NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


TV GLOBO - JORNAL NACIONAL


PF faz operação para retirar garimpeiros de terra indígena Yanomami


Jornal Nacional | Publicada em 29/06/2021

Ao menos 20 mil invasores fazem a extração ilegal de ouro.

AGÊNCIA BRASIL


Alistamento militar é prorrogado até 31 de agosto

Decreto foi publicado hoje no Diário Oficial da União

Agência Brasil | Publicada em 29/06/2021 10:40 | Atualizado em 29/06/2021 14:43

O presidente Jair Bolsonaro assinou decreto prorrogando até 31 de agosto o prazo para alistamento militar este ano. O prazo final original era na quarta-feira, 30. No caso de brasileiros naturalizados ou por opção, o prazo para apresentação obrigatória para o alistamento será de 60 dias, informou, em nota, o Ministério da Defesa.

De acordo com o ministério, a medida é necessária “considerando que, em função da pandemia da covid-19, vários municípios seguem com suspensão de atendimento ao público nas juntas de Serviço Militar”.

A pasta disse que a suspensão no atendimento público dificulta o alistamento de diversos jovens carentes que não possuem acesso à plataforma digital. “Prorrogação semelhante foi feita no ano passado, trazendo benefícios aos conscritos e garantindo a qualidade da seleção geral”, disse o ministério.

DEFESA AÉREA & NAVAL


FAB e Omnisys inauguram amanhã em Ponta Porã nova estação radar


Guilherme Wiltgen | Publicada em 29/06/2021 13:41

Amanhã (30), a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Omnisys, subsidiária da Thales no Brasil, inauguram uma nova estação radar, localizada em Ponta Porã (MS) para controle e segurança do espaço aéreo nacional. Esta é a terceira e última entrega de um contrato firmado no final do ano de 2018 e que contemplou a implantação de três sistemas de vigilância aérea em Corumbá (MS), Porto Murtinho (MS) e Ponta Porã (MS), que visam proteger o tráfego aéreo nas fronteiras do Brasil com a Bolívia e Paraguai.

Estarão presentes ao evento o Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Gustavo Torres, o Ministro de Defesa, Walter Braga Netto, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, o Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini, entre outras autoridades, Luciano Macaferri Rodrigues, diretor-geral da Thales no Brasil e Luiz Henriques, Diretor-Presidente da Omnisys.

PORTAL AEROIN


DECEA junta-se ao EAD do Eurocontrol para serviços de Notam e Briefing de Voo


Murilo Basseto | Publicada em 29/06/2021

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) anuncia hoje (29) que se tornou o primeiro provedor sul-americano de serviço de navegação aérea a unir-se à rede do Banco de Dados Europeu de Serviços de Informações Aeronáuticas (EAD).

Gerenciado pelo EUROCONTROL, em nome dos Estados-Membros, o EAD é o maior banco de dados de serviços de informações aeronáuticas (AIS) do mundo, atualmente utilizado por 55 países (incluindo 43 países da ECAC), e mais de 200 usuários do espaço aéreo e fornecedores da indústria. O EAD oferece uma solução mais segura, rápida, precisa e de maior relação custo-benefício do que os métodos AIS não harmonizados.

“O EAD do EUROCONTROL oferece um sistema AIS totalmente integrado que apoia os parceiros da aviação no mundo todo, ao garantir a qualidade de dados, com testes rigorosos, conforme os mais altos padrões internacionais. Estou entusiasmado com a mais recente parceria com o DECEA, e animado para continuarmos nossa cooperação, conforme empenhamos nossos melhores esforços para fornecer as melhores soluções para os parceiros operacionais”, afirmou Iacopo Prissinotti, Diretor de Gestão de Rede do EUROCONTROL.

“A utilização do serviço INO EAD pelo DECEA contribuirá para tornar os NOTAM internacionais disponíveis para os usuários brasileiros, em mais oportunidades e com maior precisão, uma vez que o INO disponibilizará os NOTAM em escala global, em formato OACI verificado e padronizado. Com o novo acesso a NOTAM internacionais a partir de uma única fonte, nosso Centro de NOTAM aumentará sua eficiência, e poderá aperfeiçoar a entrega e atender às necessidades dos usuários do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro”, pontuou o Diretor do Subdepartamento de Operações do DECEA, Brigadeiro do Ar Eduardo Miguel Soares.

O Serviço Internacional de NOTAM (INO) fornece aos usuários do espaço aéreo um único ponto de acesso direto de NOTAM, de SNOWTAM e de ASHTAM, por meio de uma interface gráfica amigável, para fins de consulta e de briefing de voo.

A ação do DECEA de juntar-se ao EAD vem em um momento de empenho internacional da OACI para promover conscientização sobre a importância de ter NOTAM regularmente atualizados, em um contexto em que pilotos, despachantes e operadores de aeronaves comumente enfrentam dificuldades para resgatar informações de relevância operacional a partir de um número crescente de NOTAM que não aderem aos padrões internacionais e às práticas recomendadas.

Histórico da Cooperação DECEA-EUROCONTROL

Como parte da Força Aérea Brasileira, o DECEA é a organização reguladora da navegação aérea no Brasil e o principal Provedor de Serviços de Navegação Aérea (PSNA) do país.

O DECEA e o EUROCONTROL estabeleceram dois acordos de cooperação, que estão em vigor desde 2015, com múltiplos projetos conjuntos, incluindo o desenvolvimento, pelo EUROCONTROL, de um sistema de planejamento de força de trabalho para o DECEA e o intercâmbio de dados de plano de voo em tempo real do DECEA para o Centro de Operações de Gerência de Rede do EUROCONTROL (NMOC) utilizando a rede B2B da Gerência de Rede.

MINISTÉRIO DA DEFESA


Brasil e Turquia discutem relações bilaterais no âmbito da Defesa


Publicada em 29/06/2021 19:00

Na segunda-feira (28), o Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, recebeu o Embaixador da Turquia no Brasil, Murat Yavuz Ates. As autoridades trataram das relações entre os dois países no âmbito da Defesa.

No encontro, o Ministro Braga Netto ratificou o interesse brasileiro em estreitar os laços entre os dois países na promoção da cooperação em Defesa.

Por sua vez, o Embaixador abordou o interesse do seu país em promover a cooperação bilateral. Ele mencionou a importância da interlocução com o Comando da Aeronáutica na área espacial e o interesse da Turquia em aproximar a Força Naval dos dois países. Em relação às oportunidades de parceria com o Exército Brasileiro, Murat citou as capacidades turcas no apoio ao processo de modernização da frota e no planejamento para aquisição de novos veículos blindados pela Força Terrestre.

OUTRAS MÍDIAS


JC CONCURSOS - Concurso da Aeronáutica abre inscrições para vagas em 17 estados e DF

Destinadas a profissionais com curso superior em diversas áreas, oportunidades no concurso da Aeronáutica oferecem remuneração inicial de R$ 7,3 mil. Saiba como participar do processo seletivo

Samuel Peressin | Publicada em 29/06/2021 14:32 | Atualizado em 29/06/2021 14:37

A Força Aérea Brasileira (FAB) já recebe inscrições para o concurso da Aeronáutica que preencherá ao menos 289 vagas temporárias para prestação do serviço militar voluntário em diversas regiões do País, com salário inicial de R$ 7.315.

Há oportunidades para profissionais com curso superior em administração, engenharia, análise de sistemas, arquitetura, arquivologia, biblioteconomia, biologia, teologia, ciências contábeis, economia, educação física, enfermagem, estatística, fisioterapia, fonoaudiologia, história, jornalismo, museologia, nutrição, pedagogia, psicologia, publicidade e propaganda, relações públicas, direito, serviço social, terapia ocupacional, zootecnia, farmácia, medicina, medicina veterinária, odontologia e magistério (artes plásticas, biologia, educação física, física, direito, educação religiosa, geografia, história, língua inglesa, filosofia, matemática, sistemas de informação, sociologia, química, relações internacionais, língua portuguesa, língua espanhola, administração, administração pública e estatística).

Também são ofertados postos para área de segurança e defesa. Neste caso, os candidatos devem ter realizado Curso de Formação de Oficiais da Reserva (CFOR) ministrado pelo Exército (nas armas de infantaria, cavalaria, artilharia, engenharia e comunicações) há, no máximo, 12 anos.

Além do Distrito Federal, os editais disponibilizam vagas para servir em 17 estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo.

Como se inscrever

As inscrições para o concurso da Aeronáutica vão até 10 de julho, mediante o preenchimento de formulário no site www.convocacaotemporarios.fab.mil.br. Não há cobrança de taxa de participação.

O processo seletivo é organizado pela Diretoria de Administração do Pessoal (Dirap). Em caso de dúvidas, os participantes podem obter mais informações com o órgão por meio do e-mail [email protected].

Concurso Aeronáutica: como será a seleção

Os candidatos passarão pelas seguintes etapas: entrega e validação de documentos, análise curricular, inspeção de saúde, avaliação psicológica e teste físico. O estágio está previsto para começar em 22 de novembro.

De acordo com os editais, os aprovados inicialmente prestarão serviço por um ano. O vínculo poderá ser sucessivamente prorrogado por períodos de 12 meses, até o limite de 96 meses – desde que a idade do militar não exceda 45 anos.