NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


DEFESATV


Brigadeiro CARLA LYRIO MARTINS, a primeira mulher Brigadeiro da Força Aérea Brasileira

Atual Diretora do Hospital Central da Aeronáutica – HCA, localizado no Rio de Janeiro, foi escolhida como a primeira Oficial General da Força Aérea Brasileira.

Luiz Camões | Publicada em 07/10/2020 18:59

Além de ter sido a primeira mulher comandante de uma unidade da FAB, em reunião do Alto-Comando da Aeronáutica, na data de hoje (07 de outubro), em Brasília-DF, a então Coronel Médica Carla Lyrio Martins foi escolhida para promoção ao novo posto a partir de 25 de novembro.

No primeiro gargo de comandante de unidade, da Casa Gerontológica Brigadeiro Eduardo Gomes (CGABEG) que fica localizada na Ilha do Governador – RJ, em 16 de janeiro de 2015, o então comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Saito proferiu as seguintes palavras: “As mulheres vieram para ficar nas Forças Armadas. Essa designação da Coronel Carla é de um pioneirismo que vai entrar para a história. Espero que outras mulheres ocupem posição de destaque, não só em funções de apoio, mas também combatentes, intendentes e aviadoras. Hoje foi o primeiro passo do que vai acontecer muitas vezes”

Mais uma vez, agora no dia 07 de outubro de 2020, entra para a história como a primeira Oficial Feminina da Força Aérea Brasileira a ocupar o posto de Brigadeiro (Oficial General).

A então Coronel Médica Carla Lyrio Martins assumiu a direção do Hospital Central da Aeronáutica (HCA) no dia 22 de abril deste ano. Com a promoção, sua nova unidade mais provável, será a Diretoria de Saúde da Aeronáutica – DIRSA, localizada na Ilha do Governador – RJ.

A Defesa TV tem o orgulho de compartilhar essa notícia e desejar um belo futuro com muitas realizações para a nova Oficial General e esperamos noticiar muitos outros casos de sucesso. Parabéns!

PORTAL PODER AÉREO


Treinador modernizado T-27M Tucano da FAB está quase pronto

Objetivos são modernizar o painel de instrumentos da aeronave, adaptando-a às novas regras de tráfego aéreo e às novas demandas de formação dos pilotos da FAB e reduzir as obsolescências logísticas existentes

Força Aérea Brasileira | Publicada em 07/10/2020 17:16

Primeira aeronave T-27 Tucano da Força Aérea Brasileira (FAB) está em fase final do processo de modernização. O avião é empregado nos voos de instrução dos Cadetes da Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP). Nesta etapa, a aeronave também receberá nova pintura.

A modernização é realizada pela empresa Albatross, em parceria com a FAB, no Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA LS), em Minas Gerais, e entre os objetivos estão a modernização do painel de instrumentos da aeronave, adaptando-a às novas regras de tráfego aéreo, como os procedimentos RNAV e RNP (tradução do inglês, Navegação de Área e Performance de Navegação Requerida) e às novas demandas de formação dos pilotos da FAB e reduzir as obsolescências logísticas existentes.

Em paralelo à modernização das aeronaves, são desenvolvidos também sistemas de simulação para que esses auxílios à instrução reflitam fielmente a nova configuração, o que irá colaborar para uma formação mais moderna e eficiente.

A previsão inicial é de modernizar 42 aeronaves, até dezembro de 2022. As primeiras aeronaves de série serão entregues no primeiro semestre de 2021.

O Diretor do PAMA LS, Coronel Aviador Marcelo Reed Sardinha, destaca a relevância do processo de modernização das aeronaves. “Este é um avanço para a Força Aérea, de modo que será possível aprimorar a formação do Cadete da Aeronáutica, no que se refere ao voo por instrumentos, uma vez que o painel será modificado para atender aos modernos requisitos de navegação para voar no espaço aéreo brasileiro.

A modernização também trará uma solução para a obsolescência de alguns componentes do painel de instrumentos, itens que não possuem alternativas no mercado. Ou seja, mais flexibilidade para a cadeia de suprimentos”, explicou o Oficial, destacando que o T-27 em fase final é o primeiro de dois protótipos.

O Comandante-Geral de Apoio, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, enalteceu a importância do trabalho realizado. “Nasce uma nova era do T-27 Tucano, a aeronave utilizada na formação dos futuros Oficiais da Força Aérea Brasileira”, disse o Oficial-General.

Caça F-39E Gripen faz passagem pela AFA em Pirassununga (SP)


Da Redação | Publicada em 07/10/2020 18:52

O primeiro caça F-39E Gripen da Força Aérea Brasileira fez uma passagem hoje no Ninho das Águias, em Pirassununga (SP).

O avião não pousou, mas realizou procedimentos de voo por instrumentos na AFA – Academia da Força Aérea.

PORTAL AEROFLAP


Dia do Aviador é destaque do Notaer de outubro


André Magalhães | Publicada em 07/10/2020 13:34

O Notaer de outubro destaca o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB), comemorado em 23 de outubro. A reportagem traz depoimentos dos pilotos das Aviações de Asas Rotativas, Caça, Patrulha, Transporte, Reconhecimento e Busca e Salvamento. Esta edição contempla, também, a chegada do primeiro F-39E Gripen ao Brasil e seu voo no espaço aéreo brasileiro.

O jornal traz, ainda, detalhes sobre o Exercício Operacional Tápio, realizado na Ala 5, em Campo Grande (MS), que teve como objetivo garantir a continuidade da capacitação operacional dos militares da Instituição e a pronta-resposta para emprego em diversas missões que são executadas pela Força. Foram envolvidos mais de 20 Esquadrões e cerca de 40 aeronaves, em aproximadamente 1.200 horas de voo consumidas. 

Além disso, o Notaer apresenta uma matéria sobre a atuação dos Engenheiros da Aeronáutica, que no dia 28 de outubro, comemoram seu dia.

Com Vídeo: Veja mais um processo do Treinamento de pilotagem do Gripen F-39


André Magalhães | Publicada em 07/10/2020 10:44

A SAAB postou a terciera parte da série de vídeos sobre o Treinamento para pilotar o Gripen F-39. Nos vídeos postados pela empresa sueca o Maj. Aviador Abdon, piloto de provas da FAB relata as fases do curso de treinamento que está tendo na Suécia.

No video postando ontem (06/10), o Maj. Abdon relatou o treinamento de hipóxia. Esse treinamento é muito importante, pois assim é possível saber o que acontece com o corpo humano com a falta de oxigênio.

A medida que o Maj Abdon e outros brasileiros realizam os treinos na Suécia, aqui no Brasil as coisas também estão prosseguindo, a começar pela chegada do Gripen F-39E (FAB 4100) ao Brasil, no último dia 20.

Atualmente o caça está no Centro de Ensaios em Voo do Gripen, localizado na planta da Embraer, em Gavião Peixoto (SP). 

Em Gavião Peixoto, o Gripen E vai continuar os testes iniciados na Suécia, isso porque nesta cidade no interior paulista funciona um dos departamentos do Gripen no Brasil, que é coordenado pela SAAB e pela Embraer.

O segundo departamento relacionado ao Gripen no Brasil é a Saab Aeronáutica Montagens (SAM), que funciona em São Bernardo do Campo-SP. Nesta unidade são produzidas algumas partes do caça, como do cone de cauda, freios aerodinâmicos, caixão das asas e etc.

O caça tem previsão de ser apresentado oficialmente, em 23 de outubro, na cidade de Brasília (DF).

As primeiras unidades operacionais do Gripen F-39 estão previstos de chegar ao Brasil no final de 2021. Ao todo serão 36 caças do F-39E/F. Os caças ficarão sediados na ALA 2, em Anápolis (GO).