NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


FAB envia mais dois aviões Embraer KC-390 com 40 toneladas de apoio para o RS


Carlos Martins | Publicada em 11/05/2024

Duas aeronaves Embraer KC-390 Millennium, do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT), Esquadrão Zeus da Força Aérea Brasileira (FAB), decolaram, neste sábado (11), às 7h30, da Base Aérea de Brasília, transportando cerca de 40 toneladas de itens doados, 20 em cada aeronave, em direção à Base Aérea de Canoas (RS).

De acordo com a FAB, além disso, por meio da Campanha Todos Unidos pelo Sul, 380 toneladas de alimentos e materiais doados estão sendo levados por 19 carretas do Exército e de empresários voluntários, que se disponibilizaram a ajudar no transporte via terrestre. Conforme a FAB, a ação conjunta vai viabilizar a chegada ao estado de mais de 425 toneladas de itens.

Desde o dia 30 de abril, a FAB atua na Operação Taquari 2 por meio da coordenação do Comando de Operações Aeroespaciais (Comae). Nos locais, faz o resgate de atingidos, como também arrecada e transporta donativos em apoio à população atingida pelas enchentes.

PORTAL PODER AÉREO


FAB, EB e sociedade civil transportam mais de 400 toneladas de doações para o RS

Duas aeronaves KC-390 Millenium e 19 carretas do Exército Brasileiro e de empresários voluntários estão atuando na ação

Publicada em 11/05/2024

Em menos de uma semana, a Campanha “Todos Unidos pelo Sul”, lançada pela Força Aérea Brasileira (FAB), arrecadou 1.500 toneladas de donativos nas Bases Aéreas de Brasília (BABR), Galeão (BAGL) e São Paulo (BASP). Para que as doações cheguem mais rapidamente a quem precisa, o Exército Brasileiro (EB) e caminhoneiros uniram-se às asas da FAB, neste sábado (11), partindo da BABR com destino à Canoas (RS).

Além do comboio, partiram da BABR duas aeronaves KC-390 Millennium, cada uma com 20 toneladas de donativos. “Essa missão é muito importante para nós, por poder ajudar nessa situação de calamidade, em condições que tornam tudo mais difícil. O Esquadrão está 100% envolvido nessa missão e temos dado o nosso melhor em prol da nossa população”, destacou um dos pilotos da aeronave e integrante do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1° GT) – Esquadrão Gordo, Capitão Aviador Rodrigo dos Santos Roeles.

No total, 380 toneladas de mantimentos foram carregados nas 19 carretas do EB e de empresários voluntários. “A importância é muito grande. Hoje somos todos Rio Grande do Sul porque não tem quem não se comova com a situação que eles estão vivendo. Então, é muito importante essa união de todos, Força Aérea Brasileira, com os seus aviões, as outras Forças e o cidadão civil, todos empenhados nesse apoio às vitimas das enchentes no estado”, pontuou o empresário e caminhoneiro Marcos Antônio Dias.

Para acompanhar a decolagem das aeronaves e a saída dos caminhões, estiveram presentes o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica, demais Oficiais-Generais; Chefes, Diretores e Comandantes de Organizações Militares, entre outras autoridades civis e militares.

No total, 380 toneladas de mantimentos foram carregados nas 19 carretas do EB e de empresários voluntários. “A importância é muito grande. Hoje somos todos Rio Grande do Sul porque não tem quem não se comova com a situação que eles estão vivendo. Então, é muito importante essa união de todos, Força Aérea Brasileira, com os seus aviões, as outras Forças e o cidadão civil, todos empenhados nesse apoio às vitimas das enchentes no estado”, pontuou o empresário e caminhoneiro Marcos Antônio Dias.

Próximos passos

Ainda no sábado, foi carregado o primeiro de uma série de contêineres que serão levados para o Porto Seco Centro-Oeste, sediado em Anápolis (GO), que seguirá por meio ferroviário até o Porto de Santos e, de lá, será transportado por via marítima até o Rio Grande do Sul. Cada contêiner será carregado com cerca de 27 toneladas de donativos, que foram entregues na BABR em apoio às vítimas das enchentes no RS.

Todos Unidos pelo Sul

A FAB tem atuado em diversas frentes no apoio às vítimas da enchente no Rio Grande do Sul. As ações iniciaram no dia 30 de abril, com resgates de pessoas ilhadas, e estendem-se a atendimentos de saúde, transporte de equipes de resgate e materiais, campanha de arrecadação de donativos, coordenação de meios aéreos e outras.

Acesse a página especial e acompanhe toda a atuação da FAB no Rio Grande do Sul.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

OUTRAS MÍDIAS


PREFEITURA DE CANOAS - Hospital de campanha da FAB é aberto junto ao Hospital Nossa Senhora das Graças


Da Redação | Publicada em 11/05/2024 08:55

Canoas ganhou o reforço de um hospital de campanha da Força Aérea Brasileira (FAB), instalado ao lado do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), no bairro Marechal Rondon, para atender à população. A estrutura começou a funcionar na manhã deste sábado (11). Os atendimentos ocorrerão entre 8h e 18h, e o HNSG seguirá absorvendo as demandas fora desse horário.

Os pacientes que chegam à instituição de saúde passam por uma triagem antes de receberem atendimento com os profissionais. “O hospital veio com um efetivo de 48 militares, e o objetivo é prestar assistência à população, principalmente, em casos de menor gravidade. Nós vamos trabalhar em parceria e disponibilizamos de médicos clínicos, ortopedista, pediatria, ginecologia, obstetrícia, psicólogo e psiquiatra”, explica o major da FAB João Luiz Henrique da Silveira.

A estrutura conta com leitos de estabilização, sala cirúrgica para procedimentos de baixa complexidade, 8 leitos de observação e medicação, raio x e laboratórios de análises clínicas.

De acordo com o superintendente do HNSG, Leandro Gomes dos Santos, o reforço é importante porque Canoas perdeu diversos equipamentos de saúde em razão das fortes chuvas que assolaram o município. “Foram perdidos 19 unidades básicas de saúde e o serviço do Hospital de Pronto Socorro (HPS), que é o grande hospital da emergência da cidade. Com isso, o Hospital Nossa Senhora das Graças recebeu todas as urgências e teve uma sobrecarga de serviços. O hospital de campanha vem para ajudar a desafogar essa nossa demanda”, explica.