NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


DEFESA AÉREA & NAVAL


Audiência Pública Extraordinária com o Ministro da Defesa e os comandantes das Forças Armadas


Luiz Padilha | Publicada em 27/10/2021 12:28

Com a presença do Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Neto, foi realizada audiência pública para discutir a implementação da Política Nacional de Defesa (PND), da Estratégia Nacional de Defesa (END), bem como do Livro Branco da Defesa Nacional (LBDN).

Em atendimento ao Requerimento nº 73/2021-CREDN, de autoria dos Deputados Claudio Cajado (PP/BA) e Arlindo Chinaglia (PT/SP).

Convidados:

– Almirante de Esquadra Almir Garnier dos Santos – Comandante da Marinha do Brasil;
– General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira – Comandante do Exército Brasileiro e
– Tenente Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior – Comandante da Aeronáutica.

 

PORTAL AEROFLAP


SAAB diz que 30 caças Gripen E estão na linha de montagem – AEROFLAP


Publicada em 27/10/2021

Em novembro, a Saab dará início a fase de entrega de aeronaves operacionais, com quatro aeronaves Gripen E para o Brasil e outras duas para a Suécia.

Formas inteligentes de trabalho, tecnologias de produção inovadoras e uma estreita cooperação com os clientes foram fundamentais alcançar este importante marco do programa, que segue o cronograma acordado com os clientes brasileiros e suecos.

No ano passado, a empresa iniciou as entregas para o programa conjunto de testes e verificação do Gripen E.

Uma aeronave monoposto está na base da Força Aérea de Malmen, em Linköping, na Suécia, e outra no Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC), localizado na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto (SP). Somados as instalações da Saab em Linköping, existem no total três locais de teste em dois países.

“No total, nove Gripen E estão prontos e voando, com outros chegando no final deste ano. A parte crítica de ensaios em voo do programa está quase completa. Agora, nos concentramos na verificação e declaração para alcançar o Certificado de Tipo Militar, no desenvolvimento tático contínuo e atividades para permitir a entrega completa do sistema de armas”, disse Mikael Olsson, head de Teste e Verificação de Voo na Saab Aeronautics.

Taxa de produção plena do Gripen

A velocidade aumenta nos ensaios em voo do Gripen E e também nas instalações de produção, que alcançará a taxa de produção plena em Linköping durante o próximo ano. Cerca de 30 Gripen E estão na linha de montagem, o que significa que a Saab fabrica perto de um terço dos caças da sua atual carteira de pedidos.

“Percorremos um longo caminho e estabelecemos um processo de produção maduro em um período muito curto. Todas as nossas experiências anteriores, o uso de tecnologia de produção inovadora, os processos e métodos simplificados, incluindo o nosso pessoal, nos ajudam a chegar na taxa de produção completa no próximo ano”, contou Matti Olsson, head de Produção na Saab.

Nas instalações de produção em Linköping, brasileiros e suecos trabalham lado a lado. A montagem estrutural e final, instalação e outras atividades relacionadas à fabricação de aeronaves empregam atualmente mais de 1.000 funcionários.

Antes das etapas mencionadas, há também um envolvimento substancial de fornecedores externos e oficinas internas para fabricação de detalhes relacionados à produção de peças e montagem estrutural.

Durante o desenvolvimento e fabricação do Gripen E, tecnologias e técnicas de produção líderes mundiais são utilizadas para economizar tempo e custos, tais como fabricação de aditivos (AM), usinagem de 5 eixos de alta velocidade, novo método de moldagem de metal e peças sob água com explosivos e Definição Baseada em Modelos (MBD).

Sem mais diagramas

Graças ao MBD e às novas tecnologias, o tempo de aprovisionamento e os custos de desenvolvimento e fabricação são reduzidos em 50%. Com o MBD, um modelo 3D de um produto contém todas as informações necessárias, tais como dimensões, tolerâncias, métodos de fabricação e montagem, materiais, entre outros.

Com isso, a Saab concentra todos os dados em um só lugar – apresentadas em uma tela de computador, o que tem um grande impacto em toda a cadeia de desenvolvimento e produção.

“Com o MBD, todos os diagramas tradicionais são reunidos em um único modelo 3D. O resultado é uma construção mais rápida e uma qualidade muito maior do produto final. Todas as peças se encaixam sem qualquer retificação ou correção. Podemos verificar a solidez, função e disponibilidade antes de entrar na linha de produção. Todas as questões, desafios e problemas tradicionais podem ser avaliados e problemas potenciais inesperados podem ser evitados”, explicou Olsson.

Transferência extensiva de tecnologia

No Brasil, o desenvolvimento, os ensaios em voo e a produção estão ocorrendo como parte do amplo pacote de transferência de tecnologia para o país. Até o momento, mais de 260 engenheiros e técnicos, de um total de mais de 350 profissionais brasileiros, já foram treinados na Suécia.

O Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (GDDN), localizado na fábrica da Embraer, em Gavião Peixoto (SP), é o hub de transferência de tecnologia e desenvolvimento do caças Gripen no Brasil desde 2016.

No local, brasileiros e suecos trabalham em aéreas como sistemas veiculares, engenharia aeronáutica, projeto de estruturas de aeronaves, integração de sistemas, aviônica, interface homem-máquina e comunicações.

O primeiro caça Gripen E chegou ao Brasil em setembro de 2020 e, desde então, participa de ensaios em voo no Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC), que faz parte do GDDN. O GFTC está totalmente integrado ao programa de testes em execução na Saab, em Linköping, desde 2017.

Ele coleta, em tempo real, as informações de telemetria dos voos, de forma criptografada, que são posteriormente analisadas pelos pilotos, técnicos e engenheiros envolvidos na campanha de testes realizada no Brasil e na Suécia.

A fábrica de aeroestruturas da Saab em São Bernardo do Campo (SP) já produz quatro segmentos de aeroestruturas: o cone de cauda, os freios aerodinâmicos, o caixão das asas e a fuselagem dianteira do Gripen E.

Paralelamente, os investimentos em infraestrutura e preparação da linha de produção da Embraer, em Gavião Peixoto, estão avançando. Técnicos de produção da Embraer estão na Suécia fazendo seu treinamento on-the-job e trabalhando diretamente na produção das quatro primeiras aeronaves Gripen brasileiras que estão em fase final de produção.

Benefícios mútuos

O Brasil não é o único cliente que recebe essa oportunidade. A Saab oferece a todos os clientes Gripen programas substanciais de Transferência de Tecnologia, que traz benefícios mútuos.

A Finlândia tomará uma decisão até o final do ano em relação a novos aviões de combate e, para atender suas necessidades, a Saab oferece uma extensa parceria para além do Gripen e do GlobalEye.

“Para construir a Segurança de Fornecimento, manutenção, reparo e capacidade de revisão na Finlândia, estamos propondo a produção local e a montagem de aeronaves Gripen no país. A Saab vê isto como benéfico para a estratégia global de produção e, naturalmente, também prevê que a Finlândia seja integrada na nossa capacidade de montagem, produção e capacidade MRO (Manutenção, Reparo e Operações)”, disse Magnus Skogberg, diretor da Campanha Gripen para a Finlândia na Saab.

“Também oferecemos à Finlândia o estabelecimento de um centro de sistema local para o Gripen e o GlobalEye, que formará um hub para a sustentação do país e outras capacidades de desenvolvimento”, finalizou Skogberg.

PORTAL DEFESANET


ACISO leva saúde e cidadania para as populações carentes no norte do País

Foram ofertadas especialidades médicas e atendimento odontológico na cidade de Ananindeua (PA)

Da Redação | Publicada em 27/10/2021 07:07

O Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE), em parceria com a Prefeitura de Ananindeua (PA), promoveu no dia 16 de outubro a Ação Cívico-Social (ACISO) do ano de 2021. O evento contou com o apoio do Comando Aéreo Norte (I COMAR), da Ala 9 e da Base Aérea de Belém (BABE), e foram ofertadas especialidades médicas e atendimento odontológico às comunidades mais carentes. Durante o cerimonial de abertura, a Banda de Música da BABE proporcionou momentos de lazer ao longo da manhã, tocando canções conhecidas da população.

A ACISO contou com uma extensa equipe de profissionais médicos e dentistas, que fizeram os atendimentos em especialidades nas quais há uma demanda reprimida muito grande no município, como enfatizou o prefeito de Ananindeua, Daniel Barbosa Santos, “Para nós, essa parceria é fundamental, trazendo especialidades que não temos em nossa rede pública. Se não fosse a ajuda da Força Aérea Brasileira, o nosso programa assistencial ficaria bem mais difícil”, comenta.

Para os profissionais que prestam o atendimento, o acolhimento desta parcela da população mais necessitada torna-se uma experiência muito gratificante, pois além de promover saúde, também é uma questão de amor ao próximo. Para o Major Médico Paulo Henrique Nunes Pereira, a ACISO traduz a missão da FAB. “Essa ação aproxima a FAB da população mais necessitada e, na área da saúde, há um significado ainda mais especial, pois os muros do hospital são ultrapassados e chegamos até pessoas que não têm a possibilidade de obter um tratamento de maior qualidade”, ressaltou.

Além das especialidades médicas, a ACISO também disponibilizou atendimento odontológico, atividade de escovódromo e orientação de saúde oral para adultos e crianças, focando no tratamento preventivo. Para dar o apoio às necessidades da população, foi montada uma clínica odontológica de campanha, na qual foram realizados diversos tipos de procedimentos clínicos. Para o Chefe da Divisão Odontológica do HABE, Capitão Dentista Alysson Cruz de Freitas, “sabemos que não vamos conseguir abraçar todas as necessidades, mas estamos fazendo o melhor possível, que é o nosso papel como cidadãos e como membros das Forças Armadas”, disse.

Para o Diretor do HABE, Coronel Médico Jorge Antonio Carvalho Feijó, a ação foi coroada de êxito, contabilizando mais de 500 atendimentos, sendo as especialidades mais procuradas a Endocrinologia, Cardiologia, Clínica Médica e atendimentos odontológicos. Além disso, foram realizados eletrocardiogramas e exames de ultrassonografia. “Os profissionais de saúde da Força Aérea, além de sua missão institucional, têm uma forte preocupação social com essa parcela mais carente da população e, por meio de ações como essa, promovem saúde aos mais necessitados”, finalizou.

Dia do Aviador e Dia da Força Aérea são comemorados no Chile e EUA

Evento aconteceu na sexta-feira (22), com imposição da Ordem do Mérito Aeronáutico

Da Redação | Publicada em 27/10/2021 07:30

Na sexta-feira (22), foi realizada uma solenidade em comemoração ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB) no salão principal da Comissão Aeronáutica Brasileira em Washington, DC, nos Estados Unidos. A data celebra o primeiro voo de Alberto Santos-Dumont com o 14-Bis, em 23 de outubro de 1906, em Paris, e homenageia os aviadores brasileiros que cruzam os céus inspirados pelo pai da aviação brasileira.

O Embaixador do Brasil nos Estados Unidos da América, Nestor Forster Jr., foi acompanhado pelo Adido de Defesa e Aeronáutico nos Estados Unidos, Brigadeiro do Ar Ramiro Kirsch Pinheiro. Estiveram presentes, também, o Vice-Diretor do Diretório de Estratégia, Política e Planos (J5) do Comando Sul dos EUA, Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado; o Chefe da Representação do Brasil na Junta Interamericana de Defesa, Brigadeiro do Ar Edson Fernando da Costa Guimarães; o Adido do Exército nos EUA, General de Brigada Ulisses de Mesquita Gomes; o Adido Naval nos EUA, Contra-Almirante Rogerio Pinto Ferreira Rodrigues; o Vice-Diretor do Colégio Interamericano de Defesa, Brigadeiro do Ar Leonardo Chaves Rodrigues; além de Ministros Conselheiros; Adidos civis; Membros do corpo diplomático e integrantes da Embaixada do Brasil em Washington; Adjuntos e militares sediados na capital norte-americana.

Na ocasião, foi lida a Ordem do Dia do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Almeida Baptista Junior, com destaque aos feitos de duas personalidades brasileiras ao tornar possível o sonho de voar: o ilustre Padre Bartolomeu de Gusmão e o audaz Alberto Santos-Dumont.

O Tenente-Brigadeiro Baptista Junior referiu-se ao espírito aventureiro de Santos-Dumont como uma inspiração para os homens e mulheres da FAB se tornarem o que são hoje: uma Força Aérea Moderna e dissuasória.

A data também marcou a imposição de condecorações, destacando-se a Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA), no Grau Grande Oficial, ao Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado; no Grau Comendador, ao Brigadeiro do Ar Leonardo Chaves Rodrigues; no Grau Oficial, ao Coronel Aviador Marcelo de Moura Silva; ao Coronel Aviador Roberto Martire Pires; e ao Coronel Aviador Marco Antonio Carnevale Coelho; no Grau Cavaleiro, ao Sr. Leonardo Coutinho. Por fim, foi concedido o título de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira aos seguintes agraciados: Scott Tollefson; Segundo Secretário Rafael da Mata; Lorrane Campos do Nascimento; e Francisco Narcísio Sales Carvalho.

Dia do Aviador e Dia da Força Aérea são comemorados no Chile

A Adidância Aeronáutica do Brasil no Chile celebrou o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira. A cerimônia ocorreu na quarta-feira (20) e contou com a presença do Embaixador do Brasil no Chile, Paulo Roberto Soares Pacheco, do General del Aire Arturo Merino Núñez, do Comandante da Força Aérea do Chile (FACh); de Oficiais-Generais, de Adidos brasileiros e estrangeiros acreditados no País, além de convidados civis.

A data é uma homenagem ao dia em que o brasileiro Alberto Santos-Dumont alçou voo com um aparelho mais pesado que o ar, o 14-Bis. Na oportunidade, o Embaixador Paulo Pacheco e o Comandante da FACh foram condecorados com a Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA), grau de Grande-Oficial, comenda concedida a civis e militares que prestaram notáveis serviços ao País ou se distinguiram no exercício de sua profissão.

Ainda foram realizadas as entregas das Medalhas Mérito Santos-Dumont e Bartolomeu de Gusmão, além dos diplomas de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira. O Embaixador Paulo Pacheco comentou acerca da parceria entre as instituições. “Momento para enaltecer a parceria, a camaradagem e a amizade sem limites que permeiam as relações do Brasil e do Chile e, em especial, entre a FAB e a FACh”, finaliza.

Dois dias depois, a Força Aérea Chilena (FACh) fez uma homenagem ao aniversário de 115 anos do primeiro voo de Alberto Santos-Dumont. O tributo ocorreu no dia 22 de outubro na praça que leva o nome do aviador, em frente ao busto colocado em sua homenagem, na comuna da Recoleta, em Santiago, Chile. A cerimônia foi presidida pelo Embaixador do Brasil, Paulo Pacheco. A iniciativa da homenagem teve parceria da Embaixada do Brasil no Chile, a Municipalidade de Recoleta e o Instituto de Investigações Aeronáuticas Históricas do Chile.

Participaram da cerimônia o Ministro Conselheiro da Embaixada do Brasil, Fábio Abud Antibas; Oficiais-Generais da Força Aérea Chilena; o adido aeronáutico do Brasil, adidos estrangeiros acreditados no Chile, representantes de diferentes aviações nacionais, além do Diretor do Instituto de Investigações Aeronáuticas Históricas do Chile, Norberto Traub Gainsborg.

Na Serra do Cachimbo, militares das Forças Armadas executam o Exercício Conjunto Meridiano-Poti


Da Redação | Publicada em 27/10/2021 08:00

Com o propósito de promover oportunidade de preparo conjunto das Forças Armadas, o Ministério da Defesa inicia a etapa operacional do Exercício Conjunto Meridiano. A fase atual, chamada de Meridiano-Poti, ocorre na Serra do Cachimbo, próximo ao município de Novo Progresso, no sul Pará, entre 23 e 28 de outubro.
O Meridiano é o maior treinamento conjunto das Forças Armadas na história da Pasta, com a participação de mais de 5,5 mil militares, 1000 viaturas, 21 aeronaves e seis helicópteros. A finalidade é avaliar e manter a operacionalidade e a capacidade de pronto-emprego dos militares.

Nesta oportunidade, as tropas colocam em prática uma simulação de ataque aéreo e terrestre a forças inimigas, após ação de infiltração estratégica com helicópteros. "Os militares devem entrar no terreno de forma discreta, para que não sejam vistos nem detectados pelo inimigo, e, assim, realizar ataques aos alvos ali encontrados", explicou o Co-Diretor do treinamento, Tenente-Coronel Coutinho.

Ele ressalta que, apesar de tratar-se de um preparo para situações de combate, muitos dos conhecimentos adquiridos são aplicados, também, em situações reais. "O desembarque de tropas no terreno pode ser empregado em evacuações aeromédicas, transportando pacientes em situação de risco ou enchentes, por exemplo, para unidades de saúde", disse o Tenente-Coronel.

O componente de Forças Especiais da Marinha (*) destaca que o preparo no Exercício Conjunto Meridiano-Poti pode ser utilizado, ainda, em missões reais nas fronteiras. "Esses locais têm similaridade com a Serra do Cachimbo - mata bastante densa, rios e lagos - como, também, a dificuldade de comunicação. Assim, aperfeiçoamos a forma como encarar os desafios propostos nesses ambientes", pontuou.

O trabalho integrado entre as três Forças (Marinha, Exército e Aeronáutica) é realizado em toda a missão. "A interoperabilidade é importante para estreitar os laços entre as Forças Singulares e melhorar as capacidades de atuação conjunta", salientou o operador de Forças Especiais do Exército (*).

O Exercício Conjunto Meridiano

Dividido em três fases, o Exercício ocorre em três regiões do País: Norte, Sudeste e Sul. No Norte, o Poti é conduzido pela FAB, com o uso de helicópteros e aeronaves. No Sudeste, o módulo Dragão será realizado de 03 a 06 de novembro, a cargo da Marinha, a bordo do Navio Aeródromo Multipropósito (NAM), entre o litoral fluminense e o do Espírito Santo. Já na Região Sul, sob execução do Exército, o módulo Ibagé ocorrerá de 09 a 12 de novembro, nos municípios de Canoas e Santa Maria.

Os nomes dos operadores especiais não são expostos devido à segurança desses militares.

 

PORTAL SPUTNIK BRASIL


Avião KC-390 da FAB realiza decolagem em região de difícil acesso na Amazônia (VÍDEO)

A aeronave multimissão da Força Aérea Brasileira (FAB), KC-390 Millennium, realizou uma decolagem em Estirão do Equador, no Amazonas.

Da Redação | Publicada em 27/10/2021 09:39

Um vídeo divulgado pela FAB mostra detalhadamente a decolagem da aeronave em uma região de difícil acesso na Amazônia Legal, fronteira com o Peru.

Recentemente, o local teve a pista de pouso ampliada pela Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA).

No início de outubro, o KC-390 realizou o transporte de veículos pesados de obras, como caminhões, escavadeiras, motoniveladoras e autoconcreteiras, que são utilizados nas obras realizadas pela COMARA.

A comissão é responsável pela projeção, construção e recuperação de aeroportos em regiões inóspitas e de difícil acesso na Amazônia Legal e em outras regiões do país.

O KC-390 Millennium é uma aeronave multimissão de fabricação e desenvolvimento nacional que foi concebida tendo como característica fundamental a sua interoperabilidade, podendo integrar não só as missões da Força Aérea Brasileira, mas também do Exército e da Marinha.

DEFESA - AGÊNCIA DE NOTÍCIAS


CENDOC lança livro comemorativo dos 148 anos do nascimento de Santos-Dumont


Da Redação | Publicada em 27/10/2021 15:32

Em celebração ao 148º aniversário do nascimento de Alberto Santos-Dumont, o Centro de Documentação da Aeronáutica (CENDOC) lançou, nesta terça-feira (26), o livro “E o Mundo Falava de Santos-Dumont…”. A solenidade ocorreu no Comando da Aeronáutica, em Brasília (DF), e contou com a presença de membros do Alto-Comando da Aeronáutica; do Diretor do CENDOC, Coronel Intendente AldA publicação comemorativa prefaciada pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, tem o objetivo de difundir o acervo documental do Pai da Aviação. O lançamento também faz referência ao aniversário de 52 anos do CENDOC, e ocorre no mês do Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira.o José Pereira da Rosa; e do sobrinho-bisneto de Alberto Santos-Dumont, Alberto Dodsworth Wanderley.

O livro é composto por notícias de jornais de diversos países, como Russia, Polônia, Grécia, França, Alemanha, Inglaterra, Espanha, dentre outros, bem como pela iconografia original do arquivo pessoal de Santos-Dumont. Além disso, a obra traz reportagens de jornais brasileiros, datadas do início do Século XX, transcritas fidedignamente. A obra apresenta recortes de jornais autênticos, colecionados e trazidos ao Brasil pelo próprio Santos-Dumont, cuja aquisição se deu por meio do serviço de coleta de notícias, em sua maioria pela Agência “Le Courrier de La Presse”.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Baptista Junior, comemorou o lançamento da obra no Mês da Asa. “Há alguns anos, celebrávamos a Semana da Asa e agora temos um mês inteiro de atividades. E agora, encerrar outubro com esta obra é um privilégio. Este livro trata sobre um personagem que fez um dos maiores feitos históricos. Há 115 anos, Santos-Dumont decolou em Paris para realizar um voo de cerca de 20 segundos que mudou toda a humanidade”, declarou.

O sobrinho-bisneto de Santos-Dumont, Alberto Wanderley, autografou o primeiro exemplar do livro “E o mundo falava de Santos-Sumont…” e afirmou estar muito grato com a homenagem. “O acervo que deu origem ao livro foi guardado muito tempo pelo meu pai, que organizou todos os recortes de jornais. Após o falecimento dele, minha mãe decidiu  entregar ao CENDOC para que fosse guardado de forma mais adequada. Agora, está no lugar que devia estar, uma vez que Santos-Dumont começou tudo isso e está entre os seus”, disse.

Para o Diretor do CENDOC, Coronel Intendente Aldo José Pereira da Rosa, a obra é um convite para uma viagem sobre a vida do aeronauta. “O leitor poderá se transportar no tempo e fazer uma imersão nos jornais da época, que exaltam os feitos do célebre inventor e são motivo de orgulho para todos nós, brasileiros”, disse.