NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Infraero vai ampliar área do Aeroporto da Pampulha | Minas Gerais

Projeto prevê integração do terreno do antigo centro de treinamento da Aeronáutica ao terminal; voos de grande porte estão proibidos por determinação do TCU.

Publicada em 29/09/2018 09:10

Projeto desenvolvido pela Infraero prevê a integração do terreno do antigo centro de treinamento da Aeronáutica ao Aeroporto Carlos Drummond de Andrade, conhecido como Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte. De acordo com a empresa, a intenção é aumentar a área do terminal e atender a uma demanda reprimida de pontes aéreas, a partir da retomada de voos com aviões de maior porte no aeroporto.Neste mês, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou voos de aviões da categoria 4C, como Airbus A320 e o Boeing 737, na pista da Pampulha. No entanto, o aeroporto não pode voltar a operar com esse tipo de aeronave porque existe uma decisão cautelar do TCU que restringe a operação na Pampulha - apenas voos regionais e

executivos chegam e saem do terminal, assim como helicópteros. A decisão é de dezembro do ano passado e não há data para o TCU voltar a analisar o caso.

De acordo com a Infraero, o projeto de ampliação de Pampulha conta ainda com plano de desenvolvimento para a região, envolvendo empreendimentos comerciais. Os detalhes ainda estão em desenvolvimento na empresa. A previsão é que a área da Aeronáutica seja integrada ao aeroporto até o fim deste ano. O contrato entre a Infraero e o Comando da Aeronáutica (Comaer) já foi assinado.

Anac libera, mas operação segue vetada

No dia 11, a Anac atestou que Pampulha tem viabilidade para receber aviões de maior porte, de categoria 4C. Segundo a Infraero, a categoria 4C engloba, entre outros, os principais modelos de aeronaves em operação no país e no mundo, como o Airbus A320 e o Boeing 737, tanto comerciais quanto de carga. Em nota divulgada dia 19, a Anac informou ao G1 que, como órgão técnico, apenas cumpriu seu papel de “avaliar e homologar tecnicamente infraestruturas, certificar aeroportos e zelar pela segurança operacional”.

Apesar da decisão da Anac e da posição da Infraero, os voos na Pampulha seguem restritos devido à decisão tomada em dezembro do ano passsado pelo TCU. Na ocasião, o ministro Bruno Dantas suspendeu, de maneira cautelar, uma portaria do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil que permitia voos comerciais de longa distância saindo da capital mineira. O TCU não tem data para voltar a apreciar o assunto. O Ministério das Cidades diz que cumpre decisões da Corte.

AGÊNCIA BRASIL


Jungmann anuncia mais de R$ 100 milhões para compra de radares


Pedro Peduzzi | Publicada em 29/09/2018 13:48

O governo destinará, por meio de convênio com a Força Aérea Brasileira (FAB), mais de R$ 100 milhões para a aquisição de radares aéreos de baixa altitude. O anúncio foi feito ontem (28) pelo ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, durante visita à cidade paranaense de Cascavel.

Segundo ele, o convênio, que tem previsão de ser assinado no início de outubro, permitirá o reforço dos trabalhos de combate à entrada de armas e drogas no país, por meio do monitoramento de aeronaves que sobrevoem a faixa de fronteira.

“Grande parte do tráfico de armas e de drogas é feita por avionetas de baixa altitude, usadas para tentar escapar dos radares convencionais. Por isso, estamos fechando um acordo com a Força Aérea Brasileira para aquisição de radares móveis de baixa altitude”, disse Jungmann em nota divulgada pelo Ministério da Segurança Pública.

O ministro informou que os equipamentos serão colocados na fronteira com a Bolívia e com o Paraguai.

GAZETA ONLINE (ES)


Boatos nas redes sociais atrapalham buscas, diz família de piloto

No oitavo dia do sumiço de Mayke Barcelos e Douglas Lana, boatos de que eles tinham sido encontrados circularam em grupos de WhatsApp e do Facebook

Loreta Fagionato | Publicada em 29/09/2018 22:38

Parentes e amigos do piloto Mayke Stefanelli Barcellos e do empresário Douglas Siqueira Lana reclamaram de boatos que circulam nas redes sociais e atrapalham as buscas, além de alarmar as famílias. Apenas neste sábado (29), eles estiveram no Serviço Médico Legal (SML) de Linhares, em um hospital do município e até seguiram para uma mata em Pedro Canário após boatos de que Mayke e Douglas teriam sido encontrados. No entanto, todas as pistas eram falsas.

O piloto Jânio Garuzzi Barcellos, pai de Mayke, disse que os boatos incomodam a família. “É muito complicado. Quero até pedir para as pessoas pararem de ficar no Facebook e no WhatsApp dando notícia que não é real. Falam que eles estão em São Mateus e a gente vai lá, falam que estão em Pedro Canário e não é, falam que estão em hospital, a gente vai lá e não é também. Ficamos o dia todo nisso. Ao invés de ajudar, a gente fica perdendo tempo”, lamentou.

A irmã de Mayke, Jéssica Stefanelli Garuzzi Barcellos, fez uma postagem nas redes sociais para avisar que as buscas continuam e pediu que as pessoas não compartilhem notícias falsas. “Enquanto houver 1% de chance, teremos 99% de fé”, diz uma postagem.

Na manhã deste sábado, cerca de 30 amigos e familiares do piloto e do empresário se reuniram em frente ao Aeroporto de Linhares e seguiram para a região do Farias, em Linhares, e também em Pedro Canário, para procurar os dois.

Já o Corpo de Bombeiros destacou sete equipes para realizar buscas no Guaxe e no Córrego São José. “Sete equipes estiveram em terra, contando com o apoio da Polícia Militar Ambiental, vasculhando os locais de vegetação que possam esconder a aeronave de um sobrevoo”, explicou o tenente-coronel Ferrari, que coordena as buscas.

Os trabalhos na Lagoa Juparanã foram paralisados temporariamente, pois o sonar, que escaneia o funda da lagoa, quebrou. O aparelho já está no conserto e deve ficar pronto no início da próxima semana. Segundo Ferrari, na próxima terça-feira (02) o sonar deve voltar a ser usado nas buscas. O avião da Força Área Brasileira (FAB) já encerrou os trabalhos de mapeamento da região.

DESAPARECIMENTO

Mayke e Douglas desapareceram no último dia 21, quando seguiram com uma asa-delta motorizada modelo Trike, saindo de Linhares, com destino a Mucuri, na Bahia, para um encontro de aeronaves. Eles decolaram de uma pista no bairro Jardim Laguna, em Linhares, por volta das 5 horas. No entanto, o piloto e o empresário não chegaram na Bahia e não mandaram mais informações para os familiares e amigos.

As buscas começaram no dia 22. Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Força Aérea Brasileira se uniram para realizar os trabalhos. Dados das torres de telefonia e relatos de avistamento ajudam a nortear os locais de buscas.