NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL R7


Exercício Conjunto Escudo-Tínia 2022 encerra com 1.500 horas de voo

Treinamento envolveu mais de 50 aeronaves e cerca de 800 militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e do efetivo de Unidades da Força Aérea Brasileira distribuídas por todo o País

Luiz Fara Monteiro | Publicada em 28/11/2022 18:21

Adestrar Unidades Aéreas no cumprimento de ações de Força Aérea em um cenário tático, fictício, dinâmico, complexo e com um objetivo a ser atingido: defender a soberania do espaço aéreo e atacar o território inimigo, em uma simulação de guerra convencional. Esse foi o contexto do Exercício Conjunto (EXCON) Escudo-Tínia 2022, que chegou ao fim nesta sexta-feira (25/11).

As atividades aéreas e terrestres ocorreram nas Bases Aéreas de Canoas (BACO) e Santa Maria (BASM), além das cidades de Santana da Boa Vista e Caçapava do Sul (RS). Com 1.500 horas de voo, o EXCON Escudo-Tínia 2022 contou com a participação de mais de 800 militares da Marinha do Brasil (MB), Exército Brasileiro (EB) e do efetivo de Unidades da Força Aérea Brasileira (FAB) distribuídas por todo o País, e com mais de 50 aeronaves das Aviações de Caça, Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR), Asas Rotativas e Transporte.

Outro aspecto do Exercício foi o acompanhamento em tempo real dos combates aéreos, o chamado showtime, em que militares avaliaram cada ação dos pilotos em voo e definiram o andamento das missões. O reabastecimento em voo também foi treinado durante o exercício. O KC-130 Hércules e o KC-390 do Esquadrão Gordo realizaram missões de reabastecimento das aeronaves F5.

Controle do Tráfego Aéreo

A coordenação do Controle do Espaço Aéreo no EXCON Escudo-Tínia 2022 ficou sob a responsabilidade do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC), Unidade subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e o Segundo Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (2º/1º GCC) - Esquadrão Aranha, localizados na BACO, com apoio do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º/1º GCC), localizado no Rio de Janeiro (RJ) e o Quarto Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (4º/1º GCC) – Esquadrão Mangrulho, localizado na BASM.

Com o objetivo de consolidar a doutrina de missões aéreas compostas através de treinamento e emprego aéreo militar em ações conjuntas, o EXCON Escudo-Tínia 2022 contou com uma complexa infraestrutura em telecomunicações, e com grande planejamento e capacitação dos participantes de diversas especialidades multidisciplinares.

Além da estrutura, o 1º GCC dispõe do Radar de Defesa Aérea TPS-B34, que tem como principal diferencial ser tridimensional, transportável e com uma enorme capacidade de guerra eletrônica. Os aviões radar E-99 também realizaram o controle de tráfego durante as missões dos caças.

Operação Escudo emprega defesa antiaérea

Durante a realização do EXCON Escudo-Tínia 2022, aconteceu o treinamento da missão de Defesa Antiaérea. O adestramento envolveu aeronaves e mísseis para defesa de pontos e zonas sensíveis de superfície, de forças terrestres ou navais, interdição de um espaço aéreo condicionado ou em zona de combate. A Defesa Antiaérea também é importante na estratégia de defesa de um país. Ela exige total integração com variados sistemas de comando e controle e o adestramento constante devido às suas peculiaridades e complexidade. Com o foco em treinar as antiaéreas do país em cenário de guerra simulada, diversas frações de artilharia antiaérea foram empregadas no treinamento, em terrenos das cidades de Santana da Boa Vista e Caçapava do Sul (RS).

Resultados

O Comandante do Comando de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida, falou sobre o retorno das atividades em 2022 e os desafios do COMPREP para esta edição. “O Exercício Conjunto (EXCON) Escudo-Tínia 2022 é o complemento de uma série de operações que começamos no início do ano, incluindo os exercícios do COMAE, a KRATOS e a COMAEX, Exercícios de Comando e Controle, e a Operação TÁPIO em Campo Grande (MS), um exercício de guerra não regular. A Tínia é o coroamento de uma guerra regular, tradicional, clássica em que a FAB é empregada com todos os seus meios. Posso dizer que o resultado tem sido excelente, cumprindo todas as fases previstas nesse Exercício”, pontuou.

Em sua visita ao EXCON Escudo-Tínia 2022, o Comandante do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues, falou sobre o trabalho que foi realizado pelos militares. “Observamos um grau de profissionalismo extremante elevado. Os militares trabalharam nas missões, no planejamento, execução e coordenação em parceria com a Marinha do Brasil e o Exército Brasileiro, o que possibilitou dedicação extrema e completa das Unidades de Aeronáutica que trabalharam dia e noite e conseguiram atingir todos os objetivos estipulados para o Exercício”, concluiu o Oficial-General.

 

PORTAL AEROIN


Com 1.500 horas de voo e 50 aviões, FAB encerra exercício de preparação para a guerra; veja vídeo


Juliano Gianotto | Publicada em 28/11/2022

No contexto de Adestrar Unidades Aéreas no cumprimento de ações de Força Aérea em um cenário tático, fictício, dinâmico, complexo e com um objetivo a ser atingido: defender a soberania do espaço aéreo e atacar o território inimigo, em uma simulação de guerra convencional, na última sexta-feira (25), foi finalizado o Exercício Conjunto (EXCON) Escudo-Tínia 2022.

De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), as atividades aéreas e terrestres ocorreram nas Bases Aéreas de Canoas (BACO) e Santa Maria (BASM), além das cidades de Santana da Boa Vista e Caçapava do Sul (RS).

Com 1.500 horas de voo, o EXCON Escudo-Tínia 2022 contou com a participação de mais de 800 militares da Marinha do Brasil (MB), Exército Brasileiro (EB) e do efetivo de Unidades da Força Aérea Brasileira (FAB) distribuídas por todo o País, e com mais de 50 aeronaves das Aviações de Caça, Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR), Asas Rotativas e Transporte.

Outro aspecto do Exercício foi o acompanhamento em tempo real dos combates aéreos, o chamado showtime, em que militares avaliaram cada ação dos pilotos em voo e definiram o andamento das missões. O reabastecimento em voo também foi treinado durante o exercício. O KC-130 Hércules e o KC-390 do Esquadrão Gordo realizaram missões de reabastecimento das aeronaves F5.

Controle do Tráfego Aéreo

A coordenação do Controle do Espaço Aéreo no EXCON Escudo-Tínia 2022 ficou sob a responsabilidade do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC), Unidade subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e o Segundo Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (2º/1º GCC) – Esquadrão Aranha, localizados na BACO, com apoio do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º/1º GCC), localizado no Rio de Janeiro (RJ) e o Quarto Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (4º/1º GCC) – Esquadrão Mangrulho, localizado na BASM. 

Com o objetivo de consolidar a doutrina de missões aéreas compostas através de treinamento e emprego aéreo militar em ações conjuntas, o EXCON Escudo-Tínia 2022 contou com uma complexa infraestrutura em telecomunicações, e com grande planejamento e capacitação dos participantes de diversas especialidades multidisciplinares. 

Além da estrutura, o 1º GCC dispõe do Radar de Defesa Aérea TPS-B34, que tem como principal diferencial ser tridimensional, transportável e com uma enorme capacidade de guerra eletrônica. Os aviões radar E-99 também realizaram o controle de tráfego durante as missões dos caças.

Operação Escudo emprega defesa antiaérea

Durante a realização do EXCON Escudo-Tínia 2022, aconteceu o treinamento da missão de Defesa Antiaérea. O adestramento envolveu aeronaves e mísseis para defesa de pontos e zonas sensíveis de superfície, de forças terrestres ou navais, interdição de um espaço aéreo condicionado ou em zona de combate.

A Defesa Antiaérea também é importante na estratégia de defesa de um país. Ela exige total integração com variados sistemas de comando e controle e o adestramento constante devido às suas peculiaridades e complexidade.

Com o foco em treinar as antiaéreas do país em cenário de guerra simulada, diversas frações de artilharia antiaérea foram empregadas no treinamento, em terrenos das cidades de Santana da Boa Vista e Caçapava do Sul (RS).

Resultados

O Comandante do Comando de Preparo (COMPREP), Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida, falou sobre o retorno das atividades em 2022 e os desafios do COMPREP para esta edição.

“O Exercício Conjunto (EXCON) Escudo-Tínia 2022 é o complemento de uma série de operações que começamos no início do ano, incluindo os exercícios do COMAE, a KRATOS e a COMAEX, Exercícios de Comando e Controle, e a Operação TÁPIO em Campo Grande (MS), um exercício de guerra não regular. A Tínia é o coroamento de uma guerra regular, tradicional, clássica em que a FAB é empregada com todos os seus meios. Posso dizer que o resultado tem sido excelente, cumprindo todas as fases previstas nesse Exercício”, pontuou.

Em sua visita ao EXCON Escudo-Tínia 2022, o Comandante do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues, falou sobre o trabalho que foi realizado pelos militares.

“Observamos um grau de profissionalismo extremante elevado. Os militares trabalharam nas missões, no planejamento, execução e coordenação em parceria com a Marinha do Brasil e o Exército Brasileiro, o que possibilitou dedicação extrema e completa das Unidades de Aeronáutica que trabalharam dia e noite e conseguiram atingir todos os objetivos estipulados para o Exercício”, concluiu o Oficial-General.

PORTAL AEROFLAP


FAB encerra Exercício Conjunto Escudo-Tínia 2022 com 1.500 horas de voo


Gabriel Benevides | Publicada em 28/11/2022

Adestrar Unidades Aéreas no cumprimento de ações de Força Aérea em um cenário tático, fictício, dinâmico, complexo e com um objetivo a ser atingido: defender a soberania do espaço aéreo e atacar o território inimigo, em uma simulação de guerra convencional. Esse foi o contexto do Exercício Conjunto (EXCON) Escudo-Tínia 2022, que chegou ao fim nesta sexta-feira (25/11).

As atividades aéreas e terrestres ocorreram nas Bases Aéreas de Canoas (BACO) e Santa Maria (BASM), além das cidades de Santana da Boa Vista e Caçapava do Sul (RS). Com 1.500 horas de voo, o EXCON Escudo-Tínia 2022 contou com a participação de mais de 800 militares da Marinha do Brasil (MB), Exército Brasileiro (EB) e do efetivo de Unidades da Força Aérea Brasileira

(FAB) distribuídas por todo o País, e com mais de 50 aeronaves das Aviações de Caça, Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR), Asas Rotativas e Transporte.

Outro aspecto do Exercício foi o acompanhamento em tempo real dos combates aéreos, o chamado showtime, em que militares avaliaram cada ação dos pilotos em voo e definiram o andamento das missões. O reabastecimento em voo também foi treinado durante o exercício. O KC-130 Hércules e o KC-390 do Esquadrão Gordo realizaram missões de reabastecimento das aeronaves F5.

Controle do Tráfego Aéreo

A coordenação do Controle do Espaço Aéreo no EXCON Escudo-Tínia 2022 ficou sob a responsabilidade do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC), Unidade subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e o Segundo Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (2º/1º GCC) – Esquadrão Aranha, localizados na BACO, com apoio do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º/1º GCC), localizado no Rio de Janeiro (RJ) e o Quarto Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (4º/1º GCC) – Esquadrão Mangrulho, localizado na BASM. 

Com o objetivo de consolidar a doutrina de missões aéreas compostas através de treinamento e emprego aéreo militar em ações conjuntas, o EXCON Escudo-Tínia 2022 contou com uma complexa infraestrutura em telecomunicações, e com grande planejamento e capacitação dos participantes de diversas especialidades multidisciplinares. 

Além da estrutura, o 1º GCC dispõe do Radar de Defesa Aérea TPS-B34, que tem como principal diferencial ser tridimensional, transportável e com uma enorme capacidade de guerra eletrônica. Os aviões radar E-99 também realizaram o controle de tráfego durante as missões dos caças.

Operação Escudo emprega defesa antiaérea

Durante a realização do EXCON Escudo-Tínia 2022, aconteceu o treinamento da missão de Defesa Antiaérea. O adestramento envolveu aeronaves e mísseis para defesa de pontos e zonas sensíveis de superfície, de forças terrestres ou navais, interdição de um espaço aéreo condicionado ou em zona de combate. A Defesa Antiaérea também é importante na estratégia de defesa de um país. Ela exige total integração com variados sistemas de comando e controle e o adestramento constante devido às suas peculiaridades e complexidade.

Com o foco em treinar as antiaéreas do país em cenário de guerra simulada, diversas frações de artilharia antiaérea foram empregadas no treinamento, em terrenos das cidades de Santana da Boa Vista e Caçapava do Sul (RS).

Resultados

O Comandante do Comando de Preparo (COMPREP), Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida, falou sobre o retorno das atividades em 2022 e os desafios do COMPREP para esta edição. “O Exercício Conjunto (EXCON) Escudo-Tínia 2022 é o complemento de uma série de operações que começamos no início do ano, incluindo os exercícios do COMAE, a KRATOS e a COMAEX, Exercícios de Comando e Controle, e a Operação TÁPIO em Campo Grande (MS), um exercício de guerra não regular. A Tínia é o coroamento de uma guerra regular, tradicional, clássica em que a FAB é empregada com todos os seus meios. Posso dizer que o resultado tem sido excelente, cumprindo todas as fases previstas nesse Exercício”, pontuou.

Em sua visita ao EXCON Escudo-Tínia 2022, o Comandante do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues, falou sobre o trabalho que foi realizado pelos militares. “Observamos um grau de profissionalismo extremante elevado. Os militares trabalharam nas missões, no planejamento, execução e coordenação em parceria com a Marinha do Brasil e o Exército Brasileiro, o que possibilitou dedicação extrema e completa das Unidades de Aeronáutica que trabalharam dia e noite e conseguiram atingir todos os objetivos estipulados para o Exercício”, concluiu o Oficial-General.

FAB: Esquadrão Onça faz ressuprimento aéreo inédito para tropa do Exército em Roraima


Da Redação | Publicada em 28/11/2022

O Primeiro Esquadrão do Décimo Quinto Grupo de Aviação (1°/15° GAV) – Esquadrão Onça, sediado na Base Aérea de Campo Grande (BACG), em Mato Grosso do Sul, realizou, na sexta-feira (25), a primeira Ação de Ressuprimento Aéreo real realizada pelo C-105 Amazonas.

O destino foi o Quarto Pelotão Especial de Fronteira (4º PEF) do Exército Brasileiro, localizado no aeródromo de Surucucu, na cidade de Alto Alegre, em Roraima. Já foram lançados 2000 quilos de víveres e suprimentos.

As operações em Surucucu prosseguem até segunda-feira (28/11), quando se estima entregar mais de 6000 quilos de suprimentos às tropas militares sediadas na localidade. “Por meio desse suporte, será possível mantermos as atividades de segurança e vigilância das nossas fronteiras, salvaguardando os interesses nacionais e contribuindo para a garantia da soberania nacional”, pontuou o Comandante do Quarto Pelotão Especial de Fronteira, Tenente Tanaka.

O Comandante do 1°/15° Grupo de Aviação, Tenente-Coronel Aviador Tito Livio Lúcio Alencar de Andrade, disse que espera chegar ao final do último dia com o objetivo completamente cumprido. “O emprego real com eficiência, segurança e precisão, nada mais é do que o resultado de muito treinamento e um fiel cumprimento das táticas, técnicas e procedimentos estabelecidos e só comprova o elevado grau de prontidão e adestramento das equipagens envolvidas”, declarou o Oficial.

O Capitão Aviador Renê Luiz Pereira da Costa, comandante da aeronave, diz se sentir honrado em fazer parte da missão. “A tripulação teve a oportunidade de utilizar todo o conhecimento operacional e técnico adquirido na Avaliação Operacional (AVAOP) e aplicar a recém-adquirida capacidade de emprego do C-105”, comemorou. “Como brasileiro, sinto orgulho de poder colaborar com a prossecução da presença do Exército nas fronteiras de nossa terra”, complementou o Tenente Aviador Isaac Luiz Matias de Santana, do Esquadrão Onça.

Técnicas operacionais otimizadas para o lançamento de cargas

Em julho de 2022, o Instituto de Aplicações Operacionais (IAOp) conduziu na Base Aérea de Campo Grande (BACG), em Mato Grosso do Sul, a Avaliação Operacional (AVAOP) do sistema eletrônico de lançamento do projeto C-105 Amazonas, com o objetivo de desenvolver técnicas operacionais otimizadas para o lançamento de cargas do tipo Heavy (pesada, por extração) e CDS (Container Delivery System), além da determinação dos parâmetros balísticos do paraquedas T-10 para uso no referido sistema.

Como resultado dessa AVAOP, capitaneada pelo Comando de Preparo (COMPREP) e com um trabalho sinérgico da Base Aérea de Campo Grande, do Instituto de Aplicações Operacionais (IAOp) e do 1°/15° GAV, foi implementada uma nova capacidade operacional de emprego para as tripulações do C-105 Amazonas.

Segundo o Capitão Engenheiro Dymitri Cardoso Leão, Instrutor da referida AVAOP, a avaliação operacional do Ponto de Lançamento Calculado (CARP, do inglês Computed Air Release Point) do Sistema de Gerenciamento de Voo (FMS, do inglês Flight Management System) da aeronave C-105, a primeira realizada com o 1º/15º GAV, foi de suma importância para aprimorar os conhecimentos do IAOp sobre a doutrina de lançamento de carga. “Essa avaliação permitiu o desenvolvimento de técnicas otimizadas que se mostraram robustas e capazes de ampliar a acurácia e precisão do lançamento de cargas de forma sistemática, de modo a contribuir sobremaneira para o cumprimento das missões de ressuprimento aéreo de forma eficaz”, frisou.

A partir do resultado positivo desta avaliação, e uma vez implementadas as recomendações estabelecidas pelo IAOP, o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), acionou o Esquadrão Onça, com o objetivo de cumprir a Ação de Ressuprimento Aéreo na área do 4º Pelotão Especial de Fronteira.

Tendo em vista a complexidade da operação, diversas Organizações Militares estiveram envolvidas no planejamento e execução. O Primeiro Esquadrão do Nono Grupo de Aviação (1º/9º GAV) – Esquadrão Arara, Esquadrão operador na região, foi representado por um piloto, Capitão Aviador Marcus Vinicius Fernandes Portal da Silva, com o objetivo de orientar e compartilhar sua experiência na região da Amazônia.

A Base Aérea de Campo Grande participou com todo o material logístico necessário ao lançamento aéreo, e com militares, que foram chefiados pelo Tenente Aviador Gabriel Ramirez Pina, nas equipes de dobragem de paraquedas e montagem da carga, reforçados pelo apoio dos militares da 3ª Companhia de Forças Especiais e do 4º Pelotão Especial de Fronteira (PEF) do Exército Brasileiro. A Base Aérea de Boa Vista (BABV), local que sediou as atividades de preparação das cargas, participou com o C-98 Caravan e forneceu todo o suporte operacional para o desencadeamento das surtidas.

 

JORNAL DO BRASIL


Alerj homenageia militares da Força Aérea Brasileira com Medalha Tiradentes


Da Redação | Publicada em 28/11/2022 12:56

Em homenagem ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB), a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realizou, na manhã desta segunda-feira (28), a entrega da Medalha Tiradentes - maior honraria concedida pelo Parlamento fluminense - a 14 militares da Aeronáutica, e agraciou outros seis com Moções de Aplausos e Congratulações. As comendas foram propostas pelo presidente da Casa, deputado André Ceciliano (PT), e pelos deputados Samuel Malafaia (PL), Alana Passos (PTB) e Marcelo Dino (União).

"Este é um tributo que nós prestamos não somente à FAB, mas também à Aeronáutica, com quem o Legislativo mantém uma relação colaborativa e de respeito. Ambas as forças de segurança cumprem uma brilhante missão em defesa da soberania do Estado do Rio e, acima de tudo, do país. Essa sintonia harmônica tem proporcionado significativos avanços em prol do estado e do bem-estar da população", disse Ceciliano. Em outubro deste ano, o parlamentar esteve na Base Aérea para receber a Ordem do Mérito Aeronáutico, a maior comenda da Força Aérea Brasileira (FAB), concedida a militares e personalidades civis que tenham prestado notáveis serviços ao país e à Aeronáutica.

A sessão solene, realizada no plenário da Assembleia Legislativa, contou com apresentações da Banda da Base Aérea do Galeão. Em nome de todos os agraciados, o Major Brigadeiro do Ar Márcio Bruno Bonotto agradeceu as homenagens e destacou a parceria entre a FAB e a Alerj. "Este ato enaltece e fortalece os laços de amizade entre a FAB e esta Casa, que defende e representa os interesses da população fluminense. Gostaria de expressar a minha felicidade em nome da FAB em manter viva a ligação histórica entre essas instituições de elevado prestígio no cenário estadual e federal. Agradeço a todos os parlamentares por toda a consideração e fidalguia nessa homenagem", comentou.

O deputado Samuel Malafaia destacou a importância de Santos Dumont na história da aviação brasileira e mundial. “Em todo aniversário da FAB, temos a honra de lembrar do valoroso brasileiro Santos Dumont, que em 23 de outubro de 1906, em Paris, fez o primeiro voo no 14 Bis, por ele projetado e testado. Esse evento deu origem aos maiores avanços que o mundo pôde empreender com a evolução da aviação civil e militar. Quero focar minhas palavras no legado histórico de abnegação, coragem e amor ao Brasil que foi nos deixado por homens como o pai da aviação, que ousou desafiar as limitações”, frisou.

“Eu me sinto muito feliz quando vejo a Assembleia repleta de militares, que vêm desempenhando um papel fundamental na condução da nossa história e do nosso Brasil. Estar aqui para entregar essas homenagens em alusão a essa data comemorativa é motivo de muita satisfação”, disse a deputada Alana Passos.

Já o deputado Marcelo Dino destacou a importância da segurança pública. “Sou policial militar e sei a importância que tem a segurança pública. Hoje, o maior problema que assola o nosso estado é exatamente a segurança. Para mim, é um momento ímpar homenagear estes militares, que têm um trabalho muito importante em proteger as nossas fronteiras”, pontuou o parlamentar.

Os homenageados foram os seguintes:

Medalha Tiradentes

Brigadeiro Engenheiro Alexandre Arthur Massena Javoski; Brigadeiro do Ar Eduardo Miguel Soares; Brigadeiro Intendente Marcelo Tenório de Carvalho; Brigadeiro Engenheiro Alessander de Andrade Santoro; Brigadeiro do Ar Maurício Carvalho Sampaio; Coronel Aviador Silvestre Luiz Almeida Cerqueira; Coronel Aviador Alessandro Barbosa Arrais de Oliveira; Coronel de Infantaria Jupiaci Tadeu Martins Belo; Coronel Aviador Eduardo Almeida da Silva. Major Brigadeiro do Ar Márcio Bruno Bonotto; Major Brigadeiro do Ar José Madureira Junior; Major Brigadeiro do Ar Fernando Cesar da Costa e Silva Braga; Major Brigadeiro do Ar Sérgio Barros de Oliveira; Tenente Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini.

Moção de Aplausos e Congratulações

Tenente Coronel de Infantaria Marcos Vinicius Pires Brant; Major Aviador Kayo Coelho Sant Anna; Major Aviador Roberto Lopes Gomes; Major Aviador Guilherme Guimarães Neto;Major Intendente Núbia Fernandes Santiago; SO QSS SAD Antônio Carlos Sardinha dos Santos.

PORTAL DEFESANET


FAB sedia importante evento internacional da OACI

O evento ocorreu em Salvador (BA), no período de 14 a 18 de novembro

Da Redação | Publicada em 28/11/2022 10:00

A Força Aérea Brasileira (FAB) sediou a 20ª edição da Reunião do Grupo Regional de Planejamento e Execução para o Caribe e América do Sul (GREPECAS), a 12ª Reunião do Grupo Regional de Segurança Operacional da Aviação para a Região Pan-Americana (RASG-PA) e a 2ª Reunião Conjunta GREPECAS–RASG-PA. O objetivo do encontro, que promoveu as três reuniões, de 14 a 18 de novembro, foi propiciar o debate, o intercâmbio de informações e o compartilhamento das novas soluções na área da aviação civil.

Realizado no Centro Militar de Convenções e Hospedagens da Aeronáutica (CEMCOHA), em Salvador (BA), o ensejo reuniu autoridades e especialistas de organizações reguladoras, organizações prestadoras de serviços de navegação aérea e da indústria aeronáutica de países de todo o continente americano, entre os quais: o Secretário-Geral da OACI, Juan Carlos Salazar Gómez; o Presidente do GREPECAS, Hector Porcella; o Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini; o Diretor Regional da OACI para América do Norte, América Central e Caribe (OACI NACC), Melvin Cintron; e os Presidentes do RASG-PA, Javier Vanegas e Wagner Souza.

Conduzido pelo Diretor Regional da OACI na América do Sul, Fábio Rabbani, a 20ª reunião do GREPECAS promoveu a exposição de informações relacionadas à evolução da navegação aérea, bem como ao estudo de soluções para a gestão harmonizada e sustentável da circulação aérea nas Américas. “Trabalhamos muito com o apoio de todas as autoridades. Temos grupos estabelecidos que apoiam o uso dos dados e da inteligência para a Segurança em prol das ações que tomamos e buscamos assegurar que juntos possamos gerar produtos para o nosso setor. Estamos cada vez mais fortes e mais úteis para nossa sociedade”, declarou Rabbani.

Realizada regularmente desde 1991, a edição deste ano do GREPECAS abordou, entre outros assuntos, a relevância do uso de equipamentos de alta tecnologia, a segurança das operações aéreas, o gerenciamento do tráfego dos veículos aéreos não tripulados (drones) e a importância da utilização de softwares reconhecidos pela indústria aeronáutica pelos prestadores de serviços de navegação aérea. O evento ainda contou com a eleição do Presidente e Vice-Presidente do GREPECAS, agora, respectivamente, o Brigadeiro Engenheiro Alessander de Andrade Santoro e Engenheiro Orlando Nevot Gonzalez.

Segurança Operacional da Aviação

Na ocasião, também foram realizadas a 12ª Reunião Plenária RASG-PA e a Reunião Conjunta RASG-PA / GREPECAS. Desde 2008, o RASG-PA integra esforços para estabelecer atividades cooperativas que reduzam encargos e viabilizam a entrega de aprimoramentos mensuráveis na área de segurança operacional da região pan-americana. A missão do grupo, que reúne 35 países das Américas do Sul, Central e do Norte, além de 14 territórios ultramarinos caribenhos, é reduzir o risco de fatalidade na aviação comercial, garantindo a priorização e implementação de iniciativas de segurança orientadas por dados na região por meio do envolvimento ativo de todas as partes interessadas da aviação civil.

O evento, que teve como apoiadoras as empresas Atech, Embraer, Frequentis, IACIT, Saipher e SITA, foi aberto também por Rabbani, que agradeceu a presença de todos e destacou a importância de reunirem-se presencialmente depois da pandemia. “Cada assunto aqui tratado tem um significado importante. Nestes últimos anos, em especial em 2021, não tivemos nenhuma ocorrência fatal na região CAR/SAM (Caribe e América do Sul) com voos regulares e aeronaves de grande porte. Para nós, isso é muito relevante, é parte do foco principal que temos em nossos grupos de trabalho, especialmente em nosso grupo regional para segurança operacional”, comentou o Diretor Regional.

O Tenente-Brigadeiro Fiorentini mencionou a relevância do trabalho conjunto, as tratativas da recente Assembleia da OACI e os contínuos trabalhos em níveis global e regional. “Agradecemos a confiança da OACI em ter o Brasil como anfitrião. Esperamos poder fornecer todas as condições para que o trabalho dos senhores e das senhoras possa ser plenamente realizado e que possamos sair daqui com novas medidas tomadas de maneira colaborativa para prevenir novos acidentes”, declarou o Diretor-Geral do DECEA.

Na audiência, também estiveram presentes autoridades, especialistas, profissionais e representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA), Organização dos Serviços de Navegação Aérea Civil (CANSO), Federação Internacional de Associações de Pilotos de Linha Aérea (IFALPA), Comitê Regional CAR/SAM de Prevenção do Perigo Aviário e Fauna (CARSAMPAF), Boeing, CESNA, Aireon e do DECEA.

Célula de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo

O Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), unidade da Força Aérea Brasileira subordinada ao DECEA, montou uma célula operacional especialmente para o evento. A estrutura dispôs de computadores integrados, alimentados por enlace de dados e por um link da rede interna da FAB, viabilizando o monitoramento, em tempo real, de todo o movimento aéreo nacional.

A célula do CGNA disponibilizou todas as etapas do Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo (ATFM), desde a intenção de um plano de voo até o acompanhamento de todas as informações relacionadas à navegação aérea em tempo real. A inserção de dados nos dashboards (painéis de controle de tarefas) e o compartilhamento de informações regionais foi amplamente estimulado pelas autoridades, que enfatizaram os benefícios globais deste intercâmbio de experiências e conhecimento para a segurança operacional nas Américas.