NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


TV GLOBO - JORNAL NACIONAL


Homenagens ao Círio de Nazaré, no Pará, são feitas com restrições

Em 2021, apenas uma das 12 romarias oficiais do Círio de Nazaré foi autorizada por causa da pandemia. Apesar do cancelamento das procissões, muitos romeiros fizeram questão de realizar o percurso de quatro quilômetros do Círio.

Da Redação | Publicada em 09/10/2021 21:00

Em Belém, as homenagens ao Círio de Nazaré, que costumam reunir milhões de pessoas no Pará, também estão sendo feitas de maneira restrita. Fiéis ocuparam metade da capacidade da Basílica Santuário para um momento especial: a descida da imagem original de Nossa Senhora de Nazaré, encontrada por um pescador há mais de 300 anos. 

No fim da tarde deste sábado (9), um trajeto do Círio diferente. A esquadrilha da fumaça sobrevoou a região que, pelo segundo ano seguido, não será inundada por uma multidão de devotos em homenagem à padroeira dos paraenses.

PORTAL G1


Esquadrilha da fumaça sobrevoa Belém e presta homenagens à Nossa Senhora de Nazaré

Esta foi a primeira vez que Esquadrilha da Fumaça prestou homenagem ao Círio de Nazaré. Mau tempo impediu que a Esquadrilha escrevesse no céu uma mensagem de Círio, conforme o planejado.

G1 Pa | Publicada em 09/10/2021 21:17

A programação oficial da Fumaça no Círio 2021 começou neste sábado (09), às 16h. As aeronaves saíram da Base Aérea de Belém e realizaram sobrevoos pela cidade, tendo como ponto principal a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré. Esta foi a primeira vez que Esquadrilha da Fumaça prestou homenagem ao Círio de Nazaré. O mau tempo impediu que a Esquadrilha escrevesse no céu uma mensagem, conforme o planejado.

Já no domingo (10), a partir de 7h30, estão programadas outras passagens das aeronaves em alguns pontos como a Igreja da Sé, o Complexo do Ver-o-Peso e a Estação das Docas, entre outros. Os horários das passagens da Esquadrilha da Fumaça foram escolhidos para marcar o início da Trasladação e do Círio que, como no ano de 2020, novamente não acontecerão devido à pandemia.

As homenagens da Esquadrilha da Fumaça no Círio 2021 fazem parte das comemorações dos 80 anos do Comando Aéreo Norte – I COMAR, a ser celebrado no dia 25 deste mês. “Esta é a primeira vez que a FAB prestará uma homenagem dessa magnitude, por ocasião do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Em nome de todo os militares da Guarnição de Aeronáutica de Belém, agradeço a confiança e fé depositadas na Força Aérea Brasileira durante as missões que sempre levaram cidadania, desenvolvimento, integração e esperança ao povo da região amazônica ao longo destas décadas”, declarou o Comandante do Comando Aéreo Norte, Major-Brigadeiro Medeiros.

Sobre a Esquadrilha da Fumaça

Composta por 14 pilotos altamente treinados e capacitados, a Fumaça representa a oportunidade para milhares de pessoas estabelecerem contato, de maneira emocionante e inesquecível, com a Força Aérea Brasileira. Por mais de 30 anos operou com a aeronave T-27 Tucano, projetada e fabricada pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) e desde 2015 realiza as demonstrações aéreas com o caça A-29 Super Tucano, fabricado pela mesma empresa. Com mais de 3.900 demonstrações realizadas no Brasil e no exterior, a Fumaça é a responsável pela divulgação da FAB em território nacional e internacional. Sua sede se localiza na Academia da Força Aérea (AFA), na cidade de Pirassununga/SP.

PORTAL PODER AÉREO


Entenda como novo sistema permite ao Gripen navegar com precisão sem necessitar de satélites


Da Redação | Publicada em 09/10/2021

Ser capaz de navegar com confiança e precisão quando o GPS fica indisponível por um longo tempo é uma capacidade revolucionária para um piloto de caça. Para superar esse desafio, a Saab estudou e testou técnicas de navegação de terreno baseadas em imagens e agora propõe uma nova tecnologia para uma alta capacidade de navegação tática em ambientes sem GPS. No ano passado, a Saab realizou ensaios em voo bem-sucedidos com o Gripen E usando novos algoritmos que fornecem posicionamento em tempo real e altamente preciso com base no mapeamento de imagens, conhecido como mapeamento 3D. Os testes, conduzidos em colaboração com a Maxar, comprovaram com sucesso o conceito em que dados de sensores eletro-ópticos de bordo e algoritmos de georregistro são comparados com um banco de dados de modelos de superfície 3D na aeronave.

Odometria e navegação de terreno

O uso da tecnologia de mapeamento de imagens de odometria também foi testado anteriormente com bons resultados. Aqui, um sensor a bordo observa as características da paisagem à frente e os algoritmos geram um vetor de velocidade mais preciso e auxiliam o sistema de navegação inercial. A navegação em terreno, na qual a Saab tem uma longa história, por exemplo, a TERNAV, também foi testada anteriormente em diferentes demonstrações e essa tecnologia evoluiu internamente com novos algoritmos e tecnologias de manipulação de banco de dados.

Posicionamento robusto com alta precisão

Ao combinar essas três tecnologias (mapeamento 3D, odometria e navegação em terreno), o sistema de navegação fornecerá ao piloto do Gripen uma capacidade disruptiva e única de operar em ambientes sem GPS, mantendo um posicionamento de alta precisão. “No mundo da guerra moderna e, entre outros, seus requisitos para dano colateral zero, uma alta precisão e posicionamento robusto são essenciais. A tecnologia de navegação tática em ambientes sem GNSS que a Saab agora começa a concluir levará a uma verdadeira capacidade revolucionária na arena operacional”, diz Jonas Jakobsson, piloto de ensaios experimentais do Gripen na Saab.

Liderando a indústria

A capacidade de realizar operações de longo alcance ou longa duração em um ambiente sem GNSS com dados de posição robustos e altamente precisos é necessária, especialmente ao operar contra oponentes sofisticados. A Saab agora planeja uma solução para usuários atuais e futuros do Gripen. “Acreditamos que estamos à frente dos outros nesta área, uma vez que já demonstramos partes importantes desta capacidade de navegação robusta, fundida e em tempo real com testes de voo. Agora, damos o próximo passo para implementar essa tecnologia em soluções para nossos clientes. Com base nos resultados dos testes, decidimos incluir esta solução como parte de nossa oferta do Gripen para a Finlândia”, diz Tobias Jansson, gerente de produto do Gripen.

Outros benefícios derivados

Além de apoiar a navegação, existem outros benefícios potenciais derivados dessa tecnologia, como a construção e a execução de funções de direcionamento e facilitação de pousos de aeronaves em condições ambientais desafiadoras onde os auxílios de pouso normais estão comprometidos.

Sobre a Saab

A Saab atende o mercado global com produtos, serviços e soluções de ponta nas áreas de defesa militar e segurança civil. A Saab possui operações e funcionários em todos os continentes. Graças a suas ideias inovadoras, colaborativas e pragmáticas, a Saab desenvolve, adota e aprimora novas tecnologias para atender às necessidades, em constante mudança, de seus clientes.

PORTAL TECNOLOGIA E DEFESA


KC-390 Millennium realiza transporte de veículos pesados


Agência Força Aérea | Publicada em 09/10/2021

A aeronave multimissão da Força Aérea Brasileira (FAB), KC-390 Millennium, realiza o transporte de veículos pesados de obras desde o dia 2 de outubro. Além disso, pousou pela primeira vez na pista de Estirão do Equador, no Amazonas (AM), fronteira com o Peru.

São transportados caminhões, escavadeiras, motoniveladoras, autoconcreteiras, além de outros equipamentos, que chegam as 76,5 toneladas em carga.

A missão ocorre em apoio a Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA) e é coordenada pelo Centro Conjunto de Operações Aéreas (CCOA) do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE). O vice-presidente da COMARA e coordenador do apoio aéreo nesta missão, coronel-aviador Mário Jorge Siqueira Oliveira, explica que após diversas articulações com o Esquadrão Zeus, de Anápolis (GO) e a COMARA, chegaram a um planejamento que foi cumprido à risca. “Tivemos que desmontar a retroescavadeira, em Coari (AM), e realizar treinamento para colocá-la dentro da aeronave, de modo que desse tudo certo. Mesmo assim, foram quatro horas de análises e tentativas”, explica o oficial. Os equipamentos transportadores serão usados para a continuidade das obras que a COMARA realiza na região Amazônica, que atua na projeção, construção e recuperação de aeroportos em regiões inóspitas e de difícil acesso na Amazônia Legal e em outras regiões do País.

Missão do Esquadrão Zeus

O transporte dos equipamentos foi feito pela tripulação do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), o “Esquadrão Zeus”, de Anápolis (GO), quando decolaram no dia 2 de outubro, e pousaram em Coari, no dia 3 de outubro, para o embarque da carga. Antes do destino final, em Estirão do Equador, foi preciso realizar um pouso técnico em Tefé, para abastecimento.

O carregamento da carga na aeronave FAB 2856 foi considerado pela tripulação de extrema dificuldade por se tratar de um equipamento que nunca foi embarcado em avião da FAB, cujas dimensões eram limítrofes em relação ao compartimento de carga. “Além disso, por se tratar de um veículo com pouca possibilidade de manobra, o procedimento de carregamento permitia pouca margem para erro, o que significou um grande desafio para os ‘Loadmasters’ (mestres de carga)”, explica o piloto do 1º GTT, major-aviador Renan Pacheco Pereira.

PORTAL AEROFLAP


Aviadores portugueses voam o KC-390 Millennium pela primeira vez


Agência Força Aérea | Publicada em 09/10/2021

Na sexta-feira (08), os tripulantes da Força Aérea Portuguesa (FAP) deram início aos voos de treinamento com o cargueiro multimissão Embraer KC-390 Millennium, pilotando a aeronave pela primeira vez. 

Os militares da FAP voaram no KC-390 2855, o terceiro de quatro aeronaves já entregues à FAB. O voo teve pouco mais de uma hora e ocorreu na área de treinamento da Base Aérea de Anápolis (Ala 2), em Goiás, onde está sediado o Esquadrão Zeus (1º GTT), que opera os KC-390 da FAB. Desde o dia 14 de setembro o Zeus está ministrando a instrução de quatro membros da Força Aérea Portuguesa (dois pilotos e dois mecânicos) como parte do acordo bilateral, entre Brasil e Portugal, firmado pela Força Aérea Brasileira (FAB), em que é feita a ambientação à pilotagem da aeronave multimissão, realizando voos locais com exercícios básicos e procedimentos de voo por instrumentos.

O evento contou com a presença do Embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, do adido de Defesa de Portugal no Brasil, CMG Manuel Francisco Silveirinha Canané, que foram recebidos pelo Comandante da Ala 2, Coronel Aviador Gustavo Pestana Garcez, autoridades que receberam os pilotos portugueses no pátio da BAAN após o voo bem-sucedido. 

O Coordenador Operacional do Projeto KC-390 na FAP, Tenente-Coronel Paulo Martins, recebeu a primeira instrução aérea ministrada pelo Chefe do Estado-Maior da Ala 2, Tenente-Coronel Aviador Luiz Fernando Rezende Ferraz. Esta fase possui duração prevista de quatro semanas e, ao final, os alunos iniciarão a fase de voos em rota, a qual contará com voos de maior duração e pousos nas cinco regiões do Brasil, realizando o treinamento de Transporte Aéreo Logístico.

O Embaixador de Portugal manifestou a satisfação sobre as atividades na Força Aérea Brasileira. “Demonstro meu grande apreço pelo modo como nossa tripulação tem sido acolhida pela parte brasileira. Ressalto a cooperação excelente existente entre nossos países, entre as nossas Forças Aéreas e entre as nossas indústrias de Defesa. O que é muito bem corporizado, tendo, por exemplo, a parceria fantástica entre Embraer e OGMA. Parabenizo aos nossos pilotos e tripulação que efetuaram seu primeiro voo, e em nome da Embaixada de Portugal agradeço as autoridades brasileiras. Por fim, desejo que o KC-390 seja um sucesso em qualquer força que seja utilizado”, destaca.

Já o Comandante da Guarnição de Aeronáutica de Anápolis, Coronel Aviador Gustavo Pestana Garcez, comentou sobre o momento. “É uma satisfação poder entregar à Força Aérea Portuguesa militares capacitados a operarem de forma segura e eficiente a aeronave multimissão brasileira KC-390 Millennium. Que essa aquisição dê um suporte de grande valia nas Operações Aéreas Militares de Portugal e estreite ainda mais os laços de amizade e parceria entre os dois países”, finaliza o Oficial.

Em julho de 2019, o Ministério da Defesa Português confirmou a compra de cinco KC-390 (com opção para uma sexta aeronave), um simulador de voo e treinamento de tripulantes por €827 milhões. Em 21 de setembro de 2021, o primeiro KC-390 da Força Aérea Portuguesa foi energizado na linha de produção da Embraer. Assim como no Brasil, o KC-390 vai substituir os C-130 Hércules portugueses. Portugal também deverá empregar os aviões no combate a incêndios florestais que assolam o país anualmente.

MINISTÉRIO DA DEFESA


Forças Especiais participam de treinamento conjunto inédito em ambiente de selva


Mariana Alvarenga | Publicada em 09/10/2021 09:53

As Forças Especiais (FE) são formadas por militares designados a cumprir missões de alto risco. Nesta sexta-feira (08), 80 operadores militares - como são chamados os homens que integram as FE - finalizaram treinamento em Itacoatiara, no Amazonas. A capacitação, que teve início em 27 de setembro, é inédita e teve foco na padronização e no nivelamento de procedimentos entre os militares das três Forças. O treinamento conjunto de ações diretas contra alvos em ambiente de selva abrangeu intercâmbio de conhecimentos em ações táticas em contato com o inimigo, tiro em combate, entre outros temas. 

"Cada Força tem sua cultura operacional própria e um dos desafios é padronizarmos procedimentos. A interoperabilidade é a palavra que define a atuação das três Forças em uma missão em prol *do nosso País", salientou o Comandante de Forças Especiais do Exército no adestramento, Tenente-Coronel C. R. V. C. A simulação de ataque a uma base estratégica inimiga marcou a finalização do exercício conjunto, com o uso de helicóptero, aeronave e navio. A atividade ocorreu em Itacoatiara, localizada a 470 km de Manaus. Em meio à floresta amazônica, os militares lidam com o calor e a umidade intensos e com os desafios de percorrer a vegetação selvagem. "Para missões como essa, algumas habilidades são essenciais, como resistência física, capacidade de conviver com o desconforto, cooperação, coragem e  persistência", sublinhou o Comandante de FE do Exército.

O Capitão de Corveta G. W., da Marinha, reforça que o aprendizado entre os militares é intenso durante o treinamento. "A gente consegue explorar as capacidades de cada Força. As da Marinha, de percorrer os rios; as do Exército, de grande permeabilidade no terreno da Amazônia; e as da Força Aérea, com os meios aéreos", disse ele. O componente da Aeronáutica, Capitão A. S., pontuou a parte teórica do exercício. "Aperfeiçoamos conhecimentos em tiro tático e tiro de caçador, entre outros temas. Também, apresentamos as capacidades que a Força Aérea possui e que podem ser empregadas em ambiente de selva", explicou.

Participaram do treinamento militares do Grupo de Mergulhadores de Combate (GRUMEC) e do Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais, Batalhão Tonelero, ambos da Marinha; do Destacamento de Ações de Comandos e do Destacamento de Forças Especias, do Exército; e do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (Parasar), da Aeronáutica.    Os nomes dos operadores especiais não são expostos devido ao sigilo em torno do treinamento.