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PORTAL G1


Como é um avião da Esquadrilha da Fumaça? Conheça curiosidades sobre aeronaves que se apresentam no Recife

Esquadrão completou 70 anos de história em 2022 e encerra turnê pelo Nordeste com apresentação a partir das 16h. Marco Zero é principal local de visualização do espetáculo.

Por Vítor Oliveira E Danilo César | Publicada em 01/09/2022 12:09

A Esquadrilha da Fumaça volta a apresentar o seu espetáculo aéreo no Recife, após quatro anos desde a última visita à capital, nesta quinta-feira (1º). Os aviões utilizados para a apresentação são do modelo A-29 Super Tucano com cores da bandeira brasileira adaptados para fazer os desenhos no céu.

A apresentação acontece a partir das 16h, com o melhor ponto de visualização na Praça do Marco Zero. Para o espetáculo, os pilotos passam por treinamento especial.

Esse é o segundo esquadrão mais antigo do mundo, ficando atrás apenas do fundado nos Estados Unidos. Em 2022, o Esquadrão de Demonstração Aérea (Eda) comemora os 70 anos de história com turnês pelo Brasil.

Criado originalmente na cidade de Pirassununga, em São Paulo, o esquadrão impressiona pelas manobras arriscadas desde a primeira apresentação, em 14 de maio de 1952.

Um ano após essa data, as aeronaves que integravam o Eda foram equipadas com um tanque extra de óleo, o que permite o escape de fumaça que forma os desenhos e palavras contornadas em pleno voo

Quem sente orgulho de fazer parte dessa história é o major e piloto da aeronáutica Gustavo Natalício. Ele voa com a esquadrilha há 5 anos e explica que existe um treinamento especial para fazer as manobras aéreas. São quase seis meses de preparação para fazer somente a primeira demonstração.

"Quando a gente chega na Esquadrilha da Fumaça, a gente praticamente aprende a voar de novo. No voo de cabeça para baixo, os controles ficam invertidos e a gente tem que 'trocar o chip' na cabeça para conseguir entender o que está acontecendo", contou o piloto.

O avião usado nas manobras aéreas é o mesmo utilizado pela Força Aérea Brasileira (FAB) para proteger as fronteiras do país, mas com algumas adaptações, explicou o capitão e piloto da esquadrilha Vinícius Moreno.

"Na fronteira, onde o avião é utilizado de forma operacional, ele é usado em uma cor de baixa visibilidade, camuflado, e aí sim ele tem as metralhadoras nas asas. A única diferença é mais a pintura e como a gente usa a aeronave", disse o capitão.

Segundo Moreno, outra diferença entre os modelos de aeronave A-29 é que alguns caças têm capacidade para dois pilotos, sendo estes utilizados entre instrutores de voo e seus alunos.

Os aviões da esquadrilha possuem apenas um lugar para o piloto e outro para um tanque de combustível extra. "É um tanque a mais para a gente poder voar mais tempo. O reservatório de óleo fica nas duas asas da aeronave", explicou Moreno.

O capitão também demonstrou a forma correta de se adentrar no cockpit da aeronave, apoiando um pé em cima de uma espécie de degrau, localizado na lateral esquerda do avião, posicionado em seguida o outro pé livre em cima da asa.

"A pilotagem do avião é feita através do manche. Nele, a gente também consegue comandar a fumaça. Ligo e desligo nos momentos que a gente precisa. O nosso motor fica do lado, na mão esquerda. É como se fosse um acelerador", mostrou o piloto.

O capitão também disse que conta com um dispositivo responsável pela visualização de informações essenciais durante os voos, o chamado head up display ou ecrã de alertas.

"No head up display, a gente tem todas as informações do voo que a gente precisa; velocidade, altitude, alguma informação que o avião precise passar para gente. Tudo a gente tem ali para que não precise ficar olhando para dentro da aeronave", informou Moreno.

Com 17 anos de Força Aérea, umas das satisfações do capitão é poder mostrar o funcionamento das aeronaves que compõem a Esquadrilha da Fumaça, e fazer com que mais pessoas se interessem pela aviação.

"O avião é bastante curioso. Então, o pessoal tem pouco acesso a isso. Quando a gente tem a oportunidade, a gente gosta de levar essa informação para o povo de casa", declarou Moreno.

Trânsito

O principal ponto de visualização do espetáculo aéreo desta quinta-feira (1º) no Recife é a Praça do Marco Zero, na área central da capital.

Para garantir a segurança de quem quiser ir ao local, um esquema com bloqueio de pontes e desvios no trânsito foi montado.

Segundo a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), as mudanças na circulação dos veículos começam a partir das 14h e devem seguir até as 17h30.

A Ponte Giratória e a Avenida Alfredo Lisboa ficam bloqueadas em direção ao Marco Zero. Os condutores que estiverem no Cais Santa Rita serão desviados para Avenida Martins de Barros.

Também haverá bloqueio na Rua Vigário Tenório, no trecho entre a Rua Dona Maria César e a Avenida Alfredo Lisboa.

Última apresentação

Em 2018, o Esquadrão de Demonstração Aérea se apresentou no Recife durante o feriado de Nossa Senhora do Carmo (veja vídeo acima). A apresentação começou por volta das 14h e levou várias pessoas até a Praça do Marco Zero no centro do Recife (veja vídeo acima).

Na ocasião, foi a primeira vez que os caças de cor azul e amarelo da linha Super Tucano, cruzaram o céu recifense com manobras arriscadas e mirabolantes. O show durou cerca de 40 minutos e contou com apresentações musicais da Aeronáutica.

PORTAL AEROIN


Esquadrilha já se apresentou em 4 estados brasileiros durante circuito e encantou milhares


Por Juliano Gianotto | Publicada em 01/09/2022

O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira, continua o Circuito Bicentenário da Independência pelas regiões Norte e Nordeste, já tendo realizado 5 demonstrações em 4 estados.

Encantando milhares de expectadores, a conhecida Esquadrilha da Fumaça iniciou o roteiro em Salvador (BA), primeira capital a receber os aviões A-29 Super Tucano que levam a bandeira do Brasil na cauda.

No dia seguinte, foi a vez da capital Teresina (PI), em seguida Fortaleza (CE) e Natal (RN), aproveitando também a ocasião do aniversário de 80 anos da Base Aérea de Natal, que teve seus portões abertos e recebeu milhares de pessoas em um dia de muita atividade aeronáutica e apresentação da Esquadrilha da Fumaça.

Em uma das apresentações, na capital piauiense, Fernanda Martins C. Demes, 43, assistiu com a filha Milla C. Demes, de 11 anos, e a emoção tomou conta das duas teresinenses. “Depois de 12 anos a Esquadrilha da Fumaça voltou para tornar os céus de Teresina mais cheios de vida. Ter a Esquadrilha aqui foi um momento único de emoção, e que nos enche de orgulho”, concluiu.

De acordo com o Brigadeiro do Ar Éric Cézzane Cólen Guedes, Comandante da Base Aérea de Natal, “foi um evento em comemoração ao bicentenário da independência do nosso País, mas também aos 80 anos da Base Aérea e, ter a Esquadrilha da Fumaça aqui, certamente contribuiu para abrilhantar ainda mais esse importante evento com milhares de pessoas assistindo, cujo principal objetivo é integrar a sociedade, a nossa comunidade potiguar, às atividades da Base Aérea“.

Além das demonstrações aéreas, a equipe da Esquadrilha da Fumaça também realizou palestras em escolas cívico-militares, na cidade de Natal. São escolas da rede pública, mas que recebem apoio de militares da reserva com o objetivo de transmitir valores como patriotismo, disciplina, espírito de corpo e respeito à hierarquia.

Para o Major Especialista Adjailson de Sousa Araújo, militar da reserva da Força Aérea Brasileira, que presta serviço à Escola Municipal Cívico-Militar Professora Maria Alexandrina Sampaio, “a vinda de militares da Esquadrilha da Fumaça certamente foi muito importante para os alunos e tenho a plena certeza de que muitos foram impactados e motivados para se dedicarem aos estudos“.

O Capitão Aviador Leonardo Augusto Reis Leite, piloto de posição número #7 da Esquadrilha da Fumaça, ministrou palestra na Escola Municipal Professor Veríssimo de Melo para cerca de noventa alunos do oitavo e nono ano letivos. “Contar um pouco sobre a história da Esquadrilha da Fumaça e passar um pouco dos valores que aprendemos nas Forças Armadas aos jovens que tem potencial e idade para o ingresso é sempre um privilégio“, avalia o oficial.

Treinamentos com simulador

Como parte do programa de manutenção operacional dos pilotos, os treinamentos em simuladores de voo preveem treinar o que não é possível ser feito em voo, principalmente a parte de emergência.

“Problemas técnicos, panes no avião, entre outros demais fatores que podem ocorrer após a decolagem. Para os pilotos da Fumaça, este treinamento é anual, e pode ser realizado em Natal (RN), Campo Grande (MS), Porto Velho (RO) ou Boa Vista (RR). Como estamos em Natal, fizemos o aproveitamento da agenda para realizar as atividades de simulador“, comenta o Capitão Aviador Rafael Magri Grothe, um dos pilotos da Fumaça.

Houve, ainda, a participação do Tenente-Coronel Aviador Daniel Garcia Pereira, Comandante da Esquadrilha da Fumaça, no Esquadrão de Demonstração Aérea Virtual (EDAV), grupo de aviadores que utilizam simuladores de voo para computadores, objetivando recriar com precisão as operações do EDA da Força Aérea Brasileira.

O grupo representa o Brasil no Virtual Festival Aerobatic Teams (VFAT), maior evento de show aéreo virtual do mundo. “De fato existe um ganho operacional nesta atividade, para a Esquadrilha da Fumaça, para os cadetes e mais ainda para incentivar os jovens às atividades aeronáuticas“, declara o Comandante.

De acordo com Dino Lincoln, líder do esquadrão virtual, “a Fumaça colabora sobremaneira para o entrosamento da aviação civil e militar, este encontro é uma prova disso. Este evento com o EDA foi marcante para o nosso grupo. Foi possível trocar conhecimentos, estreitar laços e ainda disponibilizar para a Força Aérea Brasileira tecnologias e conteúdos técnicos desenvolvidos pelo EDAV ao longo de décadas. Foi um encontro pela pessoa do Tenente-Coronel Garcia, que reflete em sua tropa o excepcional trato com o público. Divulgando, assim, o melhor da nossa Força Aérea Brasileira“, pontuou.

Próximas demonstrações do Circuito Bicentenário da Independência

Recife (PE) – 01/09
Praça do Marco Zero às 16h

Palmas (TO) – 03/09
Centro de Convenções Parque do Povo às 16h30

Brasília (DF) – 07/09
Esplanada dos Ministérios às 09h00
*Apenas sobrevoo no início do desfile militar do Bicentenário da Independência

Rio de Janeiro – 07/09
Praia de Copacabana às 15h30

Aparecida de Goiânia (GO) – 09/09
Cidade Administrativa Maguito Vilela às 16h

Mais demonstrações

Apesar de o Distrito Federal receber apenas o sobrevoo das aeronaves no início do desfile do dia 7 de setembro, e não a demostração completa ao final do evento, como ocorre todos os anos, no dia 18 de setembro o Esquadrão já tem previsão de retorno com apresentação completa, conforme já divulgada na agenda oficial.

Além disso, a cidade do Rio de Janeiro também receberá novamente a Esquadrilha da Fumaça, desta vez com duas demonstrações, que serão realizadas nos dias 24 e 25 de setembro, por ocasião dos Portões Abertos do Museu Aeroespacial – MUSAL, no Campo dos Afonsos. Informações oficiais serão divulgadas em breve pela equipe.