NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROFLAP


Exercício Tínia: FAB inicia treinamento de combate no Rio Grande do Sul


Gabriel Centeno | Publicada em 31/10/2023

O céu do Rio Grande do Sul vai estar lotado de aeronaves nos próximos dias, em meio à uma guerra aérea simulada. Começou mais uma edição do Exercício Conjunto (EXCON) Tínia, um treinamento de combate conduzido pela Força Aérea Brasileira (FAB) e com participação do Exército Brasileiro e Marinha do Brasil. Realizado entre os dias 30/10 e 17/11 nas bases aéreas de Canoas e Santa Maria, no Rio Grande do Sul, o treinamento de combate reúne mais de 1200 militares 

Cumprida anualmente desde 2019, a Tínia é uma das maiores operações militares da FAB, reunindo unidades aéreas do país inteiro, bem como organizações das outras forças armadas. A edição desse ano contará com 30 aeronaves de caça, ataque, transporte, reconhecimento e asas rotativas, bem como os Primeiro, Segundo e Terceiro Grupos de Defesa Antiaérea (1º, 2º e 3º GDAAE)

Durante a operação, os militares são adestrados no conceito de missões aéreas compostas (COMAO), atuando em um cenário tático, fictício, dinâmico e complexo, onde uma série de meios aéreos e terrestres estão atuando ao mesmo tempo. Simulando uma guerra convencional contra um país fictício, os participantes devem manter a soberania do espaço aéreo, bem como realizar ataques ao território inimigo. 

“Esse exercício é muito importante porquê coloca em prática tudo aquilo que trabalhamos ao longo do ano. Não só a parte aérea, logicamente, mas toda a infraestrutura e apoio, especialmente com a recobrada de muita capacidade da Base Aérea de Canoas”, explica o Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero, Comandante do Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR). 

Durante os quase 20 dias de treinamento, os militares farão uma série de atividades sobre o território gaúcho. Estas incluem missões de Assalto Aeroterrestre, Ataque, Controle e Alarme em Voo, Defesa Antiaérea, Defesa Cibernética, Posto de Comunicação Aeroespacial, Reabastecimento em Voo, Reconhecimento Aeroespacial, Ressuprimento Aéreo, Segurança das Instalações, Supressão de Defesa Antiaérea Inimiga, Transporte Aéreo Logístico e Varredura.

Serão empregadas a seguintes aeronaves: 

  • Caças F-5M Tiger II, AMX A-1M e A-29 Super Tucano; 
  • Aviões de transporte e apoio logístico C-95M Bandeirante, C-99, C-105 Amazonas, KC-130 Hércules e KC-390 Millennium; 

Helicópteros H-60L Black Hawk e H-36 Caracal;

  • Aeronaves remotamente pilotadas (drones) RQ-900; 
  • Aeronave de controle aéreo avançado Embraer E-99.
  • Também neste ano ocorre a primeira participação do Esquadrão VF-1 Falcão da Marinha do Brasil. Com sede no Rio de Janeiro, a unidade opera os únicos aviões da MB, os jatos AF-1 (A-4) Skyhawk. 
JORNAL DIÁRIO DE SANTA MARIA (RS)


Com 1,2 mil militares, exercício simula cenário de guerra na Base Aérea de Santa Maria


Por Redação Do Diário | Publicada em 31/10/2023 08:26

Entre essa segunda-feira (30) e no dia 17 de novembro, ocorre o Exércicio Conjunto (Excon) Escudo-Tínia, realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB), na Base Aérea de Canoas (Baco) e na Base Aérea de Santa Maria (Basm).

A participação da Basm ocorre a partir da próxima terça-feira (7), quando 23 integrantes farão a identificação das aeronaves da FAB, durante o exercício de simulação de guerra convencional. O Comando da 3ª Divisão de Exército também estará envolvido na ação. 

?Entre o efetivo da BASM estão quatro oficiais, sete sargentos e doze cabos e soldados. A atividade tem como objetivo adestrar Unidades Aéreas no cumprimento de ações de Força Aérea em um cenário tático, fictício, dinâmico e complexo, com o objetivo de defender a soberania do espaço aéreo e atacar o território inimigo, em uma simulação de guerra convencional.

Contingente

Neste ano, o Excon Escudo-Tínia envolve cerca de 1.200 militares da Força Aérea, Marinha do Brasil e Exército Brasileiro. Durante o treinamento, serão empregadas em torno de 30 aeronaves da FAB, incluindo os caças F-5M, A-29 Super Tucano e A1-M; o KC-390 Millennium e o C-105 Amazonas; o helicóptero H-60 Black Hawk e os vetores E-99 e RQ-900.

As missões abrangem Alerta em Voo, Assalto Aeroterrestre, Ataque, Controle e Alarme em Voo, Defesa Antiaérea, Defesa Cibernética, Escolta, Polícia da Aeronáutica, Posto de Comunicação Aeroespacial, Reabastecimento em Voo, Reconhecimento Aeroespacial, Ressuprimento Aéreo, Segurança das Instalações, Supressão de Defesa Antiaérea Inimiga, Transporte Aéreo Logístico e Varredura.

*Com informações da FAB.