NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

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MUSAL AIRSHOW: Mais de 60 mil pessoas acompanham a Esquadrilha da Fumaça no RJ

Fumaça celebra também os 13 anos do recorde mundial de número de aeronaves voando, simultaneamente, em formação e no dorso

Publicada em 31/10/2019 11:20

Com dois dias de evento e cerca de 60.000 pessoas, a Esquadrilha da Fumaça participou, nesse sábado e domingo (26 e 27), da 3ª edição do MUSAL AIRSHOW, no Rio de Janeiro (RJ). O local do evento, o Museu Aeroespacial (MUSAL), é o berço da aviação militar no país e é, também, onde o Esquadrão teve a sua origem, há 67 anos.

O MUSAL AIRSHOW contou com diversas atrações, entre elas, a Esquadrilha CEU, a aeronave de caça AF-1 da Marinha do Brasil que realizou passagens baixas, os saltos dos paraquedistas da Equipe Cometas do Exército e da Equipe Falcões da Força Aérea Brasileira (FAB).

"Foi a primeira vez que assisti a uma demonstração da Esquadrilha da Fumaça. Achei simplesmente incrível! Foi pura emoção!", conta a estudante de Administração e moradora do Rio de Janeiro, Débora Morato.

Após pouco mais de quatro anos no Esquadrão e ser a primeira mulher mecânica da equipe, a Sargento Rogéria Marin Pimentel, Anjo da Guarda especialista em Equipamentos de Voo, realizou a sua última missão pela Esquadrilha da Fumaça neste fim de semana. "É um momento com um misto de tristeza e de alegria para mim. Tristeza porque deixo este Esquadrão que eu amo e que me deu muitas oportunidades para cumprir o meu trabalho. Felicidade, porque encerro a minha missão e um ciclo da minha carreira para começar outro", disse ela, que segue agora para a Ala 10, em Natal (RN).

A próxima apresentação da Fumaça está prevista para o dia 25 de novembro, em Campinas (SP).

Recorde

Há 13 anos, em 29 de outubro de 2006, a Esquadrilha da Fumaça quebrou, pela terceira vez, o recorde mundial de número de aeronaves voando, simultaneamente, em formação e no dorso (de cabeça para baixo). O feito com 12 aeronaves foi assistido por cerca de 60.000 pessoas na Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP), e homologado pelo Guinness World Record.

Os dois recordes anteriores também pertencem à Esquadrilha da Fumaça, sendo que o primeiro feito ocorreu com 10 aeronaves em 1996, e o segundo em 2002, com 11 aeronaves, durante as comemorações de 50 anos do Esquadrão. A data escolhida para o terceiro recorde não foi por acaso: naquela mesma semana, a FAB comemorava o centenário do primeiro voo com o 14-Bis realizado pelo brasileiro Alberto Santos-Dumont, em 1906, em Paris.

Apesar do aumento de apenas uma aeronave na formação, a manobra exigiu muito mais da equipe, pois foi formada mais uma linha de aeronaves T-27 Tucano. "A técnica foi a mesma empregada no recorde anterior, mas os parâmetros foram diferentes para que os aviões da última linha tivessem energia e manobrabilidade suficientes para manterem a velocidade e a posição”, explicou o Coronel Aviador Marcelo Gobett Cardoso, que voou na posição 7.

Cavex faz treinamento de defesa com caças da FAB em Taubaté, SP

O exercício começou na segunda-feira (28) e vai até a próxima sexta-feira (1º). Dois caças modelo F5-E da Força Aérea Brasileira (FAB) participam do exercício.

Publicada em 31/10/2019 12:00

O Comando de Aviação do Exército (Cavex) faz nesta semana um treinamento de defesa aérea com dois caças modelo F5-E da Força Aérea Brasileira (FAB) em Taubaté (SP). A ação começou na última segunda-feira (28) e vai até sexta-feira (1°). O treinamento, chamado de 'Operação Escudo Aéreo', simula um exercício de defesa das tropas necessário em caso de ataques ao aeródromo da cidade.

Na atividade, os caças saem do Rio de Janeiro, sobrevoam o local e simulam o ataque, enquanto as tropas de Taubaté e do 2º grupo de artilharia antiaérea, de Guarujá (SP), treinam a defesa.

O exercício tem chamado atenção dos moradores devido à proximidade da aeronave e ao barulho. O treinamento é coordenado pelo Ministério da Defesa e acontece todos os anos, em diversas regiões do Brasil.

Fonte: Notimp FAB

OUTRAS MÍDIAS


AEROFLAP - FAB atua para localizar manchas de óleo no Nordeste


Publicada em 31/10/2019 11:52

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou nesta última terça-feira (30/10), mais um transporte de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para os voluntários que atuam na limpeza dos resíduos de óleo no litoral Nordestino.

Uma aeronave C-130 Hércules decolou do Rio de Janeiro (RJ) com destino a Recife (PE) transportando, cerca de oito toneladas de material, além de 20 mergulhadores da Marinha do Brasil. As ações da FAB fazem parte da chamada Operação Amazônia Azul.

O primeiro transporte de EPIs, que foram cedidos pela Marinha do Brasil e pela Petrobrás, foi realizado no dia 23 de outubro, também do Rio de Janeiro para Recife, com 3.400kg de material embarcado no Galeão e mais 4.700 kg embarcados em Guarulhos (SP).

A atuação da FAB, entretanto, teve início no dia 6 desse mês, quando militares do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), integraram o Comando de Operações Navais (CON) no Rio de Janeiro. O primeiro voo para observação do litoral e alto mar foi realizado no último dia 13, quando um P-95 Bandeirulha atuou a partir de Salvador (BA).

Desde então, foram empregados 4 tipos de aeronaves (confira o infográfico) em missões de Patrulha Marítima e Transporte Aéreo Logístico, totalizando, aproximadamente, 160 horas de voo. As missões de Patrulha Marítima têm o objetivo de localizar as manchas de óleo.

Monitoramento satelital

Além dos meios aéreos disponibilizados para a Operação Amazônia Azul, a FAB atua com a análise de imagens de satélites contratados.

“É importante ressaltar que a FAB tem, hoje, autonomia para realizar o imageamento satelital e também os meios aéreos para serem enviados ao local, no caso da verificação de alguma ocorrência por meio dos satélites. A prioridade atual da nossa constelação satelital é a localização do óleo em águas brasileiras”, explica o Chefe do Estado-Maior Conjunto do COMAE, Major-Brigadeiro do Ar Ricardo Cesar Mangrich.

AEROFLAP - Embraer registra aumento de entregas de aeronaves no 3º trimestre


Publicada em 31/10/2019 11:15

A Embraer entregou um total de 44 aviões no terceiro trimestre de 2019 (3T19), dos quais 17 foram jatos comerciais e 27 jatos executivos (sendo 15 leves e 12 grandes). A carteira de pedidos firmes a entregar em 30 de setembro totalizava US$ 16,2 bilhões.

No começo do terceiro trimestre, a Embraer assinou um contrato com a SkyWest para um pedido firme de sete jatos E175 configurados para 70 assentos. A SkyWest irá operar os aviões para a Delta.

O pedido tem um valor de US$ 340 milhões, com base nos atuais preços de lista da Embraer, e já havia sido incluído na carteira de pedidos (backlog) da Companhia do 2T19 como “cliente não divulgado”. As entregas estão previstas para começar no quarto trimestre deste ano.

No 3T19, a Embraer também entregou o primeiro jato E195-E2, maior das três aeronaves da família E-Jets E2 de jatos comerciais, para a AerCap, maior  companhia de arrendamento de aeronaves do mundo, e para a Azul Linhas Aéreas Brasileiras. A Azul é a operadora de lançamento global do E195-E2. A companhia aérea encomendou 51 aviões do mesmo modelo e receberá outras cinco unidades ainda em 2019.

No segmento de Aviação Executiva, a Embraer anunciou acordo de compra com a empresa norte-americana Flexjet, uma das líderes globais no mercado de transporte via jatos particulares. O negócio inclui uma frota de jatos Praetor 500, Praetor 600 e Phenom 300.

O anúncio ocorreu durante a NBAA-BACE (National Business Aviation Association’s Business Aviation Conference and Exhibition), em Las Vegas, no estado de Nevada, nos EUA. Com valor de US$1,4 bilhão, conforme atuais preços de lista, o acordo foi incluído na carteira de pedidos (backlog) da Embraer do segundo trimestre de 2019.

Já o novo Praetor 500, da categoria de jatos executivos médios, recebeu a Certificação de Tipo de três autoridades reguladoras: a ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil; a FAA – Federal Aviation Administration, e a EASA – European Union Aviation Safety Agency. A Embraer já recebeu pedidos para o Praetor 500, inclusive no Brasil. A Embraer entregou um Praetor 600 ao primeiro cliente brasileiro.

No segmento de Defesa & Segurança, o Governo de Portugal anunciou um pedido firme para cinco aviões de transporte aéreo multimissão KC-390, representando a entrada da aeronave no mercado internacional. O contrato, assinado nas instalações da Embraer em Évora, Portugal, também inclui suporte e serviços e um simulador de voo. A aquisição faz parte do processo de modernização das capacidades da Força Aérea Portuguesa para apoiar as operações das Forças Armadas de Portugal e aumentar a prontidão em missões de interesse público.

As entregas estão programadas para começar em 2023. Este contrato será incluído na carteira de pedidos da Embraer do quarto trimestre de 2019.

A Embraer também entregou o primeiro KC-390 à Força Aérea Brasileira (FAB), na Base Aérea de Anápolis (GO), dando início aos preparativos para a entrada da aeronave em serviço na FAB, onde será operada pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT).
Treinamentos teóricos e práticos vem sendo conduzidos pela Embraer, junto às equipes da FAB, para o início das operações da aeronave.

Durante o 3T19, a Embraer Serviços & Suporte, por meio do portfólio de soluções TechCare, assinou um contrato de longo-prazo do Programa Pool de suporte e manutenção de componentes com a Hunnu Air, da Mongólia, para sua frota de jatos E190 recém-adquiridos por leasing.

No período, a Horizon Air, subsidiária do Alaska Air Group, escolheu o centro de Serviços de Manutenção de Aeronaves da Embraer (EAMS, na sigla em inglês) em Nashville, nos Estados Unidos, como fornecedor exclusivo de manutenção pesada para a frota de 30 jatos E175 da companhia. O contrato, com duração de vários anos, inclui manutenção de fuselagem, modificações e serviços de reparo.