NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


KC-30 da FAB transporta 15 toneladas de mantimentos para o Comando Logístico do EB


Juliano Gianotto | Publicada em 29/04/2024

O Comando Logístico, com apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), executou a missão de ressuprimento de 15 toneladas de gêneros alimentícios do hub logístico do Rio de Janeiro para o Comando Militar da Amazônia (CMA), garantindo a prontidão Logística e Operacional na Amazônia Ocidental.

A missão teve a participação de comboio da Base de Apoio Logístico/COLOG, composto com meios do Estabelecimento Central de Transporte e do 1º Depósito de Suprimento, que transportaram, até a Base Aérea do Galeão, as 15 toneladas de suprimentos para atendimento das necessidades daquele Comando Militar de Área.

O material foi embarcado em uma aeronave KC30 (matrícula FAB2901), do 2º/2º Grupo de Transporte – Esquadrão Corsário, da FAB, com destino à guarnição de Manaus, onde foi recebido pelo 12º Batalhão de Suprimento.

Nesse apoio ao CMA, o hub logístico do Rio de Janeiro destacou-se como área de concentração de interesse, com seu estoque regulador dos itens de suprimento, no sentido de atendimento da demanda da região Amazônica, no momento de redução dos níveis de armazenagem daquele Grande Comando, e, somados a eficiência do apoio da FAB no transporte dos Suprimentos Classe I, contribuiu para a geração da capacidade de prover o suporte logístico de mais alto nível ao CMA.

Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo atinge marco de mil inspeções de voo


Agência Força Aérea | Publicada em 29/04/2024

A Assessoria de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo (ASOCEA) alcançou um feito histórico ao realizar sua milésima inspeção. Este feito não apenas destaca o compromisso contínuo com a segurança operacional, mas também ressalta a dedicação incansável em assegurar a aviação civil contra atos de interferência ilícita no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

De acordo com o Chefe da ASOCEA, Coronel Aviador Grei Santana Gonçalves, essa conquista vai além das fronteiras nacionais. “O Brasil é um dos poucos países que mantêm a classificação de Grupo 1 no Conselho da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), um grupo composto por 11 dos 193 países membros da organização. Esta posição é o resultado direto dos esforços incansáveis da ASOCEA e de outras entidades envolvidas na segurança aérea do País. E isso garante a segurança do espaço aéreo e, consequentemente, de todos os brasileiros”, relatou.

Para o Comandante do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta I), Coronel Aviador Leonardo Machado Guimarães, ao atingir a milésima inspeção, a ASOCEA não apenas celebra um marco numérico, mas também reafirma seu compromisso inabalável com a segurança da aviação civil. “Essa conquista é especialmente significativa, considerando o contexto global no qual a segurança aérea é uma prioridade incontestável”, destacou.

Em um contexto em que a aviação civil está em constante evolução, a milésima inspeção da ASOCEA inspira o progresso e evidencia a importância contínua de investir em medidas proativas de segurança. Este feito não apenas honra o passado e o presente da ASOCEA, como também estabelece um precedente para o futuro, prometendo um ambiente aéreo mais seguro e resiliente para gerações futuras.

ASOCEA

É uma organização militar ligada diretamente ao Comandante da Aeronáutica, que tem como missão contribuir para a garantia da segurança do serviço de navegação aérea, por meio da coordenação e do controle das atividades de inspeção relativas à segurança operacional e a segurança da aviação civil. Desde sua criação, tem sido essencial para garantir que as operações aéreas transcorram de forma segura e sem contratempos.

De acordo com o chefe da milésima inspeção da ASOCEA, Coronel Aviador Ivan Pedro Leal Silva, a atividade desempenhada pela Organização Militar (OM) é fundamental para a sociedade brasileira em questões relacionadas à segurança operacional.

“As atividades desempenhadas pela ASOCEA, diuturnamente, refletem em nossos indicadores, que mostram que, há mais de 10 anos, não se têm intercorrências e acidentes relacionados à segurança em voo. Manter nossa boa classificação requer vigilância constante, avaliações rigorosas e, acima de tudo, uma cultura organizacional que valorize a segurança em primeiro lugar”, considera.

PORTAL PODER AÉREO


Última semana do caça F-39 Gripen no Aeroporto de Brasília

Réplica da aeronave de caça da FAB está em exposição no saguão do Aeroporto da capital federal

Da Redação | Publicada em 29/04/2024 12:22

Até o dia 2 de maio, a réplica em tamanho real do caça F-39 Gripen está exposta para visitação no Aeroporto Internacional de Brasília (DF). Na mostra, que também celebra o Dia da Aviação de Caça, comemorado em 22 de abril, os visitantes poderão tirar fotos, conversar com militares da Força Aérea Brasileira (FAB) e ficar por dentro de todos os detalhes desta aeronave.

Mais de 30 mil pessoas passam pelo local diariamente e podem conhecer o novo vetor de perto, inclusive entrando no cockpit (cabine de pilotagem) de um dos caças mais ágeis em combate na atualidade.

“Receber a réplica em tamanho real do F-39 Gripen no Aeroporto de Brasília era uma vontade antiga, que só foi possível graças à nossa parceria com a FAB. Ter a exposição da aeronave de caça faz parte do nosso trabalho de instigar cada vez mais a curiosidade e o interesse da população pela aviação. A possibilidade de entrar no Gripen torna a experiência ainda mais especial”, diz Rogério Coimbra, Diretor Comercial e de Assuntos Corporativos da Inframerica.

A nutricionista Simone Alves, que visitou a exposição nessa quarta-feira (24), parabenizou a FAB pela iniciativa. “Está sendo muito interessante. Na verdade, eu vi uma reportagem ontem que o avião estaria aqui. Eu falei ‘legal, a gente vai tirar uma foto lá para mandar para o nosso filho, que também é piloto’. É muito curioso saber da aquisição do avião. Ele é muito bonito, muito moderno, uma experiência incrível que a FAB está nos proporcionando”, ressaltou.

SERVIÇO

Onde: Aeroporto Internacional de Brasília (DF)
Quando: até 02/05
Horário: das 08h às 20h

FONTE: Força Aérea Brasileira

DEFESA EM FOCO


FAB apresenta projetos aeroespaciais ao Presidente da República

As atividades aconteceram na sede do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP)

Agência Força Aérea | Publicada em 29/04/2024

Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar, Marcelo Kanitz Damasceno, e os Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica, receberam o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nesta sexta-feira (24), no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP), para a inauguração do novo bloco de alojamento estudantil dedicado aos alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) com capacidade para 80 estudantes, o qual faz parte do projeto de expansão do Instituto. 

Em seguida, houve uma visita ao Laboratório de Preparação e Integração (LPIN), do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), onde o Comandante da Aeronáutica realizou uma apresentação do projeto do motor turbojato

Em suas palavras, o Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno agradeceu os investimentos do governo na indústria aeronáutica e ressaltou os projetos da Força Aérea Brasileira em desenvolvimento desde o ITA Fortaleza, o novo Parque Tecnológico Aeroespacial, na Base Aérea de Salvador ao novo Museu Aeroespacial em São Paulo.

“O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial e seus laboriosos institutos constituem um grande complexo dedicado à pesquisa e desenvolvimento do poder aeroespacial brasileiro, ao liderar as atividades ligadas à inovação em nossa Força Aérea, evidenciando ao mundo, assim, o valoroso DNA do povo brasileiro. Ratificando o seu compromisso com o progresso do país, a FAB continua a exercer um papel fundamental no desenvolvimento de soluções inteligentes, sempre voltadas à sinergia entre o emprego operacional e o bem comum”, afirmou o Comandante da Aeronáutica. 

Na mesma ocasião, a comitiva presidencial teve a oportunidade de conhecer o projeto do Veículo Lançador de Microssatélites. (VLM), desenvolvido pelo IAE para o lançamento de microssatélites em órbitas baixas, que visa garantir a presença do Brasil no espaço, inserindo entre as potências que dominam essa tecnologia.

O Presidente da República destacou, em seu discurso, a importância de investimentos na indústria de defesa para ter projetos, decisões científicas e tecnológicas para ajudar outros ramos da indústria brasileira.

“Nós precisamos acreditar que o Brasil não tem limite. Além de proteger o povo, além de proteger a fronteira aérea e marítima, além de proteger nosso espaço aéreo, nós temos que conquistar espaço no mundo da indústria da defesa. E esse é o papel de um país que tem o ITA. Esse é o papel de um país que foi capaz de criar uma Embraer. Esse é o papel do país capaz de ser o terceiro maior produtor de aviões do mundo. Nós precisamos ter uma indústria de defesa muito forte para que a gente não fique dependendo de ninguém. Nós temos condições de ser uma grande nação na área da defesa para construir a paz”, concluiu Luiz Inácio Lula da Silva. 

Sobre o ITA

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é uma instituição universitária pública ligada ao Comando da Aeronáutica (COMAER). Está localizado no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), na cidade paulista de São José dos Campos.  Criado em 1950, por inspiração do Marechal Casimiro Montenegro Filho e intensa cooperação internacional, o ITA é considerado um centro de referência no ensino de engenharia no Brasil. Especializado nas áreas de ciência e tecnologia no Setor Aeroespacial, o ITA oferece cursos de: graduação em Engenharia; pós-graduação stricto sensu ao nível de Mestrado, Mestrado Profissional e Doutorado; pós-graduação lato sensu de especialização e de extensão.

Sobre o IAE

O Instituto de Aeronáutica e Espaço tem como objetivo de realizar pesquisa, desenvolvimento, gerenciamento de projetos e serviços tecnológicos nos campos aeronáuticos, de acesso ao espaço e de defesa, a fim de contribuir para o desenvolvimento de soluções científico-tecnológicas no campo do Poder Aeroespacial.

Fotos: Sargento Frutuoso / IAE e Cabo J. Alves / DCTA.