NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


FAB leva fotógrafos e jornalistas para voar a bordo de C-105 e acompanhar de perto a EXCON Tínia 2023


Agência Força Aérea | Publicada em 09/11/2023 06:47

No último sábado (04/11), as Bases Aéreas de Canoas e de Santa Maria, localizadas no Rio Grande do Sul, abriram suas portas para 25 profissionais de imprensa, entre jornalistas e fotógrafos, proporcionando a eles a oportunidade de acompanhar de perto um dia de treinamento do Exercício Conjunto (EXCON) Escudo-Tínia. O objetivo do exercício é o adestramento de militares e aeronaves da Marinha do Brasil (MB) e da Força Aérea Brasileira (FAB).

O Comandante da Base Aérea de Canoas e Diretor do Exercício, Coronel Aviador Marcelo Zampier Bussmann, conduziu uma apresentação detalhada sobre os objetivos do EXCON e ressaltou a importância de permitir o acesso da imprensa ao treinamento. “É uma forma de estreitar a relação com os profissionais que divulgam nossas ações e explicar de uma forma mais simples todo o trabalho técnico que desenvolvemos não somente nesse Exercício, mas ao longo de todo o ano“, destacou.

Após a apresentação, os jornalistas tiveram a oportunidade de visitar a área operacional na Base Aérea de Canoas (BACO) e posteriormente embarcaram em um C-105 Amazonas em direção à Base Aérea de Santa Maria (BASM). Lá, puderam testemunhar um treinamento inédito: o lançamento de paraquedistas do Exército Brasileiro (EB) de uma aeronave da FAB.

Para o jornalista Naian Maneghetti, a experiência foi surpreendente em diversos aspectos. Além de presenciar pela primeira vez um treinamento desse tipo, teve a oportunidade de voar em uma aeronave. “Tivemos a oportunidade de ver como é a preparação e a ação em si na vida real. Foi um dia muito importante e que vai ficar marcado na minha história profissional. Tenho certeza de que foi uma experiência única”, afirmou.

EXCON Tínia 2023

Este ano, o EXCON conta com a atuação de mais de 1.200 militares da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e do efetivo de Unidades da FAB distribuídas por todo o País, além do emprego de cerca de 30 aeronaves das aviações de Caça, Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR), Asas Rotativas e Transporte, a exemplo do F-5M, A-29 Super Tucano, A1-M, KC-390 Millennium, E-99, C-105 Amazonas, RQ-900 e helicópteros H-60 Black Hawk.

Incluindo os da FAB, quase 100 aviões já levaram suprimentos humanitários aos residentes de Gaza


Carlos Ferreira | Publicada em 09/11/2023 07:51

Quase 100 aviões de carga que transportaram ajuda humanitária para os residentes da Faixa de Gaza pousaram, até agora, no aeroporto da cidade egípcia de El Arish, localizada no norte da Península do Sinai. O anúncio foi feito pelo chefe da filial da Sociedade do Crescente Vermelho Egípcio na província do Sinai do Norte, Hadled Zayed.

“96 aeronaves chegaram ao aeroporto de El-Arish, entregando suprimentos humanitários à população de Gaza”, disse ele, segundo o portal de notícias Sada al-Balad. Zayed esclareceu que 28 estados e 13 organizações regionais e internacionais enviaram ajuda aos palestinos.

Dentre as aeronaves citadas estão os dois voos realizados pela Força Aérea Brasileira (FAB), com aeronaves Embraer E190 (VC-2). Os equipamentos foram levados ao Egito para buscar os brasileiros que estão na Faixa de Gaza e, na ida, também levaram ajuda humanitária.

O chefe do Crescente Vermelho Egípcio no norte do Sinai informou que, na noite passada, 81 veículos com ajuda humanitária foram enviados através do posto de controle de Rafah para a Faixa de Gaza. No total, segundo Zayed, 650 carros entraram até agora no enclave para ajudar os habitantes de Gaza.

Há algum tempo, o Diretor Geral da Sociedade do Crescente Vermelho Egípcio, Rami al-Nazer, disse que os suprimentos de ajuda humanitária enviados por vários países e organizações ao Egito para posterior entrega aos residentes da Faixa de Gaza estavam quase esgotados. Ele apelou a todos os estados para que continuem a entregar suprimentos ao Egito por via aérea para a população do enclave palestino. 

 

 

 

 

PORTAL DEFESANET


Comandante da Aeronáutica ministra palestra no Estágio de Comando da FAB

Mais de 80 Oficiais Superiores participam desta atividade até o dia 17 de novembro

Agência Força Aérea | Publicada em 09/11/2023 12:07

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, ministrou palestra no Estágio de Comando da Força Aérea Brasileira (ECFAB), na Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR), localizado no Campo dos Afonsos (RJ).

Durante o evento, o Comandante falou sobre Diretriz de Comando, Gestão e Liderança aos 89 Oficiais Superiores que participam do curso este ano, iniciado na segunda-feira (06/11).

O Oficial-General abordou a necessidade dos futuros comandantes de unidades militares atentarem-se a cada detalhe para gerir melhor as estruturas sob seu comando. Além disso, apresentou características importantes a serem implementadas nas gestões, como inovação, enfrentamento de desafios, perseverança e valores.

“Tenho a convicção de que os momentos felizes serão muitos e juntar-se-ão à memória; os difíceis, esses construirão nossa história”, destacou o Tenente-Brigadeiro Damasceno.

Estiveram presentes na atividade o Comandante-Geral de Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares; o Comandante do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi; o Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional, Major-Brigadeiro do Ar José  Madureira Júnior; o Comandante da ECEMAR, Brigadeiro do Ar Helmer Barbosa Gilberto, entre outros Oficiais-Generais.

O ECFAB

O Estágio de Comando da Força Aérea Brasileira, coordenado pela ECEMAR e realizado em três módulos com a duração total de quatro semanas, tem a finalidade de direcionar a conduta dos futuros líderes e gestores em diferentes esferas de atuação, como a gestão organizacional, a execução orçamentária e financeira, a administração patrimonial, as implicações jurídicas e no gerenciamento de crises. Assim, o ECFAB visa à capacitação dos oficiais que atuarão na condução das diversas organizações do Comando da Aeronáutica (COMAER), sob o amparo das políticas e diretrizes da Instituição.

 

 

 

 

A atuação da FAB nos aeroportos no âmbito da GLO

Tópicos sobre o assunto que envolve desempenho da Instituição em conjunto com outras forças de segurança para combate ao crime organizado

Agência Força Aérea | Publicada em 09/11/2023 12:22

Com base no Decreto nº 11.765, de 1º de novembro de 2023, que envolve atuação das forças de segurança para combate ao crime organizado por meio da Garantia da Lei e da Ordem (GLO), a Força Aérea Brasileira (FAB) foi acionada pelo Governo Federal para atuar no Aeroporto Internacional Tom Jobim – Galeão (RJ) e no Aeroporto Internacional de São Paulo – Guarulhos (SP), de 6 de novembro de 2023 a 3 de maio de 2024. O objetivo da missão é fortalecer o combate ao tráfico de drogas, armas e outras condutas ilícitas por meio de ações preventivas e repressivas.

O Comandante da Operação pela Força Aérea Brasileira (FAB), Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme da Silva Magarão, explica dez pontos sobre a atuação. Confira:

1) Premissas básicas

Aumento da percepção de segurança por parte da sociedade e combate ao crime organizado de maneira que se possa degradar a capacidade de qualquer tipo de ilícito, como transporte de drogas, armas, munições, entre outros. Outra premissa é o respeito pela sociedade. A atuação da FAB está sendo feita da forma mais discreta possível, sempre respeitando a intimidade e a integridade de cada passageiro, sem interferir no fluxo das aeronaves e no ir e vir.

2) Principais ações

As principais ações se restringem à área patrimonial, conforme delimitado pela GLO, fiscalização de cargas suspeitas ou passageiros que estejam na rotina dos aeroportos. O intuito é somar esforços com a Receita Federal e com a Polícia Federal. A atuação no saguão dos aeroportos é feita como uma espécie de ronda, com ou sem cães, e patrulhamento nos pontos sensíveis dos aeroportos, sejam esses pontos de acesso vulneráveis ou de auxílio à navegação.

3) Instituições envolvidas

Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Polícia Militar e Polícia Civil, além de agências que atuam em aeroportos, no caso a GRU Airport, em Guarulhos, e a Rio Galeão, no Rio de Janeiro e, dependendo de como o aeroporto funciona no seu dia a dia, outros agentes poderão atuar em conjunto. O acesso ao Aeroporto de Guarulhos é fiscalizado pela Polícia Rodoviária Federal, já no Rio de Janeiro é pela Polícia Militar.

4) Forças Armadas

No escopo da GLO, as Forças atuam de maneira singular. A Marinha do Brasil e o Exército Brasileiro estão atuando nas fronteiras e podem demandar para a FAB apoio aéreo, seja para transporte de tropas ou emprego, por exemplo, dos equipamentos de vigilância, como as aeronaves remotamente pilotadas.

5) Polícia de Aeronáutica

Atua com revistas de bagagens, carga e passageiros, com atuação de cães, ou seja, na parte de faro. Também, nessas mesmas áreas, rondas nos saguões com atuação voltada para a dissuasão e, no caso dos pontos sensíveis, com presença de viaturas e militares armados atuando periodicamente.

6) Aeronaves de vigilância e patrulhamento

Somente caso seja demandado por outro ator da GLO, como a Polícia Federal e também Marinha do Brasil, que já manifestaram interesse em usar esses equipamentos. A FAB colocou à disposição os meios e, caso necessário, acionará o Comando de Operações Aeroespaciais para devidas coordenações.

 7) Especificidades dos Aeroportos do Rio de Janeiro e de Guarulhos

Apesar de a FAB atuar com atores semelhantes nos dois aeroportos, cada aeroporto tem sua peculiaridade e a forma como as agências atuam nesses locais. Então, é possível que a forma que a FAB atua com Receita Federal e com a Polícia Federal no aeroporto do Galeão seja com um determinado escopo e no aeroporto de Guarulhos outro. Além disso, o acesso aos aeroportos é diferente. O controle para o do Galeão é feito pela Polícia Militar e o controle para o de Guarulhos é feito pela Polícia Rodoviária Federal, o que muda a forma como a FAB deve atuar.

A administração do Aeroporto do Galeão já trabalha em parceria com a Base Aérea do Galeão, enquanto a do aeroporto de Guarulhos atua em parceria com a Base Aérea de São Paulo. Assim, já existe uma relação prévia no contexto de GLO.

8) Rotina nos aeroportos

O objetivo da Operação é interferir o menos possível na rotina dos aeroportos, nos passageiros, por isso que é importante a sinergia com outros atores. O intuito principal é assumir uma postura cooperativa, somando esforços à atuação que já é feita na rotina do aeroporto por outros agentes. A FAB atua reforçando o que já é feito no dia a dia do aeroporto, basicamente.

9) O futuro em outros aeroportos

A Operação atualmente conta com 600 militares e essa quantidade pode ser ampliada, caso se julgue necessário. A Força Aérea Brasileira está à disposição para atuar em outros aeroportos, se for determinado. Porém, isso depende de decisão da esfera política de modificar o contexto que hoje está definido na GLO. A FAB não pode atuar em outro aeroporto se não tiver previsto e especificado na GLO.

10) Período da Operação

O período inicialmente definido pelo decreto é de 06/11/2023 a 03/05/2024, porém este prazo pode ser estendido, caso seja julgado necessário pelas esferas competentes.