NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA
Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.
NOTIMP 316/2023 - 11/11/2023
FAB fiscaliza remessas internacionais no Aeroporto do Galeão
Agência Força Aérea | Publicada em 10/11/2023
A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Batalhão de Garantia da Lei e da Ordem do Rio de Janeiro, realizou, no dia 10/11, uma ação de Polícia da Aeronáutica que consiste na utilização de cães especializados a fim de detectar drogas, armamentos e outros ilícitos que estejam chegando pela área de remessa postal internacional do Aeroporto do Galeão.
A ação foi coordenada junto à Receita Federal e contou com a participação de militares do Grupo de Defesa e Segurança da FAB e agentes da receita responsáveis por definir o processo de seleção e farejamento do material, corroborando uma das premissas básicas do planejamento da Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), que é a colaboração entre as Agências com vistas ao aumento da efetividade das atividades de fiscalização.
O Comandante do Batalhão de GLO, Coronel de Infantaria Rodrigo Alves dos Santos, comentou sobre a relevância dessa operação. “Essa ação é muito importante, pois degrada a capacidade das Organizações Criminosas na repressão das ações ilícitas, por meio de ação de Força Aérea em coordenação com a Receita Federal”, afirmou.
A Força Aérea Brasileira foi acionada pelo Governo Federal para atuação na GLO, conforme Decreto nº 11.765, de 1º de novembro de 2023, com a finalidade de fortalecimento do combate ao tráfico de drogas, armas e outras condutas ilícitas por meio de ações preventivas e repressivas.
Estudantes aprendem sobre uso de drone com militares da Base Aérea de Belém
Durante atividade escolar, oficiais da Aeronáutica exibiram drones militares e comentaram sobre a utilização desse recurso durante conflitos pelo mundo
Fabyo Cruz | Publicada em 10/11/2023 14:16
Militares da Base Aérea de Belém promoveram uma manhã especial, nesta sexta-feira (10), para crianças e adolescentes do colégio Modelo, localizado no bairro do Parque Verde, na capital paraense. Durante a primeira edição do Campeonato de Drone, promovida pela escola, onde estudantes seis turmas dos ensinos fundamental e médio puderam criar e apresentar protótipos das aeronaves não tripuladas comandadas à distância, a partir de materiais recicláveis, oficiais da Aeronáutica exibiram drones militares e comentaram sobre a utilização desse recurso durante conflitos pelo mundo.
O projeto “Tecnologia de drones a serviço do cidadão”, organizado pela professora de matemática Keila Cattete, foi agregado à chamada “cultura digital”, que é a quinta competência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e teve engajamento com demais disciplinas, tais como a química e a física. Segundo a educadora, a atividade escolar visa dar protagonismo aos estudantes, fazendo com que discentes possam ter contato em relação à área de drones, e, quem sabe, seguir nessa profissão futuramente.
“Ao todo, participaram 120 alunos, que utilizaram papelão, garrafa pet e lixos eletrônicos para a confecção dos protótipos. A parte eletrônica é muito cara, então agreguei o lixo eletrônico, eles [estudantes] utilizaram algumas peças, como luz LED, mouse, cooler e fio de cobre. Isso é uma forma de estimular as práticas de reaproveitamento e sustentabilidade para os nossos alunos”, comentou a professora Keila Cattete. A aluna da 6ª série Rayele Malcher, 11 anos, disse que reutilizou objetos que tinha em casa, como caixa de papel e tampas de garrafa, além de muita criatividade para elaborar o seu protótipo.
Representantes da Força Aérea Brasileira, por meio da base social da Aeronáutica, agregaram ao projeto com explicações sobre a utilização militar do drone e a segurança na utilização do aparelho. “Explicamos a utilização militar do drone, em guerras, trouxemos um pouco do contexto das guerras da Ucrânia, Rússia, Hamas e Israel, em geral bem imparcial. A outra vertente foi implementar a mentalidade de segurança no uso do drone e destacar que qualquer pessoa pode pilotá-lo de forma segura desde que não sobrevoe aeroportos, instituições militares, policiais e locais com grande densidade populacional”, afirmou o capitão de infantaria Craveiro, oficial de segurança orgânica da Base Aérea.
Ao final da competição, os estudantes foram avaliados pelos professores e membros da Base Aérea. Os vencedores receberam medalhas entregues pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). “A nossa participação aqui é uma forma de estímulo e valorização de todas as iniciativas que visam a utilização das tecnologias para fins educacionais. E hoje nós vivemos um momento em que a utilização dos drones está tão em evidência quanto a robótica por seu caráter inclusive, apoio e incentivo à colaboração, e integração dos estudantes”, explicou o servidor da instituição Demethrius Lucena.
JCCONCURSOS - Processo seletivo da Aeronáutica encerra hoje inscrições para músicos
Com salário inicial de quase R$ 4 mil, chances no processo seletivo da Aeronáutica são para prestação do serviço militar voluntário. Candidatos devem possuir nível médio
Samuel Peressin | Publicada em 10/11/2023 07:44
A Força Aérea Brasileira (FAB) encerra nesta sexta-feira (10) o prazo de inscrições para músicos no processo seletivo da Aeronáutica para prestação do serviço militar voluntário.
No total, estão em disputa 529 vagas de nível médio, das quais 14 para área musical — todas com lotação em Brasília (DF). No caso das demais 515 oportunidades, espalhadas por 17 estados e o Distrito Federal, será possível se inscrever até terça-feira (14).
Os aprovados ocuparão o cargo de terceiro-sargento, com salário inicial de R$ 3.825, além de adicionais. A idade máxima para participação é de 40 anos (em 13 de maio de 2024, data prevista para incorporação).
Há opções para atuação nas áreas de administração, comunicações, eletricidade, eletromecânica, eletrônica, informática, laboratório, logística, mecânica de aeronaves, obras, radiologia, saúde bucal, desenho, enfermagem, produção de áudio e vídeo, processos fotográficos, meteorologia, topografia e música.
Além do Distrito Federal, a FAB oferece vagas para servir em 17 estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Amazonas, Maranhão, Pará, Roraima e Rondônia.
As inscrições são recebidas exclusivamente pela internet, mediante o preenchimento de formulário eletrônico disponível neste link. A participação no processo seletivo é gratuita.
Etapas
A seleção envolverá entrega de documentos, validação documental, análise curricular, inspeção de saúde, avaliação psicológica, teste físico e prova prática (apenas para área de música). As etapas ocorrerão entre novembro deste ano e abril de 2024.
De acordo com os editais, o estágio terá duração de um ano, com início em 13 de maio. O vínculo poderá ser sucessivamente prorrogado por períodos de 12 meses, até o limite de 96 meses — desde que a idade do militar não exceda 45 anos.
ÁREA MILITAR - CIAAR sedia Reunião Setorial do Sistema de Mobilização Militar do Ministério da Defesa
Agência Força Aérea | Publicada em 10/11/2023
O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Lagoa Santa (MG), sediou a Reunião Setorial do Sistema de Mobilização Militar (SISMOMIL), evento do Ministério da Defesa coordenado pela Chefia de Logística e Mobilização (CHELOG) do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA). O encontro ocorreu nos dias 30 e 31/10.
Durante o plenário, o Capitão de Mar e Guerra Paulo Sergio Camillo de Toledo, da Seção de Coordenação da Mobilização Militar do Ministério da Defesa, discorreu sobre a Mobilização Militar e sobre as funcionalidades do Sistema de Apoio à Decisão Logística e de Mobilização de Defesa (Sistema APOLO). Na ocasião, também foi realizada uma capacitação referente ao Módulo de Empresas Mobilizáveis (MODEMOB), integrado ao Sistema APOLO.
“Nosso objetivo aqui é trazer ao pessoal das Organizações Militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira conhecimento quanto à mobilização nacional e militar. É sabido que esse assunto é pouco conhecido por nós, militares, por isso estamos realizando este trabalho de conscientização, inicialmente entre os militares e, posteriormente, junto ao empresariado brasileiro, em que discorremos sobre as normas e as previsões para a decretação de uma mobilização e quais são as atividades necessárias ao preparo e à execução dessa atividade”, informou o Comandante Toledo.
Ainda, conforme o Chefe da CHELOG, caso haja a necessidade de decretar uma mobilização, primeiramente é preciso que os vínculos estejam bem firmados. “É importante que a interlocução entre as Forças Armadas seja concreta, especialmente entre os representantes das Forças e as entidades empresariais. Portanto, nós incentivamos essa interação entre os militares dessa região, do estado de Minas Gerais, com a Federação das Indústrias do Estado e do Comitê da Indústria de Defesa de Minas Gerais”, destacou.
A reunião setorial contou com a participação de militares, entre Oficiais, Suboficiais e Sargentos de Organizações Militares da Aeronáutica, Exército e Marinha, sediadas em Lagoa Santa e Belo Horizonte, que também contribuíram com suas experiências no cadastramento de Empresas de Interesse da Mobilização (EIMOB) no MODEMOB.
Sobre o Sistema
O APOLO foi desenvolvido em alinhamento com a Estratégia Nacional de Defesa, com ênfase na interoperabilidade das informações provenientes dos sistemas logísticos das Forças Armadas e outros sistemas nacionais relevantes.
O MODEMOB desempenha o papel de identificar, cadastrar e credenciar estabelecimentos comerciais ou industriais que, em situações de mobilização, possuam as capacidades técnicas e estruturais necessárias para fornecer materiais, serviços, pessoal e instalações indispensáveis para atender às necessidades logísticas das Forças Armadas.
O Ministério da Defesa opera um avançado Centro de Coordenação de Logística e Mobilização em Brasília, utilizando as funcionalidades do APOLO para coletar, processar, armazenar e apresentar as informações relevantes para os setores de Logística e de Mobilização Militar e Nacional.
ÁREA MILITAR - EXCON Tínia 2023 recebe visita de comitiva do Alto-Comando da Aeronáutica
Agência Força Aérea | Publicada em 10/11/2023
Durante a sexta edição do Exercício Conjunto (EXCON) Escudo-Tínia, que ocorre nas Bases Aéreas de Canoas e Santa Maria, além das cidades de Santana da Boa Vista e Caçapava do Sul, no Rio Grande do Sul (RS), uma comitiva do Alto-Comando da Aeronáutica realizou visita operacoinal no dia 06/11.
O Comandante de Operações Aeroespaciais (COMAE), Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara; o Comandante de Preparo (COMPREP), Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida; Comandante Geral de Apoio (COMGAP), Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic; Diretor Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi; acompanhados por outros Oficiais-Generais e Oficiais da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB), estiveram no local para conhecer as atividades operacionais do treinamento.
Ao chegar à Base Aérea de Canoas (BACO), as autoridades foram recebidas pelo Comandante do Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero, e pelo Comandante da BACO e Diretor do Exercício, Coronel Aviador Marcelo Zampier Bussmann. Na ocasião, todos acompanharam a decolagem de oito aeronaves F-5M partindo para mais uma missão aérea composta (COMAO – em inglês, Composite Air Operations).
Logo após, durante uma apresentação ministrada pelo Coronel Aviador Bussmann, no Segundo Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (2º/1º GCC), a comitiva pôde conhecer os conceitos, os objetivos e as ações realizadas no EXCON, que busca a consolidação doutrinária de COMAO, além do adestramento técnico de Unidades de Defesa Antiaérea da MB, do EB e da FAB, promovendo, dessa forma, a interoperabilidade entre as Forças Armadas e a atuação em multidomínios: aéreo, terrestre, marítimo, espacial e cibernético, dentro de uma guerra simulada regular.
O Comandante do COMAE, Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, destacou a importância do EXCON Tínia no contexto de outros grandes Exercícios realizados anualmente pela FAB, como Tápio e COMAEX.
“Cada treinamento tem a sua peculiaridade, mas todos visam um ponto em comum, que é o aprimoramento da nossa Força Aérea Brasileira, das nossas operações em conjunto e de toda a nossa doutrina. Então, especificamente, no Exercício Escudo-Tínia, temos o “Escudo”, por parte do COMAE, que visa o treinamento de Comando e Controle, além de envolver a Artilharia Antiaérea, e a “Tínia”, por parte do COMPREP, que foca na manutenção e desenvolvimento de táticas, técnicas e procedimentos. Como complemento, ainda temos a participação das artilharias da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da FAB. Isso é muito bom, porque gera compreensão, aprimoramento e treinamento de todas as formas”, pontuou o Oficial-General.
No local, a comitiva também pôde acompanhar todas as ações desenvolvidas nas estruturas destinadas à Direção do Exercício (DIREX), que contém a Divisão de Operações Correntes (DIVOC), o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e a célula de showtime, que acompanha em tempo real os combates aéreos. Também conheceram mais duas estações, uma onde ocorre a coordenação das operações ofensivas e outra pertencente ao Órgão de Controle de Operações Aéreas Militares (OCOAM), construída para incluir as Equipes de Ligação de Artilharia Antiaérea (ELAAe).
Em seguida, a comitiva foi recebida pelo Comandante da Base Aérea de Santa Maria (BASM), Coronel Aviador Luciano Antonio Marchiorato Dobignies, para acompanhar as ações desenvolvidas pelas Unidades de Defesa Antiaérea das Forças Armadas, nas cidades de Santana da Boa Vista e Caçapava do Sul, ambas no interior do Rio Grande do Sul.
As autoridades se deslocaram para as regiões por meio de dois helicópteros H-60L Black Hawk, operados pelo Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5º/8º GAV – Esquadrão Pantera).
“O Exercício representa a finalização do treinamento operacional de todas as nossas equipagens de combate, concretizando tudo o que a gente aprendeu durante o ano e tendo a possibilidade de trabalhar em conjunto com a Marinha do Brasil e o Exército Brasileiro, inclusive com as suas Unidades de Artilharia Antiaérea. É um adestramento que coroou com êxito todos os nossos treinamentos de 2023″, finalizou o Comandante do COMPREP, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida.
As atividades aéreas e terrestres do Exercício Conjunto Escudo-Tínia 2023 acontecem até o dia 17/11, com o propósito de alinhar o treinamento e a capacitação dos militares no enfrentamento dos desafios do emprego do poder militar em tempos de crise em operações militares complexas.
Clique aqui e assista ao vídeo com mais detalhes da visita operacional.
ÁREA MILITAR - Força Aérea Brasileira – FAB participa da 4ª Semana de Inovação Brasil-Suécia
Agência Força Aérea | Publicada em 10/11/2023 18:07
A Força Aérea Brasileira (FAB) participou, entre os dias 06 e 10/11, da 4ª Semana de Inovação Brasil-Suécia, realizada em Estocolmo, na Suécia.
Organizado pela Embaixada do Brasil na Suécia e pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a FAB foi representada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), pelo Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), pelo Comando de Preparo (COMPREP) e pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).
Representando o Comandante da Aeronáutica, o Diretor do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, discursou na cerimônia de abertura e participou do Grupo de Alto Nível (HLG), em coordenação com o MCTI. A reunião abordou o reconhecimento do papel estratégico da cooperação Brasil-Suécia na área aeronáutica; futuro da parceria, e a inserção de novos projetos no Air Domain Study.
Compuseram, ainda, a delegação da FAB: o Chefe do Subdepartamento Técnico do DCTA, Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti; o Reitor do Instituto de Tecnologia de Aeronáutica (ITA), Anderson Ribeiro; o representante do EMAER, Coronel Aviador Edgard Vale Ribeiro; e dos Institutos de Ciência e Tecnologia do Comando da Aeronáutica: ITA, Instituto de Aplicações Operacionais (IAOp); Instituto de Estudos Avançados (IEAv); Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea).
O evento reuniu ainda representantes do governo, academia e indústria dos dois países para discutir a cooperação em áreas de inovação, incluindo aeronáutica, inteligência artificial e automação.
A cooperação Brasil-Suécia é um grande propulsor da tríplice hélice de inovação, nas quais o governo, academia e indústria são parceiros. Pela academia brasileira, o ITA tem papel de destaque guiando a maioria dos projetos.
O evento é um importante passo para o fortalecimento da cooperação entre os dois países na área aeronáutica. O plano de ação definido no evento deve garantir a continuidade da parceria e a realização de novos projetos conjuntos.
A cooperação Brasil-Suécia é um exemplo bem-sucedido de tríplice hélice de inovação. A participação de governo, academia e indústria tem sido fundamental para o desenvolvimento de projetos inovadores na área aeronáutica.
A Semana de Inovação Brasil-Suécia é um evento semestral organizado pela Embaixada do Brasil em Estocolmo. Esta iniciativa começou em 2017 no contexto da parceria estratégica em inovação entre Brasil e Suécia, como uma plataforma para trocar ideias e experiências, mostrar cooperação e explorar novas oportunidades de trabalho conjunto.
Fotos: EMAER
ÁREA MILITAR - Comandante da Aeronáutica recebe prêmio em Congresso Legislativo Municipal
Agência Força Aérea | Publicada em 10/11/2023
O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, foi homenageado nesta quinta-feira (09/11), no Congresso Nacional de Gestores e Legislativos Municipais, promovido pela União dos Vereadores do Brasil (UVB) em Brasília (DF). O Oficial-General recebeu o Troféu Competência Pública, oferecido pela União de Vereadores de São Paulo (UVESP), uma homenagem a pessoas com destaque nacional que prestam serviços relevantes para a sociedade.
“O Comandante da Aeronáutica representa neste ato a Força Aérea Brasileira e, em todos esses trabalhos que ele coordena, nós entendemos que demonstra uma competência pública. Para nós, hoje ele representa exatamente isso, sempre buscando trazer a paz e a harmonia para a sociedade”, explicou a Presidente Executiva da UVESP e organizadora do prêmio, Silvia Melo.
“O sentimento de gratidão que em mim transborda nesse instante só não é maior do que o devotamento dos homens e mulheres da Força Aérea Brasileira que, em suas diligências e futuras atuações, asseguram o cumprimento de nossa destinação constitucional. É incontido o orgulho com que, em nome do Comando da Aeronáutica, recebo tal homenagem”, declarou o Comandante da Aeronáutica sobre a premiação.
O Vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin, enviou um vídeo em homenagem ao Tenente-Brigadeiro Damasceno e destacou as últimas ações da Força Aérea Brasileira. “Neste dia, ressaltamos em especial duas ações notáveis: a proteção dos indígenas Yanomami e a repatriação dos brasileiros da faixa de Gaza. Sob a liderança do Comandante, a Força Aérea Brasileira desempenhou junto às Forças Armadas um papel crucial na defesa e assistência humanitária. A operação de repatriação dos brasileiros é um exemplo brilhante de como a FAB se uniu aos esforços do Governo Federal em proteção aos nossos cidadãos no exterior. Servir ao Brasil e aos brasileiros é uma importante missão, o que torna o Comandante Marcelo Damasceno um mensageiro da paz”, disse o Vice-Presidente no vídeo.
O evento também contou com a presença dos membros do Alto-Comando da Aeronáutica; de Oficiais-Generais da FAB, além de autoridades civis presentes no local.
O Evento
O objetivo do Congresso Nacional de Gestores e Legislativos Municipais é comemorar os 59 anos da União dos Vereadores do Brasil com abrangência nacional mais antiga do país, fortalecer o poder legislativo municipal, apresentando temas para a qualificação e melhor conhecimento aos gestores, aos vereadores e vereadoras e aos cidadãos e cidadãs envolvidos com o legislativo municipal, promovendo a integração entre os membros das Câmaras Municipais do Brasil.
Assista aqui à reportagem.
EDIÇÕES ANTERIORES
128 de 08/05/2025
127 de 07/05/2025
126 de 06/05/2025
125 de 05/05/2025
124 de 04/05/2025
123 de 03/05/2025
122 de 02/05/2025
121 de 01/05/2025
120 de 30/04/2025
119 de 29/04/2025
118 de 28/04/2025
117 de 27/04/2025
116 de 26/04/2025
115 de 25/04/2025