NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Ucraniano com apendicite é resgatado de navio em alto-mar e levado de helicóptero a hospital no Recife

Segundo a Força Aérea Brasileira, paciente era tripulante de um petroleiro saudita que seguia para os EUA.

G1 Pe | Publicada em 16/04/2024 16:27

Um tripulante ucraniano foi resgatado pela Força Aérea Brasileira (FAB) de helicóptero depois de passar três dias com febre e dores abdominais num navio que estava a cerca de 185 quilômetros da costa do Recife (veja vídeo mais abaixo). Segundo a Aeronáutica, o homem foi levado para o Hospital Jayme da Fonte, no bairro das Graças, na Zona Norte da capital pernambucana.

De acordo com a unidade hospitalar, o paciente, identificado como Denys Novikov, de 20 anos, estava com quadro de apendicite aguda e foi encaminhado para cirurgia, sem previsão de alta.

O resgate foi realizado na manhã desta terça-feira (16), por volta das 6h30, após a FAB ser acionada pelo navio em alto-mar. Segundo a Aeronáutica, a embarcação é um petroleiro saudita que tinha saído do Oriente Médio e seguia para o golfo dos Estados Unidos.

A Força Aérea informou, ainda, que enviou o helicóptero, de modelo H-36 Caracal, até o local da embarcação, que estava a 100 milhas náuticas da costa recifense. Essa distância equivale a cerca de 185 quilômetros.

Procurado, o hospital informou que o jovem foi internado no setor da Urgência da unidade e submetido a exames, incluindo o de tomografia do abdômen total, confirmando o diagnóstico de apendicite aguda. O paciente foi encaminhado para a cirurgia de retirada do apêndice.

 

 

 

 

 

PORTAL AEROIN


Com aeronave H-36 Caracal, Esquadrão Falcão atuou hoje em prol da vida de um ucraniano em alto-mar


Por Murilo Basseto | Publicada em 16/04/2024 15:47

A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que foi acionada na manhã desta terça-feira, 16 de abril, por meio do SALVAERO Recife, para a realização de uma Evacuação Aeromédica (EVAM) em alto-mar. Tratava-se de uma embarcação que se encontrava a 100 milhas náuticas (185 km) a leste de Recife (PE). O paciente era um tripulante ucraniano que estava há 3 dias com fortes dores abdominais, febre e suspeita de apendicite.

Para a missão, o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) disponibilizou uma aeronave H-36 Caracal, empregada pelo Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1º/8º GAV) – Esquadrão Falcão. Conhecido por sua adaptabilidade em diferentes cenários operacionais, o helicóptero possui sistemas avançados de navegação, comunicação e proteção, sendo capaz de operar em ambientes desafiadores.

O H-36 Caracal encontrava-se em Recife e foi engajado pelo SALVAERO para atender o pedido de socorro do petroleiro saudita que fazia a rota de Ras Tanura, na Arábia Saudita, para o Golfo dos Estados Unidos. Ao nascer do sol, o helicóptero de resgate decolou rumo à embarcação. O paciente foi içado às 6h30 da manhã e prontamente assistido pelos Homens de Resgate e equipe médica a bordo da aeronave. O paciente, em condição estável, foi entregue aos cuidados da equipe de saúde do Aeroporto Internacional do Recife, sendo deslocado de ambulância ao Hospital Jayme da Fonte, na capital pernambucana.

O Comandante da aeronave, Capitão Aviador Alan Dickson Brito de Medeiros, explica que, em missões de evacuação aeromédica, recuperar a vítima o mais rápido possível faz a diferença entre a vida e a morte. “Pessoalmente, penso que trabalhar na salvaguarda da vida humana é um privilégio, do qual podemos participar, nas asas da FAB, através do Esquadrão Falcão. Para a população brasileira, esse tipo de missão representa a esperança do acolhimento na hora do acidente. No cenário internacional, projeta o país como nação capaz e honrosa de seus compromissos internacionais”, ressalta.

SALVAERO

O Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico Brasileiro (SALVAERO), cujo órgão central é o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), tem a responsabilidade de coordenar as operações de busca e salvamento em sua respectiva área de jurisdição por meio de dados recebidos do Centro Brasileiro de Controle de Missão (BRMCC), órgãos de controle de tráfego aéreo ou por demanda do público em geral. Após o acionamento de todo esse sistema, podem ser empregadas aeronaves, embarcações e grupos de solo para a missão de busca e salvamento.

Os alertas oriundos de aeronaves ou embarcações são recebidos pelo sistema COSPAS-SARSAT. A rapidez na distribuição e na precisão das informações é determinante para que os Centros de Coordenação e Salvamento cumpram a missão e possam localizar e resgatar os sobreviventes o mais rápido possível.

Em cumprimento a acordos internacionais, o Brasil é responsável por prestar serviços de tráfego aéreo além do continente, sobre o Oceano Atlântico, totalizando 22 milhões de km². Ainda, em toda essa área, a FAB cumpre missões de busca e salvamento para localizar, socorrer e resgatar pessoas em perigo na terra ou no mar.

PORTAL DEFESANET


Última semana de inscrições para Exame de Admissão da Academia da Força Aérea

Para realização de todas as etapas previstas no Exame, o candidato deverá observar o rigoroso cumprimento dos critérios e prazos estabelecidos nas Instruções Específicas

Agência Força Aérea | Publicada em 16/04/2024 12:12

Até o dia 22/04/2024 estão abertas as inscrições para o Exame de Admissão aos Cursos de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria da Aeronáutica do ano de 2025, realizados na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP).

Para participar do Exame de Admissão o candidato deve ser voluntário, de ambos os sexos (para os Cursos de Formação de Oficiais Aviadores e Intendentes), ou somente do sexo masculino (para o Curso de Formação de Oficiais de Infantaria da Aeronáutica) e estar ciente de todas as condições previstas no edital. Ainda, o candidato não pode ser menor de 17 (dezessete) anos e nem completar 23 (vinte e três) anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula no Curso, e ter concluído, na data da Concentração Final do exame, o Ensino Médio, além de outras exigências previstas nas Instruções Específicas.

O processo seletivo é composto por Provas Escritas (língua portuguesa, língua inglesa, matemática, física e redação), Inspeção de Saúde, Exame de Aptidão Psicológica, Teste de Avaliação do Condicionamento Físico, Procedimento de Heteroidentificação Complementar (para candidatos que optarem por concorrer às vagas reservadas aos negros) e Validação Documental.

Para realização de todas as etapas previstas no Exame, o candidato deverá observar o rigoroso cumprimento dos critérios e prazos estabelecidos nas Instruções Específicas.

 

FAB oferecerá assistência médica especializada a comunidades ribeirinhas do PA

Exercício de Campanha e Logística, Saúde e Intendência Operacional será realizado em junho

Agência Força Aérea | Publicada em 16/04/2024 12:48

Uma equipe técnica composta por militares de diversas Organizações Militares da Força Aérea Brasileira (FAB) realizou uma missão precursora nos municípios de Santarém, Monte Alegre, Almerim e Breves, todos no estado do Pará, com o intuito de coletar informações necessárias para o planejamento do Exercício de Campanha e Logística, Saúde e Intendência Operacional (EXCELSIOR 2024), que ocorrerá entre os dias 07 e 19/06, e   proverá à população uma série de atendimentos especializados em saúde. A missão ocorreu entre os dias 9 e 11/04 e foi fundamental para o dimensionamento da logística necessária para o sucesso da missão.

As comunidades ribeirinhas receberão atendimento em balsas da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA), onde será montada a estrutura do Hospital de Campanha (HCAMP) da FAB, com o emprego de aproximadamente 100 militares preparados para atender cerca de 1.000 pessoas por dia.

O Comandante do Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR) e Comandante do EXCELSIOR 2024, Major-Brigadeiro do Ar José Virgílio Guedes de Avellar, comentou sobre as suas expectativas. “Vamos partir do Porto Brucutu (PA), na COMARA, pois o mesmo oferece a infraestrutura necessária para as nossas balsas. Além da assistência médica às populações ribeirinhas, nossa equipe também será treinada quanto à segurança e defesa e Intendência operacional, com a possibilidade de trocar experiências com outras organizações na área da saúde”, destacou.

Um grande diferencial neste ano será a presença de equipes da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e da Organização Não-Governamental Voluntários do Sertão, que estarão encarregados de realizar pesquisas sobre câncer do colo do útero, um dos mais incidentes na região Norte, segundo análise regional do Instituto Nacional de Câncer.

Planejamento

Os preparativos para a missão começaram no dia 02/04. Na primeira fase de planejamento, a equipe técnica reuniu-se no I COMAR para discutir as diretrizes e ações a serem implementadas para os próximos dias. Na oportunidade, o Major-Brigadeiro Avellar reforçou a importância do exercício para a integração nacional. Em seguida, foi realizada uma visita de inspeção da COMARA às instalações do Porto Brucutu, em Belém (PA), ponto de partida das atividades operacionais.

A Diretora do Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE), Coronel Médica Ladjane Dantas Bandeira, falou sobre as novidades. “Estamos nos organizando para implantar, pela primeira vez, mecanismos de transmissão, em tempo real, de imagens de raio-x para as equipes que estiverem sediadas em Belém (PA), Manaus (AM), e outras localidades, conforme a estrutura a ser montada”, expressou. 

O Comandante do Escalão Móvel de Apoio (EMA), Major Intendente Rafael Freitas de Lima, acredita que o EXCELSIOR é um treinamento que se assemelha à logística de guerra, tamanha a complexidade das ações, e ainda permite entregar à população um atendimento digno de saúde.

Para o Capitão Médico Fabio de Queirós Teixeira, que atuará no Hospital de Campanha, o contato aproximado com as Secretarias de Saúde, tem se mostrado essencial para dimensionar os profissionais e contribuir com a logística das balsas.

EXCELSIOR

O EXCELSIOR é uma ação do Comando da Aeronáutica (COMAER) de caráter ostensivo, mobilizado para o atendimento especializado em saúde às comunidades de difícil acesso, através da Ação Cívico-Social (ACISO). Em 2023, as comunidades ribeirinhas de Barcelos e do distrito de Moura, no estado do Amazonas, foram contempladas.

O Exercício foi possível devido ao esforço conjunto do Destacamento de Apoio à Comissão de Aeroportos da região Amazônica (DACO-MN), do Grupamento de Apoio Logístico de Campanha (GALC), do Hospital de Campanha da Força Aérea (HCAMP), do Escalão Móvel de Apoio (EMA), do Grupo de Segurança e Defesa de Manaus (GSD-MN) e da Unidade Celular de Intendência (UCI).

DEFESA EM FOCO


Fab lança operação Excelsior para assistência médica a comunidades Ribeirinhas no Pará

Iniciativa inovadora prevê atendimento especializado para milhares através de Hospital de Campanha flutuante.

Marcelo Barros | Publicada em 16/04/2024 17:01

Entre os dias 7 e 19 de junho, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizará o Exercício de Campanha e Logística, Saúde e Intendência Operacional, denominado EXCELSIOR 2024. Este evento significativo é projetado para fornecer assistência médica essencial a comunidades remotas ao longo do Vale do Guaporé, abrangendo os municípios de Santarém, Monte Alegre, Almerim e Breves no estado do Pará. Uma equipe técnica da FAB já concluiu a missão precursora para coletar dados cruciais e organizar a logística necessária para a operação.

Infraestrutura e Capacidade

O Hospital de Campanha da FAB, montado em balsas da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA), está preparado para atender aproximadamente 1.000 pessoas por dia, com cerca de 100 militares envolvidos diretamente nos serviços de saúde. O Comando do Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR) e o Comandante do EXCELSIOR 2024, Major-Brigadeiro do Ar José Virgílio Guedes de Avellar, destacam a importância desta operação não apenas para assistência médica, mas também para treinamentos em segurança e defesa operacional.

Colaboração Multidisciplinar

Esta iniciativa conta com a colaboração de entidades renomadas como a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e a Organização Não-Governamental Voluntários do Sertão. Particularmente, FIOCRUZ conduzirá pesquisas focadas em câncer de colo do útero, visando ampliar o entendimento e o tratamento da doença na região Norte do Brasil.

Inovações Tecnológicas

Um destaque desta edição do EXCELSIOR é a implementação de sistemas avançados para a transmissão em tempo real de imagens de raio-x e outras informações médicas críticas para equipes baseadas em Belém, Manaus e outras localidades. Este avanço tecnológico, descrito pela Diretora do Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE), Coronel Médica Ladjane Dantas Bandeira, é um passo significativo para melhorar a resposta médica em ambientes desafiadores.

Complexidade Logística e Benefícios Sociais

O Major Intendente Rafael Freitas de Lima, Comandante do Escalão Móvel de Apoio (EMA), compara a logística do EXCELSIOR à de operações militares, dada a complexidade e a escala das ações planejadas. Além disso, o Capitão Médico Fabio de Queirós Teixeira enfatiza a colaboração com as Secretarias de Saúde locais como crucial para dimensionar adequadamente os esforços médicos e logísticos.

Histórico de Sucesso e Projeções Futuras

O EXCELSIOR segue o sucesso de operações similares realizadas em 2023, que beneficiaram comunidades ribeirinhas em Barcelos e no distrito de Moura, Amazonas. Com a continuação desses esforços, a FAB reafirma seu compromisso com a promoção da saúde e o bem-estar das populações isoladas do Brasil, reforçando a integração nacional e o acesso a serviços de saúde de qualidade.