NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


NOTIMP 124/2020 - 03/05/2020

Publicado: 03/05/2020 - 08:34h
TV GLOBO - JORNAL NACIONAL

PORTAL UOL

PORTAL G1

PORTAL R7

JORNAL DIÁRIO DE PERNAMBUCO

AGÊNCIA BRASIL

RÁDIOAGÊNCIA NACIONAL

JORNAL BEMPARANÁ

JORNAL CORREIO DO POVO

MINISTÉRIO DA DEFESA

JORNAL A CRÍTICA (AM)

JORNAL O DIA

PORTAL IG - ÚLTIMO SEGUNDO

JORNAL TRIBUNA DO NORTE (RN)

OUTRAS MÍDIAS

TV GLOBO - JORNAL NACIONAL


Coronavírus: Amazonas recebe equipamentos de proteção para profissionais de saúde

Força Área vai levar mais de 450 mil equipamentos de proteção individual, como máscaras, luvas e aventais, e 1.080 litros de álcool em gel, além de respiradores e cilindros de oxigênio.

Jornal Nacional | Publicada em 02/05/2020 21:38

O Amazonas recebeu equipamentos para o combate à pandemia doados pela iniciativa Todos Pela Saúde. A Força Aérea Brasileira auxiliou no transporte desses materiais.

O socorro à saúde do Amazonas chegou pela Força Aérea. Quatro aeronaves vão levar no total 452 mil equipamentos de proteção individual, como máscaras, luvas e aventais, e 1.080 litros de álcool em gel, além de respiradores e cilindros de oxigênio. Três delas já pousaram em Manaus e a quarta está prevista para chegar às 22h.

Da Base Aérea, o carregamento vai seguir direto para a central de medicamentos da Secretaria Estadual da Saúde. De lá, será distribuído para hospitais e pronto-socorros do estado.

A saúde do Amazonas está à beira do colapso. Oficialmente, o estado tem 6.062 casos da Covid-19 e 501 mortes, mas admite que há subnotificação de casos. Com 89% dos leitos de UTI ocupados, os hospitais e prontos-socorros só estão atendendo casos muito graves, e também há falta de profissionais da saúde, equipamentos de proteção e remédios.

O aposentado Antonio Pires, de 73 anos, está há uma semana internado em estado grave em um pronto-socorro, na Zona Oeste de Manaus, com sintomas de Covid-19. Ele está na fila para ser transferido para uma UTI.

A filha já percorreu todos os hospitais de Manaus, mas não há vagas disponíveis. “Ele está entubado há três dias. Ele teve um princípio de infarto, porque meu pai tem síndrome do pânico e como tava muitos casos de mortes aqui, inclusive a minha tia faleceu aqui de Covid no dia que faltou respiradores, faltou pessoas para trocar oxigênio e minha tia faleceu aqui”, conta Ivone Santos de Oliveira.

A Secretaria Estadual da Saúde do Amazonas disse que o paciente Antonio Pires foi transferido no final da tarde para a UTI do Hospital Estadual 28 de Agosto.

PORTAL UOL


Covid-19: Dois aviões da FAB chegam a Manaus com materiais de saúde


Uol Brasília | Publicada em 02/05/2020 09:13

Dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) pousaram em Manaus (AM) com 453 mil equipamentos de proteção individual (EPIs), sendo 300 mil máscaras, para serem distribuídos para a rede hospitalar do estado. O pouso da primeira aeronave ocorreu pouco antes das 15h. O da segunda, às 15h10. As informações foram prestadas pela Aeronáutica ao UOL.

A capital amazonense é uma das cidades brasileiras mais castigadas pela pandemia de coronavírus.

As aeronaves - modelo Embraer KC-390 Millennium - transportam cerca de 452 mil equipamentos de proteção individual (EPI's), sendo 300 mil unidades de máscaras cirúrgicas, 17 mil unidades de máscaras N95, 130 mil unidades de luvas, 4.080 óculos e 1.300 aventais; além de 1.080 litros de álcool em gel doados pela Fundação Itaú para Educação e Cultura.

A ação é coordenada pelo Centro de Coordenação de Logística e Mobilização (CCLM), do Ministério da Defesa, em parceria com o Ministério Saúde, sendo executada pelo Comando Aeroespacial (COMAE), da Força Aérea Brasileira.

PORTAL G1


Manaus recebe mais de 450 mil EPIs em operação do Ministério da Defesa em combate à Covid-19

Materiais chegam à capital amazonense na tarde deste sábado (2) em duas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB).

G1 Am | Publicada em 02/05/2020 15:45

Cerca de 452 mil Equipamentos de Proteção Individual (EPI's), além de 1.080 litros de álcool em gel, foram enviados à Manaus neste sábado (2) durante a Operação Covid-19 designada pelo Ministério da Defesa, em ação coordenada com o Ministério da Saúde. Duas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) realizaram o transporte do material de São Paulo para a capital do Amazonas.

De acordo com a FAB, são 300 mil unidades de máscaras cirúrgicas, 17 mil unidades de máscaras N95, 130 mil unidades de luvas, 4.080 óculos e 1.300 aventais.

O Ministério da Saúde anunciou que 581 profissionais de saúde devem chegar a Manaus neste domingo (3) para reforçar o atendimento a pacientes com Covid-19 no Amazonas. O anúncio foi feito nessa quinta-feira (30), em Brasília, pela secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério, Mayra Pinheiro.

Até esta sexta-feira (1), o Amazonas registrava mais de 5,7 mil casos confirmados do novo coronavírus e mais de 470 mortes, de acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS/AM).

No Hospital Pronto Socorro João Lúcio, unidade da Zona Leste de Manaus, que recebe pacientes com o novo coronavírus, vídeos mostram o colapso no sistema de saúde do Amazonas com salas lotadas, respiradores quebrados e familiares retirando caixões do local. O Estado está com 89% de taxa de ocupação dos leitos de UTI.

Nesta sexta-feira, o governador Wilson Lima afirmou que, se o número de casos de Covid-19 no estado não diminuir, "há a possibilidade de fechar tudo", se referindo ao comércio no estado. O sistema funerário do estado também começou a entrar em colapso e caixões estão chegando de barco na capital.

PORTAL R7


FAB leva 452 mil EPIs e 1.080 litros de álcool em gel para Manaus

São 300 mil unidades de máscaras cirúrgicas, 17 mil unidades de máscaras N95, 130 mil unidades de luvas, 4.080 óculos e 1.300 aventais

A Redação | Publicada em 02/05/2020 11:24

Dois aviões KC-390 Millennium da FAB (Força Aérea Brasileira) realizam, neste sábado (02), o transporte para Manaus (AM) de cerca de 452 mil equipamentos de proteção Individual (EPI), sendo 300 mil unidades de máscaras cirúrgicas, 17 mil unidades de máscaras N95, 130 mil unidades de luvas, 4.080 óculos e 1.300 aventais, além de 1.080 litros de álcool em gel.

A missão foi designada pelo Ministério da Defesa em ação coordenada com o Ministério da Saúde e faz parte da Operação Covid-19.

A primeira aeronave KC-390 tem a previsão de chegada na base aérea de Manaus às 14h40 (horário de Brasília) e o segundo KC-390 tem previsão de pouso às 15h10 (horário de Brasília).

Ações da FAB

A Força Aérea Brasileira tem atuado ativamente em apoio aos brasileiros no enfrentamento à pandemia da covid-19. Na Operação Regresso à Pátria Amada Brasil, a FAB repatriou brasileiros e familiares que estavam na China, prestando todo o suporte durante a quarentena destes cidadãos na base aérea de Anápolis.

Em outra missão, coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais junto ao Centro de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa, duas aeronaves C-130 Hércules foram empregadas na repatriação de um grupo de 66 brasileiros que estavam no Peru. Nas últimas semanas, as aeronaves da FAB têm atuado no transporte de medicamentos e equipamentos entre diversas regiões do país.

A aeronave

O Embraer KC-390 Millennium é o maior avião militar desenvolvido e fabricado no Hemisfério Sul e tem capacidade de realizar missões de transporte aéreo logístico, reabastecimento em voo (REVO), evacuação aeromédica, busca e salvamento, ajuda humanitária e combate a incêndio, dentre outras. O KC-390 foi desenvolvido para atender os requisitos operacionais da FAB, provendo mobilidade estratégica às Forças de Defesa do Brasil.

JORNAL DIÁRIO DE PERNAMBUCO


Aviões da FAB chegam a Manaus com materiais de saúde


A Redação | Publicada em 02/05/2020 15:04

Dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) chegam hoje (2) à tarde a Manaus com grande quantidade de equipamentos de proteção individual e outros materiais de saúde para serem distribuídos para a rede hospitalar do estado. A informação foi divulgada pelo Ministério da Defesa. O pouso das aeronaves está previsto para as 14h40 e 15h10, respectivamente. A capital amazonense é uma das cidades brasileiras mais castigadas pela pandemia de coronavírus.

As aeronaves – modelo Embraer KC-390 Millennium – transportam cerca de 452 mil equipamentos de proteção individual (EPI’s), sendo 300 mil unidades de máscaras cirúrgicas, 17 mil unidades de máscaras N95, 130 mil unidades de luvas, 4.080 óculos e 1.300 aventais; além de 1.080 litros de álcool em gel doados pela Fundação Itaú para Educação e Cultura.

A ação é coordenada pelo Centro de Coordenação de Logística e Mobilização (CCLM), do Ministério da Defesa, em parceria com o Ministério Saúde, sendo executada pelo Comando Aeroespacial (COMAE), da Força Aérea Brasileira.

 

AGÊNCIA BRASIL


Covid-19: Dois aviões da FAB chegam a Manaus com materiais de saúde

A informação foi divulgada pelo Ministério da Defesa

A Redação | Publicada em 02/05/2020 14:13

Dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) chegam hoje (2) à tarde a Manaus com grande quantidade de equipamentos de proteção individual e outros materiais de saúde para serem distribuídos para a rede hospitalar do estado. A informação foi divulgada pelo Ministério da Defesa. O pouso das aeronaves está previsto para as 14h40 e 15h10, respectivamente. A capital amazonense é uma das cidades brasileiras mais castigadas pela pandemia de coronavírus.

As aeronaves – modelo Embraer KC-390 Millennium – transportam cerca de 452 mil equipamentos de proteção individual (EPI’s), sendo 300 mil unidades de máscaras cirúrgicas, 17 mil unidades de máscaras N95, 130 mil unidades de luvas, 4.080 óculos e 1.300 aventais; além de 1.080 litros de álcool em gel doados pela Fundação Itaú para Educação e Cultura.

A ação é coordenada pelo Centro de Coordenação de Logística e Mobilização (CCLM), do Ministério da Defesa, em parceria com o Ministério Saúde, sendo executada pelo Comando Aeroespacial (COMAE), da Força Aérea Brasileira.

RÁDIOAGÊNCIA NACIONAL


Amazonas recebe 452 mil equipamentos de proteção individual para profissionais de saúde


Sayonara Moreno | Publicada em 02/05/2020 14:06

Com taxa de mortalidade superior a 8% dos casos confirmados de Covid-19, e acima da média do Brasil, o estado do Amazonas recebeu, neste sábado, 452 mil equipamentos de proteção individual, para a área da saúde.

Dois voos das Força Aérea brasileira pousaram na base aérea de Manaus, capital do Amazonas, com os EPIs: a maior parte, de máscaras cirúrgicas - são 300 mil. Também 17 mil máscaras profissionais do tipo N95, 130 mil luvas, mais de 4 mil óculos hospitalares, além de aventais e mais de mil litros de álcool em gel.

A ação foi coordenada pela FAB, junto com o Ministério da Saúde, que aponta mais de 5 mil casos confirmados de Covid-19 no Amazonas. Mais de 470 pessoas já morreram no estado por complicações da doença. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, a maior necessidade do Amazonas é de médicos e, por isso, convida profissionais de saúde de todo o país, para atuarem no estado da região Norte, no combate à Covid-19.

A ideia é que esses profissionais - inscritos por meio do programa O Brasil Conta Comigo - atuem nas cidades de Tabatinga, Itacoatiara e Manacaparu. Esta última tem o maior índice de mortes por covid-19 a cada cem mil habitantes: com 29 óbitos, a taxa é de quase trinta a cada cem mil. Também são solicitados 581 profissionais da saúde na capital, Manaus, onde estão mais de 60% dos casos confirmados em todo o estado.

Está no Amazonas, também, a cidade com a maior incidência do novo coronavírus em todo o Brasil. É o município de Santo Antônio do Içá, onde a cada cem mil moradores, 546 estão infectados. O estado do Amazonas já está com mais de 90% dos leitos de UTI ocupados.

JORNAL BEMPARANÁ


Dois aviões da FAB chegam a Manaus com materiais de saúde


A Redação | Publicada em 02/05/2020 09:25

Dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) chegam hoje (2) à tarde a Manaus com grande quantidade de equipamentos de proteção individual e outros materiais de saúde para serem distribuídos para a rede hospitalar do estado. A informação foi divulgada pelo Ministério da Defesa. O pouso das aeronaves está previsto para as 14h40 e 15h10, respectivamente. A capital amazonense é uma das cidades brasileiras mais castigadas pela pandemia de coronavírus.

As aeronaves – modelo Embraer KC-390 Millennium – transportam cerca de 452 mil equipamentos de proteção individual (EPI’s), sendo 300 mil unidades de máscaras cirúrgicas, 17 mil unidades de máscaras N95, 130 mil unidades de luvas, 4.080 óculos e 1.300 aventais; além de 1.080 litros de álcool em gel doados pela Fundação Itaú para Educação e Cultura.

A ação é coordenada pelo Centro de Coordenação de Logística e Mobilização (CCLM), do Ministério da Defesa, em parceria com o Ministério Saúde, sendo executada pelo Comando Aeroespacial (COMAE), da Força Aérea Brasileira.

JORNAL CORREIO DO POVO


FAB leva 452 mil EPIs e 1.080 litros de álcool em gel para Manaus

Missão foi designada pelo Ministério da Defesa em ação coordenada com o Ministério da Saúde

A Redação | Publicada em 02/05/2020 11:25

Dois aviões KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB) realizam, neste sábado, o transporte para Manaus (AM) de cerca de 452 mil equipamentos de proteção Individual (EPI), sendo 300 mil unidades de máscaras cirúrgicas, 17 mil unidades de máscaras N95, 130 mil unidades de luvas, 4.080 óculos e 1.300 aventais, além de 1.080 litros de álcool em gel.

A missão foi designada pelo Ministério da Defesa em ação coordenada com o Ministério da Saúde e faz parte da Operação Covid-19.

A primeira aeronave KC-390 tem a previsão de chegada na base aérea de Manaus às 14h40min (horário de Brasília) e o segundo KC-390 tem previsão de pouso às 15h10min (horário de Brasília).

Ações da FAB

A Força Aérea Brasileira tem atuado ativamente em apoio aos brasileiros no enfrentamento à pandemia da Covid-19. Na Operação Regresso à Pátria Amada Brasil, a FAB repatriou brasileiros e familiares que estavam na China, prestando todo o suporte durante a quarentena destes cidadãos na base aérea de Anápolis.

Em outra missão, coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais junto ao Centro de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa, duas aeronaves C-130 Hércules foram empregadas na repatriação de um grupo de 66 brasileiros que estavam no Peru. Nas últimas semanas, as aeronaves da FAB têm atuado no transporte de medicamentos e equipamentos entre diversas regiões do país.

A aeronave

O Embraer KC-390 Millennium é o maior avião militar desenvolvido e fabricado no Hemisfério Sul e tem capacidade de realizar missões de transporte aéreo logístico, reabastecimento em voo (REVO), evacuação aeromédica, busca e salvamento, ajuda humanitária e combate a incêndio, dentre outras. O KC-390 foi desenvolvido para atender os requisitos operacionais da FAB, provendo mobilidade estratégica às Forças de Defesa do Brasil.

MINISTÉRIO DA DEFESA


Neste sábado (02/05), Aeronaves Militares chegam a Manaus com Equipamentos de Proteção Individual


Ministério Da Defesa | Publicada em 02/05/2020 12:34

Neste sábado (02), como parte das ações do Governo Federal, que, por meio do Ministério da Defesa, vem priorizando o transporte de material de saúde, duas aeronaves Embraer KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira (FAB), chegam a Manaus com grande quantidade de material de saúde. As aeronaves realizam o transporte de cerca de 452 mil Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), sendo 300 mil unidades de máscaras cirúrgicas, 17 mil unidades de máscaras N95, 130 mil unidades de luvas, 4.080 óculos e 1.300 aventais, além de 1.080 litros de álcool em gel, doados pela Fundação Itaú para Educação e Cultura.

A primeira aeronave deve pousar às 14h40 (horário Brasília), enquanto a segunda tem previsão de pouso às 15h10 (horário de Brasília), na Ala 8 (Base Aérea de Manaus).

A ação é coordenada pelo Centro de Coordenação de Logística e Mobilização (CCLM), do Ministério da Defesa, em parceria com o Ministério Saúde, sendo executada pelo Comando Aeroespacial (COMAE), da Força Aérea Brasileira.

O KC-390 Millennium encontra-se em fase de instrução na Força Aérea Brasileira e sua utilização no âmbito da Operação Covid-19 é resultado do esforço e da parceria da FAB com a Embraer.

Credenciamento
Os profissionais interessados em realizar a captação de imagem na Ala 8 – Base Aérea de Manaus devem realizar o credenciamento junto à Assessoria de Imprensa da Força Aérea Brasileira, enviando nome, número do documento de identidade, nome do veículo de comunicação e local onde desejam realizar a cobertura para o e-mail: [email protected].

FAB transporta para Manaus 452 mil EPIs doados pela Fundação Itaú


Mariana Alvarenga | Publicada em 02/05/2020 16:28

Para ajudar o estado do Amazonas (AM) no enfrentamento ao coronavírus, dois KC-390 Millenium, da Força Aérea Brasileira (FAB) transportaram hoje (02) cerca de 452 mil Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) para Manaus. 

São 300 mil unidades de máscaras cirúrgicas, 17 mil unidades de máscaras N95, 130 mil unidades de luvas, 4.080 óculos e 1.300 aventais, além de 1.080 litros de álcool em gel. Esses materiais foram doados pela Fundação Itaú para Educação e Cultura em parceria com o Ministério da Saúde. Também foram transportados para o estado 45 cilindros de oxigênio para o Hospital do Exército, que atende a população de Tabatinga.

Decolou, ainda, voo da FAB de Guarulhos (SP) para Manaus (AM), transportando 175 cilindros de oxigênio, seis respiradores hospitalares e 400kg de medicamentos. 

Além dessa missão, a Operação Covid-19 emprega esforços por todo o Brasil. Ao todo, já foram empregados mais de 29 mil militares, mil viaturas, 102 embarcações e 34 aeronaves. No Rio Grande do Sul, militares da Marinha apoiam a Secretaria de Educação do estado na distribuição de centenas de cestas básicas em escolas estaduais de Rio Grande. A solicitação incluiu, também, a entrega em quatro escolas na cidade de São José do Norte. Em Santa Maria (RS), foi realizada a vacinação de caminhoneiros contra a gripe H1N1 na BR 158, reforçando as ações sanitárias contra à Covid- 19.

Na Região Norte, em Santarém (PA), a Capitania Fluvial tem intensificado as atividades de conscientização para prevenção ao novo coronavírus. Nesse intuito, foram distribuídos panfletos informativos para tripulações de embarcações no Porto do Mercadão 2000.

Na Região Centro Oeste, em Três Lagoas (MS), militares do Comando Conjunto Oeste realizaram a descontaminação da Unidade de Pronto Atendimento do município. 

Na Região Nordeste, o Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba promoveu, de 28 a 30 de abril, campanhas de doação de sangue nos municípios de Natal (RN), João Pessoa (PB), Campina Grande (PB) e Caicó (RN). Militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica fizeram doações. Em Recife (PE), a Capitania dos Portos de Pernambuco intensificou ações de inspeção naval no Porto de Recife (PE). Além da fiscalização do tráfego aquaviário, os militares orientaram tripulantes das embarcações fiscalizadas e integrantes da comunidade marítima sobre prevenção à Covid- 19.

O Comando Conjunto Bahia realizou a descontaminação do Terminal Turístico Náutico da Bahia. O terminal integra o sistema de transporte hidroviário que atende a travessia entre Salvador (BA) Mar Grande (Vera Cruz) e Morro de São Paulo.

O Comando Conjunto Bahia apoiou o planejamento da entrega de 12.228 mil cestas básicas para famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único. Os militares auxiliaram ainda na logística, deslocamento e entrega dos alimentos. A iniciativa faz parte do Programa Salvador Por Todos, da Prefeitura Municipal de Salvador.

No Sudeste, militares do Exército escoltaram, na cidade de São Paulo, respiradores pulmonares que serão usados no combate à Covid-19. Em Belo Horizonte (MG), a Banda de Música da 4ª Região Militar prestou homenagem aos profissionais de saúde, como forma de agradecê-los pelo trabalho no combate ao coronavírus.

Operação COVID-19

O Ministério da Defesa ativou, em 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate à COVID-19. Nesse contexto, foram ativados dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando Aeroespacial (COMAE), de funcionamento permanente. A iniciativa integra o esforço do governo federal no enfrentamento à pandemia que recebeu o nome de Operação COVID-19.

As demandas recebidas pelo Ministério da Defesa, de apoio a órgãos estaduais, municipais e outros, são analisadas e direcionadas aos Comandos Conjuntos para avaliarem a possibilidade de atendimento. De acordo com a complexidade da solicitação, podem ser encaminhadas ao Gabinete de Crise, que determina a melhor forma de atendimento.

JORNAL A CRÍTICA (AM)


Amazonas recebe doação de 3,4 toneladas de EPIs e álcool em gel

Os produtos foram trazidos em dois aviões da Força Área Brasileira e totalizam mais de 387 mil volumes: máscaras cirúrgicas, máscaras N95, luvas, óculos de proteção, aventais e álcool em gel.

A Redação | Publicada em 02/05/2020 10:05

O Governo do Amazonas recebeu, na tarde deste sábado (02/05), doação de 3,4 toneladas de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e álcool em gel. Desta vez, os materiais foram doados pela iniciativa "Todos Pela Saúde", que conta com a participação do Hospital Sírio Libanês, Sociedade Israelita Albert Einstein e Fundação Itaú-Unibanco.

Os produtos foram trazidos em dois aviões da Força Área Brasileira (FAB) e totalizam mais de 387 mil volumes: máscaras cirúrgicas, máscaras N95, luvas, óculos de proteção, aventais e álcool em gel.

O material foi recebido pela equipe da Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), responsável por catalogar, armazenar e distribuir medicamentos e EPIs às unidades de saúde de Manaus e do interior, que estão atuando no combate ao novo coronavírus.

Essa não foi a primeira contribuição dada pelo "Todos Pela Saúde" ao Amazonas desde o início da pandemia. Em abril, uma equipe do Hospital Sírio Libanês esteve em Manaus, onde orientou técnicos da Secretaria de Estado de Saúde quanto à adoção de procedimentos e à elaboração de estratégias e um plano de enfrentamento da crise sanitária que o Amazonas enfrenta.

Para a secretária de Saúde, Simone Papaiz, o apoio oferecido pela inciativa privada aos governos estaduais é tão fundamental quanto o apoio que tem sido destinado pelo Governo Federal.

“Esta é uma luta em que todos devem se engajar e nós aqui no Amazonas precisamos agradecer especialmente ajudas como essa do Hospital Sírio Libanês e do projeto 'Todos Pela Saúde', que vem nos apoiando já há algum tempo”.

Mais EPIs – Na sexta-feira (01/05), a Cema também recebeu 664 pares de botas de PVC doados pela Yamaha Motor da Amazônia, empresa do polo de duas rodas instalada no Distrito Industrial. O material será destinado aos profissionais que atuam no Hospital de Combate ao Covid-19, na Nilton Lins.
 
Distribuição - A Central de Medicamentos do Amazonas tem trabalhado de domingo a domingo para garantir o abastecimento das unidades de saúde com os insumos adquiridos pelo Governo do Estado e recebido por meio de doações. A Cema também produz relatórios diários para o Governo do Estado e órgãos de controle sobre tudo o que entra e sai dos galpões, conforme explicou o coordenador da Central, Rafael Poloni.

“Recebemos, por exemplo, doação de várias entidades, tanto públicas quanto privadas. Todos esses doadores têm acesso aos relatórios. É só solicitar da Cema que nós prontamente emitimos relatório com data, local, quantitativo para onde foi, assim como assinatura do responsável pelo recebimento”.

JORNAL O DIA


Covid-19: Dois aviões da FAB chegam a Manaus com materiais de saúde O Dia


A Redação | Publicada em 02/05/2020 09:49

Dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) chegam neste sábado em Manaus com grande quantidade de equipamentos de proteção individual e outros materiais de saúde para serem distribuídos para a rede hospitalar do estado. A informação foi divulgada pelo Ministério da Defesa. O pouso das aeronaves está previsto para as 14h40 e 15h10, respectivamente. A capital amazonense é uma das cidades brasileiras mais castigadas pela pandemia de coronavírus.

As aeronaves – modelo Embraer KC-390 Millennium – transportam cerca de 452 mil equipamentos de proteção individual (EPI’s), sendo 300 mil unidades de máscaras cirúrgicas, 17 mil unidades de máscaras N95, 130 mil unidades de luvas, 4.080 óculos e 1.300 aventais; além de 1.080 litros de álcool em gel doados pela Fundação Itaú para Educação e Cultura.

A ação é coordenada pelo Centro de Coordenação de Logística e Mobilização (CCLM), do Ministério da Defesa, em parceria com o Ministério Saúde, sendo executada pelo Comando Aeroespacial (COMAE), da Força Aérea Brasileira.

PORTAL IG - ÚLTIMO SEGUNDO


Aviões da FAB levam à Manaus equipamentos contra a Covid-19

Capital amazonense receberá 451 mil equipamentos de proteção entre máscaras, aventais e luvas além de álcool gel

A Redação | Publicada em 02/05/2020 14:38

Dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) chegam neste sábado (02) à tarde a Manaus com grande quantidade de equipamentos de proteção individual e outros materiais de saúde para serem distribuídos para a rede hospitalar do estado. A informação foi divulgada pelo Ministério da Defesa.

O pouso das aeronaves está previsto para as 14h40 e 15h10, respectivamente.  Manaus é uma das cidades brasileiras mais castigadas pela pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2).

As aeronaves – modelo Embraer KC-390 Millennium – transportam cerca de 452 mil equipamentos de proteção individual (EPI’s), sendo 300 mil unidades de máscaras cirúrgicas, 17 mil unidades de máscaras N95, 130 mil unidades de luvas, 4.080 óculos e 1.300 aventais; além de 1.080 litros de álcool em gel doados pela Fundação Itaú para Educação e Cultura.

A ação é coordenada pelo Centro de Coordenação de Logística e Mobilização (CCLM), do Ministério da Defesa, em parceria com o Ministério da Saúde , sendo executada pelo Comando Aeroespacial (COMAE), da Força Aérea Brasileira.

JORNAL TRIBUNA DO NORTE (RN)


Covid-19: Dois aviões da FAB chegam a Manaus com materiais de saúde


A Redação | Publicada em 02/05/2020 10:03

Dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) chegam neste sábado em Manaus com grande quantidade de equipamentos de proteção individual e outros materiais de saúde para serem distribuídos para a rede hospitalar do estado. A informação foi divulgada pelo Ministério da Defesa. O pouso das aeronaves está previsto para as 14h40 e 15h10, respectivamente. A capital amazonense é uma das cidades brasileiras mais castigadas pela pandemia de coronavírus.

As aeronaves – modelo Embraer KC-390 Millennium – transportam cerca de 452 mil equipamentos de proteção individual (EPI’s), sendo 300 mil unidades de máscaras cirúrgicas, 17 mil unidades de máscaras N95, 130 mil unidades de luvas, 4.080 óculos e 1.300 aventais; além de 1.080 litros de álcool em gel doados pela Fundação Itaú para Educação e Cultura.

A ação é coordenada pelo Centro de Coordenação de Logística e Mobilização (CCLM), do Ministério da Defesa, em parceria com o Ministério Saúde, sendo executada pelo Comando Aeroespacial (COMAE), da Força Aérea Brasileira.

OUTRAS MÍDIAS


MIDIAMAX - Covid-19: Dois aviões da FAB chegam a Manaus com materiais de saúde

A informação foi divulgada pelo Ministério da Defesa

A Redação | Publicada em 02/05/2020 14:41

Dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) chegam hoje (2) à tarde a Manaus com grande quantidade de equipamentos de proteção individual e outros materiais de saúde para serem distribuídos para a rede hospitalar do estado.

A informação foi divulgada pelo Ministério da Defesa. O pouso das aeronaves está previsto para as 14h40 e 15h10, respectivamente. A capital amazonense é uma das cidades brasileiras mais castigadas pela pandemia de coronavírus.

As aeronaves – modelo Embraer KC-390 Millennium – transportam cerca de 452 mil equipamentos de proteção individual (EPI’s), sendo 300 mil unidades de máscaras cirúrgicas, 17 mil unidades de máscaras N95, 130 mil unidades de luvas, 4.080 óculos e 1.300 aventais; além de 1.080 litros de álcool em gel doados pela Fundação Itaú para Educação e Cultura.

A ação é coordenada pelo Centro de Coordenação de Logística e Mobilização (CCLM), do Ministério da Defesa, em parceria com o Ministério Saúde, sendo executada pelo Comando Aeroespacial (COMAE), da Força Aérea Brasileira.

O VALE - Dois aviões da FAB chegam a Manaus com materiais de saúde


A Redação | Publicada em 02/05/2020 09:16

Dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) chegam hoje (2) à tarde a Manaus com grande quantidade de equipamentos de proteção individual e outros materiais de saúde para serem distribuídos para a rede hospitalar do estado. A informação foi divulgada pelo Ministério da Defesa. O pouso das aeronaves está previsto para as 14h40 e 15h10, respectivamente. A capital amazonense é uma das cidades brasileiras mais castigadas pela pandemia de coronavírus.

As aeronaves – modelo Embraer KC-390 Millennium – transportam cerca de 452 mil equipamentos de proteção individual (EPI’s), sendo 300 mil unidades de máscaras cirúrgicas, 17 mil unidades de máscaras N95, 130 mil unidades de luvas, 4.080 óculos e 1.300 aventais; além de 1.080 litros de álcool em gel doados pela Fundação Itaú para Educação e Cultura.

A ação é coordenada pelo Centro de Coordenação de Logística e Mobilização (CCLM), do Ministério da Defesa, em parceria com o Ministério Saúde, sendo executada pelo Comando Aeroespacial (COMAE), da Força Aérea Brasileira.

TUPI FM - Dois aviões da FAB chegam a Manaus com materiais de saúde para combate à pandemia

Carga será distribuída nas redes hospitalares do estado

A Redação | Publicada em 02/05/2020 14:26

Dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) chegam neste sábado à tarde a Manaus com grande quantidade de equipamentos de proteção individual e outros materiais de saúde para serem distribuídos para a rede hospitalar do estado. A informação foi divulgada pelo Ministério da Defesa. O pouso das aeronaves está previsto para as 14h40 e 15h10, respectivamente. A capital amazonense é uma das cidades brasileiras mais castigadas pela pandemia de coronavírus.

As aeronaves – modelo Embraer KC-390 Millennium – transportam cerca de 452 mil equipamentos de proteção individual (EPI’s), sendo 300 mil unidades de máscaras cirúrgicas, 17 mil unidades de máscaras N95, 130 mil unidades de luvas, 4.080 óculos e 1.300 aventais; além de 1.080 litros de álcool em gel doados pela Fundação Itaú para Educação e Cultura.

A ação é coordenada pelo Centro de Coordenação de Logística e Mobilização (CCLM), do Ministério da Defesa, em parceria com o Ministério Saúde, sendo executada pelo Comando Aeroespacial (COMAE), da Força Aérea Brasileira.

DEFESA AEREA E NAVAL - FAB leva 452 mil EPI’s e 1.080 litros de álcool em gel para Manaus


Luiz Padilha | Publicada em 02/05/2020 12:09

Dois aviões KC-390 Millennium da FAB (Força Aérea Brasileira) realizam, neste sábado (02), o transporte para Manaus (AM) de cerca de 452 mil equipamentos de proteção Individual (EPI), sendo 300 mil unidades de máscaras cirúrgicas, 17 mil unidades de máscaras N95, 130 mil unidades de luvas, 4.080 óculos e 1.300 aventais, além de 1.080 litros de álcool em gel.

A missão foi designada pelo Ministério da Defesa em ação coordenada com o Ministério da Saúde e faz parte da Operação Covid-19.

A primeira aeronave KC-390 tem a previsão de chegada na base aérea de Manaus às 14h40 (horário de Brasília) e o segundo KC-390 tem previsão de pouso às 15h10 (horário de Brasília).

A aeronave

O Embraer KC-390 Millennium é o maior avião militar desenvolvido e fabricado no Hemisfério Sul e tem capacidade de realizar missões de transporte aéreo logístico, reabastecimento em voo (REVO), evacuação aeromédica, busca e salvamento, ajuda humanitária e combate a incêndio, dentre outras. O KC-390 foi desenvolvido para atender os requisitos operacionais da FAB, provendo mobilidade estratégica às Forças de Defesa do Brasil.

BAHIA NO AR - Forças armadas realizaram descontaminação de Hospital das Obras Sociais Irmã Dulce, em Salvador

Entre os casos confirmados do novo coronavírus no hospital, dois profissionais de saúde que trabalhavam na unidade morreram.

A Redação | Publicada em 02/05/2020

O Hospital Santo Antônio, administrado pelas Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), receberá o procedimento de descontaminação biológica nos dias 4, 5 e 6 de maio. A ação, que será realizada pelo Comando Conjunto Bahia (formado por Exército, Marinha e Aeronáutica) em parceria com profissionais do setor de Higienização das Obras Sociais, tem o objetivo de ajudar as autoridades em saúde pública a conter a proliferação do novo coronavírus (Covid-19).

Entre os dias 24 e 26 de abril, as Obras Sociais Irmã Dulce já haviam iniciado um processo de desinfecção terminal, abrangendo distintas áreas da instituição. A medida foi necessária após 64 profissionais de saúde e 30 pacientes da unidade testarem positivo para a Covid-19. Com isso, o Hospital Santo Antônio precisou transferir cerca de 200 pacientes.

No entanto, na última segunda-feira (27), os pacientes começaram a ser transferidos de volta para a unidade, que ganhou uma câmara de descontaminação de profissionais de saúde.

Óbitos

Entre os casos confirmados do novo coronavírus no Hospital Santo Antônio, dois profissionais de saúde que trabalhavam na unidade morreram: os técnicos de enfermagem Rosana do Santos Cerqueira e Antônio César Ferreira Pitta de Jesus.

DEFESA AÉREA E NAVAL - Carregamento do KC-390 Millennium para Manaus


Guilherme Wiltgen | Publicada em 02/05/2020 14:47

Dois aviões KC-390 Millennium da FAB (Força Aérea Brasileira) realizam, neste sábado (02), o transporte para Manaus (AM).

Os dois cargueiros multimissão vão transportar de cerca de 452 mil equipamentos de proteção Individual (EPI), sendo 300 mil unidades de máscaras cirúrgicas, 17 mil unidades de máscaras N95, 130 mil unidades de luvas, 4.080 óculos e 1.300 aventais, além de 1.080 litros de álcool em gel.

 

BLOG DO MÁRIO ADOLFO - FAB transporta 452 mil EPIs e 1.080 litros de álcool em gel para Manaus


Mario Adolfo | Publicada em 02/05/2020

Duas aeronaves KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB) realizam neste sábado, 02/05, o transporte para Manaus (AM) de cerca de 452 mil Equipamentos de Proteção Individual (EPI's),sendo 300 mil unidades de máscaras cirúrgicas, 17 mil unidades de máscaras N95, 130 mil unidades de luvas, 4.080 óculos e 1.300 aventais, além de 1.080 litros de álcool em gel.

A missão interministerial, designada pelo Ministério da Defesa, em ação coordenada com o Ministério da Saúde, faz parte da Operação COVID-19.

A primeira aeronave KC-390 tem a previsão de chegada na Ala 8 – Base Aérea de Manaus para 14h40 (Horário de Brasília) e o segundo KC-390 tem previsão de pouso em  Manaus para 15h10 (Horário de Brasília).

A Força Aérea Brasileira tem atuado ativamente em apoio aos brasileiros no enfrentamento à pandemia da COVID-19. Na Operação Regresso à Pátria Amada Brasil, a FAB repatriou brasileiros e familiares que estavam na China, prestando todo o suporte durante a quarentena destes cidadãos na Ala 2 – Base Aérea de Anápolis. Em outra missão, coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) junto ao Centro de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa (MD), duas aeronaves C-130 Hércules foram empregadas na repatriação de um grupo de 66 brasileiros que estavam no Peru. Nas últimas semanas, as aeronaves da FAB têm atuado no transporte de medicamentos e equipamentos entre diversas regiões do país no enfrentamento ao COVID-19.

Embraer KC-390 Millennium

Maior avião militar desenvolvido e fabricado no Hemisfério Sul, o KC-390 Millennium tem capacidade de realizar missões de Transporte Aéreo Logístico, Reabastecimento em Voo (REVO), Evacuação Aeromédica, Busca e Salvamento, ajuda humanitária e combate a incêndio, dentre outras. O KC-390 foi desenvolvido para atender os requisitos operacionais da FAB, provendo mobilidade estratégica às Forças de Defesa do Brasil.

TODA HORA - FAB transporta cerca de 452 mil EPIs e 1.080 litros de álcool em gel para o Amazonas

A Força Aérea Brasileira tem atuado ativamente em apoio aos brasileiros no enfrentamento à pandemia da COVID-19

A Redação | Publicada em 02/05/2020 10:25

Duas aeronaves KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB) realizam, neste sábado (02/05), o transporte para Manaus (AM) de cerca de 452 mil Equipamentos de Proteção Individual (EPI's),sendo 300 mil unidades de máscaras cirúrgicas, 17 mil unidades de máscaras N95, 130 mil unidades de luvas, 4.080 óculos e 1.300 aventais, além de 1.080 litros de álcool em gel. 

A missão interministerial, designada pelo Ministério da Defesa, em ação coordenada com o Ministério da Saúde, faz parte da Operação COVID-19.

A primeira aeronave KC-390 tem a previsão de chegada na Ala 8 – Base Aérea de Manaus para 14h40 (Horário de Brasília) e o segundo KC-390 tem previsão de pouso em  Manaus para 15h10 (Horário de Brasília).

A Força Aérea Brasileira tem atuado ativamente em apoio aos brasileiros no enfrentamento à pandemia da COVID-19. Na Operação Regresso à Pátria Amada Brasil, a FAB repatriou brasileiros e familiares que estavam na China, prestando todo o suporte durante a quarentena destes cidadãos na Ala 2 – Base Aérea de Anápolis. Em outra missão, coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) junto ao Centro de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa (MD), duas aeronaves C-130 Hércules foram empregadas na repatriação de um grupo de 66 brasileiros que estavam no Peru. Nas últimas semanas, as aeronaves da FAB têm atuado no transporte de medicamentos e equipamentos entre diversas regiões do país no enfrentamento ao COVID-19.

Embraer KC-390 Millennium 

Maior avião militar desenvolvido e fabricado no Hemisfério Sul, o KC-390 Millennium tem capacidade de realizar missões de Transporte Aéreo Logístico, Reabastecimento em Voo (REVO), Evacuação Aeromédica, Busca e Salvamento, ajuda humanitária e combate a incêndio, dentre outras. O KC-390 foi desenvolvido para atender os requisitos operacionais da FAB, provendo mobilidade estratégica às Forças de Defesa do Brasil.

O IMPARCIAL - Covid-19: Dois aviões da FAB chegam a Manaus com materiais de saúde

A informação foi divulgada pelo Ministério da Defesa

A Redação | Publicada em 02/05/2020 15:40

Dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) chegam hoje (2) à tarde a Manaus com grande quantidade de equipamentos de proteção individual e outros materiais de saúde para serem distribuídos para a rede hospitalar do estado. A informação foi divulgada pelo Ministério da Defesa. O pouso das aeronaves está previsto para as 14h40 e 15h10, respectivamente. A capital amazonense é uma das cidades brasileiras mais castigadas pela pandemia de coronavírus.

As aeronaves – modelo Embraer KC-390 Millennium – transportam cerca de 452 mil equipamentos de proteção individual (EPI’s), sendo 300 mil unidades de máscaras cirúrgicas, 17 mil unidades de máscaras N95, 130 mil unidades de luvas, 4.080 óculos e 1.300 aventais; além de 1.080 litros de álcool em gel doados pela Fundação Itaú para Educação e Cultura.

A ação é coordenada pelo Centro de Coordenação de Logística e Mobilização (CCLM), do Ministério da Defesa, em parceria com o Ministério Saúde, sendo executada pelo Comando Aeroespacial (COMAE), da Força Aérea Brasileira.

FDR - Vestibular ITA 2021: locais de prova, data e início das inscrições; confira AQUI


Paulo Amorim | Publicada em 02/05/2020 07:45

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), divulgou as informações do Vestibular ITA 2021. As inscrições acontecem entre 1º de agosto e 15 de setembro deste ano.

Segundo informações do Instituto, as provas da primeira fase acontecem no dia 20 de novembro. Já a segunda fase será nos dias 8 e 9 de dezembro.

Os interessados podem realizar as provas nas seguintes cidades:

Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Juiz de Fora, Londrina, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Salvador, São Luís, São Paulo, Teresina, Vitória.

Questões do Vestibular ITA 2021

A estrutura do Vestibular ITA 2021 deve seguir o mesmo modelo das últimas edições do Processo Seletivo. As provas são divididas em duas fases eliminatórias, onde a primeira consiste em 60 questões de múltipla escolha e a segunda por 30 questões dissertativa, além da prova de redação.

O número de vagas para os seis cursos de engenharia ainda será definido pela instituição. É esperado também que aconteça um aumento de 60 vagas, porém o real número precisa ser confirmado pelo ITA. Mais informações sobre o vestibular serão divulgadas em breve.

O Instituto

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é uma instituição universitária pública ligada ao Comando da Aeronáutica (COMAER).

Se encontra no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), na cidade paulista de São José dos Campos. Especializado nas áreas de ciência e tecnologia no Setor Aeroespacial. O instituto oferece os seguintes cursos de graduação:

Engenharia Aeronáutica

Engenharia Eletrônica

Engenharia Mecânica-Aeronáutica

Engenharia Civil-Aeronáutica

Engenharia de Computação

Engenharia Aeroespacial

Mais vagas

A Universidade Estácio selecionou vários cursos que fazem parte de seu portfólio EAD. O objetivo é oferecer uma possibilidade de ampliar os conhecimentos e a vida profissional.

Os cursos podem ser acessados pelo computador, celular ou tablet e foram separados em quatro áreas de interesse: administração, gestão e engenharia; educação; gastronomia; e computação.

O material didático que os alunos interessados vão utilizar foi totalmente desenvolvido pela própria Estácio e vai ficar a disposição na plataforma. Os alunos contarão ainda com vídeos, e-books e testes de conhecimento.

Para mais informações acesse o site da Estácio.

“Acho importante dividirmos informação e conhecimento com todas as pessoas, principalmente nesse momento tão delicado que estamos vivendo”, disse o vice presidente de conteúdo digital da Estácio.