NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Indígena Yanomami grávida com complicações no parto é resgatada de comunidade em helicóptero da FAB

Mulher foi socorrida para Boa Vista, onde passou por uma cirurgia de emergência para retirar o bebê. Mãe e filho passam vem. Resgate foi feito pelo Sétimo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (7º/8º GAV) – Esquadrão Hárpia.

Da Redação | Publicada em 13/01/2023 12:02

Uma grávida Yanomami, com complicações no parto, foi resgatada da comunidade onde vive para Boa Vista em um helicóptero da Força Aérea Brasileira (FAB). Na capital, ela foi atendida na maternidade, teve o bebê em um parto cesariana de emergência, e os dois passam bem. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (13) pela FAB.

A mulher foi resgatada da comunidade Wanapiki, localizada no polo-base Parima, próximo à região de Surucucu, na Terra Indígena Yanomami. O trabalho foi na última quarta-feira (11).

Ela, segundo a FAB, "encontrava-se com sérias complicações no parto, que geravam risco de morte tanto à mãe quanto ao bebê." A indígena estava em trabalho de parto havia dois dias.

O resgate da indígena foi feito a pedido do Ministério da Saúde. Para chegar à região, que é de difícil acesso, as equipes voaram por quatro horas, devido ao mau tempo, mas conseguiram descer em uma clareira na comunidade e socorrer a mulher.

Ela foi transportada a Boa Vista em helicóptero H-60L Black Hawk. Na capital, uma ambulância já esperava a chegada da paciente. A mulher foi levada à Maternidade Nossa Senhora de Nazareth, onde passou pela cirurgia de emergência para retirar o bebê. Ao fim da missão, mãe filho ficaram bem e estão sob cuidados médicos.

O trabalho de resgate foi feto pelo Sétimo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (7º/8º GAV) – Esquadrão Hárpia, com sede na Base Aérea de Manaus, no Amazonas. O socorro foi prestado por militares que atuam no grupo de Evacuação Aeromédica da FAB.

“As dificuldades logísticas aliadas à meteorologia adversa, inerentes à Região Amazônica, tornam a missão de salvar vidas um desafio extremamente gratificante”, afirmou o vomandante do 7º/8º GAV e piloto do helicóptero usado no resgate da paciente, tenente-coronel aviador Michelson Abrahão Assis.

O trabalho de Evacuação Aeromédica é a ação que consiste em empregar meios de Força Aérea para remover e transferir pessoas feridas ou doentes para locais onde possam receber assistência médica adequada.

PORTAL AEROIN


Embraer KC-390 faz lançamento para reparar a pista do Surucucu

Um jato Embraer KC-390 está fazendo lançamento de material para reparar uma pista de pouso do Exército Brasileiro na Amazônia

Por Carlos Martins | Publicada em 13/01/2023 19:00

Iniciou no último dia 09 o lançamento de material para a recuperação da pista de pouso do 4º Pelotão Especial de Fronteira – Surucucu (4º PEF Surucucu), em Roraima. A missão conta com militares da 1ª Brigada de Selva, do 4º PEF Surucucu e do Batalhão de Dobragem, Manutenção de Paraquedas e Suprimento Pelo Ar (DOMPSA).

A expectativa é que até hoje, dia 13, todo o material seja lançado na área de recuperação da pista. Posteriormente, a obra ficará a cargo dos militares do 6º Batalhão de Engenharia de Construção (6º BEC).

No primeiro dia foram lançadas 10 cargas totalizando 5 toneladas. Até o final da atividade devem ser lançados mais 20 toneladas de materiais. Com a assistência da Força Aérea Brasileira (FAB) que enviou um avião Embraer KC-390, os militares do 6 ° BEC devem se infiltrar hoje (10/01) com equipamentos como compactador de solos, cortadora de asfalto e soprador.

A pista de pouso recuperada atenderá as demandas do 4º PEF, assim como das comunidades em torno.

Pela Assessoria de Imprensa do Comando Militar da Amazônia

REVISTA AERO MAGAZINE


FAB resgata indígena gestante em Roraima

Indígena foi transportada por um H-60L da FAB até a capital de Roraima para cuidados médicos

André Magalhães | Publicada em 13/01/2023 12:25

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou a evacuação aeromédica de uma indígena gestante na comunidade Wanapiki, localizada próximo à região de Surucucu, no estado de Roraima (RR). Um helicóptero H-60L Black Hawk foi utilizado na missão de resgate realizada na última quarta-feira (11).

A gestante apresentava complicação sérias que colocavam em risco a própria vida e também do bebê. A indígena foi levada para Boa Vista, capital do estado, onde foi conduzida para um hospital.

A aeronave do esquadrão Hárpia, sediado na base aérea de Manaus, foi acionada para a missão que solicitada pelo Ministério da Saúde e coordenada pelo Ministério da Defesa.

O voo durou aproximadamente quatro horas e foi necessário um pouso para reabastecimento. A missão de resgate ainda encontrou fatores climáticos adversos dificultaram o voo.

“As dificuldades logísticas aliadas à meteorologia adversa, inerentes à Região Amazônica, tornam a missão de salvar vidas um desafio extremamente gratificante”, disse Michelson Abrahão Assis, piloto da aeronave e comandante do esquadrão Hárpia.