NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL PODER 360 (DF)


FAB presta homenagem a Santos Dumont em Brasília; assista

Solenidade faz parte das comemorações dos 150 anos do nascimento do patrono da Aeronáutica brasileira

Redação | Publicada em 02/07/2023 15:30

A FAB (Força Aérea Brasileira) realizou uma homenagem na manhã deste domingo (2.jul.2023) ao patrono da Aeronáutica brasileira, Alberto Santos Dumont. Fez parte do evento a solenidade de substituição da bandeira nacional, na Praça dos Três Poderes.

Aeronaves da FAB, incluindo os novos caças Gripen, realizaram sobrevoo no local e, ao final do evento, a tropa de militares desfilou em continência ao Comandante da Aeronáutica, Marcelo Kanitz Damasceno.

Se estivesse vivo, Dumont completaria 150 anos neste mês, em 20 de julho. Ele é conhecido por ter sido a 1ª pessoa a realizar um voo homologado e construir o famoso avião 14-bis. Morreu em 1932, aos 59 anos.
 

PORTAL AEROIN


Com sobrevoo de aeronaves, substituição da Bandeira Nacional em Brasília terá transmissão ao vivo neste domingo


Murilo Basseto | Publicada em 02/07/2023 10:53

Como mostrado pelo AEROIN na última sexta-feira, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que a cerimônia de substituição da Bandeira Nacional, na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF), neste domingo, 2 de julho, a partir das 9h, será diferenciada neste mês.

Além da tradicional ação de substituição que ocorre mensalmente, esta edição de julho faz parte das comemorações em alusão aos 150 anos do Nascimento de Alberto Santos Dumont, celebrado no dia 20 de julho.

Com isso, a solenidade contará com sobrevoos de dirigível, de aeronaves da Esquadrilha da Fumaça, do KC-390 Millennium e de aviões de caça, além da apresentação da Orquestra Sinfônica da FAB (OSFAB) e do desfile da tropa.

Ainda, das 9h às 12h, os participantes poderão visitar a exposição de réplicas em tamanho real de aeronaves, como do 14-Bis e do caça novo F-39 Gripen, além de interagir com o personagem infantil Fabinho.

E mesmo para quem estiver distante da capital federal, a cerimônia em homenagem ao Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira poderá ser assistida ao vivo, pois haverá transmissão pela TV Brasil em seu canal no YouTube: youtube.com/tvbrasil.

Troca da Bandeira

Com 186 metros quadrados e 90 quilos, a Bandeira Nacional é hasteada até o topo do mastro de 110 metros de altura. O Pavilhão fica próximo ao Palácio do Planalto, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal, permanece hasteado 24 horas por dia e podendo ser visto de vários pontos da capital federal.

A troca ocorre mensalmente, em um rodízio que envolve as Forças Armadas, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.

O belo momento do anúncio, em pleno voo, dos novos pilotos da Fumaça é mostrado em vídeo; veja como foi


Murilo Basseto | Publicada em 02/07/2023 11:31

Como mostrado há poucos dias no AEROIN, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), popularmente conhecido como a Esquadrilha da Fumaça, protagonizou, na manhã da terça-feira, 27 de junho, mais uma cena típica de um importante momento para seus pilotos: a interceptação em voo de novos integrantes para o anúncio de que passam a fazer parte da equipe.

E agora, o Esquadrão apresenta um vídeo em que mostra os dois belos momentos das interceptações em voo, nos quais os pilotos da Fumaça promoveram a surpresa aos dois novos integrantes, bem como imagens das demais emocionantes ações relacionadas, envolvendo também as famílias dos dois pilotos:

Como visto, um dos aviões interceptados foi o do Capitão Everson de Paula Lacerda, que no momento fazia um voo de instrução com um Cadete em uma aeronave T-27M. O Major Bittencourt e o Capitão Fontoura foram os pilotos da Fumaça que fizeram a interceptação.

“Quando eu vi o A-29 enorme do meu lado, tive noção do que estava acontecendo. Meus familiares que estão aqui sabem o quanto eu esperava por este momento e estão comemorando aqui comigo essa emoção”, afirmou o Capitão Lacerda, após retornar à Academia da Força Aérea (AFA).

O outro piloto a ser interceptado por dois A-29 Super Tucano da Fumaça foi o Tenente Giovanni Loures Guimarães. O piloto havia saído para realizar um voo de instrução para um Cadete com a aeronave T-25 quando, de repente, os pilotos Major Natalício e Capitão Pereira entraram em contato com ele, por meio da radiofrequência e o interceptaram com os aviões.

De volta ao solo após o momento especial, o Tenente Loures, em discurso para todo o Esquadrão, disse: “Me lembro de quando ainda eu era um Cadete, e tinha a Fumaça como um Esquadrão de excelência da Força Aérea. Hoje, me sinto privilegiado por ser escolhido para fazer parte desta equipe e por todos que acreditaram no meu trabalho e na minha capacidade de pertencer a este grupo. Vou sempre dar o melhor de mim para corresponder às expectativas”.

O Major Bittencourt, piloto que fez uma das interceptações, também comentou sobre a experiência: “É sempre uma emoção para nós também, porque já passamos por essa experiência e sabemos o quão importante é isso para todos nós que ansiamos por este momento dentro da carreira”.

Ambos os pilotos escolhidos nesta semana passarão a compor a equipe, de fato, no ano de 2024.

Base Aérea de Belém recebeu o público no Portões Abertos BABE 2023


Murilo Basseto | Publicada em 02/07/2023 12:48

Em mais um dos tradicionais Portões Abertos que acontecem anualmente por todo o país, a Base Aérea de Belém (BABE), no Pará, recebeu o público em suas instalações no domingo passado, dia 25 de junho de 2023, das 09h00 às 16h00.

A atividade institucional sem fins lucrativos foi uma oportunidade para estreitar os laços da sociedade com a Base Aérea de Belém e a com a Força Aérea Brasileira (FAB), e fez parte das celebrações dos 150 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont.

Além de organizadora do evento, a FAB exibiu aeronaves como o P-95 Bandeirulha, o C-97 Brasília, o C-95 Bandeirante e o histórico Douglas C-47, entre várias outras.

O Exército Brasileiro (EB), por sua vez, participou com o helicóptero HM-4 Jaguar, e a Marinha do Brasil (MB) também destacou sua presença com o UH-15 Super Cougar, além de ambas as Organizações Militares (OM) terem seus stands.

A Marinha do Brasil informa que foi representada pelo Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN). O 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte realizou a exposição de materiais utilizados pelo GSAR (Grupo de Salvamento e Resgate), proporcionando à população a oportunidade de conhecer de perto os procedimentos realizados em missões de resgate. Além disso, a MB realizou uma demonstração de “Fast Rope”, utilizando a aeronave UH-15 do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte, em conjunto com os Fuzileiros Navais do 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas, sucedendo em uma exibição para o público presente.

A técnica de voo associada ao “Fast Rope” consiste na aproximação da aeronave e seu posicionamento sobre o local de desembarque com o máximo de ocultação possível, de maneira a garantir a surpresa da infiltração e um menor tempo de exposição.

Os militares do Corpo de Fuzileiros Navais simularam uma descida por cabo em um ponto sensível de difícil acesso, realizando os procedimentos de segurança e o deslocamento em conduta, além da efetuação de tiros de festim, como parte da demonstração.

Balão dirigível sobrevoou Brasília neste domingo, em alusão ao voo de Santos Dumont em Paris em 1901


Agência Força Aérea | Publicada em 02/07/2023

A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que o céu de Brasília chamou a atenção daqueles que passaram pela região central da capital federal neste domingo, 2 de julho, pois um balão dirigível realizou um sobrevoo pela Esplanada dos Ministérios.

O evento foi realizado pela Força Aérea, em comemoração aos 150 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont, Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira.

O balão, com 33 metros de comprimento, 6 metros de diâmetro e equipado com um motor de 16 hp, iniciou o percurso na Praça dos três Poderes, contornou a Torre de TV e em seguida pousou no mesmo local de partida.

O ato realizado durante a solenidade de substituição da Bandeira Nacional fez alusão ao dia 19 de outubro de 1901, data em que o brasileiro Alberto Santos Dumont confirmou ao mundo a dirigibilidade dos balões. Naquele dia, ele ganhou um prêmio após realizar um percurso contornando a Torre Eiffel, em Paris, com o dirigível de nº 6.

O dirigível de nº 6 instituiu um marco para a história da navegação aérea. Naquele dia, Santos Dumont ganhou o prêmio Deutsch de La Meurthe por realizar o percurso de 11 quilômetros, partindo de Saint-Cloud, contornando a Torre Eiffel e retornando ao ponto de partida em menos de 30 minutos.

O Sargento Amilcar Messias Acrizio, que pertence ao efetivo da Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira (OSFAB) e que representou Santos Dumont durante uma encenação, falou sobre o sentimento de retratar um dos maiores ícones da aviação mundial:

“Ser escolhido para interpretar Santos Dumont em seu Sesquicentenário de nascimento tem sido um presente honroso e surpreendente, que trouxe com ele uma gama de desafios. Reviver uma figura tão icônica e detentora de uma história épica requer não só uma pesquisa profunda como também uma contextualização de indumentária, comportamento e linguagem adequada para a época.”

O empresário Júnior Ferreira Matias, acompanhado do filho Victor Matias Júnior, de apenas 5 anos, parabenizou a FAB pela cerimônia: 

“A inovação deste ano – o balão – foi fantástico. Esse evento, como sempre, engrandece toda a população aqui do Distrito Federal e do Brasil. É muito bom trazer as crianças e acompanhar o momento da troca da bandeira nacional.”

O pequeno Victor, encantado com o que viu, também aproveitou para falar sobre o dirigível: “Gostei muito do balão. Achei legal ele fazendo um pouso aqui na praça”.

Exposição

Com apoio do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, a FAB realiza a exposição comemorativa “150 anos do Pai da Aviação”. Uma oportunidade única de viajar pela vida, obras e valores de Alberto Santos Dumont em 150 imagens. A exposição fica aberta até o dia 30/07, no Salão Negro do Congresso Nacional.

PORTAL AEROFLAP


Com homenagem a Santos Dumont, FAB realizou a tradicional troca da Bandeira Nacional em Brasília-DF


Gabriel Benevides | Publicada em 02/07/2023 15:23

Na manhã deste domingo (02/07), a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou o tradicional evento solene da troca da Bandeira Nacional por volta das 9 da manhã. O evento foi marcado pelos 150 anos de nascimento do Patrono da Aeronáutica Brasileira, Alberto Santos Dumont.

O primeiro ato de homenagem foi feito por balão em forma de dirigível, que realizou um voo a partir da Esplanada dos Ministérios até à torre de TV, uma alusão ao Prêmio Deutsch,  conquistado por Santos Dumont ao decolar do Parque de Saint-Cloud, contornar a Torre Eiffel e retornar em 30 minutos, no dia 4 de novembro de 1901, na França.

Alguns atores deram vida ao passado de Santos Dumont, protagonismo que possibilitou ao público o registro de fotos e interações com recordações sobre os feitos e a importância do Patrono da Aviação. 

O público presente na praça dos Três Poderes apreciou de perto a réplica do 14-Bis e do F-39 Gripen sob a apresentação da Orquestra Sinfônica da FAB (OSFAB).Com uma salva de 21 tiros de canhão, a FAB deu início ao evento. Enquanto as tropas da FAB marchavam em solo, ocorreu uma passagem baixa de dois caças F-5 Tiger e o F-39 Gripen, levando os presentes ao delírio.

No desfile aéreo, foi a vez do KC-390 chamar a atenção do público, que sobrevoou na configuração de Reabastecimento em voo (REVO) em ala com os caças Gripen e o F-5.

Na parte final do evento, foi a vez da Esquadrilha da Fumaça (EDA) tomar conta do céu da Capital Federal. Três Embraer A-29 da Esquadrilha da fumaça fizeram um show à parte.

PORTAL CAVOK


IMAGENS: Balão dirigível sobrevoa céu de Brasília em homenagem a Santos Dumont

O evento faz parte das comemorações aos 150 anos de nascimento do Pai da Aviação.

Agência Força Aérea | Publicada em 02/07/2023 18:55

O céu de Brasília chamou a atenção daqueles que passaram pela região central da capital federal neste domingo (02/07): um balão dirigível realizou um sobrevoo pela Esplanada dos Ministérios.

O evento foi realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB), em comemoração aos 150 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont, Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira.

O balão, com 33 metros de comprimento, 6 metros de diâmetro e equipado com um motor de 16 HP, iniciou o percurso na Praça dos três Poderes, contornou a Torre de TV e em seguida pousou no mesmo local de partida.

O ato realizado durante a solenidade de substituição da Bandeira Nacional fez alusão ao dia 19 de outubro de 1901, data em que o brasileiro Alberto Santos Dumont confirmou ao mundo a dirigibilidade dos balões. Naquele dia, ele ganhou o prêmio Deutsch de La Meurthe após realizar um percurso de 11 quilômetros em menos de 30 minutos.

O Sargento Amilcar Messias Acrizio, que pertence ao efetivo da Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira (OSFAB) e que representou Santos Dumont durante uma encenação, falou sobre o sentimento de retratar um dos maiores ícones da aviação mundial. “Ser escolhido para interpretar Santos Dumont em seu Sesquicentenário de nascimento tem sido um presente honroso e surpreendente, que trouxe com ele uma gama de desafios. Reviver uma figura tão icônica e detentora de uma história épica requer não só uma pesquisa profunda como também uma contextualização de indumentária, comportamento e linguagem adequada para a época“, destacou.

O empresário Júnior Ferreira Matias, acompanhado do filho Victor Matias Júnior, de apenas 5 anos, parabenizou a FAB pela cerimônia. “A inovação deste ano – o balão – foi fantástico. Esse evento, como sempre, engrandece toda a população aqui do Distrito Federal e do Brasil. É muito bom trazer as crianças e acompanhar o momento da troca da bandeira nacional”, disse.

O pequeno Victor, encantado com o que viu, também aproveitou para falar sobre o dirigível. “Gostei muito do balão. Achei legal ele fazendo um pouso aqui na praça”, contou.

Prêmio Deutsch

O dirigível de nº 6 instituiu um marco para a história da navegação aérea. Em 1901, Santos Dumont ganhou o prêmio Deutsch de La Meurthe por realizar o percurso de Saint-Cloud, contornando a Torre Eiffel e retornando ao ponto de partida em menos de 30 minutos.

Com apoio do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, a FAB realiza a exposição comemorativa “150 anos do Pai da Aviação”. Uma oportunidade única de viajar pela vida, obras e valores de Alberto Santos Dumont em 150 imagens. A exposição fica aberta até o dia 30/07, no Salão Negro do Congresso Nacional.

Fotos: Sargentos Müller Marin, Viegas e Mônica / CECOMSAER

OUTRAS MÍDIAS


ÁREA MILITAR - Solenidade de substituição da Bandeira homenageia Pai da Aviação


Agência Força Aérea | Publicada em 02/07/2023 18:30

Celebração histórica que conscientiza a população da importância do Pavilhão Nacional, a solenidade da Troca da Bandeira foi realizada neste domingo (2/7), na Praça dos Três Poderes, com uma homenagem especial ao Pai da Aviação, Alberto Santos Dumont. Diversas atrações animaram o público que, além de honrar o símbolo que representa a identidade da Nação, prestigiou uma série de eventos que festejam os 150 anos do Patrono da Aeronáutica Brasileira.

O ato solene contou com desfile da tropa da Força Aérea Brasileira (FAB), hinos e outras canções embaladas pela Orquestra Sinfônica da FAB (OSFAB), salva de 21 tiros de canhão e sobrevoos das aeronaves F-5, F-39 Gripen, KC-390 Millennium e A-29 Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça. A cerimônia fez parte de um conjunto de eventos nas imediações dos principais pontos turísticos da capital federal, a exemplo do sobrevoo de um balão dirigível que sobre a Esplanada dos Ministérios e contornando a Torre de TV, como forma de representar o feito de Santos Dumont em 19 de outubro de 1901, que voou com sucesso no Parc Saint Cloud, em Paris, e venceu o prêmio Deutsch de La Meurthe. Saiba mais a respeito do sobrevoo do balão aqui.

A tradicional solenidade contou com a presença do Ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General Marcos Antonio Amaro dos Santos e foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno. Também estiveram presentes Oficiais-Generais da FAB, da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro, além de Adidos militares e autoridades civis. 

O Comandante da Aeronáutica expressou sua satisfação quanto à presença de um público significativo e à série de homenagens ao Pai da Aviação. “Santos Dumont era um grande herói nacional com uma projeção muito grande. Nesse momento, ele representa a união que todos nós queremos para o nosso país e a figura dele é de uma pessoa preocupada com o ser humano, grande idealista, grande construtor, grande gênio”, destacou. O Oficial-General lembrou do fato de Santos Dumont não ter patenteado suas invenções, a exemplo da obra Deimoselle, tamanha era sua preocupação em deixar um bem para a humanidade. “Viva Santos Dumont! Viva o nosso país!”, celebrou.

Na oportunidade, o Comandante do Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Jefferson Cesar Darolt, também comentou sobre a relevância do evento. “A Troca da Bandeira é um evento cívico muito importante para todo cidadão brasileiro, pois homenageamos nosso principal símbolo que é a Bandeira Nacional, mas nesse ano de 2023 ganha um vulto maior porque comemoramos, nesse mês de julho, os 150 anos de Santos Dumont. Então é de grande importância esse momento! Uma grande festa que podemos proporcionar para a população de Brasília!”, declarou o Oficial-General. 

O público também visitou a exposição de réplicas em tamanho real de aeronaves, como do 14-Bis e do caça F-39 Gripen, além de interagir com os personagens infantis Fabinho e Dumontzinho e atores que representaram personagens da época de Santos Dumont. “É muito importante resgatar o amor à Pátria. E esse é o momento de aproveitar essa oportunidade com a família, de mostrar o amor que temos pela nossa Bandeira, pela nossa Nação!”, disse Keylla Kemp, que participou do festejo com seu esposo e seu filho de oito anos. 

Troca da Bandeira

Situada na Praça dos Três Poderes, a bandeira do Brasil pesa cerca de 90 quilos e é substituída todo primeiro domingo de cada mês em cerimônia solene, considerada uma atração turística na capital brasileira. A troca é de responsabilidade alternada da Marinha, Exército, FAB e Governo do Distrito Federal, por meio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Neste mês de julho, a troca ficou atribuída à FAB.

Clique aqui e assista ao vídeo.

Fotos: Sargento Monica e Sargento Viegas / CECOMSAER

LAFAIETE AGORA - Exposição homenageará 150 anos de Alberto Santos Dumont


Redação | Publicada em 02/07/2023 12:49

Acontecerá, entre os dias 03 e 14 de julho, na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) em Barbacena, a exposição “150 anos, 150 imagens”. O evento é parte das comemorações alusivas ao sesquicentenário de Alberto Santos Dumont e permitirá ao visitante uma viagem pela história do Pai da Aviação. Estarão expostos, objetos pessoais do próprio Santos Dumont e de trabalhos artísticos que foram criados pelos alunos das escolas de Barbacena.

Segundo a organização, a exposição trará um grande impacto aos visitantes logo no início do percurso, com a presença da réplica do Demoiselle, uma aeronave criada por Santos Dumont, e que é considerado o primeiro ultraleve da humanidade. Continuando a viagem, os visitantes terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a vida e as obras de Santos Dumont, contadas por meio de 75 objetos pessoais do herói nacional. Durante o mês de junho, alunos das escolas de Barbacena participaram de um concurso artístico que finalizou com a apresentação e seleção de 75 trabalhos e que também comporão a exposição, apresentando, além da vida e obras, os valores e o legado deixado pelo Marechal do Ar Alberto Santos Dumont.

Na oportunidade, os visitantes poderão votar nos trabalhos de sua preferência, por meio de QR Code, contribuindo na eleição dos vencedores, que serão premiados no encerramento da exposição, no dia 14 de julho. A abertura da exposição acontecerá nesta segunda-feira, 03 de julho, às 9h, no Ginásio Poliesportivo da EPCAR. A cerimônia é aberta ao público e a entrada é franca. O Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça, convida toda a população de Barbacena e região para visitarem a exposição, afirmando que quem estiver presente nas solenidades de abertura e encerramento da exposição, ficará emocionado com toda a estrutura que está sendo preparada para os eventos.

“Estamos preparando uma grande comemoração para o nosso herói nacional, Alberto Santos Dumont. A exposição é apenas uma das celebrações, e é uma oportunidade de aprofundarmos na vida, nas obras e nos valores de que ele nos deixou, por meio de objetos e imagens. Na abertura e no encerramento, teremos momentos marcantes para homenagear o Patrono da Aeronáutica Brasileira, além de emocionar a todos que estiverem presentes. Venham comemorar conosco!”, finalizou o oficial-general. A exposição acontecerá entre os dias 03 e 14 de julho, no horário de 9h às 12h e de 14h às 17h. As visitações poderão ocorrer de forma individual ou coletiva, e não há a necessidade de agendamento, assim como a entrada é franca.