NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL UOL


Voo da FAB com 26 resgatados da Faixa de Gaza chega a São Paulo


Wanderley Preite Sobrinho E Caíque Alencar | Publicada em 15/11/2023 11:22

O avião da FAB (Força Aérea Brasileira) com 26 dos 32 brasileiros e palestinos que chegaram a Brasília na noite de segunda-feira (13) pousou hoje em São Paulo. O grupo foi resgatado da Faixa de Gaza.
O que aconteceu

A aeronave VC-2 (EMBRAER 190) decolou da Base Aérea de Brasília às 9h59 rumo à Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, na região metropolitana. O avião posou por volta das 11h20 trazendo 26 pessoa. Doze pessoas serão levadas para um abrigo no interior do estado porque não têm família no Brasil. Aqueles com familiares no país seguirão para seus destino.

Ao desembarcar, um dos repatriados disse que ainda tem familiares em Gaza. "Tenho ainda meus irmãos e minha família lá. Ainda estou preocupado com o que está acontecendo", afirmou Mahmoud Abuhaloub, que agradeceu o governo brasileiro pelo resgate.

"Fizeram tudo para nos tirarem de lá. Eles com certeza vão fazer tudo por nós. Eu vi o q aconteceu com outras nacionalidades, americanos, canadenses, europeus. O Brasil não nos deixou quando estávamos dentro da guerra. Como não vou acreditar no meu país?"

Jovem de 18 anos afirmou estar mais calma ao chegar a São Paulo. "Finalmente eu estou em São Paulo, estou no Brasil. Eu estou mais calma, me sentindo mais segura aqui. Foi difícil no começo, né? Até que conseguimos chegar ao Brasil. Finalmente a gente está mais calmo agora", disse Shahed al Banna.

Chegada ao Brasil

Na segunda-feira (13), 32 pessoas desembarcaram às 23h24 na base aérea de Brasília em uma aeronave cedida pela Presidência da República. O avião decolou do Cairo, no Egito, com 22 brasileiros e dez palestinos — parentes dos brasileiros trazidos no voo.

Eles aguardavam autorização para deixar a região há mais de um mês, quando iniciou a guerra Israel-Hamas. Eles estavam nas cidades de Khan Younis e Rafah, no sul da Faixa de Gaza.

O grupo era aguardado na Base Aérea de Brasília pelo presidente Lula (PT) e pelos ministros das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta.

Ao todo, 17 crianças, nove mulheres e seis homens estavam a bordo. Duas crianças estavam desnutridas e foram atendidas por uma ambulância já na pista de pouso antes de encaminhadas a um hospital na região.

Em Brasília, os resgatados ficaram hospedados no hotel da FAB. Todos receberam alimentação, cuidados médicos e psicológicos e acesso a serviços para regularizar documentos.

PORTAL R7


Repatriados da Faixa de Gaza são conduzidos para diversas localidades no Brasil

Das 32 pessoas, 4 ficaram em Brasília, outras 26 chegaram a São Paulo e vão ficar na casa de parentes ou em abrigos

Bruna Lima | Publicada em 15/11/2023 13:13

Os 32 brasileiros e familiares repatriados da Faixa da Gaza começaram a ser conduzidos para diversas localidades do país. Um voo com 26 pessoas pousou na manhã desta quarta-feira (15) no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, após deixar a Base Aérea de Brasília. Os resgatados do conflito entre o grupo terrorista Hamas e Israel têm como destino final cidades de São Paulo, Novo Hamburgo (RS), Cuiabá (MT) e Florianópolis (SC).

Apenas quatro pessoas ficarão em Brasília e já foram deslocadas para a casa de familiares que moram no Distrito Federal.

Dos 26 passageiros que pousaram em São Paulo, 14 vão ficar em um abrigo providenciado pelo governo do estado. Trata-se de um local específico para receber refugiados, e cada família ficará em uma unidade própria. Os outros 12 irão para a casa de parentes em diferentes localidades.

O grupo chegou ao Brasil na noite de segunda-feira (13) e foi recepcionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Desde então, os repatriados receberam atendimento de saúde, com atualização de vacinas, auxílio de assistentes sociais e psicólogos, além de serviço de emissão de documentos. 

A bordo da aeronave cedida pela Presidência da República, estavam nove mulheres, seis homens e 17 crianças, duas delas com quadro de desnutrição, que desembarcaram primeiro e foram levadas para duas ambulâncias.

"Às vezes, a gente passava fome, sede. Muito chocante, muito triste. Eu quero agradecer a todos, ao governo, ao presidente, pela força, pelo apoio", disse Hasan Rabee, um dos repatriados, que viajou com os filhos.

A jovem Shahed Al-Banna, de 18 anos, também agradeceu por ter sido repatriada. "Até agora não consigo acreditar. Achei que ia morrer. Ficamos assustados. Já perdi muitos familiares, amigas, já perdi minha casa. Agora estou muito feliz e emocionada", disse.

O grupo foi autorizado a deixar Gaza pela cidade de Rafah, na fronteira com o Egito, nas primeiras horas do domingo (12). Antes de chegar à capital brasileira, o avião fez pousos técnicos em Las Palmas, cidade espanhola nas Ilhas Canárias, e no Recife (PE).

Balanço

Além dos 32 passageiros que deixaram a Faixa de Gaza, desde o início do conflito entre o Hamas e Israel o governo federal já resgatou 1.445 brasileiros e familiares. O número contabiliza oito voos vindos de Israel e um da Jordânia, todos comandados pela Força Aérea Brasileira (FAB) na Operação Voltando em Paz. Além das pessoas, 53 animais de estimação foram resgatados.

Em relação à ajuda humanitária, o Brasil mandou kits de medicamentos, alimentos e purificadores de água a Gaza. No último dia 30, 1,5 tonelada de alimentos foi enviada. No carregamento, estavam sacos de arroz, açúcar, derivados de milho e leite.

PORTAL PODER 360 (DF)


FAB leva 26 repatriados de Gaza de Brasília para São Paulo

Grupo chegou no Brasil na 2ª feira (13.nov); 14 pessoas vão ser levadas para um abrigo no interior do Estado.

Da Redação | Publicada em 15/11/2023 13:34

Um grupo de 26 repatriados da Faixa de Gaza desembarcou na Base Aérea de Guarulhos, em São Paulo, na manhã desta 4ª feira (15.nov.2023). A viagem foi realizada em um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) que partiu de Brasília.

O grupo, inicialmente formado por 32 pessoas, deixou Gaza na 6ª feira (10.nov) e embarcou em um avião da FAB em Cairo, no Egito, na 2ª (13.nov), chegando ao Brasil às 23h24min do mesmo dia. Eles aguardavam pela repatriação em um alojamento próximo ao posto fronteiriço de Rafah, na fronteira egípcia com Gaza.

Dos 26 repatriados, 14 vão para um abrigo providenciado pelo governo federal no interior do Estado de São Paulo. No local, as 5 famílias ficarão em unidades individuais com quartos, banheiros, refeitório e espaço para convivência. Elas poderão permanecer no local por tempo indeterminado. O grupo solicitou a ida ao abrigo por não ter onde se instalar no país.

Os 10 palestinos que chegaram a Brasília na 2ª feira (13.nov.2023) junto aos 22 brasileiros foram cadastrados para receber CPFs (Cadastro de Pessoa Física). O grupo veio para o país por serem familiares dos repatriados. De acordo com o Ministério da Justiça, nenhum dos estrangeiros entrou com um pedido de refúgio até o momento.

Antônio Lindemberg, superintendente regional da Receita Federal no Centro-Oeste, afirmou que o cadastramento dos palestinos é de suma importância para que eles tenham acesso aos programas sociais brasileiros –como o Bolsa Família.

“Para o futuro, vamos ajudar os órgãos de assistência social com destinação de mercadorias de contrabando para ajudar os repatriados a terem condições de iniciarem suas vidas no Brasil”, disse. Serão doados roupas, aparelhos eletrônicos e objetos gerais.

CNN BRASIL


Avião com grupo de repatriados da Faixa de Gaza chega a Guarulhos

Grupo é formado por 26 pessoas; 14 serão levadas para um abrigo no interior do estado e 12 irão para as casas de familiares

Da Redação | Publicada em 15/11/2023 10:21

Um grupo de 26 brasileiros e familiares repatriados da Faixa de Gaza pousou, na manhã desta quarta-feira (15), em um avião da FAB no Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo. Eles deixaram a base aérea de Brasília (DF) pouco antes das 10h de hoje (15).

Desses, 14 serão levados para um abrigo providenciado pelo governo federal no interior paulista – a localização exata não foi revelada por questões de segurança. As outras 12 pessoas irão para casa de parentes.

No abrigo, especializado em receber refugiados, as cinco famílias ficarão em unidades individuais, com quartos e banheiros, refeitório para alimentação e espaço para convivência.

Elas poderão ficar no local por tempo indeterminado, já que solicitaram a ajuda por não terem onde se instalar no Brasil.

O secretário Nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Augusto de Arruda Botelho, que coordena a operação de acolhimento, explicou que os repatriados fizeram a emissão de documentos, como a segunda via da carteira de identidade, da certidão de nascimento e o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

A necessidade dos documentos, segundo Botelho, é para que elas “possam pleitear benefícios sociais que o governo federal vai oferecer”.

De acordo com o secretário, nenhum repatriado apresentou pedido de refúgio.

Das 32 pessoas que chegaram na última segunda-feira (13) na Base Aérea de Brasília, quatro foram encaminhadas pelo governo federal aos familiares que moram no Distrito Federal. Outras duas partirão para Florianópolis em um voo comercial.

PORTAL DO GOVERNO DO BRASIL


Repatriados de Gaza foram encaminhados para São Paulo, em mais um passo da Operação Voltando em Paz

Vinte e seis pessoas embarcaram em Brasília, às 10h, desta quarta-feira (15), para Guarulhos; outras duas seguiram para Florianópolis (SC). Senajus/MJSP coordena operação de acolhimento

Da Redação | Publicada em 15/11/2023 12:17

Brasília, 15/11/2023 - Em nova etapa da Operação Voltando em Paz, na manhã desta quarta-feira (15), a aeronave VC-2 (Embraer 190), da Força Aérea Brasileira (FAB), deixou a Base Aérea de Brasília, às 10h, em direção à Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos. O avião aterrissou às 11h20 em Sao Paulo. Outras duas pessoas seguiram para Florianópolis (SC), em voo comercial.

A bordo, estavam 26 dos passageiros repatriados da Faixa de Gaza que voltaram ao Brasil em razão dos conflitos na região. Desse total, 22 passageiros foram deslocados para um abrigo, no interior de São Paulo. Os outros quatro foram encaminhados para suas famílias, que moram na capital do estado. A ação interministerial do governo brasileiro está sendo coordenada pela Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senajus/MJSP).

Uma equipe de assistência acompanhou os repatriados no voo de Brasília para Guarulhos e nos ônibus da cidade até o abrigo, com escolta da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Entre eles, representantes dos ministérios da Saúde e do Desenvolvimento Social, além, claro, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Os repatriados tiveram atendimento médico e alimentação completa durante o voo.

No abrigo, os repatriados terão acompanhamento psicossocial de 15 a 30 dias e contarão com o apoio de equipes do Ministério da Saúde. Em uma ação intersetorial do Sistema Único de Saúde (SUS), uma articulação com as equipes locais, secretarias estaduais e municipais de Saúde também será feita.

O abrigo disponibilizado é um espaço com quartos individuais, cozinha comum e refeitório. Lá os abrigados terão acesso a alimentação, cursos de português, atividades socioeducativas e acompanhamento psicossocial da equipe do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Documentos

Os repatriados que deixaram a Faixa de Gaza e chegaram, na noite de segunda-feira (13), receberam atendimento psicológico e médico. Também tiveram a oportunidade de regularização migratória de documentos ao longo da terça-feira (14), no hotel da Base Aérea de Brasília. No total, chegaram ao Brasil 32 pessoas, sendo que 28 ficaram hospedadas no hotel, e quatro foram encaminhadas aos familiares que vivem na capital federal.

A força-tarefa envolve vários ministérios e não há prazo limite fixado. Durante o período em Brasília, os repatriados participaram de reuniões e receberam explicações sobre o trâmite da regularização migratória e sobre o abrigo. “Houve a necessidade de obtenção de documentos como a segunda via de RG e de certidão de nascimento. Também foram emitidos dez CPFs para que as pessoas possam pleitear benefícios sociais que o governo federal vai oferecer a eles”, explicou o secretário Nacional de Justiça, Augusto de Arruda Botelho.

A repatriação de brasileiros é um acolhimento humanitário e envolve uma equipe multidisciplinar que conta com profissionais do MJSP, FAB, Ministério da Saúde, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, do Ministério de Desenvolvimento Social e Ministério dos Direitos Humanos. Além dos órgãos de governo, agências da ONU - Nações Unidas para Refugiados (Acnur) e Nações Unidas para as Migrações (OIM) - atuam junto às equipes, que seguem protocolos de recepção de pessoas em zona de conflito.

PORTAL CAVOK


FAB receberá mais dois caças Gripen ainda este ano


Fernando Valduga | Publicada em 15/11/2023 17:34

Mais dois caças F-39 Gripen devem ser embarcados nesta semana na Suécia e seguirão de navio para o Brasil, devendo chegar no porto de Navegantes (SC) na primeira quinzena de dezembro.

De acordo com o site Aviação em Floripa, as duas novas aeronaves devem ser embarcadas nos próximos dois dias no navio MV “Florijngracht”, com bandeira holandesa, que chegou hoje no Porto de Norrköping.

Os novos caças da FAB fabricados na Saab em Linköping, Suécia, terão as matrículas FAB 4107 e FAB 4108. Eles voarão do local de fabricação até o Aeroporto de Norrköping e depois seguirão via terrestre até o porto onde serão embarcados.

Em abril de 2022, as duas primeiras aeronaves de produção em série chegaram ao Brasil. Em setembro do mesmo ano, outras duas chegaram também de navio em Navegantes. A mais recente entrega ocorreu em maio deste ano.

Com a nova entrega, a FAB terá oito aeronaves em serviço. Quatro caças F-39 Gripen estão operacionais na Base Aérea de Anápolis (GO), desde 19 de dezembro de 2022, junto ao 1º GDA (Grupo de Defesa Aérea). A primeira aeronave (FAB 4100) continua no Centro de Testes de Voo Gripen em Gavião Peixoto (SP). Os caças Gripen E/F da FAB devem participar do seu primeiro exercício militar em 2024, a Cruzex, que será realizado em novembro do próximo ano na Base Aérea de Natal. Na Força Aérea Brasileira, 17 pilotos já foram instruídos no centro de treinamento sueco para voar o caça Gripen, entre eles: o atual Comandante do 1º GDA, Tenente-Coronel Aviador Gustavo de Oliveira Pascotto e o Tenente-Coronel Aviador Ramon Lincoln Santos Fórneas.

 

DEFESA EM FOCO


EXCON Escudo-Tínia 2023: A Revolução Multidomínio na Força Aérea Brasileira

O EXCON Escudo-Tínia 2023 destaca-se como um marco na atuação multidomínio da FAB, integrando tecnologia, inovação e estratégia em um cenário de guerra moderna

Marcelo Barros | Publicada em 15/11/2023 18:00

O EXCON Escudo-Tínia 2023, realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB), representa um avanço significativo na capacidade de atuação em operações multidomínios. Este exercício, que se destaca pela sua sexta edição, simula cenários de guerra complexos, integrando meios aéreos e terrestres, e enfrentando desafios como ataques cibernéticos, que testam a resiliência e a capacidade de adaptação das unidades de artilharia antiaérea.

Desafios e Soluções em um Ambiente Multidomínio

Um dos principais desafios enfrentados durante o exercício foi manter a capacidade de identificação de aeronaves inimigas sob ataque eletrônico e garantir comunicações seguras. As simulações realizadas no contexto “Escudo” do EXCON Escudo-Tínia 2023, sob a coordenação do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), focaram no adestramento do efetivo para atuar eficientemente em tais cenários complexos.

O Conceito de Operações Multidomínios

Operações multidomínios envolvem a realização de ações em um domínio para potencializar operações em outros, criando efeitos convergentes nos domínios aéreo, terrestre, marítimo, espacial e cibernético. Este conceito é fundamental para enfrentar os desafios contemporâneos em segurança e defesa, criando um problema complexo para o adversário lidar.

Tecnologia e Estratégia: A Base do Sucesso

A atuação no espaço cibernético, um dos cinco domínios operacionais, é crucial, pois as ações neste domínio podem criar liberdade de ação para atividades em outros domínios. A integração de capacidades de satélites e cibernéticas é essencial para degradar a capacidade do inimigo e fortalecer as próprias forças, garantindo a soberania do espaço aéreo.

EXCON Escudo-Tínia 2023: Um Marco para a FAB

O EXCON Escudo-Tínia 2023 é um ponto de inflexão para a FAB, marcando o término de um ano de planejamento e treinamento intensos. Este exercício coloca a FAB no mesmo nível de outras Forças Aéreas em termos de emprego multidomínios, demonstrando seu compromisso contínuo com a inovação e a excelência nas operações.