NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


TV RECORD


JR mostra o trabalho do Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea


Da Redação | Publicada em 25/07/2022

O Brasil tem um dos dez maiores tráfegos aéreos do mundo. São milhares de pousos e decolagens de aeronaves por dia. Mas você já parou pra pensar como é organizado esse vai e vem nos céus? O Jornal da Record foi conhecer o Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea. Acompanhe!

PORTAL R7


FAB resume participação na FIA 2022, feira de aviação na Inglaterra

A Farnborough International Airshow é vista como uma plataforma global para a indústria aeroespacial, de aviação e defesa

Luiz Fara Monteiro | Publicada em 25/07/2022 17:56

A Força Aérea Brasileira (FAB) cumpriu sua missão na Inglaterra ao integrar, com o KC-390 Millennium, outra feira de aviação, desta vez a Farnborough International Airshow (FIA 2022), que aconteceu de 18 a 22 de julho, no Aeroporto de Farnborough. O evento é conhecido como uma plataforma global para a indústria aeroespacial, de aviação e de defesa, sendo tratado como uma oportunidade de crescimento para os negócios, proporcionando aos milhares de visitantes atualização a respeito das inovações tecnológicas apresentadas pelos mais de 1,5 mil expositores de todos os setores e níveis da indústria, representados por 96 países do mundo.

O Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, visitou a feira, acompanhado por uma comitiva de Oficiais da FAB, como intuito de obter novas visões sobre o ambiente de aviação e de defesa. "Estamos com uma equipe multidisciplinar, como estivemos na RIAT 2022, com a presença de Comandantes de Unidades de treinamento de helicóptero e de transporte, além da Academia para ver as áreas de plataformas, sistemas, armamento. O que fazemos aqui é nos atualizarmos para casar com nossos aspectos operacionais, o que facilita na hora de especificarmos requisitos técnicos e logísticos para o nosso futuro. Em todos os níveis, a Farnborough 2022 retoma essa dinâmica do mundo aeronáutico e espacial" destaca o Oficial-General.

O Tenente-Brigadeiro Baptista Junior participou de uma reunião com representantes da Airbus, empresa aeroespacial e bélica. O Diretor Executivo da Airbus Helicopters, Bruno Even, destacou a satisfação de encontrar com o Comandante da FAB. “Estou feliz de ter tido a oportunidade de reencontrar o Comandante durante o Salão da Farnborough. Existe uma relação de confiança e parceria entre a Airbus Helicopters, a Força Aérea Brasileira e as Forças Armadas do Brasil há muito tempo”, disse o Executivo.

Voltada para a aviação comercial e de linhas aéreas, a FIA 2022 também contou com a presença de militares e representantes de Forças Aéreas de diferentes países, que desejavam incrementar sua frota, buscando inovação, tecnologia e constante desenvolvimento. Clique aqui para baixar a imagem original

Conforme a organização da FIA 2022, a feira apresenta uma oportunidade de reunir, discutir e questionar os principais problemas que afetam o mundo por meio de uma lente aeroespacial, bem como promover mudanças positivas no setor.

Assim como ocorreu na Royal International Air Tattoo (RIAT 2022), em que a FAB também participou, o evento em Farnborough contou com shows aéreos e sobrevoos de diversas aeronaves.

Exposição do KC-390 da FAB

A FAB participou da feira expondo o vetor KC-390 Millennium, aeronave fabricada e desenvolvida pela empresa brasileira Embraer, que teve um estande, no qual foram expostos outros vetores.

DEFESA AÉREA & NAVAL


KC-30 FAB2901 já está no Brasil


Guilherme Wiltgen | Publicada em 25/07/2022 08:46

O primeiro Airbus A330-200 da Força Aérea Brasileira (FAB), chegou ao Brasil hoje pela manhã. A aeronave pousou no início desta manhã no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, procedente de Victorville, nos EUA.

Amanhã (26/07), o KC-30 FAB2901 será incorporado ao Esquadrão Corsário (2°/2°GT), durante uma cerimônia militar na Base Aérea do Galeão (BAGL), que contará com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior.

PORTAL AEROIN


Chega ao Brasil o KC-30, maior avião da história da Força Aérea Brasileira


Murilo Basseto | Publicada em 25/07/2022

Após a assinatura, em abril deste ano, de um contrato com a Azul Linhas Aéreas para aquisição de duas aeronaves A330-200, compatíveis com uma transformação para a versão militar MRTT, o primeiro dos dois novos jatos da Força Aérea Brasileira (FAB) acaba de chegar ao Brasil nesta manhã de segunda-feira, 25 de julho, conforme as imagens apresentadas nesta matéria.

Designado na FAB como KC-30, este avião, que operava na Azul como PR-AIS e passará a voar como FAB 2901, passou por um processo de substituição de pintura na Irlanda, para a tradicional cor cinza dos aviões da FAB. A transformação deste exemplar para a versão MRTT será feita posteriormente, em função da falta de prazo hábil para a entrega contratual.

Depois da pintura, o A330-200 seguiu para os Estados Unidos, onde foi entregue contratualmente, e neste domingo, 24, partiu para o Brasil.

O pouso aconteceu no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), pouco antes das 07h00 da manhã, após 12 hora de voo desde Victorville, nos EUA. A chegada pôde ser assistida ao vivo pela câmera do canal Golf Oscar Romeo, conforme vídeo a seguir:

O canal Plane Spotter HD Curitiba também capturou a chegada do novo jato da FAB por um ângulo diferente, conforme visto a seguir:

Depois dessa passagem por Campinas, na terça-feira, 26, a aeronave será apresentada oficial em cerimônia na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro.

A aeronave KC-30 será o maior vetor já operado pela FAB e trará de volta a capacidade de transporte estratégico para o país, podendo transportar 250 passageiros e voar até 8.000 milhas náuticas, além de poder realizar reabastecimentos de outras aeronaves em voo (REVO).

Em toda a sua história, a FAB teve somente um vetor capaz de cumprir esta variedade de missões estratégicas: o Boeing KC-137, que voou pela última vez em 2013. Com a nova aquisição, a FAB une as possibilidades do Embraer KC-390 Millennium às características de emprego estratégico do KC-30, resultando em um significativo incremento em sua operacionalidade.

PORTAL AEROFLAP


Veja como foi a chegada do novo Airbus A330 da FAB em Viracopos


Gabriel Centeno | Publicada em 25/07/2022

Chegou nesta segunda-feira (25) o primeiro Airbus A330-200 da Força Aérea Brasileira (FAB). A aeronave decolou de Victorville, nos EUA, na noite de domingo, pousando no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), pouco antes das 07:00 de hoje. 

O pouso do mais novo e maior avião da frota da FAB foi registrado pelos canais Golf Oscar Romeo, Plane Spotter HD Curitiba e Viracopos FullHD. Confira!

Este é o primeiro de dois Airbus A330 adquiridos pela FAB com dinheiro resgatado da Operação Lava Jato. Os dois aviões foram comprados da Azul, sendo este o ex-PR-AIS, atual FAB 2901.

A matrícula civil foi cancelada há quase uma semana, oficializando a “nova vida” do jato de passageiros.

A segunda aeronave, o G-POWX da companhia de leasing Titan Airways, foi adquirida pela Azul no mercado internacional para o cumprimento do contrato, e será o futuro FAB 2902. Ambos são aviões que pertenceram à finada Avianca Brasil: o 2901 foi o PR-OCJ, e o 2902 foi o PR-OCK. 

Na FAB, o A330 já tem nome: KC-30. No entanto, o indicativo K é para aviões de reabastecimento em voo, o que o modelo ainda não é. Futuramente, o 2901 e 2902 serão convertidos em A330 MRTT. 

A conversão será realizada através de um contrato separado, que está sendo negociado pela FAB com a Airbus. Os trabalhos, que demoram cerca de 18 meses segundo a fabricante, ocorrem nas suas instalações em Getafe, na Espanha. 

Depois de convertidos, os A330 se tornarão aviões de transporte e reabastecimento em voo multimissão, podendo ser usados para abastecer outras aeronaves, transportar cargas, tropas, suprimentos e até mesmo se tornar uma UTI aérea. 

O KC-30 FAB 2901 terá início na sua vida militar amanhã (26), quando será oficialmente incorporado à frota da FAB em uma cerimônia na Base Aérea do Galeão (BAGL), às 10:00. A incorporação do novo KC-30, que coincide com a Reunião da Aviação de Transporte (RAT), também marca o retorno das atividades operacionais do 2º Esquadrão do 2º Grupo de Transporte (2º/2º GT), o Esquadrão Corsário. 

A unidade não voa desde julho de 2019, quando sua última aeronave, um Boeing 767 de matrícula FAB 2900, foi devolvido ao seu proprietário. O esquadrão já estava há cerca de três anos parado quando o 767 chegou em 2016. Em 2013 a FAB aposentou os mais famosos vetores do Corsário, os Boeing 707, chamados de KC-137 e apelidados de Sucatão. 

A aposentadoria dos KC-137 também tirou da Força Aérea a sua capacidade de transporte e reabastecimento em voo estratégico (de longa de distância), importante para um país de grandes dimensões como o Brasil. Agora, essa lacuna é preenchida com os novos A330. 

PORTAL DEFESANET


FAB encerra participação na FIA 2022, feira de aviação na Inglaterra

A Farnborough International Airshow é vista como uma plataforma global para a indústria aeroespacial, aviação e defesa

Da Redação | Publicada em 25/07/2022 11:35

A Força Aérea Brasileira (FAB) cumpriu sua missão na Inglaterra ao integrar, com o KC-390 Millennium, outra feira de aviação, desta vez a Farnborough International Airshow (FIA 2022), que aconteceu de 18 a 22 de julho, no Aeroporto de Farnborough. O evento é conhecido como uma plataforma global para a indústria aeroespacial, de aviação e de defesa, sendo tratado como uma oportunidade de crescimento para os negócios, proporcionando aos milhares de visitantes atualização a respeito das inovações tecnológicas apresentadas pelos mais de 1,5 mil expositores de todos os setores e níveis da indústria, representados por 96 países do mundo.

O Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, visitou a feira, acompanhado por uma comitiva de Oficiais da FAB, como intuito de obter novas visões sobre o ambiente de aviação e de defesa. "Estamos com uma equipe multidisciplinar, como estivemos na RIAT 2022, com a presença de Comandantes de Unidades de treinamento de helicóptero e de transporte, além da Academia para ver as áreas de plataformas, sistemas, armamento. O que fazemos aqui é nos atualizarmos para casar com nossos aspectos operacionais, o que facilita na hora de especificarmos requisitos técnicos e logísticos para o nosso futuro. Em todos os níveis, a Farnborough 2022 retoma essa dinâmica do mundo aeronáutico e espacial" destaca o Oficial-General.

O Tenente-Brigadeiro Baptista Junior participou de uma reunião com representantes da Airbus, empresa aeroespacial e bélica. O Diretor Executivo da Airbus Helicopters, Bruno Even, destacou a satisfação de encontrar com o Comandante da FAB. “Estou feliz de ter tido a oportunidade de reencontrar o Comandante durante o Salão da Farnborough. Existe uma relação de confiança e parceria entre a Airbus Helicopters, a Força Aérea Brasileira e as Forças Armadas do Brasil há muito tempo”, disse o Executivo.

Voltada para a aviação comercial e de linhas aéreas, a FIA 2022 também contou com a presença de militares e representantes de Forças Aéreas de diferentes países, que desejavam incrementar sua frota, buscando inovação, tecnologia e constante desenvolvimento. 

Conforme a organização da FIA 2022, a feira apresenta uma oportunidade de reunir, discutir e questionar os principais problemas que afetam o mundo por meio de uma lente aeroespacial, bem como promover mudanças positivas no setor.

Assim como ocorreu na Royal International Air Tattoo (RIAT 2022), em que a FAB também participou, o evento em Farnborough contou com shows aéreos e sobrevoos de diversas aeronaves.

Exposição do KC-390 da FAB

A FAB participou da feira expondo o vetor KC-390 Millennium, aeronave fabricada e desenvolvida pela empresa brasileira Embraer, que teve um estande, no qual foram expostos outros vetores.

DEFESA EM FOCO


Tiro com arco: Brasil conquista bronze em etapa da Copa do Mundo


Agência Brasil | Publicada em 25/07/2022 13:15

O Brasil conquistou, neste domingo (24), a medalha de bronze por equipes mistas da etapa de Medelín, Colômbia, da Copa do Mundo de tiro com arco. A parceria entre o Sargento da FAB Marcos Vinícius D’Almeida e Ana Luiza Caetano venceu, na disputa do terceiro lugar, os sul-coreanos An San e Kim Je Deok, campeões olímpicos nos Jogos de Tóquio (Japão), no ano passado.

Os brasileiros superam Espanha e Holanda nas fases anteriores, caindo para o Taiwan (que ficou com o título) na semifinal. A equipe da Coreia do Sul, maior força do tiro com arco mundial, foi surpreendida pelos Estados Unidos, que foram vice-campeões em Medelín, no outro confronto, entrando no caminho do Brasil na briga pela medalha de bronze.

Marcos e Ana Luiza não se intimidaram com o favoritismo sul-coreano. Na primeira das quatro parciais, eles anotaram 36 pontos, com uma flecha na marca dos 10 pontos, duas nos 9 e um nos 8, contra três notas 8 e um 10 dos rivais, que somaram 34 pontos, abrindo dois a zero no placar.

No set seguinte, os asiáticos reagiram e cravaram 38 pontos, com dois 9 e dois 10, mas os brasileiros foram ainda melhores, com três 10, sendo duas flechas perfeitas, no centro do alvo, e um 9. Vitória por 39 a 38 para a dupla do Brasil, que foi a quatro a zero.

An San e Je Deok levaram a melhor na terceira parcial e voltaram para o jogo com uma atuação perfeita: 40 pontos e quatro flechas nos 10 pontos, contra 37 pontos da equipe do Brasil (dois 10, um 9 e um 8). Marcos e Ana Luiza, porém, não sentiram a pressão e foram novamente superiores no quarto e decisivo set, ganhando por 38 a 37 e assegurando o bronze com um seis a dois no placar final.

É a segunda medalha consecutiva de Marcos em Copas do Mundo. Em junho, ele conquistou o ouro individual na etapa de Paris (França), derrotando sete arqueiros, entre eles o próprio Je Deok, na decisão.