NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA
Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.
NOTIMP 284/2024 - 10/10/2024
Terceiro voo da FAB com brasileiros saindo do Líbano deixa o aeroporto de Beirute rumo a São Paulo
Filipe Matoso | Publicada em 09/10/2024 14:49
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que o terceiro voo destinado à operação de repatriação de brasileiros decolou às 13h15 (horário de Brasília) de Beirute (Líbano) com destino a Guarulhos (SP) com 218 pessoas a bordo e 5 pets.
A meta do governo é repatriar cerca de 3 mil dos 21 mil brasileiros que vivem atualmente no Líbano, incluindo estrangeiros parentes de primeiro grau, como pai, mãe, filhos e cônjuges.
Segundo estimativa da FAB, é possível repatriar em média 500 pessoas por semana, dependendo da situação no Líbano -- isto é, a previsão pode mudar caso os bombardeios se intensifiquem ou diminuam.
Segundo a FAB, a aeronave que deixou o Líbano no início da tarde desta quarta-feira fará escala em Lisboa (Portugal) e, em seguida, partirá em direção ao Brasil.
A aeronave utilizada na operação é o avião KC-30, com capacidade para 230 pessoas. Segundo o governo, a meta é garantir que em todos os voos todos os assentos estejam ocupados.
Nos dois primeiros voos, foram transportadas cerca de 450 pessoas do Líbano para o Brasil.
Desse total, cerca de 80 eram estrangeiros parentes de brasileiros ou estrangeiros que viajaram de FAB a pedido dos respectivos governos - por meio de acordo de cooperação internacional.
A maioria desses estrangeiros é formada por libaneses, mas também havia argentinos, uruguaios e venezuelanos, por exemplo.
Serviço consular
Após o terceiro voo decolar do Líbano, o Ministério das Relações Exteriores divulgou um comunicado no qual informou que a embaixada brasileira em Beirute mantém contato com os cidadãos e seus familiares para organizar os próximos voos.
Quando o conflito entre Israel e o grupo extremista Hezbollah se intensificou, a embaixada enviou aos brasileiros em Beirute um formulário on-line para que informassem sobre a necessidade de eventual ajuda, fosse por meio de repatriação ou orientação sobre serviços públicos locais.
“O governo brasileiro reitera o alerta para que todos sigam as orientações de segurança das autoridades locais e, para os que disponham de recursos para tal, que curem deixar o território libanês por meios próprios. O aeroporto de Beirute continua em operação”, informou o Itamaraty na nota.
Para grande exercício de guerra aérea no Nordeste, órgão da FAB confecciona cartas aeronáuticas
Juliano Gianotto | Publicada em 09/10/2024 08:06
Tendo em vista a segurança das operações durante o Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX), o Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA) confeccionou cartas aeronáuticas e produtos oriundos de aerolevantamentos com drones para serem empregados no Exercício, que será realizado no período de 3 a 15 de novembro, em Natal (RN).
De acordo com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), as cartas visuais CAP (Carta Aeronáutica de Pilotagem), CNAV (Carta de Navegação Aérea Visual) e WAC (Carta Aeronáutica Mundial) foram produzidas no formato digital e impresso, e serão utilizadas por todos os pilotos nacionais e estrangeiros envolvidos no Exercício. Ao longo da CRUZEX, os voos serão realizados em diferentes níveis, sendo a maior parte voos visuais e à baixa altura.
Já os produtos baseados em aerolevantamento com drones irão apoiar as atividades de segurança e defesa nos aeroportos Internacional Augusto Severo e de Maxaranguape, além de serem empregados para aumento de consciência situacional das tripulações em missões de ataque simulado. Para o Chefe da Subdivisão de Cartografia do ICA, Major Aviador Jair Vinícius Romano, o trabalho realizado pela unidade é fundamental para o sucesso do Exercício.
“As cartas aeronáuticas elaboradas com softwares de última geração, juntamente com os dados obtidos por meio de aerolevantamentos com drones, não apenas aumentam a precisão das informações, mas também elevam a segurança das operações. A adoção de novas tecnologias resulta em produtos de qualidade superior, essenciais para o planejamento adequado das missões. Essa colaboração aprimora a consciência situacional das tripulações, um fator crucial para enfrentar os desafios do exercício com eficácia e segurança”, explicou o Oficial.
O ICA é a unidade do Departamento de Controle do Espaço Aéreo responsável por planejar, gerenciar, controlar e executar as atividades relacionadas com a cartografia aeronáutica, com as informações aeronáuticas, com a elaboração de procedimentos de navegação aérea e com a concepção de espaço aéreo.
Sobre a CRUZEX
A CRUZEX é um Exercício Operacional multinacional promovido pela Força Aérea Brasileira (FAB) desde 2002, que visa ao treinamento conjunto de cenários de conflito, promovendo trocas de experiências entre as nações-amigas participantes. Nesta edição, o Exercício será realizado na Base Aérea de Natal e reunirá mais de dez países, incluindo o Brasil, e cerca de 100 aeronaves militares brasileiras e estrangeiras.
DECEA realiza exercício preparatório para a próxima edição do Guardião Cibernético
Juliano Gianotto | Publicada em 09/10/2024 08:11
Com o objetivo de treinar ações de proteção cibernética, nos dias 03 e 04 de outubro, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), por meio do Subdepartamento Técnico (SDTE) realizou, o Exercício Preparatório à sexta edição do Guardião Cibernético, que é um evento nacional do Exército Brasileiro que será realizado entre os próximos dias 14 e 18.
Cada vez mais a internet é parte relevante das nossas vidas, tanto no âmbito pessoal, quanto profissional. O fluxo de comunicação é incessante e a proteção de dados é prioridade. Incontáveis são os exemplos dos chamados crimes virtuais e quando nos referimos às instituições governamentais e atividades de alta complexidade, como as da aviação civil, segurança nos ambientes digitais é vital.
Segundo o DECEA, ambientes realistas de ataques cibernéticos que comprometem sistemas e equipamentos foram criados para que as equipes participantes pudessem proteger seus sistemas de Tecnologia da Informação, contribuindo, assim, para o aumento da resiliência cibernética no Brasil, no que diz respeito o serviço de controle do espaço aéreo.
Os exercícios foram realizados por equipes dos Regionais (os quatro Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo – CINDACTA e o Centro Regional de Controle de Tráfego Aéreo – Sudeste – CRCEA-SE); do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA); do Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER); do Centro de Gerenciamento Técnico (CGTEC) do Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAME-RJ); Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC); do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA); e membros dos Subdepartamentos Técnico, Operacional e Administrativo do DECEA.
Como observadores do exercício estavam presentes a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) e o Centro de Defesa Cibernética da Aeronáutica (CDCAER), órgão responsável pela defesa cibernética da Força Aérea Brasileira.
Em suas palavras de abertura, o Chefe do Subdepartamento Técnico, Brigadeiro Engenheiro André Eduardo Jansen, enfatizou a relevância do exercício, que, para ele, “é o da maior importância dentro do cenário de segurança cibernética do nosso Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB)”.
“O Subdepartamento Técnico exerce toda a governança no sentido de garantir a disponibilidade, a integridade e a resiliência de toda a nossa rede de equipamentos, sistemas, redes de comunicações. A resiliência cibernética é muito importante para garantir a segurança das operações e o cumprimento da missão em última análise”, reforçou o Brigadeiro Jansen.
Todo este trabalho de avaliação está alinhado ao Plano de Resiliência Cibernética do Comando da Aeronáutica e permitirá ter uma visão do que pode ser melhorado dentro do escopo da segurança cibernética da aviação no País.
Por mensagem em vídeo, o Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi, ressaltou o cenário da aviação na perspectiva da segurança no ambiente virtual.
“Esta simulação é fundamental para nos prepararmos para o desafiador cenário de segurança cibernética que enfrentamos. Sabemos que o mundo digital evolui a passos largos e, com ele, as ameaças também se tornam cada vez mais sofisticadas e complexas”.
O DGCEA citou, como exemplo, o recente ciberataque à Torre de Controle do Beirute e ataques como o Spoofing (falsificação de dados, com afirmação de que uma informação é real e legítima, sendo que na verdade ela não é), preocupação que foi citada diversas vezes na 14ª Conferência de Navegação Aérea.
Em suas palavras de encerramento, o chefe da Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicações (DTIC) do Subdepartamento Técnico, Coronel Engenheiro Marcos Aurélio Valença Belchior, destacou o sucesso da simulação, que demanda velocidade de reposta tanto nos quesitos técnicos e operacionais, quanto no contato com os setores jurídico e de comunicação social, que mediará a interface com a imprensa.
“Os resultados desse exercício estão sendo essenciais para, em conjunto, elaborarmos um Plano de Contingência Cibernética completo. Neste último ano avançamos, ganhamos maturidade e velocidade de respostas, o que é muito importante, porque os ataques cibernéticos estão evoluindo, inclusive com uso de Inteligência Artificial. Com um plano maduro, estaremos preparados para este cenário”, ponderou o Coronel Belchior.
Simpósio do ICA debaterá inovação e gestão na navegação aérea; Confira como assistir ao evento ao vivo
Juliano Gianotto | Publicada em 09/10/2024 08:13
Nesta quinta-feira (10/10), será realizada a segunda edição do Simpósio Operacional do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA). O evento acontecerá na sede do ICA, no Rio de Janeiro, e terá transmissão ao vivo pelo Canal DECEA no YouTube, a partir das 9h.
O simpósio abordará assuntos de interesse operacional nas áreas de Gerenciamento da Informação Aeronáutica, Cartografia Aeronáutica, Levantamento Topográfico, Concepção do Espaço Aéreo e Plano Básico de Aeródromos, além dos diversos projetos em andamento pelo Instituto.
Além de palestras de representantes do ICA e do Subdepartamento de Operações do DECEA, o evento também contará com a participação de membros da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e da concessionária RIOgaleão. Será um dia dedicado a palestras, debates e networking.
A Cartografia Aeronáutica abrange o conjunto de estudos e operações técnicas para elaboração das cartas aeronáuticas padronizadas, destinadas à navegação aérea. No Brasil, a atividade é exercida pelo Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), unidade subordinada ao DECEA que vem oportunamente incorporando inovações tecnológicas nos processos de gestão e desenvolvimento destes produtos.
Grande maquete do Museu Aeroespacial foi atração na solenidade de Troca da Guarda no Monumento aos Pracinhas
Murilo Basseto | Publicada em 09/10/2024 10:03
O Museu Aeroespacial (MUSAL) informa que na última sexta-feira, dia 4 de outubro de 2024, durante a solenidade de Troca da Guarda no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, conhecido popularmente como Monumento aos Pracinhas, localizado no Parque Eduardo Gomes, no Rio de Janeiro, o público presente teve a oportunidade de visitar uma exposição itinerante com uma maquete detalhada do icônico avião de caça P-47 Thunderbolt, símbolo da participação brasileira no conflito.
O P-47 Thunderbolt, amplamente utilizado pela Força Aérea Brasileira (FAB) durante a Segunda Guerra Mundial, desempenhou um papel crucial em missões de apoio aéreo na campanha da Itália, em 1944. A participação dos militares brasileiros nas operações aéreas contribuiu de maneira significativa para o sucesso das forças aliadas.
A maquete, com suas dimensões impressionantes de 59 cm de altura, 2,10 metros de envergadura e 1,84 metro de comprimento, representa a força e o heroísmo do Primeiro Grupo de Aviação de Caça da FAB, que atuou bravamente no conflito.
Neste ano, a Força Aérea Brasileira (FAB) comemora os 80 anos de sua participação na campanha da Itália, um marco sem igual na História do Brasil. O 1º Grupo de Aviação de Caça da FAB desempenhou um papel decisivo, realizando diversas missões de apoio ao solo e combate aéreo, sendo fundamental para o êxito das operações das Forças Aliadas em busca da retomada da paz mundial.
O Republic P-47 Thunderbolt, um monomotor versátil, executou mais de meio milhão de missões durante a Segunda Guerra Mundial, consolidando-se como peça-chave nas operações militares da época.
No Museu Aeroespacial, o público pode conferir de perto dois exemplares do P-47 Thunderbolt, além de visitar a sala “FAB na Guerra”, onde estão expostos objetos originais da época, vídeos, cenografias e recursos interativos que ilustram a atuação do 1º Grupo de Caça. A exposição conta ainda a história da FAB, destacando seu papel na defesa da democracia e da liberdade.
O MUSAL destaca que, com a exposição itinerante da maquete do P-47 Thunderbolt em eventos como as comemorações do Dia da Independência e a solenidade de Troca da Guarda no Monumento aos Pracinha, reforça seu compromisso com a preservação e divulgação da história da Força Aérea Brasileira, mantendo viva a memória dos heróis que lutaram pela liberdade durante a Segunda Guerra Mundial.
KC-30 entrega toneladas de insumos no Líbano e está retornando ao Brasil com 218 repatriados e 5 pets
Juliano Gianotto | Publicada em 09/10/2024 20:48
Nesta quarta-feira, às 13h15 (horário de Brasília), decolou o terceiro voo de resgate para brasileiros e seus familiares na zona de conflito do Líbano. A bordo da aeronave KC-30 (Airbus A330-200) da Força Aérea Brasileira (FAB), estão 218 passageiros, incluindo 11 crianças de colo e cinco animais domésticos.
A aeronave pousou em Lisboa, em Portugal, para uma parada técnica às 19h00 locais. A chegada à Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, está prevista para ocorrer nesta quinta-feira, 10 de outubro, por volta das 7h30.
Quando a terceira fase da Operação Raízes do Cedro for finalizada, o país vai alcançar a marca de 674 brasileiros e familiares resgatados, além de 11 animais domésticos. A estimativa é de que a comunidade brasileira no Líbano reúna em torno de 20 mil pessoas. Cerca de três mil manifestaram o interesse em retornar.
A prioridade de composição das listas é para mulheres, crianças, idosos e brasileiros não residentes no Líbano. Um trabalho de articulação que envolve equipes do Ministério das Relações Exteriores em Brasília e na Embaixada do Brasil em Beirute e a ação operacional da Força Aérea Brasileira (FAB).
Em entrevista nesta quarta-feira ao programa Bom Dia, o Ministro Mauro Vieira (Relações Exteriores) avaliou que a operação no Líbano tem potencial de ser ainda maior do que a realizada ano passado em Israel, Cisjordânia e Gaza, quando cerca de 1.560 brasileiros e familiares, além de mais de 50 animais domésticos, foram resgatados da zona de conflito.
“É uma operação de grande vulto. Será maior do que foi a operação na Palestina, na Faixa de Gaza, em Israel no ano passado. As projeções e expectativas são maiores. Em torno de três mil pessoas estão em contato com a Embaixada do Brasil em Beirute”, disse Vieira. “Há um contato constante, um diálogo entre a embaixada e a comunidade brasileira. Um sistema por e-mail, WhatsApp, grupos que reúnem os brasileiros na região. São cerca de 20 mil em Beirute, arredores de outras cidades do Líbano e um número grande manifestou interesse em voltar”, completou o ministro.
Insumos
Além de resgatar os brasileiros e familiares, o deslocamento do KC-30 até o Líbano é usado para o Brasil enviar insumos estratégicos em saúde para o Líbano. A aeronave levou 491 quilos de medicamentos, envelopes para reidratação e seringas descartáveis.
A operação foi coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores, em parceria com Ministério da Saúde e o Ministério da Defesa. Além dessa carga, o KC-30 transportou sete toneladas de medicamentos arrecadados em iniciativa coordenada pelo Consulado-Geral do Líbano no Rio de Janeiro.
No último domingo, 6 de outubro, um primeiro lote de doação do governo brasileiro também foi enviado ao Líbano no KC-30, após a chegada do primeiro grupo de brasileiros e familiares repatriados. A carga continha 20 mil seringas com agulhas e 4 mil agulhas individuais.
Assistência
Ao chegarem ao Brasil, as famílias são recebidas por equipes especializadas do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, e da Agência da ONU para as Migrações (OIM). Elas acolhem as demandas imediatas e avaliam se as pessoas têm redes de proteção familiar ou social no Brasil, além de determinar a necessidade de acolhimento em abrigos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), de hospedagem temporária e, nos casos de famílias em condição de vulnerabilidade, a possibilidade de passarem a integrar programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família.
Saúde
Outra equipe que atua na chegada dos resgatados do Líbano é a da Força Nacional do SUS, formada por médicos, enfermeiros e psicólogos que oferecem cuidados quanto à saúde física e mental dos repatriados.
A equipe recebe uma espécie de manual de costumes do país, envolvendo cultura, comportamento, vestimenta, linguagem, religião e alimentação, para prestar um atendimento mais humanizado e acolhedor.
Identificação
A força-tarefa de acolhimento de brasileiros repatriados do Líbano também conta com a presença do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que auxilia no controle e identificação dos recém-chegados. O trabalho é feito com apoio da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
“A PF montou uma equipe especializada e dedicada ao controle migratório e, junto com a Receita Federal, também faz a parte aduaneira”, explica Luana Medeiros, diretora de Migrações do MJSP.
A PRF é responsável pelo suporte logístico humanitário em traslados terrestres da base aérea até as residências das pessoas que moram em São Paulo ou eventuais abrigos temporários.
“Essas pessoas estão chegando de uma zona de guerra e precisam ser acolhidas. As equipes entrevistam os repatriados, identificam necessidades e fazem os encaminhamentos necessários”, completou Luana.
Pets
O Ministério da Agricultura e Pecuária manteve a flexibilização de regras para entrada de cães e gatos. As diretrizes facilitam o ingresso dos pets no Brasil. As unidades da Vigilância Agropecuária Internacional, em conjunto com a Coordenação de Trânsito e Integração Nacional de Cargas e Passageiros, adotam protocolo especial para animais de estimação provenientes do Oriente Médio. O procedimento permite que tutores ingressem sem a apresentação imediata de documentos que seriam exigidos em condições normais.
Força Aérea verifica sistemas de segurança no Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre
Com a previsão de reabertura no dia 21 de outubro, a administração do aeroporto, em parceria com a FAB, assegura que todos os sistemas críticos de navegação estejam plenamente funcionais antes do retorno dos voos.
Juliano Haesbaert | Publicada em 09/10/2024 16:52
Desde o início da semana, o Aeroporto Salgado Filho está passando por uma série de voos de inspeção realizados pela Força Aérea Brasileira (FAB). A aeronave Hawker 800XP, pertencente ao Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), está avaliando os equipamentos que auxiliam as manobras de aproximação e pouso.
Os testes fazem parte da homologação das obras de reparação da pista após os danos causados pelas enchentes de maio. Os sistemas testados incluem o PAPI, responsável por indicar a trajetória de descida dos aviões, e o Localizer/DME, que proporciona orientações de pouso por instrumentos.
Atualmente, apenas 1.700 metros da pista estarão liberados para uso, sendo que o restante da pista ainda passa por reparos e deve estar completamente pronto até o final de 2024. A FAB segue rigorosos padrões para garantir que o aeroporto possa retomar suas operações com segurança.
Com a previsão de reabertura no dia 21 de outubro, a administração do aeroporto, em parceria com a FAB, assegura que todos os sistemas críticos de navegação estejam plenamente funcionais antes do retorno dos voos.
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