NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Voluntárias em Uberaba transformam fardas usadas em roupas para crianças de cidades brasileiras e da África

Conheça o projeto ‘Costurando com Amor’, composto por mais de 130 costureiras que doam roupas, acessórios e brinquedos para famílias em situação de vulnerabilidade.

Milton Guimarães E Helena Cunha | Publicada em 29/01/2022 16:57

Um grupo de costureiras voluntárias em Uberaba transforma fardas das Forças Armadas do Brasil em roupas, acessórios e brinquedos para crianças em vulnerabilidade social. A organização não governamental (ONG) “Costurando por Amor” foi criada em 2017 e doa os produtos transformados para a população de cidades brasileiras e até da África.

As 138 costureiras que fazem parte do projeto confeccionam camisas, saias vestidos, shorts, bermudas, acessórios e brinquedos, como por exemplo, bolas. As peças são feitas a partir de fardas doadas pelas forças armadas desde 2018.

“Tudo começou com uma pessoa que se tornou nossa amiga e que trabalha na Aeronáutica em Brasília. Ela via as fardas sendo descartadas e pensou em reaproveitá-las. Ela conheceu nosso projeto pela internet e achou que poderia ajudar de alguma forma. Entrou em contato conosco e nosso trabalho não parou mais”, afirmou a coordenadora da ONG, Célia Gobbo.

A amiga em questão é a tenente e chefe da sessão de Serviço Social do Espaço Aéreo da Força Área Brasileira (FAB), Simone Rocha. A última remessa foi enviada para Uberaba em dezembro de 2021 e para a doadora, a receptividade das costureiras é um dos segredos do sucesso do projeto.

“A forma como a tripulação da FAB foi recebida em Uberaba pelas colaboradoras do instituto foi muito afetuosa e imaginamos que essa forma com que fazem com que as atividades é o diferencial para que atendam as famílias em situação de vulnerabilidade em todo o Brasil e em países da África”, contou a tenente.

As fardas são enviadas em caixas a partir de Brasília (DF) e Rio de Janeiro (RJ). Antes do envio, cada peça é higienizada e tem as insígnias das forças armadas retiradas.

O “Costurando por Amor” já enviou as doações para várias cidades do Vale do Jequitinhonha e do Norte de Minas Gerais. Este mês, uma remessa foi enviada para cidades africanas.

“É o reaproveitamento para dar vida às crianças que vão receber as roupas. Junto com cada peça vai um pouquinho do nosso amor, um pouquinho do nosso carinho”, pontuou Célia Gobbo.

O programa também alcança as novas gerações. A estudante Júlia Rodrigues Cunha, de apenas 7 anos, já costura peças com a inspiração e supervisão da avó, que também é voluntária.

“A minha mãe perguntou se eu queria entrar no instituto e respondi que sim. Foi aí que eu virei a mascotinha do 'Costurando com Amor'. Eu me sinto feliz. Agora as crianças têm uma roupa para vestir, não passam frio”, revelou a estudante.

Além de voluntários, a ONG também busca madrinhas e padrinhos para a doação de material de confecção. Entre os produtos que podem ser doados estão linhas, enfeites, fitas e tiras bordadas.

 

 

 

PORTAL AEROIN


Lançado pela Força Aérea bonito vídeo na campanha institucional 2022


Murilo Basseto | Publicada em 29/01/2022 12:00

A Força Aérea Brasileira (FAB) lançou nesta sexta-feira, 28 de janeiro, um novo vídeo para sua campanha institucional de 2022, intitulado “Brasil, essa é a nossa Força!”, em que chama todos a “entrarem a bordo para voar juntos”.

Em meio às bonitas imagens de suas operações e de seus integrantes, a instituição militar brasileira convida:

“Vamos cruzar os céus. Vem comigo, me conhecer. Vem conhecer a nossa força. Nossos valores. Nosso legado. A gente. Nosso Brasil, a nossa maior riqueza.

Estou aqui para proteger, manter nossa soberania nos céus. Para estender a mão. Levar vida e esperança. A qualquer hora, em qualquer lugar. Voe comigo para o futuro.

Juntos somos um só, nas asas que protegem o país. Brasil, essa é a nossa força.”

 

Comandante da Aeronáutica entra na campanha para salvar a vida do bebê Thomas


Murilo Basseto | Publicada em 29/01/2022

Nesta sexta-feira, 28 de janeiro, vimos que a aviação brasileira voltou a se mobilizar para promover uma campanha de arrecadação de fundos, para salvar a vida de um bebê diagnosticado com uma grave doença.

Thomas Ehlke Schneider é filho do piloto Douglas e da comissária Julianne e foi diagnosticado com AME Tipo 2 em 20 de dezembro de 2021, com cerca de 1 ano e meio de idade. Isso significa que foi iniciada uma corrida contra o tempo, de apenas 6 meses, para salvar sua vida com a compra do medicamento Zolgensma, cuja dose única custa mais de R$ 11 milhões, e com a aplicação até o limite de 2 anos de idade.

E em poucos dias da mobilização nacional, o movimento já vai tomando grandes proporções, chegando inclusive ao mais alto escalão da aviação militar do Brasil.

O próprio Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, Comandante da Aeronáutica e, portanto, da Força Aérea Brasileira (FAB), fez questão de participar de um vídeo que a FAB produziu em prol da campanha do Thomas.

Utilizando-se da “Turma do Fabinho”, um projeto para aproximar as crianças à Força Aérea, o vídeo mostra o Comandante afirmando o apoio, fazendo um paralelo sobre o enfrentamento e a superação de uma turbulência com ajuda de familiares e amigos. Acompanhe a seguir as imagens, e logo abaixo do vídeo, veja como você pode ajudar na campanha:

Toda forma de colaboração é bem-vinda, seja curtindo o perfil oficial do Thomas no Instagram, seja compartilhando as publicações da campanha ou participando com doações. Você pode acessar o perfil oficial do Thomas no Instagram, ou também o site oficial.

 

 

 

PORTAL TECNOLOGIA E DEFESA


Documentário Joker – Escola de Pilotos de Caça estreia hoje!


João Paulo Moralez | Publicada em 29/01/2022 20:00

Neste sábado, 29 de janeiro, às 19h00, estreia na internet o documentário Joker – Escola de Pilotos de Caça, uma realização da Hunter Press que retrata a intensa rotina de formação dos pilotos de caça da Força Aérea Brasileira (FAB).

O documentário vai ao ar no canal da Hunter Press no Youtube.