NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


VÍDEO: Apaixonado por velocidade, Senna voou em caça da FAB após 1º título mundial

A Força Aérea Brasileira publicou nesta quarta (1°) um vídeo do dia em que o esportista andou no caça Mirage III em Anápolis (GO). O voo ocorreu em março de 1989, meses após o primeiro título mundial de Senna.

Fábio Santos | Publicada em 01/05/2024 03:10

Há 30 anos, no dia 1º de maio de 2024, o esporte e o Brasil perdiam para um acidente de Fórmula 1 o piloto Ayrton Senna da Silva. Tricampeão mundial da categoria, Senna sempre foi um apaixonado por velocidade e tem uma forte ligação com a Força Aérea Brasileira (FAB).

Nesta data que celebra o legado de Senna, a FAB relembrou o dia que o esportista andou no caça Mirage III em Anápolis (GO). O voo ocorreu em março de 1989, meses após o primeiro título mundial de Senna. Veja o vídeo feito pela FAB:

 

Apaixonado por velocidade, Senna voou em caça supersônico após 1º título mundial

Naquele dia, o piloto conheceu as instalações da unidade e embarcou a bordo do caça, onde realizou um voo no supersônico. O Coronel Alberto de Paiva Côrtes, hoje militar da reserva, lembra detalhes do voo que fez com Senna em 1989. "Eu quero sentir a velocidade", contou o militar à FAB sobre o pedido do ídolo das corridas antes do voo.

 

Esse, no entanto, não foi o primeiro voo de caça de Senna. Em 1987, o piloto já havia voado em um caça F-5 do Primeiro Grupo de Aviação de Caça em Jacarapeguá, no Rio de Janeiro.

 

Homenagem ao campeão

Em 2019, o Esquadrão Jaguar - o mesmo que voou com Ayrton - recebeu a visita do irmão do tricampeão, Leonardo Senna. Em celebração ao voo do ídolo e aos 40 anos do esquadrão, a aeronave Mirage recebeu uma pintura alusiva ao tradicional capacete do automobilista.

Atualmente, o avião está exposto para visitação no Museu Aeroespacial (Musal), localizado no Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro. Na fuselagem do supersônico, estão eternizados os nomes dos tripulantes e a data daquele voo de 29 de março de 1989.

Em 1987, Senna foi condecorado pela Força Aérea Brasileira com a Medalha Mérito Santos Dumont. Em 1993, ano anterior à sua morte, o piloto recebeu também a Medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico, Grau Cavaleiro.

Temporal no RS: Força Aérea envia helicópteros de resgate e pede que ilhados façam sinalização luminosa

Governador Eduardo Leite (PSDB) pediu `urgência` a Lula em apoio aéreo federal. Temporal deixou cinco mortos e 18 desaparecidos.

Maria Eduarda Ely, Gustavo Chagas | Publicada em 30/04/2024 21:05

Dois helicópteros da Força Aérea Brasileira foram selecionados, na noite desta terça-feira (30), para sobrevoar a região de Santa Cruz do Sul, Sinimbu e Candelária em busca de pessoas ilhadas após o temporal que deixou cinco mortos e 18 desaparecidos no Rio Grande do Sul. Quem estiver em situação de risco de vida e verificar a aeronave, deve sinalizar com a lanterna do celular ou outro equipamento luminoso.

A Defesa Civil do RS afirma que a sinalização permite a identificação do local exato, para que as equipes das forças de resposta cheguem ao ponto indicado. A orientação é para pessoas em situação de emergência e iminente risco de vida.

Em uma das ações de apoio, a FAB resgatou uma família que estava ilhada em uma casa com risco de desabamento. As pessoas foram içadas por uma corda e transportada da região de Candelária até Santa Cruz do Sul.

Pedido do governo

Durante entrevista ao vivo ao RBS Notícias, Leite disse que o governo federal já enviou duas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), mas que o estado precisava de apoio para resgatar pessoas ilhadas.

"O presidente Lula garantiu a assistência e apoio. Nossa manifestação é no sentido de dar o sentimento de urgência. Porque, assim como passamos por situações extraordinárias no ano passado e a todo momento surgem situações de emergência aqui e ali no país, há que se dar a noção da gravidade do que o Rio Grande do Sul está vivenciando", disse Leite.

Governo do estado aciona gabinete de crise por conta das chuvas no RS

Mais cedo, em uma rede social, Eduardo Leite escreveu uma mensagem direcionada a Lula, pedindo ajuda "imediatamente" e "já", com as palavras destacadas em caixa alta.

"Presidente Lula, por favor envie IMEDIATAMENTE todo o apoio aéreo possível para o RS. Precisamos resgatar JÁ centenas de pessoas em dezenas de municípios que estão em situação de emergência pelas chuvas intensas já ocorridas e que vão continuar nos próximos dias", publicou o governador.

Pouco depois, tanto Leite quanto Lula afirmaram que conversaram por telefone para viabilizar o apoio.

"Tenho certeza que poderemos contar com essa união de esforços para o resgate da população afetada, que é a nossa prioridade absoluta neste momento", escreveu Leite.

"Falei com os ministérios da Integração, da Defesa e com o ministro Paulo Pimenta e, no que for necessário, governo federal irá se somar aos esforços do governo estadual e prefeituras para atravessarmos e superarmos mais esse momento difícil, reflexos das mudanças climáticas que afetam o planeta", respondeu Lula.

DEFESA AÉREA & NAVAL


CRUZEX 2024 acontece em novembro na Base Aérea de Natal

A Força Aérea Brasileira (FAB) vai realizar em novembro desse ano, mais uma edição do Exercício Cruzeiro do Sul, a Cruzex 2024.

Guilherme Wiltgen | Publicada em 30/04/2024 10:42

Durante a sua apresentação na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN), o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno confirmou que o exercício será realizado na Base Aérea de Natal em 2024, mostrando uma lista das possíveis aeronaves militares que participarão do maior exercício aéreo conjunto da América do Sul.

A CRUZEX tem por objetivo fortalecer a interoperabilidade entre as forças aéreas de diferentes países, promovendo o treinamento conjunto em complexos e desafiadores cenários.

Na mesma sessão, o Comandante da Aeronáutica fez o convite aos deputados membros da CREDN para acompanharem o exercício, uma excelente oportunidade para que possam ver “in loco” a FAB em ação e entenderem a importância do reequipamento das Forças Armadas brasileiras, em específico a necessidade de aquisição de mais caças Saab Gripen E, que será a espinha dorsal da Aviação de Caça brasileira.

Aeronaves estrangeiras participantes

Argentina

3 caças A-4AR Fightinghawk
1 avião de transporte C-130 Hércules
3 jatos IA-63 Pampa III;

Chile

6 caças F-16 Falcon
1 avião tanque KC-135E Stratotanker

Colômbia

4 caças Kfir;
1 avião tanque 767 MMTT

Paraguai

2 aviões T-27 Tucano
1 avião de transporte C-212 Aviocar

Peru

4 caças Mirage 2000P
1 avião de transporte C-27J Spartan
1 avião de transporte C-130 Hércules

Portugal

1 KC-390 Millenium

Uruguai

1 avião tanque KC-130H Hércules

Estados Unidos

4 caças F-16C da Air National Guard
Aviões tanque KC-135R Stratotanker
Aviões de Transporte C-130J Super Hércules

A FAB vai participar com as seguintes aeronaves:

A-1 AMX, F-5EM/FM Tiger II, F-39 Gripen, A-29 Super Tucano, KC-390 Millennium, C105 Amazonas, C-99, R-99, E-99, C-95 Bandeirante, C-97 Brasilia, C-98 Caravan, H-36 Caracal e H-60 Blackhawk.

A Marinha do Brasil também participará com quatro caças AF-1B/C (A/TA-4KU Skyhawk II).

A grande novidade dessa edição é a primeira participação do caça F-39E Gripen (Saab Gripen E), marcando sua estreia em um exercício militar.

A CRUZEX tem a previsão de ser realizada entre os dias 03 e 15 de novembro. Ainda não temos informações sobre o evento “Portões Abertos” na Base Aérea de Natal.

PORTAL AEROIN


IAE e UFJF assinam acordo para estudo de sistemas de propulsão híbrido-elétricos para aeronaves


Agência Força Aérea | Publicada em 01/05/2024

A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que o Diretor do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Brigadeiro do Ar Frederico Casarino, assinou, no dia 17/04, um acordo de parceria entre o IAE e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), intitulado “Estudo e Pesquisa de Sistemas de Propulsão Híbrido-Elétricos para Aeronaves e Planejamento para Criação de Laboratórios Afins”.

Este acordo tem como principais objetivos:

– o intercâmbio de informações técnicas e científicas;

– a capacitação e a formação de recursos humanos, em ambas as instituições, nas áreas de sistemas de propulsão aeronáutica híbrido-elétricos;

– o desenvolvimento conjunto de programas computacionais, a fim de obter uma metodologia de projetos conceituais de tais configurações, capaz de avaliar seus desempenhos e limites operacionais de acordo com requisitos pré-definidos; e

– a troca de experiências e informações envolvendo ensaios de motores aeronáuticos (IAE) e elétricos (UFJF), seus diversos subsistemas e bancadas de testes.

“O IAE e a UFJF vêm, por meio dessa parceria, construir um relacionamento duradouro visando avançar em pesquisa e desenvolvimento de uma variedade de opções de tecnologia híbrida-elétrica e em busca de viabilidade técnica operacional com o objetivo de reduzir emissões de poluentes de aeronaves”, disse o coordenador técnico do acordo de parceria, Marcelo Assato.

A execução das atividades de que trata o acordo será exercida tanto pelo Instituto, por meio da Subdivisão de Propulsão Aeronáutica (APR-A) e pela Divisão de Materiais – Laboratório de Caracterização Físico-Química (AMR/LCFQ), quanto pela Universidade, por meio do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (CRITT), tendo o apoio do Departamento de Energia Elétrica (DEP ENE), do Departamento de Engenharia Mecânica (DEP MEC), do Departamento de Mecânica Aplicada e Computacional (DEP MAC), do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional (PGMC) e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPEE).

Base Aérea de Natal promove evento inclusivo sobre autismo, incluindo visita a aeronaves


Agência Força Aérea | Publicada em 30/04/2024

A Força Aérea Brasileira, por meio da Base Aérea de Natal (BANT), promoveu, nesta segunda-feira (29/04), para o efetivo, familiares e convidados atividades de conscientização sobre diversos aspectos relacionados ao Autismo, como dados estatísticos referentes ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) e sinais de alerta para o diagnóstico precoce.

Na Guarnição de Aeronáutica de Natal, essa causa ganhou destaque através de uma série de eventos planejados para pessoas com TEA e também para conscientizar todo o efetivo sobre a importância da inclusão e do respeito às diferenças.

Durante a programação, os gêmeos Ângelo e Augusto, ambos portadores de TEA aos 43 anos de idade, reconhecidos por serem verdadeiros entusiastas da aviação, estiveram presentes. Com um hiperfoco notável em aviões, além de outros interesses peculiares, os gêmeos conhecem todas as aeronaves operadas pela FAB e dominam suas características e funcionalidades. 

A mãe dos gêmeos, Dona Luci, compartilhou sua jornada pessoal e os desafios enfrentados no diagnóstico e tratamento de seus filhos, oferecendo uma perspectiva valiosa e inspiradora sobre a vida com Autismo. A mãe dos gêmeos disse que, muitas vezes, quando eles eram pequenos, agiu por instinto, pois não tinha muitas informações. “E o que vinha, eu ia fazendo, da forma que conseguia, para que eles tivessem autonomia”, relatou. 

Após as palestras, os gêmeos tiveram a oportunidade de explorar as instalações das unidades aéreas, experimentar o simulador de voo e interagir com os militares. Compartilhando sua paixão pela aviação, os irmãos expressaram seu entusiasmo em participar de todas as atividades oferecidas pela BANT. “Adoramos participar de tudo aqui na BANT. Em novembro vamos assistir a CRUZEX“, declararam com animação, revelando sua ansiedade e comprometimento com as futuras atividades planejadas pela Base Aérea.

A Tenente Psicóloga Jandira dos Anjos ministrou uma palestra para compartilhar a importância crucial da identificação precoce e da intervenção adequada para pessoas com TEA.

O Comandante da Base Aérea de Natal, Brigadeiro do Ar Ricardo Guerra Rezende, expressou sua gratidão pela realização do evento, destacando o compromisso da instituição em promover a inclusão e o respeito à diversidade. “A Base Aérea de Natal reafirma seu compromisso em ser um espaço acolhedor e inclusivo para todos“, afirmou o Comandante.

Campanha Abril Azul

Com o tema “Valorize as capacidades e respeite os limites”, a campanha deste ano do Grupo de Saúde da Base Aérea de Natal (GSAU-NT) busca não apenas dissipar os estigmas em torno do TEA, mas também destacar as habilidades e potenciais das pessoas com essa condição.

No dia 25/04, houve ainda oficinas sensoriais com o tema “Descobrindo o mundo através dos sentidos“. Coordenadas pelos profissionais de psicologia, fonoaudiologia e terapia ocupacional do GSAU-NT, essas atividades proporcionaram momentos interativos, educativos e práticos para crianças e suas famílias. Uma participação especial que marcou o evento foi a presença do cão terapêutico Oren Shai Prado Von Blanc e sua tutora Giselly Romano Marinho. O cão, treinado para interagir com crianças autistas, desempenhou um papel importante na dessensibilização do medo e no estímulo sensorial, contribuindo para o bem-estar e a integração dos presentes. 

A iniciativa do GSAU-NT em promover eventos e atividades educativas sobre o Autismo reflete o compromisso da instituição em aumentar a conscientização e promover a inclusão das pessoas autistas na comunidade militar e na sociedade em geral.

PORTAL METROPÓLES (DF)


FAB usa helicópteros para resgatar vítimas de enchentes no RS. Veja

Uma família foi resgatada de uma casa vizinha a um rio com grande volume d’água e forte correnteza. Seis aeronaves estão empregadas na ação

Deivid Souza | Publicada em 30/04/2024 21:58

A Força Aérea Brasileira (FAB) atua, nesta terça-feira (30/4), no Rio Grande do Sul (RS) no resgate de famílias afetadas pelas enchentes que atingem o estado. Na região de Candelária, uma família que estava ilhada em uma casa com risco de desabamento foi socorrida.

O resgate da família foi realizado já no período noturno com a retirada das pessoas por içamento. Os militares contam com óculos de visão noturna para possibilitar as ações após o período diurno.

A FAB divulgou que foi acionada na noite desta terça e colocou dois helicópteros H-60 Black Hawk, do Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5°/8° GAV), lotado na Base Aérea de Santa Maria (Basm) para realizar as ações.

Imagens do alto mostram uma grande extensão de terra coberta pela água. Apenas as copas de algumas árvores podem ser avistadas. As casas estão rodeadas de água.

Em um dos pontos, o solo foi arrastado, deixando um rasgo chão. Em outro trecho da gravação é possível observar uma casa com a água entrando no imóvel. Ela está do lado de um volumoso curso d’água, que se desloca em velocidade. Neste local, os militares realizara o içamento, com um cesto, de uma senhora do solo até a aeronave.

Nesta terça, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), fez cobrança ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para que o governo federal prestasse apoio ao estado, diante da enchente.

“Presidente Lula, por favor, envie imediatamente todo o apoio aéreo possível para o RS”, escreveu Leite no X, (antigo Twitter). Depois disto, Lula ligou para Leite.

As chuvas no RS ocorrem com intensidade desde o último domingo (29/4). Ao menos três pessoas já morreram de causas relacionadas às tempestades, que deixaram impactos em, pelo menos, 76 cidades. Ao menos três pessoas perderam a vida em meio às chuvas.

REVISTA ASAS


FAB intercepta 439 aeronaves em um ano e avança na modernização do Super Tucano


Humberto Leite | Publicada em 30/04/2024 06:28

A missão de policiamento aéreo realizada pela Força Aérea Brasileira (FAB) registrou 439 aeronaves interceptadas em 2023, sendo que 89 foram classificadas como desconhecidas, suspeitas ou a vigiar. Neste contexto, já foi iniciado o plano de modernização das aeronaves A-29 Super Tucano, principais vetores utilizados para essa ação.

Ao todo, foram adquiridas 99 unidades, recebidas entre 2003 e 2012. O projeto agora é modernizar 68 unidades ainda em serviço, com foco na revitalização das células e incorporação de novas tecnologias, com a liderança da indústria nacional. A expectativa é a de que os A-29 da FAB passem a contar com sistemas ainda mais avançados que os incorporados a aeronaves exportadas, incluindo evoluções pensadas para o A-29N, versão proposta com foco para países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

O primeiro voo de um A-29 Super Tucano ocorreu em 2 de junho de 1999, há quase 25 anos, e a entrada em serviço com a FAB ocorreu em 6 de agosto de 2004, há quase 20 anos. À época, as aeronaves se destacavam pela eletrônica de bordo e serviram para substituição, inicialmente, dos treinadores avançados AT-26 Xavante na formação de pilotos de caça a partir de Natal (RN).

Em seguida, os A-29 equiparam os esquadrões localizados em Boa Vista, Porto Velho e Campo Grande, onde se destacam nas missões de policiamento do espaço aéreo. Em 2012, o Esquadrão de Demonstração Aérea, apelidado de Esquadrilha da Fumaça, também recebeu aeronaves A-29 Super Tucano.

OUTRAS MÍDIAS


AÉREA MILITAR - Esquadrões treinam Ressuprimento Aéreo, Assalto Aeroterrestre e Infiltração Aérea


Da Redação | Publicada em 30/04/2024

Entre os dias 21 de abril e 06 de maio, o 5º Esquadrão de Transporte Aéreo (5º ETA), sediado na Base Aérea de Canoas (RS), e o 3º Esquadrão de Transporte Aéreo (3º ETA), sediado na Base Aérea do Galeão (RJ), realizam o Exercício Técnico (EXETEC) ASSAET 2024. Com sede na Base Aérea de Florianópolis (SC), o Exercício visa o treinamento das equipagens da Aviação de Transporte, por meio do planejamento mútuo de missões entre as duas Unidades Aéreas.

Os Esquadrões realizam a manutenção operacional e o adestramento de seus tripulantes em Ações de Força Aérea como as de Ressuprimento Aéreo, Assalto Aeroterrestre e Infiltração Aérea.

“O Exercício proporciona a oportunidade de aprimoramento das técnicas de emprego dos meios aeroespaciais. Com treinamentos de Navegação a Baixa Altura e Formação Tática com as aeronaves C-95M Bandeirante, é possível realizar ações que envolvam o lançamento aéreo de cargas, para entrega de equipamentos e suprimentos, o que amplia a capacidade de combate das tropas no terreno”, explica o Tenente Aviador João Paulo Carrarini Quintanilha, um dos pilotos do 3º ETA.

Além disso, com o desdobramento dos Esquadrões fora de sede, o EXETEC possibilita a capacitação logística dessas Unidades Aéreas, uma vez que coloca em prática a mobilização de pessoal, material, infraestrutura e serviços necessários às operações aéreas.

Com a concretização deste Exercício Técnico, a Força Aérea Brasileira mostra-se disponível quando e onde for necessário através do emprego dos seus meios aéreos, reforçando a prontidão, o preparo e a disponibilidade de militares e equipamentos.