NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


Esquadrilha da Fumaça já está em Joinville-SC, assista ao momento da chegada


Murilo Basseto | Publicada em 26/03/2022 11:00

Para o início da sequência de demonstrações em 5 cidades de Santa Catarina e Rio Grande do Sul deste sábado, 26, até a terça-feira, 30, a Esquadrilha da Fumaça já se deslocou na sexta-feira até o primeiro local a recebê-la, Joinville (SC).

Os aviões Embraer A-29 Super Tucano do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB) com seus característicos e bonitos sons dos motores turboélice chegaram ao longo do dia, depois de também ter pousado no Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola o Casa C-105 Amazonas (C-295) que a FAB disponibilizou para prestar apoio à Esquadrilha.

Tanto o pouso do C-105 quanto dos A-29 foram gravados e publicados pela canal Golf Oscar Romeo, parceiro do AEROIN no YouTube, conforme os dois vídeos apresentados abaixo.

Nota-se que alguns aviões da Fumaça já haviam chegado um mais cedo e estavam estacionados no pátio, por isso a gravação mostra menos do que os mais de 7 aviões usados nos deslocamentos de apresentações distantes da base do EDA, localizada em Pirassununga (SP).

A apresentação em Joinville está prevista para começar às 16h00 deste sábado, 26 de março de 2022. Para ver como assisti-la ao vivo pela internet e para conferir a programação das outras quatro apresentações pelo Sul do Brasil, você pode clicar aqui para acessar.

PORTAL PODER AÉREO


FAB celebra Dia do Especialista e Esquadrão Gordo incorpora duas primeiras aeronaves KC-390 Millennium

Evento realizado foi na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro

Da Redação | Publicada em 26/03/2022 13:09

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nesta sexta-feira (25/03), na Base Aérea do Galeão (RJ), a cerimônia militar alusiva ao Dia do Especialista de Aeronáutica, data que homenageia os Graduados da Instituição.

O evento foi presidido pelo Comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, e contou com a presença de Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica, Oficiais-Generais da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira, Comandantes, Chefes e Diretores, dentre outras autoridades civis e militares.

O Dia do Especialista foi instituído como comemorativo por coincidir com o dia da criação da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), instituição de ensino que tem como missão a formação e aperfeiçoamento de pessoal especializado nas mais diversas áreas. Inicialmente sediada no Rio de Janeiro, hoje a EEAR fica localizada na cidade de Guaratinguetá (SP). “Desde seu início, essa renomada Escola foi muito além de sua missão de formar e de aperfeiçoar sargentos de carreira. Ela foi responsável por suprir a carência de técnicos em número suficiente para atender os objetivos nacional por razão da Segunda Guerra Mundial”, discursou o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior na solenidade.

Imposição de medalhas

A cerimônia em alusão à data marcou a imposição da medalha Bartolomeu de Gusmão aos graduados que se destacaram nos serviços prestados à FAB. O insigne brasileiro, padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão, por meio de seus trabalhos no campo da aerostação, tornou-se um dos precursores da aviação, motivo pelo qual é cultuado como paradigma de dedicação, zelo e amor à Aeronáutica. “Receber a comenda é o reconhecimento de muito tempo de serviço e empenho. Estar aqui hoje é muito grandioso para nós da Força Aérea. É uma honra muito grande”, disse o Suboficial Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Marco Antonio Baptista, que completou 33 anos de serviço prestado à FAB.

A Suboficial Especialista em Administração Lívia Ribeiro da Silva destacou que a honraria recebida oficializa os 23 anos de serviços prestados à Força Aérea. “É uma emoção muito grande ter esse reconhecimento, pois foram anos dedicados com muito amor, profissionalismo e dedicação”, disse. Já a Sargento Ana Carolina dos Santos, que é especialista em Administração, também falou sobre a homenagem. “É uma forma de reconhecimento por 16 anos prestados. A gente entra tão jovem, se doa tanto no trabalho, no dia-a-dia e, pra mim, é muito gratificante, especialmente no dia de hoje”, concluiu

Incorporação de aeronaves

A solenidade também marcou o recebimento das duas primeiras aeronaves KC-390 Millennium pelo Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT). O Esquadrão Gordo foi a primeira Unidade Aérea da FAB selecionada para operar a aeronave de transporte logístico, o Lockheed C-130 Hércules. Com a incorporação, o 1º/1º GT se prepara, ainda mais, para cumprir a missão de lançar, suprir e resgatar.

Na oportunidade, o Comandante de Operações Aeroespaciais e Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida, destacou que o recebimento da aeronave pelo 1º/1º GT é uma nova fase da implantação do KC-390. “Esse projeto começou sendo implantado em Anápolis e agora é recebido aqui no Rio de Janeiro, o berço da Aviação de Transporte. Agora, a Unidade pode colocar em prática tudo o que aprendeu nos diversos anos de operação com o C-130, cada vez sendo mais eficiente”, pontuou.

O Comandante da Base Aérea do Galeão, Coronel Aviador Renato Alves de Oliveira, também comentou o recebimento das novas aeronaves. “Hoje é um dia histórico. Eu achei a frase do vídeo que foi exibido hoje perfeita: o legado e o futuro trabalhando juntos, lançando, suprindo, resgatando, dois vetores, uma só missão”, parafraseou.

Por sua vez, o Comandante do Esquadrão Gordo, Tenente-Coronel Aviador Vinicius Iorio Arruzzo, comemorou a chegada dos dois novos cargueiros. “Veio para ampliar as capacidades que a nossa Unidade já tinha com a aeronaves C-130. Com isso, teremos maior capacidade para transporte de carga, para apoiar a população brasileira em calamidades ou repatriando brasileiros que estejam passando dificuldades no exterior”, ressaltou.

KC-390 Millenium

O KC-390 Millennium é o maior avião militar desenvolvido e fabricado no hemisfério sul. Ele tem a capacidade de realizar missões de Transporte Aéreo Logístico, Reabastecimento em Voo (REVO), Evacuação Aeromédica, Busca e Salvamento, Combate a Incêndio em Voo, entre outras. O KC-390 foi projetado para atender aos requisitos operacionais da FAB, provendo mobilidade estratégica às Forças de Defesa do Brasil.

PORTAL AEROFLAP


Conheça os armamentos que a FAB usará no F-39 Gripen


Gabriel Centeno | Publicada em 26/03/2022 19:22

No início do mês de abril estarão chegando ao país dois novos caças F-39E Gripen para a Força Aérea Brasileira. As novas aeronaves serão destinadas ao Esquadrão Jaguar (1º Grupo de Defesa Aérea), da Base Aérea de Anápolis, mas antes passarão pelo processo de certificação militar, a ser realizado no Centro de Ensaios em Voo do Gripen na sede da Embraer em Gavião Peixoto (SP). 

Ainda em 2015, o Portal G1 obteve, através da Lei de Acesso a Informação, uma lista de armamentos e sensores que a FAB adquiriu para seus novos aviões de combate. 

Inicialmente o modelo deverá desempenhar apenas missões de combate aéreo, mas ao longo de seu desenvolvimento vai obter as capacidades de emprego ar-solo com bombas inteligentes. 

MBDA Meteor 

O Meteor é um míssil ar-ar de longo alcance (BVRAAM) guiado por radar ativo, já em serviço nas forças aéreas da Itália, Alemanha, Reino Unido, França, Suécia e outros. Desenvolvido pelo consórcio europeu MBDA (composto pela Airbus, BAE e Leonardo), o Meteor é considerado o BVRAAM mais avançado em operação atualmente. 

A FAB adquiriu 100 unidades do armamento por cerca de R$ 1,2 bilhão, já tendo recebido o primeiro lote em 2021. O Meteor possui uma propulsão dual: no momento do disparo é impulsionado por um foguete de combustível sólido que depois dá lugar a um motor ramjet, levando o míssil a Mach 4.

Segundo a MBDA, o Meteor possui até seis vezes mais energia cinética que mísseis da mesma classe, como o AIM-120 AMRAAM dos EUA. Além disso, o Meteor possui 10 “marchas”, o que lhe permite poupar combustível durante o voo para chegar com a maior velocidade possível na aeronave-alvo, diminuindo as chances de evasão do inimigo.

IRIS-T

Para complementar o Meteor, a FAB também adquiriu o míssil IRIS-T de curto alcance e guiado por calor. O desenvolvimento deste míssil começou na década de 1990 para substituir versões mais antigas do AIM-9 Sidewinder, com Alemanha e Itália liderando os trabalhos. Atualmente é fabricado pela Diehl Defence em parceria com a Leonardo e outras companhias. 

O IRIS-T conta com empuxo vetorado, aumentando muito sua manobrabilidade e o tornando ainda mais letal. Sua moderna cabeça de busca é capaz de distinguir a assinatura infravermelho de um flare — dispositivo usado para defesa contra mísseis guiados por calor — e o motor da aeronave inimiga. 

O também IRIS-T pode ser usado em conjunto com os capacetes com display integrado (HMD), permitindo que o piloto faça a pontaria e dispare usando seu próprio capacete. Essa tecnologia já é amplamente usada e está presente na própria FAB desde 2010, quando os pilotos de F-5M passaram a usar o HMD DASH IV da Elbit de Israel. Os pilotos de F-39 brasileiros usarão o TARGO II, também da Elbit. 

SPICE 1000 e SPICE 250

Para as missões do escopo ar-solo, a FAB adquiriu dois modelos de bombas inteligentes, ambas fabricadas pela empresa israelense Rafael. 

A Spice 1000 é um kit de conversão, que transforma uma bomba Mk.83 convencional de 1000 libras (454 Kg) em um armamento de precisão, guiado por GPS/Navegação Inercial em conjunto com imagens de TV/IR. O kit também adiciona um par de asas à bomba, lhe dando a capacidade de atingir um alvo a 100 Km. 

Diferentemente da Spice 1000, a Spice 250 é um sistema completo e não um kit de conversão.  A bomba pesa 250 libras totais, com ogiva de fragmentação ou penetração de 75kg. A Spice 250 é similar à GBU-39 SDB norte-americana, já usada pelo Gripen C/D.

Em um cabide especial, o Gripen pode carregar até quatro dessas bombas que, apesar de pequenas, são bastante precisas, tendo erro circular provável (CEP) de 3 metros. Além de Brasil e Israel, Grécia, Índia e Colômbia também compraram bombas da série Spice. 

Pods Litening G4 e Reccelite XR

Também fabricados pela Rafael, os pods Litening G4 e Reccelite serão usados em missões de ataque ao solo e reconhecimento. Os dois sensores já estão amplamente presentes em várias forças aéreas pelo mundo, incluindo a própria FAB, que usa nos caças-bombardeiros AMX A-1, mas em versões mais antigas.

O Litening G4 é um pod de aquisição de alvos e guiagem de munições. O instrumento combina sensores de imagem por TV/Infravermelho e um laser para identificação de alvos e guiagem de bombas inteligentes, como as da série Lizard usadas pelo Brasil.

As imagens são mostradas ao piloto através do display panorâmico no cockpit do caça. Confirmada a natureza hostil do alvo, o piloto ilumina o alvo com um laser que será seguido pela cabeça de busca da bomba até o impacto.

Já o Reccelite XR é uma versão do Litening dedicada às missões de reconhecimento tático aéreo (REC TAT).

Enquanto os sensores do Litening são usados em operações de ataque, o Reccelite contém câmeras de alta resolução para registrar diferentes alvos de interesse para uma futura missão. Após um bombardeio, a aeronave de reconhecimento volta para realizar avaliação dos danos no local. 

Além desses armamentos, o Gripen também conta com um canhão BK-27 de 27mm. O BK-27, produzido pela alemã Mauser, é um canhão automático de ação revólver. Assim como um revólver de mão, o canhão tem câmaras (cinco delas) de carregamento. 

Esse tipo de armamento foi desenvolvido pela própria Mauser durante a Segunda Guerra Mundial, com o canhão MK 213 de 20mm, que nunca chegou a entrar em serviço. 

O BK-27 tem uma taxa de disparo de até 1700 tiros/minuto, com 120 munições. No entanto, o canhão será usado apenas na variante F-39E, de um assento. 

PORTAL DEFESANET


FAB celebra Dia do Especialista e incorpora aeronaves KC-390 Millennium

Evento realizado na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, marcou a imposição de medalhas e a incorporação das duas primeiras aeronaves KC-390 Millennium ao Esquadrão Gordo

Da Redação | Publicada em 26/03/2022 10:00

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nesta sexta-feira (25/03), na Base Aérea do Galeão (RJ), a cerimônia militar alusiva ao Dia do Especialista de Aeronáutica, data que homenageia os Graduados da Instituição. O evento foi presidido pelo Comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, e contou com a presença de Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica, Oficiais-Generais da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira, Comandantes, Chefes e Diretores, dentre outras autoridades civis e militares.

O Dia do Especialista foi instituído como comemorativo por coincidir com o dia da criação da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), instituição de ensino que tem como missão a formação e aperfeiçoamento de pessoal especializado nas mais diversas áreas. Inicialmente sediada no Rio de Janeiro, hoje a EEAR fica localizada na cidade de Guaratinguetá (SP). "Desde seu início, essa renomada Escola foi muito além de sua missão de formar e de aperfeiçoar sargentos de carreira. Ela foi responsável por suprir a carência de técnicos em número suficiente para atender os objetivos nacional por razão da Segunda Guerra Mundial", discursou o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior na solenidade.

Imposição de medalhas

A cerimônia em alusão à data marcou a imposição da medalha Bartolomeu de Gusmão aos graduados que se destacaram nos serviços prestados à FAB. O insigne brasileiro, padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão, por meio de seus trabalhos no campo da aerostação, tornou-se um dos precursores da aviação, motivo pelo qual é cultuado como paradigma de dedicação, zelo e amor à Aeronáutica.

"Receber a comenda é o reconhecimento de muito tempo de serviço e empenho. Estar aqui hoje é muito grandioso para nós da Força Aérea. É uma honra muito grande", disse o Suboficial Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Marco Antonio Baptista, que completou 33 anos de serviço prestado à FAB.

A Suboficial Especialista em Administração Lívia Ribeiro da Silva destacou que a honraria recebida oficializa os 23 anos de serviços prestados à Força Aérea. “É uma emoção muito grande ter esse reconhecimento, pois foram anos dedicados com muito amor, profissionalismo e dedicação”, disse.

Já a Sargento Ana Carolina dos Santos, que é especialista em Administração, também falou sobre a homenagem. "É uma forma de reconhecimento por 16 anos prestados. A gente entra tão jovem, se doa tanto no trabalho, no dia-a-dia e, pra mim, é muito gratificante, especialmente no dia de hoje", concluiu.

Incorporação de aeronaves

A solenidade também marcou o recebimento das duas primeiras aeronaves KC-390 Millennium pelo Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT). O Esquadrão Gordo foi a primeira Unidade Aérea da FAB selecionada para operar a aeronave de transporte logístico, o Lockheed C-130 Hércules. Com a incorporação, o 1º/1º GT se prepara, ainda mais, para cumprir a missão de lançar, suprir e resgatar.

Na oportunidade, o Comandante de Operações Aeroespaciais e Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida, destacou que o recebimento da aeronave pelo 1º/1º GT é uma nova fase da implantação do KC-390. "Esse projeto começou sendo implantado em Anápolis e agora é recebido aqui no Rio de Janeiro, o berço da Aviação de Transporte. Agora, a Unidade pode colocar em prática tudo o que aprendeu nos diversos anos de operação com o C-130, cada vez sendo mais eficiente", pontuou.

O Comandante da Base Aérea do Galeão, Coronel Aviador Renato Alves de Oliveira, também comentou o recebimento das novas aeronaves. "Hoje é um dia histórico. Eu achei a frase do vídeo que foi exibido hoje perfeita: o legado e o futuro trabalhando juntos, lançando, suprindo, resgatando, dois vetores, uma só missão", parafraseou.

Por sua vez, o Comandante do Esquadrão Gordo, Tenente-Coronel Aviador Vinicius Iorio Arruzzo, comemorou a chegada dos dois novos cargueiros. "Veio para ampliar as capacidades que a nossa Unidade já tinha com a aeronaves C-130. Com isso, teremos maior capacidade para transporte de carga, para apoiar a população brasileira em calamidades ou repatriando brasileiros que estejam passando dificuldades no exterior", ressaltou.

KC-390 Millenium

O KC-390 Millennium é o maior avião militar desenvolvido e fabricado no hemisfério sul. Ele tem a capacidade de realizar missões de Transporte Aéreo Logístico, Reabastecimento em Voo (REVO), Evacuação Aeromédica, Busca e Salvamento, Combate a Incêndio em Voo, entre outras. O KC-390 foi projetado para atender aos requisitos operacionais da FAB, provendo mobilidade estratégica às Forças de Defesa do Brasil.

PORTAL CAVOK


Esquadrão Gordo recebe seus primeiros KC-390 em evento com a Esquadrilha da Fumaça

Evento realizado na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, marcou a imposição de medalhas e celebrou o Dia do Especialista da Aeronáutica.

Fernando Valduga | Publicada em 26/03/2022 09:47

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou na sexta-feira (25/03), na Base Aérea do Galeão (RJ), a cerimônia militar alusiva ao Dia do Especialista de Aeronáutica, data que homenageia os Graduados da Instituição. Veja em imagens e vídeo como foi a celebração.

O evento foi presidido pelo Comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, e contou com a presença de Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica, Oficiais-Generais da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira, Comandantes, Chefes e Diretores, dentre outras autoridades civis e militares.

O Dia do Especialista foi instituído como comemorativo por coincidir com o dia da criação da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), instituição de ensino que tem como missão a formação e aperfeiçoamento de pessoal especializado nas mais diversas áreas. Inicialmente sediada no Rio de Janeiro, hoje a EEAR fica localizada na cidade de Guaratinguetá (SP).

“Desde seu início, essa renomada Escola foi muito além de sua missão de formar e de aperfeiçoar sargentos de carreira. Ela foi responsável por suprir a carência de técnicos em número suficiente para atender os objetivos nacional por razão da Segunda Guerra Mundial”, discursou o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior na solenidade.

Imposição de medalhas

A cerimônia em alusão à data marcou a imposição da medalha Bartolomeu de Gusmão aos graduados que se destacaram nos serviços prestados à FAB. O insigne brasileiro, padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão, por meio de seus trabalhos no campo da aerostação, tornou-se um dos precursores da aviação, motivo pelo qual é cultuado como paradigma de dedicação, zelo e amor à Aeronáutica.

“Receber a comenda é o reconhecimento de muito tempo de serviço e empenho. Estar aqui hoje é muito grandioso para nós da Força Aérea. É uma honra muito grande”, disse o Suboficial Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Marco Antonio Baptista, que completou 33 anos de serviço prestado à FAB.

A Suboficial Especialista em Administração Lívia Ribeiro da Silva destacou que a honraria recebida oficializa os 23 anos de serviços prestados à Força Aérea. “É uma emoção muito grande ter esse reconhecimento, pois foram anos dedicados com muito amor, profissionalismo e dedicação”, disse.

Já a Sargento Ana Carolina dos Santos, que é especialista em Administração, também falou sobre a homenagem. “É uma forma de reconhecimento por 16 anos prestados. A gente entra tão jovem, se doa tanto no trabalho, no dia-a-dia e, pra mim, é muito gratificante, especialmente no dia de hoje”, concluiu.

Incorporação de aeronaves

A solenidade também marcou o recebimento das duas primeiras aeronaves KC-390 Millennium pelo Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT). O Esquadrão Gordo foi a primeira Unidade Aérea da FAB selecionada para operar a aeronave de transporte logístico, o Lockheed C-130 Hércules. Com a incorporação, o 1º/1º GT se prepara, ainda mais, para cumprir a missão de lançar, suprir e resgatar.

Na oportunidade, o Comandante de Operações Aeroespaciais e Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida, destacou que o recebimento da aeronave pelo 1º/1º GT é uma nova fase da implantação do KC-390. “Esse projeto começou sendo implantado em Anápolis e agora é recebido aqui no Rio de Janeiro, o berço da Aviação de Transporte. Agora, a Unidade pode colocar em prática tudo o que aprendeu nos diversos anos de operação com o C-130, cada vez sendo mais eficiente”, pontuou.

O Comandante da Base Aérea do Galeão, Coronel Aviador Renato Alves de Oliveira, também comentou o recebimento das novas aeronaves. “Hoje é um dia histórico. Eu achei a frase do vídeo que foi exibido hoje perfeita: o legado e o futuro trabalhando juntos, lançando, suprindo, resgatando, dois vetores, uma só missão”, parafraseou.

Por sua vez, o Comandante do Esquadrão Gordo, Tenente-Coronel Aviador Vinicius Iorio Arruzzo, comemorou a chegada dos dois novos cargueiros. “Veio para ampliar as capacidades que a nossa Unidade já tinha com a aeronaves C-130. Com isso, teremos maior capacidade para transporte de carga, para apoiar a população brasileira em calamidades ou repatriando brasileiros que estejam passando dificuldades no exterior”, ressaltou.

KC-390 Millenium

O KC-390 Millennium é o maior avião militar desenvolvido e fabricado no hemisfério sul. Ele tem a capacidade de realizar missões de Transporte Aéreo Logístico, Reabastecimento em Voo (REVO), Evacuação Aeromédica, Busca e Salvamento, Combate a Incêndio em Voo, entre outras. O KC-390 foi projetado para atender aos requisitos operacionais da FAB, provendo mobilidade estratégica às Forças de Defesa do Brasil.

OUTRAS MÍDIAS


SCC 10 - Esquadrilha da Fumaça encanta mais de oito mil pessoas em Joinville

O barulho dos motores indicando que os aviões da Força Aérea Brasileira chegavam para a apresentação no céu de Joinville empolgou ainda mais o público, que se reuniu na Expoville para acompanhar o espetáculo

Da Redação | Publicada em 26/03/2022 20:50

O barulho dos motores indicando que os aviões da Força Aérea Brasileira chegavam para a apresentação no céu de Joinville empolgou ainda mais o público, que se reuniu na Expoville para acompanhar o espetáculo. Depois de uma semana com tempo nublado e pancadas de chuva, o joinvilense foi presenteado com um céu azul, perfeito para visualizar as manobras aéreas.

Popularmente conhecida como Esquadrilha da Fumaça, o Esquadrão de Demonstração Aérea da FAB retomou as apresentações deste ano no mês de março. Em 2022, o grupo comemora 70 anos.

Enzo Basso Redemerski, de 7 anos aguardava ansioso. Ele veio acompanhado dos pais ver de perto os aviões. Ao fim da apresentação, a família era só elogios. “Foi muito legal, emocionante. O que mais gostamos foi o coração desenhado no céu”, contou a mãe de Enzo, Mara Luiza Basso Redemerski.

Morador do bairro Boemerwald, quem estava ansioso pela apresentação era Maurício Enio Lopes, que trouxe o filho André, de 9 anos, para prestigiar o evento. Para Maurício, foi a oportunidade de rever o espetáculo e de apresentar a Esquadrilha da Fumaça para o filho. Adriane da Costa mora com a família na Vila Cubatão, mas hoje o ponto de encontro de todos era a Expoville. “Passamos a semana contando os dias para essa apresentação, ainda bem que o sol apareceu”, comemorou.

Comemoração de aniversário

A atração faz parte das comemorações do aniversário de 171 anos de Joinville, celebrado no dia 9 de março, mas que contou com eventos, inaugurações e homenagens durante todo o mês. “Quando eu era criança, vi a apresentação da Esquadrilha da Fumaça e agora ver novamente em Joinville é realmente um presente que uniu a cidade e marca a comemoração do aniversário. E claro, em grande estilo, com o orgulho nacional, pilotos brasileiros, tecnologia brasileira”, comenta o prefeito Adriano Silva.

O espetáculo no céu de Joinville durou 35 minutos, o suficiente para despertar a curiosidade e deixar a imaginação contagiar quem tinha o sonho de ver a Esquadrilha da Fumaça de pertinho. Para que o público aprecie as manobras, a Força Aérea Brasileira faz a narração, que neste sábado foi transmitida pela Rádio Educativa Joinville Cultural. A narração foi feita pelo major aviador Gustavo Azevedo Natalício. “Os pilotos se revezam para fazer a locução, justamente para ter esse contato com o público. É muito bacana estar aqui no meio do pessoal, ver o público vibrando com a apresentação”.

Questionado sobre a dificuldade das manobras, Natalício conta que cada piloto tem uma posição e que não há troca entre eles. Natalício pilota o avião número 7. “Para mim, a manobra em que parece que a aeronave está capotando é a mais legal e dá uma sensação diferente. Quando a gente faz as manobras mais baixas, conseguimos ver as pessoas”, conta.

A narração da apresentação é sempre feita por um piloto oficial da FAB que conhece o roteiro das manobras e prepara o público, ao descrever os movimentos feitos pelos pilotos.

Público viajou para ver a Esquadrilha da Fumaça

Mais de 8 mil pessoas prestigiaram a apresentação, que vai ficar marcada na história da cidade e na memória de quem assistiu. Teve, inclusive, quem viajou para prestigiar. É o caso da família de Francelin Aparecida Bueno, que veio de São Bento do Sul. “A gente adorou, foi muito lindo. Meu filho se deslumbrou”.

Arlindo de Oliveira mora no bairro João Costa e se emocionou com as acrobacias aéreas. “Algo que há muitos anos não tinha em Joinville, a última vez foi no aeroporto e é uma oportunidade de entretenimento para toda a família”.

Para garantir o acesso e segurança ao local do evento, ônibus extras fizeram o transporte dos passageiros e os agentes de trânsito acompanhados das demais forças de segurança orientaram o público.

Barbacena Online - EPCAR celebra Dia do Especialista com entrega da Medalha Bartolomeu de Gusmão


Da Redação | Publicada em 26/03/2022 15:41

Foi comemorado no dia 25 de março o Dia do Especialista de Aeronáutica, data esta que marca a criação da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em 1941, na Ponta do Galeão, Ilha do Governador (RJ). Atualmente, a Escola está sediada em Guaratinguetá (SP). 

A Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ) realizou uma solenidade militar, com imposição da Medalha Bartolomeu de Gusmão, no pátio de formaturas da Epcar. A cerimônia foi presidida pelo Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça.  

A Força Aérea Brasileira (FAB) possui mais de 25 mil especialistas em seu efetivo, entre homens e mulheres, oficiais e graduados. O Especialista de Aeronáutica é aquele que tem a missão de fornecer o suporte necessário para a atividade-fim da FAB. São eles os responsáveis por diversas atividades de caráter geral e especializado, sem as quais, seria impossível administrar a complexa gama de rotinas que caracteriza a vida das instituições castrenses no mundo atual.  

A condecoração leva o nome do padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão, um dos precursores da aviação, com trabalhos no campo da aerostação, e que representa a dedicação, zelo e amor à Aeronáutica. A medalha foi criada em julho de 1971 e é uma distinção concedida aos militares e civis pelos destacados serviços prestados à Força Aérea.