programa lançado em 2014 pela ABEAR que aborda a importância do transporte aéreo gratuito de órgãos realizado pelas empresas aéreas desde 2001. 

Eficiência e agilidade

No ano passado, cerca de 8,7 mil itens para transplante (órgãos, tecidos, equipes médicas, entre outros) foram transportados gratuitamente por aviões, sendo que aproximadamente 80% do volume foi movimentado por empresas aéreas brasileiras (os demais transportes são referentes a operações de companhias aéreas estrangeiras, voos privados e da Força Aérea Brasileira, ou transporte terrestre, por exemplo). O esforço inclui, além das companhias aéreas, o Ministério da Saúde, a Central Nacional de Transplantes (CNT), o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), órgão do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), e operadores aeroportuários.

O Brasil é referência mundial na área de transplantes e possui o maior sistema público de transplantes do mundo, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, cerca de 96% dos procedimentos de todo o país são financiados pelo SUS. Em números absolutos, o Brasil tem o segundo maior volume de transplantes no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, segundo dados do Ministério da Saúde. Os pacientes recebem assistência integral e gratuita, incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós-transplante, pela rede pública.

O consultor em comunicação da ABEAR, Adrian Alexandri, ressalta que em um país com dimensões continentais a participação das companhias aéreas é de extrema importância para oferecer a agilidade necessária para que um órgão possa ser transportado de uma região para outra, mantendo as condições de conservação adequadas para cirurgia. “Além do benefício de conectar pessoas, o transporte aéreo traz uma série de efeitos positivos de caráter social e um deles é salvar vidas, com a agilidade na entrega dos órgãos para doação”, diz.

Serviço
Jornada Asas do Bem no Setembro Verde

Dia 16/09 – Sumaré (SP)
Evento: 
Jornada Asas do Bem
Local: Anfiteatro Municipal Dirce Dalben, no Centro Administrativo de Nova Veneza (Avenida Brasil, 1.111, bairro Nova Veneza)
Horário: 19h
Público: Evento aberto ao público

Dia 19/09 – Sorocaba (SP)
Evento: 
Quantas vidas salvam um sim?
Local: SESC Sorocaba (Rua Barão de Piratininga, 555, bairro Jardim Faculdade)
Horário: 14h
Público: Evento aberto ao público, mediante inscrição prévia neste link. Vagas limitadas.

Dia 23/09 – Aracaju (SE)
Evento: 
A doação de órgãos no estado de Sergipe
Local: Auditório do Hospital de Urgência de Sergipe (Avenida Pres. Tancredo Neves, 7.501, bairro Capucho)
Horário: 10h
Público: Evento aberto ao público, mediante inscrição prévia pelo fone (79) 3216-2837. Vagas limitadas.

Dia 24/09 – Guarulhos (SP)
Evento: 
Jornada Asas do Bem
Local: Associação dos Rotarianos de Guarulhos (Rua Soldado Anélio da Luz, 35, bairro Jardim Ana Maria)
Horário: 20h
Público: Evento destinado a associados do Rotary de Guarulhos

Dia 25/09 – São Paulo (SP)
Evento: Semana da Doação de Órgãos
Local: Hospital 9 de Julho (Rua Peixoto Gomide, 545, bairro Cerqueira César)
Horário: 12h
Público: Evento destinado a colaboradores do hospital

Dia 27/09 – Belém (PA)
Evento: 
I Fórum sobre Doação e Transplantes de Órgãos e Tecidos
Local: Auditório David Mufarrej da Universidade da Amazônia (UNAMA) (Avenida Alm. Tamandaré, 240, bairro Cidade Velha)
Horário: 11h
Público: Evento aberto ao público, mediante inscrição prévia neste link. Vagas limitadas.

PORTAL TELETIME (SP) - Congresso de Satélites traz debate sobre novo modelo


Samuel Possebon | Publicada em 16/09/2019 22:37

O Congresso Latinoamericano de Satélites, que acontece nos próximos dias 26 e 27 de setembro, no Rio de Janeiro, será palco de um primeiro debate sobre as consequências e implantação do novo modelo de telecomunicações. Com a aprovação do PLC 79/2016, as regras para a renovação de posições orbitais e frequências mudam substancialmente, com a possibilidade de renovações indefinidas, a critério da agência. Este será um dos temas de debate no painel sobre a agenda político-regulatória do setor, com a presença do secretário de telecomunicações do MCTIC, Vítor Menezes, e do Superintendente de Outorga e Recursos à Prestação da Anatel, Vinícius Caram, além de Luis Otávio Prates (Sindisat) e Fábio Alencar (Abrasat).

O evento terá ainda a discussão sobre o futuro da banda C e o uso da faixa de 3,5 GHz para a implantação do 5G, com a presença da Anatel, Grupo Globo, StarOne e Seja Digital, assim como modelos de implementação de soluções satelitais para banda larga móvel em 5G e 4G, com a presença já confirmada das operadoras Oi e Claro.

O evento terá ainda a presença de diversos palestrantes internacionais, com destaque para Mark Dankberg, CEO e fundador da Viasat, e Massimo Comparini, CEO da e-Geos.

O evento discute ainda o planejamento estratégico brasileiro para o setor de satélites tanto do ponto de vista militar, com a presença do Brigadeiro do Ar José Vagner Vital, vice-presidente da Comissão de Coordenação de Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE) da Força Aérea Brasileira (FAB) e Paulo Roberto Braga Barros (Diretor de Satélites e aplicações da Agência Espacial Brasileira).

O evento terá ainda debates sobre o mercado de banda Ka, satélites aplicado ao agronegócio, assim como um painel com os principais executivos das maiores operadoras de satélite no Brasil.

Mais informações, a programação completa e as condições de inscrição estão disponíveis no site www.satelitesbrasil.com.br