NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Piloto de avião da FAB que caiu no RN recebe homenagem

Capitão foi reconhecido por direcionar a aeronave para área desabitada antes de ejetar.

Da Redação | Publicada em 15/11/2024 16:45

O piloto do caça F-5M da Força Aérea Brasileira (FAB), capitão Lucca Minhaqui Azevedo, recebeu uma homenagem nesta sexta-feira (15) por ter direcionado o avião que caiu para uma área desabitada antes de ejetar.

O incidente ocorreu em Parnamirim, na Grande Natal, em uma mata próxima a condomínios residenciais, no dia 22 de outubro.

A homenagem aconteceu durante o encerramento do Exercício Cruzeiro do Sul (Cruzex), treinamento multinacional e operacional organizado pela FAB.

O reconhecimento foi oficializado pelo deputado Sargento Gonçalves (PL), que entregou uma moção de louvor ao capitão aviador. Em publicação nas redes sociais, o parlamentar destacou que o ato do piloto evitou possíveis danos as áreas residenciais.

"Na qualidade de parlamentar e membro da segurança pública, não poderia deixar de expressar meu respeito e admiração pela coragem e perícia demonstradas pelo Capitão Aviador Lucca Minhaqui Azevedo", escreveu o deputado.

Relembre o acidente

O caça F-5M caiu durante um treinamento em uma área de mata próxima a condomínios residenciais em Parnamirim, na Grande Natal.

Imagens registradas por moradores mostram o avião em chamas antes de atingir o solo. O piloto conseguiu ejetar e foi resgatado por uma equipe de salvamento da Força Aérea Brasileira (FAB).

De acordo com a FAB, o piloto direcionou a aeronave para uma área desabitada antes do impacto.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e enviou equipes para conter o avanço do fogo na vegetação na área da queda.

O militar passou por exames no hospital Monsenhor Walfredo Gurgel e teve constatada uma luxação no ombro.

PORTAL PODER AÉREO


IMAGENS: Caças F-39E Gripen da FAB na linha de voo em Natal (RN), no final da CRUZEX 2024


Da Redação | Publicada em 15/11/2024 14:38

Caças F-39E Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB) no pôr do Sol em Natal-RN, fotografados por Valter Andrade, colaborador do Poder Aéreo.

Os F-39 da FAB tiveram um desempenho exemplar durante o Exercício Multinacional CRUZEX 2024, realizado em Natal, Rio Grande do Norte. Os Gripens atuaram tanto como força inimiga quanto amiga, realizando operações ofensivas (Offensive Counterair, OCA) e operações de contraposição aérea defensiva (Defensive Counterair, DCA), repelindo ataques inimigos.

Esta edição do exercício, realizado de 3 a 15 de novembro na Base Aérea de Natal, reuniu forças aéreas de diversos países e foi uma oportunidade para avaliar o Gripen em operações de combate compostas e reforçar sua posição como um dos caças mais avançados em operação na América Latina.

Os F-39 retornam amanhã pela manhã (16/11) à Base Aérea de Anápolis, sede do 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA).

REVISTA AERO MAGAZINE


FAB poderá interceptar aeronaves que invadam espaço aéreo do G20 no Rio de Janeiro

FAB cria a ZIDA, onde aeronaves estarão sujeitas a medidas de policiamento aéreo caso entrem no espaço aéreo do G20

Micael Rocha | Publicada em 15/11/2024 10:00

O Brasil sediará a cúpula do G20 no Rio de Janeiro, nos dias 18 e 19 de novembro. O evento contará com a presença de líderes dos dezenove países-membros de regiões como União Africana, União Europeia e organizações internacionais. 

Para garantir a segurança aérea no evento, o Decea emitiu a Circular de Informação Aeronáutica (AIC 28/24) definindo restrições e procedimentos para o espaço aéreo. Segundo o órgão, quatro áreas de restrição foram criadas: Branca, Amarela, Vermelha e de Supressão, com regras específicas para sobrevoo na cidade.

A FAB também informou que as operações aéreas na área definida como ZIDA (Zona de Identificação de Defesa Aérea) criada especificamente para o G20 incluem monitoramento a partir da Sala Master, no Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), no Rio de Janeiro. 

Os militares e representantes de diversos órgãos coordenam o controle do espaço aéreo e a segurança dos aeroportos, com o propósito de mitigar os impactos nas operações da aviação civil e na rotina dos passageiros. 

Já o Decea emitiu o Notam (Notice to Airman) E8384/24 que estabelece a ZIDA G20 (Zona de Identificação de Defesa Aérea), sob uma considerada parte da Terminal Rio.

De acordo com o Notam, estão previstas medidas como policiamento do espaço aéreo no caso de descumprimento às regras impostas como, por exemplo, adentrar a área da ZIDA G20, entre os dias 17 a 21 de novembro.

Em terra, a Infantaria da Aeronáutica reforçará a segurança nas bases aéreas e aeroportos, além de atuar como escolta em comboios de autoridades e, somado a isto,.a ação de grupos especializados preparados para abordar aeronaves interceptadas e forçadas a pousar, garantindo uma pronta resposta em caso de incidentes.

PORTAL DEFESANET


FAB promove coletiva de imprensa sobre restrições do espaço aéreo durante G20

O COMAE será responsável por planejar, coordenar, executar e controlar as ações de força aérea necessárias para manter a defesa aeroespacial na Zona de Identificação de Defesa Aérea (ZIDA) criada para garantir a segurança da ‘Operação G20’

Ricardo Fan | Publicada em 15/11/2024 20:39

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), realizou, nesta quinta-feira (14/11), em Brasília (DF), uma coletiva de imprensa para explicar as Medidas de Controle do Espaço Aéreo (MCEA) que serão adotadas durante a Reunião da Cúpula dos Líderes do G20, a ser realizada na cidade do Rio de Janeiro (RJ) nos dias 18 e 19/11, onde chefes de Estado e de Governo aprovarão acordos e debaterão desafios globais.

“Vocês estão presentes, agora, na Sala de Decisão, onde nós estaremos a postos e de prontidão permanente, vinte e quatro horas, como sempre fizemos e sempre atuamos nos trezentos e sessenta e cinco dias do ano aqui no Brasil. Vocês podem ver os ativos que nós temos, de controle. Essa síntese também é distribuída para centros regionais que nos ajudam nessa identificação e classificação de todos os tráfegos aéreos dentro do território nacional e adjacências”, destacou o Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto, ao apresentar a estrutura de coordenação das atividades de defesa aérea durante a Reunião do G20.

O COMAE ficará encarregado de planejar, coordenar, executar e monitorar as ações de Força Aérea necessárias para assegurar a defesa aeroespacial na Zona de Identificação de Defesa Aérea (ZIDA), criada especificamente para garantir a segurança durante a ‘Operação G20’.

A FAB, por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), publicou a Circular de Informação Aeronáutica (AIC) 28/24, que estabelece restrições e procedimentos específicos para o evento. Já a restrição específica, que proíbe a operação de aeronaves em voos no período de 00h00 do dia 17/11 até 23h59 do dia 20/11, foi divulgada por meio de um NOTAM (Notice to Airmen) emitido pelo DECEA em 08/11, juntamente com o Decreto Presidencial Nº 12.253, de 13 de novembro de 2024. O NOTAM é um aviso utilizado para informar pilotos e operadores de aeronaves sobre alterações temporárias, condições ou restrições no espaço aéreo.

A coordenação entre o COMAE, o DECEA e outros órgãos públicos configura um modelo de decisão colaborativa, por meio da troca de informações e pronta resposta de todos os participantes. A iniciativa visa garantir que as operações ocorram com segurança e eficiência, minimizando riscos e assegurando o bom andamento do evento.

Restrições do Espaço Aéreo: Áreas de Exclusão

Entre as medidas para o controle do espaço aéreo apresentadas no Plano de Coordenação do Espaço Aéreo estão as Áreas de Exclusão. Essas são áreas com dimensões definidas, datas e horários de ativação estabelecidos, com regras específicas quanto à utilização e restrições ao tráfego aéreo. Sua finalidade é proporcionar um nível gradual de segurança no espaço aéreo em relação aos locais dos eventos. Essas áreas também contribuem para a pronta resposta da Defesa Aeroespacial diante de uma ameaça.

Durante o período de ativação das Áreas de Exclusão, as aeronaves que desrespeitarem as restrições e proibições estarão sujeitas a intervenção, persuasão e destruição, conforme previsto nas Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo.

FAB participa de Reunião do Comitê de Desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro

Evento ocorreu na terça-feira (12/11), no Palácio do Planalto

Ricardo Fan | Publicada em 15/11/2024 19:41

O Comitê de Desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro (CDPEB), órgão colegiado de alto nível, composto por Pastas Ministeriais que atuam com vistas à potencialização do Programa Espacial Brasileiro, reuniu-se no dia 12 de novembro de 2024 para a sua 12ª Reunião Plenária.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, participou da reunião que foi presidida pelo Ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR), Marcos Antonio Amaro do Santos, encontrando-se presente o Presidente da Agência Espacial Brasileira, Marco Antonio Chamon, além de representantes dos seguintes órgãos: Ministério da Defesa; Ministério das Relações Exteriores; Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; Ministério do Planejamento e Orçamento; Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional; Ministério dos Transportes; Ministério dos Portos e Aeroportos; Ministério das Comunicações; Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Advocacia-Geral da União; TELEBRAS e Anatel.

Na ocasião, o CDPEB tratou de temas de grande relevância para o setor espacial nacional, com especial destaque para as propostas de iniciativas interministeriais atreladas à infraestrutura necessária ao desenvolvimento das atividades do Centro Espacial de Alcântara (CEA), e para a instituição de mecanismos com vistas à Governança do Sistema de Satélites de Defesa e Comunicações Estratégicas (SSDC).

Além disso, o colegiado aprovou a instituição de um novo Grupo Técnico, com o objetivo de elaborar estudos e apresentar propostas de regulamentação da Lei nº 14.946, de 31 de julho de 2024, que institui normas aplicáveis a atividades espaciais nacionais.

Houve, também, oportunidade para que todos os participantes recebessem relevantes informações e atualizações sobre a proposta de criação da Empresa de Projetos Aeroespaciais do Brasil – ALADA, iniciativa que trará benefícios e expressivos avanços para a sociedade e para o Programa Espacial Brasileiro; além de uma explanação conduzida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços acerca da Nova Indústria Brasil (NIB), importante política pública que busca o adensamento das cadeias produtivas nacionais.

CRUZEX 2024 consolida estratégias de defesa e fortalece laços internacionais

Com sentimento de missão cumprida, laços e alianças fortalecidas, CRUZEX 2024 chega ao fim

Ricardo Fan | Publicada em 15/11/2024 21:49

Nesta sexta-feira (15/11), a Base Aérea de Natal (BANT) se despediu da CRUZEX 2024, o maior exercício de guerra simulada da América Latina. Em sua nona edição, a CRUZEX reuniu forças aéreas de 16 países, que, por duas semanas, conduziram intensos treinamentos e trocaram experiências em operações de alta complexidade, nas quais nações aliadas compartilharam conhecimentos para fortalecer suas capacidades de defesa.

Para o Diretor da CRUZEX 2024, Brigadeiro do Ar Ricardo Guerra Rezende, os resultados alcançados superaram todas as expectativas iniciais. “Com todo planejamento iniciado em 2022, nosso objetivo foi criar um ambiente de simulação de alta complexidade e, ao mesmo tempo, promover uma integração que fosse além dos aviões no céu. Estamos falando de uma rede de defesa internacional, onde a confiança e a coordenação são a chave”, afirmou.

Ao longo do Exercício, foram registradas cerca de 1.500 horas de voo, mais de 450 paraquedistas lançados, 160 alvos atacados e mais de 800 missões cumpridas. A eficiência operacional alcançou os 98%, refletindo o alto nível de preparo das equipes participantes.

“Além dos números, a CRUZEX 2024 foi um marco na troca de conhecimentos sobre técnicas, táticas e procedimentos que podem salvar vidas e melhorar a resposta das forças aéreas em situações reais”, acrescentou o Brigadeiro Rezende.

Cooperação internacional e aprendizado mútuos

Um dos maiores triunfos da CRUZEX 2024 foi a sinergia entre os militares de diversas nacionalidades, como Canadá, Equador e África do Sul, que participaram como observadores das sessões de planejamento e debriefing, analisando cada etapa do treinamento e compartilhando suas perspectivas, visando a uma participação com meios aéreos na próxima edição do Exercício. Essa troca de experiência foi crucial para que as equipes aprimorassem suas operações e construíssem uma rede sólida de cooperação internacional.

Para o Coordenador Operacional da CRUZEX, Coronel Aviador Ricardo Bevilaqua Mendes, a edição de 2024 demonstrou como a colaboração internacional eleva o nível de prontidão. “As melhorias no planejamento das missões aéreas, com briefings mais detalhados e um processo mais dinâmico de análise dos resultados, garantiram um ambiente de treinamento que reflete as demandas modernas”, explicou o Oficial, destacando ainda a inclusão de cenários cibernéticos e espaciais como diferenciais nesta edição.

A força da aviação brasileira

A CRUZEX também foi um grande palco para o desenvolvimento das capacidades aéreas da Força Aérea Brasileira (FAB), que contou com um variado e competente conjunto de aeronaves. Na Aviação de Caça, o Comandante do Grupo de Defesa Aérea (GDA), Tenente-Coronel Aviador Ramon Lincoln Santos Forneas, destacou o desempenho do caça F-39 Gripen. “Tivemos a oportunidade de praticar missões complexas de combate aéreo, nas quais nossos pilotos puderam desenvolver táticas avançadas e aprimorar a coordenação com esquadrões estrangeiros, o que nos trouxe um importante ganho operacional”, afirmou.

Na Aviação de Transporte, o Tenente-Coronel Umile Coelho Rende elogiou o desempenho do KC-390 Millennium, essencial nas missões de reabastecimento em voo, ressuprimento aéreo, evacuação aeromédica e ajuda humanitária. “O KC-390 provou ser uma aeronave versátil e eficiente, operando em diversos cenários simulados e reforçando seu papel estratégico na Força Aérea Brasileira,” disse.

Já na Aviação de Reconhecimento, o Tenente-Coronel David Dantas da Silva ressaltou o valor das missões com o R-99 e o E-99, essenciais para a coleta de dados em tempo real. “O reconhecimento estratégico foi fundamental para o sucesso das operações. Pudemos fornecer informações detalhadas do cenário de combate, permitindo uma tomada de decisão ágil e precisa”, destacou.

Defesa integrada e cenários de futuro 

Um dos pontos altos desta edição foi a integração de operações cibernéticas, que permitiu às forças participantes enfrentarem, em tempo real, ameaças digitais em paralelo com os desafios físicos. “O treinamento cibernético aplicado à simulação de combate aéreo foi um divisor de águas. Avaliamos como nossas forças podem reagir a cenários modernos e, mais do que isso, como podemos nos apoiar mutuamente em tais situações”, afirmou o Tenente-Coronel Aviador Tiago Josue Diedrich, Chefe da Célula de Operações Cibernéticas, apontando para um futuro em que a defesa cibernética ocupará um papel cada vez mais relevante.

Um legado para o futuro

Para o Comandante do Grupo Operacional (GOP) da BANT e Chefe da célula Exercise Support (EXSUP), Coronel Aviador Paulo Cezar Fischer da Silva, a CRUZEX foi também um compromisso com a segurança global, uma vez que o Exercício representa um esforço coletivo para criar um espaço aéreo mais seguro e bem coordenado. “É gratificante ver o trabalho de dois anos de planejamento se concretizar nessa importante edição da CRUZEX. Graças ao esforço conjunto de todos os Órgãos de Direção Setorial do Comando da Aeronáutica, a Base Aérea de Natal pôde proporcionar a melhor estrutura de suporte aos participantes, criando um ambiente propício para a troca de experiências entre as diversas nações. O empenho de todo o time de suporte ao Exercício viabilizou a consecução plena dos objetivos da CRUZEX 2024”, relatou.

Com a CRUZEX 2024 encerrada, fica a certeza de um exercício bem-sucedido que deixou um legado de aprendizado e cooperação internacional. “Este cenário multinacional e complexo permitiu que nossos pilotos passassem por um treinamento operacional muito próximo de situações reais, contribuindo para o aperfeiçoamento da prontidão e da capacidade de resposta da Força Aérea Brasileira”, concluiu o Brigadeiro Rezende.

O Exercício deixa seu marco como um exemplo de integração e aprimoramento contínuos, pavimentando o caminho para futuras edições. A próxima CRUZEX já desperta expectativas, prometendo unir novamente as forças aéreas de diversas nações para um objetivo comum: a construção de uma defesa global forte e solidária.

PORTAL CAVOK


FAB: INCAER empossa novos membros do Conselho Superior do Instituto

Em solenidade no Rio de Janeiro os novos conselheiros recebem a missão de preservar e promover a história da aviação militar nacional

Fernando Valduga | Publicada em 15/11/2024 18:39

O Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), localizado no Rio de Janeiro (RJ), realizou nesta quinta-feira (14/11), a cerimônia de diplomação e posse de seus novos membros do Conselho Superior. O evento contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, Oficiais-Generais da Aeronáutica, membros do Conselho Superior do INCAER, comandantes de organizações militares e convidados especiais.

Estiveram presentes ainda o Comandante da Aeronáutica entre dezembro de 1999 e janeiro de 2003 e membro do Conselho Superior do INCAER, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista, o Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, que comandou a Aeronáutica no período de janeiro de 2015 a janeiro de 2019; e o atual Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi, presidente do Conselho Deliberativo do Clube de Aeronáutica do Rio de Janeiro e ex-diretor do INCAER, Tenente-Brigadeiro do Ar Paulo Roberto Cardoso Vilarinho o Tenente-Brigadeiro do Ar Marco Aurélio Gonçalves Mendes; e o Tenente-Brigadeiro do Ar Paulo João Cury, ex-diretor do INCAER.

A cerimônia foi presidida pelo Diretor do INCAER, Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho, anunciando a nomeação dos novos conselheiros. Foram empossados os seguintes Oficiais-Generais: Tenente-Brigadeiro do Ar Marco Aurélio Gonçalves Mendes, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, Major-Brigadeiro do Ar Wilmar Terroso Freitas, Major-Brigadeiro do Ar José Roberto Scheer, Brigadeiro do Ar Teomar Fonseca Quírico, além do Desembargador Federal Roy Reis Friede. Esses novos membros ocuparão cadeiras no Conselho Superior, em substituição a figuras históricas da aviação brasileira. O Conselho foi criado pelo Decreto nº 98.858, de 27 de junho de 1986, e é composto por 20 cadeiras vitalícias, cada uma dedicada a um patrono representativo da aviação nacional. As cadeiras agora preenchidas estavam vagas devido ao falecimento de antigos ocupantes, como o Tenente-Brigadeiro do Ar Mauro José Miranda Gandra e o Coronel Aviador Manuel Cambeses Júnior. 

A cerimônia foi marcada pela leitura da Portaria de Nomeação, assinada pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho, que oficializou as nomeações dos novos conselheiros. Os novos membros assumiram as seguintes cadeiras:

  • Cadeira nº 1: Tenente-Brigadeiro do Ar Marco Aurélio Gonçalves Mendes (Patrono: Padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão).
  • Cadeira nº 3: Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato (Patrono: Marechal-do-Ar Alberto Santos-Dumont).
  • Cadeira nº 5: Major-Brigadeiro do Ar Wilmar Terroso Freitas (Patrono: Doutor Joaquim Pedro Salgado Filho).
  • Cadeira nº 9: Major-Brigadeiro do Ar José Roberto Scheer (Patrono: Marechal-do-Ar Eduardo Gomes).
  • Cadeira nº 14: Brigadeiro do Ar Teomar Fonseca Quírico (Patrono: Senhor João Ribeiro de Barros).
  • Cadeira nº 20: Desembargador Federal Roy Reis Friede (Patrono: Tenente-Brigadeiro do Ar João Camarão Telles Ribeiro).

O Conselho Superior do INCAER desempenha um papel fundamental na preservação e promoção da história da aviação militar brasileira, sendo composto por personalidades de grande relevância para a aviação e a defesa nacional. O presidente do Conselho Superior do INCAER, Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho, fez a saudação aos novos membros, ressaltando a importância da missão que assumem. Em seu discurso, destacou as trajetórias de destaque dos empossados e a responsabilidade de continuar o trabalho de preservação da memória e cultura da aviação brasileira. “Marcamos hoje o início de uma nova etapa para nossa instituição. Recebemos com entusiasmo os novos membros, que trazem vasta experiência e comprometimento com a missão do Instituto. Eles contribuirão significativamente para preservar e promover a história aeronáutica brasileira. Celebramos não apenas a posse dos conselheiros, mas também o fortalecimento da nossa comunidade. Esperamos, nos próximos anos, realizar projetos inovadores e criar eventos que inspirem as futuras gerações”, concluiu.

Em seguida, o Major-Brigadeiro do Ar José Roberto Scheer, em nome dos novos membros, falou sobre o compromisso assumido com a continuidade do trabalho de preservação histórica. Reforçou o compromisso com a educação das futuras gerações, mantendo viva a memória daqueles que contribuíram para o avanço da aviação militar no Brasil.

“Hoje celebramos um marco para a cultura aeronáutica, com a posse dos seis novos conselheiros, que ocuparão cadeiras em homenagem a importantes figuras da história da Aeronáutica. O Conselho Superior do INCAER foi estabelecido em 1986 e tem desempenhado um papel fundamental na preservação e promoção da cultura aeronáutica. É com grande honra que assumimos este compromisso, cientes da responsabilidade de preservar nossos bens culturais e tradições. Agradecemos aos conselheiros por suas contribuições e ao comandante da Aeronáutica por aprovar as indicações”, finalizou.