NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


FIDAE ressalta as apresentações da Esquadrilha da Fumaça, do Brasil, e dos Halcones, do Chile, no evento


Murilo Basseto | Publicada em 29/03/2024 07:56

Como mostrado pelo AEROIN, a Esquadrilha da Fumaça confirmou sua participação em mais uma edição do grande show aéreo FIDAE, no Chile, ao adicionar o evento em sua agenda oficial de demonstrações. E agora, a organização da feira também fala sobre a participação da equipe brasileira, assim como da homóloga chilena.

Segundo descreve a FIDAE em publicação, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB), como é oficialmente denominada a Esquadrilha da Fumaça, e a Escuadrilla de Alta Acrobacia Halcones, do Grupo de Apresentação da Força Aérea Chilena (FACH), realizarão acrobacias de alto nível na Exposição Aeroespacial com a maior história e reconhecimento da América Latina.

Atualmente, a Esquadrilha da Fumaça utiliza aeronaves de treinamento e ataque leve Embraer A-29 Super Tucano, fabricadas no Brasil, que possuem a Bandeira Nacional pintada na cauda e cujas cores se estendem por toda a fuselagem do avião.

O esquadrão brasileiro tem mais de 70 anos de história e quase 4 mil apresentações no Brasil e no exterior e, diante do reconhecimento nacional e internacional, a EDA tornou-se um instrumento de divulgação comunicacional da FAB. O Esquadrão conta com cerca de 55 acrobacias, além de terem obtido o recorde mundial na especialidade de voo invertido em 2006, voando com 12 aeronaves juntas “de cabeça para baixo”.

Por usa vez, a Escuadrilla de Alta Acrobacia Halcones é um reconhecido grupo acrobático da Força Aérea Chilena. Criado em 14 de janeiro de 1981, é uma Equipe Acrobática formada por pilotos e mecânicos que viajam pelos céus nacionais e estrangeiros para representar os valores do FACH, que buscam motivar as novas gerações a fazerem parte desta atração internacional.

Os primeiros Halcones (ou “Falcões”, na tradução para o português) receberam treinamento de voo acrobático nos Estados Unidos, país onde foram adquiridas as aeronaves Pitts S2A e S2S, projetadas e construídas especialmente para realizar este tipo de manobras de alto nível.

Depois de quase 10 anos operando com os Pittss, em 1990 a FACH adquiriu a moderna aeronave Extra 300, monomotor, monoplano e cabine de dois lugares, com a qual o Esquadrão operou até 2003, ano em que entrou em serviço a aeronave Extra 300L, expressão máxima da tecnologia aeronáutica especializada, que utilizaram até 2021.

Atualmente, voam pelos céus com o modelo GB1 Gamebird, com motor Lycoming 580 de 315 CV, o que lhes confere uma grande vantagem na relação potência-peso para acrobacias de alto nível.

A 23ª edição da Feria Internacional del Aire y del Espacio – FIDAE 2024 – ocorrerá de 9 a 14 de abril em Santiago, no Chile. Realizada bienalmente, a FIDAE reúne as principais empresas do setor, com vários pavilhões com diversa exposição, incluindo grandes aeronaves civis e militares.

O AEROIN estará presente para trazer aos leitores imagens e novidades do grande show aéreo, através de matérias e/ou das redes sociais. Para acompanhar todos os conteúdos da FIDAE 2024 publicados no AEROIN, clique aqui.

Esquadrilha da Fumaça se apresenta hoje em Santo Antônio do Jardim-SP, e em Vinhedo-SP na terça-feira


Murilo Basseto | Publicada em 30/03/2024 07:00

A Esquadrilha da Fumaça, oficialmente denominada Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB), estará em Santo Antônio do Jardim (SP) neste sábado, 30 de março, e em Vinhedo (SP) na terça-feira, 2 de abril.

A demonstração de hoje, 30, será às 16h00, na Avenida da Saudade, em comemoração aos 143 anos de Santo Antônio do Jardim. Será a primeira apresentação da equipe de demonstração aérea da FAB no município.

Na terça-feira, 2, Vinhedo receberá os sete aviões A-29 Super Tucano para comemorar os 75 anos da cidade durante a 60ª Festa da Uva e a 12ª Festa do Vinho, às 11h30, no Parque Municipal Jayme Ferragut.

“A Força Aérea é do brasileiro e estar onde o Brasil precisar é a nossa missão. As cidades costumam solicitar as demonstrações para comemorar os aniversários e também celebrar eventos tradicionais. Como instrumento de divulgação da nossa Força Aérea, para nós, é um prazer poder participar e representar a FAB. São eventos que toda a população pode estar presente, da criança ao idoso, afinal, não há custo tanto para a quem solicita a demonstração quanto para quem assiste. Fazemos apresentações com os aviões do mesmo modelo dos que fazem a defesa do nosso espaço aéreo e pilotados por militares brasileiros”, afirma o Capitão Aviador Ícaro Bontempo Furtado, um dos pilotos da Esquadrilha da Fumaça.

Para as demonstrações, a equipe da Esquadrilha da Fumaça recomenda que o público chegue com antecedência de, pelo menos, uma hora ao local das apresentações. Em todo show aéreo que a Fumaça se apresenta, há um piloto realizando a locução das manobras para direcionar os olhares e melhorar o entendimento do público.

“Estar próximo ao local onde será realizada a locução sempre é uma boa dica para o público. Recomendamos a chegada com antecedência para evitar congestionamento nas imediações e também melhorar a acomodação de todos os presentes”, complementa o aviador.

Por motivos de segurança, o uso de drones é expressamente proibido no espaço aéreo onde são realizadas as demonstrações.

 

DEFESA EM FOCO


PREPARAÇÃO E INTEROPERABILIDADE: FAB REALIZA EXERCÍCIO OPERACIONAL DE EVACUAÇÃO AEROMÉDICA COM FOCO DQBRN

O treinamento na Base Aérea de Santos enfatizou o manejo de pacientes contaminados, consolidando a prontidão da FAB em situações de contaminação química, biológica, radiológica e nuclear

Marcelo Barros | Publicada em 29/03/2024 18:00

Entre os dias 11 e 21 de março, a Força Aérea Brasileira (FAB) levou a cabo um Exercício Operacional de Evacuação Aeromédica (EVAM) para Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN) na Base Aérea de Santos (BAST), demonstrando não apenas o elevado nível de preparo das suas equipes de saúde e tripulações, mas também a essencial interoperabilidade com outras forças, como a Marinha do Brasil. Sob a coordenação da Diretoria de Saúde (DIRSA), o exercício contou com a simulação de um paciente contaminado, requerendo transporte especializado e cuidados intensivos de saúde.

Equipes Multidisciplinares em Ação

A seleção de seis equipes altamente especializadas, incluindo médicos, fisioterapeutas respiratórios, enfermeiros e técnicos de enfermagem do Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP), Grupo de Saúde de Pirassununga (GSAU-YS) e Guaratinguetá (GSAU-GW), além dos tripulantes das aeronaves, reflete o compromisso da FAB com a excelência no treinamento e na resposta a emergências. A integração de representantes da Marinha e a participação de um navio do Grupamento de Patrulha Naval Sul-Sudeste destacaram a importância da colaboração entre as forças armadas.

Transporte e Atendimento Especializado

A operação de transporte do paciente contaminado simulado foi realizada com a ajuda do Helicóptero H-36 Caracal, demonstrando a capacidade multifuncional da aeronave para resgates em diferentes ambientes. No HFASP, a equipe de saúde estava de prontidão para empregar técnicas avançadas necessárias para o atendimento seguro e eficaz do paciente, enfatizando a importância da preparação contínua para situações reais de EVAM.

Importância do Treinamento DQBRN

O Coronel Médico Dalton Muniz Santos, Chefe da Divisão de DQBRN da DIRSA, sublinhou a relevância do treinamento contínuo para garantir a eficiência das equipes da FAB em missões de EVAM reais. Procedimentos e requisitos operacionais específicos para EVAM em casos de DQBRN, incluindo o uso de equipamento de proteção individual e a escolha de aeronaves adequadas, foram aspectos cruciais do exercício.

Ampla Participação e Sucesso Operacional

Com a participação de aproximadamente 160 pessoas e cerca de 60 horas de voo, o exercício na BAST consolidou a capacidade da Organização Militar de apoiar operações complexas, envolvendo uma diversidade de aeronaves e unidades da FAB, como os Esquadrões Gordo, Onça, Pioneiro, Pelicano e Puma. Essa operação enfatizou a versatilidade e a competência da FAB em lidar com situações extremas, promovendo a segurança nacional e a capacidade de resposta a emergências.

Uma Força Preparada para Todos os Desafios

O Exercício Operacional de EVAM para DQBRN realizado pela FAB na Base Aérea de Santos destaca o alto nível de preparação das Forças Armadas Brasileiras para enfrentar desafios contemporâneos, incluindo ameaças químicas, biológicas, radiológicas e nucleares. Através da colaboração interforças e do treinamento especializado, a FAB reafirma seu compromisso com a proteção da nação e a prontidão para garantir a segurança e o bem-estar da população brasileira em qualquer circunstância.