NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


OUTRAS MÍDIAS


JC NET (SP) - Esquadrilha da Fumaça se apresenta no Arraiá Aéreo


Publicada em 09/06/2019 07:00

As sete aeronaves começaram a apresentação por volta das 16h deste domingo

A 6.ª edição do Arraiá Aéreo: Inspirando Gerações continuou no domingo (9) no Aeroclube de Bauru e contou com uma das atrações mais aguardadas pelo público. Sete aeronaves da Esquadrilha da Fumaça se apresentaram no evento, promovido pela Fundação Astronauta Marcos Pontes, em parceria com a Prefeitura de Bauru, JC e demais apoiadores.

INCENTIVO A CRIANÇAS

O evento foi aberto na tarde de SÁBADO. Durante o seu discurso, o astronauta e ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, lembrou de sua infância e ressaltou a importância de ações como o Arraiá para que crianças sejam incentivadas a lutar pelos seus sonhos. "Eu vinha para cá e sonhava em ser piloto. Ficava vendo os aviões, os planadores", conta. "Aqui, foi o ponto onde comecei a sonhar. E aqui foi o ponto que me mostrou que era possível sonhar e realizar o sonho".

Já o prefeito Clodoaldo Gazzetta (PSD) destacou a importância da festa para Bauru e região. "O Arraiá Aéreo entrou definitivamente no nosso calendário", diz. "Bauru está em processo de desenvolvimento. A gente está com expectativas muito positivas para os próximos anos".

"Nós queremos que vocês se orgulhem do nosso trabalho", declarou Fernando Mantovani, presidente da Fundação Astronauta Marcos Pontes, na cerimônia. "Fizemos o melhor para inspirar essa geração que está aqui".

ENCANTADOS

Miguel Mantovani ficava encantado com cada avião

As exibições dos aviões de acrobacia também atraíram a atenção do público. A cada passagem, Miguel Mantovani, de 8 anos, corria encantado para tentar acompanhar as aeronaves. "É muito legal porque, antes de ontem, eu estava estudando sobre aviões", conta.

"Eu gosto de aprender sobre os planetas e os aviões. Eu aprendi que Santos Dumont foi quem inventou o avião. E esses não são iguais aqueles aviões que a gente voa. Esse só cabe um e aquele cabe um monte". 

Nos ombros do pai, Rodolfo de Castro Assunção, e acompanhada da mãe Bruna de Sá Assunção, Ana Laura Assunção, de 3 anos, olhava atenta toda a movimentação. "Ela fica maravilhada", conta o pai. "Quando tem um evento desse aqui é maravilhoso. Ver os aviões fazendo coisas que, para eles, é comum, mas, para nós, é fantástico, é fenomenal".

Lucia Alves Ferreira veio de Borebi com o marido e os três filhos para conhecer o Arraiá Aéreo. Em uma das oficinas, o caçula Carlos Miguel, de quatro anos, ganhou um foguete. "Ele gosta muito de avião, foguete", conta. "É uma festa diferente. Eles nunca tinham vindo e estão adorando".

O casal Marina Caramano Tersi e Cléber Alexandre Tersi, que mora em Jaú, também visitou o evento pela primeira vez. Segundo a mãe, os filhos gêmeos Davi Lucas e Ana Maria, de cinco anos, adoraram as exibições e fizeram questão de levar para casa réplicas de aeronaves. "As crianças adoram aviões", diz.

AERO MAGAZINE - Novos aviões de fuselagem estreita de longo alcance podem mudar transporte aéreo


Inner Editora Ltda. | Publicada em 09/06/2019 16:00

A American Airlines estuda adquirir os Airbus A321XLR para substituir sua frota de Boeing 757-200. O objetivo é contar com uma aeronave com capacidade e alcance similares ao do modelo atualmente em uso pela empresa em diversas rotas, inclusive internacionais de média capacidade.

A Airbus deverá apresentar oficialmente a versão de maior alcance da família A320 durante o Paris Air Show, que começa no próximo dia 17 de junho, em Le Bourget, nos arredores de Paris.

Derivado do A321LR (de longo alcance), o novo A321XRL (extra longo alcance), terá uma capacidade adicional de 500 nm (926 km), com ambos oferecendo até 220 assentos, em classe única, 200 lugares em duas classes, ou ainda, uma configuração de três cabines com até 160 passageiros.

O interesse da American Airlines ocorre logo após o empresário David Neeleman, fundador da Azul e da jetBlue, declarar nos Estados Unidos, que espera que o avião seja confirmado pela Airbus. O empresário, também sócio da portuguesa TAP Air Portugal, trabalha na criação de mais uma empresa aérea, conhecida atualmente como Moxy, e que poderá ser um dos clientes do novo A321XLR.

O A321XRL será a versão de maior alcance entre todos os atuais aviões de corredor único, podendo voar acima das 4.000 nm (7.400 km) com 200 passageiros. Em relação ao atual A321LR, o novo modelo deverá contar com uma capacidade extra de 3.000 litros de combustível, o que aumentará seu peso máximo de decolagem (MTOW) para 101 toneladas, ante as 97 toneladas do modelo anterior.

O alcance estendido permite ao A321LR voar sem escalas de Nova York para qualquer capital europeia, disputando diversas rotas do Atlântico Norte, um dos mais cobiçados mercados do mundo. A Airbus afirma que o custo operacional do A321XRL será igual ao A330neo e Boeing 787, contudo com Break-even Point (BEP) de 140 passageiros, ante os 220 necessários nos demais aviões.

SUBSTITUTO PARA O 757

O lançamento do A321XLR poderá gerar um novo mercado, substituindo não apenas os veteranos 757-200, mas também aeronaves de dois corredores em diversas rotas, oferecendo capacidade similar com menores custos operacionais.

Retirado de linha em 2005, o Boeing 757 segue sem um substituto. A Boeing planeja lançar, em 2020, uma nova família de aviões, designada como NMA (New Midsize Airplane) que deverá substituir os 767 e 757, em uma faixa intermediária de capacidade e alcance. Todavia, os atuais problemas com o 737 MAX poderão levar a uma reavaliação do projeto, que poderá ser um substituto para a família 737 e 757.

DEFESA TV - Comando de Operações Aeroespaciais celebra dois anos de ativação em Brasília


Agência Força Aérea | Publicada em 09/06/2019 12:30

O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) realizou no dia 07 de junho, cerimônia alusiva ao segundo aniversário de ativação desta Organização Militar, em Brasília (DF). O evento fora presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez.

Oficiais-generais e ex-comandantes da organização também prestigiaram o evento. O Comandante do COMAE, Tenente-Brigadeiro do Ar José Magno Resende de Araujo, falou, em seu discurso, sobre o futuro do Comando de Operações Aeroespaciais.

“A Força Aérea do futuro que se projeta estará voltada prioritariamente à modernidade operacional. Por consequência, nós, profissionais da guerra, devemos focar os esforços para atender a esta realidade, mantendo um continuado aperfeiçoamento das atividades para o domínio do ambiente aeroespacial. Com os olhos voltados para o futuro, tenho a certeza de que o caminho será desafiador e gratificante, fortalecendo nossa querida Força Aérea para o cumprimento de sua relevante missão”, enfatizou o Tenente-Brigadeiro Araujo.

“O COMAE passou por mudanças significativas em sua estrutura, visando sempre contribuir para a soberania do espaço aéreo e para a integração de todo o território nacional.  O planejamento e a execução das missões operacionais sob sua gerência enaltecem a grande responsabilidade com o controle da atividade aérea. Além disso, no COMAE, a FAB trabalha em conjunto com a Marinha do Brasil e com o Exército Brasileiro de forma sinérgica em prol da defesa da Pátria”, complementou o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Bermudez.

Durante a cerimônia, foram entregues as homenagens ao graduado e praça padrão do ano de 2018. Ainda foi realizada a entrega da Medalha Militar, que tem como objetivo reconhecer os bons serviços prestados pelos Oficiais e Praças da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, em serviço ativo.

Um dos agraciados com a Medalha Militar foi o Chefe do Estado-Maior Conjunto do Comando de Operações Aeroespaciais, Major-Brigadeiro do Ar Ricardo Cesar Mangrich, que completou 40 anos de serviços prestados à FAB.

Comando de Operações Aeroespaciais

O COMAE é o comando operacional conjunto, permanentemente ativado, responsável pelo planejamento, coordenação, execução e controle das operações aeroespaciais, tanto recorrentes quanto eventuais.