NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Operação Gota leva vacina a populações isoladas, ribeirinhos e povos indígenas do Acre


Governo Do Estado Do Acre | Publicada em 23/06/2022 17:47

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e em parceria com o Exército Brasileiro, iniciará no início do próximo mês a Operação Gota, que visa levar a imunização à população dos municípios de difícil acesso, aos ribeirinhos e povos indígenas do estado.

Na manhã desta quarta-feira, 23, a secretária Saúde, Paula Mariano, participou de uma reunião de alinhamento com o Programa Nacional de Imunização (PNI) e com o Exército Brasileiro para definir as ações e a programação da operação no Acre.

O procedimento, que durará 14 dias e deverá alcançar quatro mil pessoas, será iniciado no dia 1º de julho, sexta-feira, e realizado pelos ministérios da Saúde e da Defesa, com apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), do Estado e das prefeituras de oito municípios do Acre: Rio Branco, Feijó, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Tarauacá, Jordão, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo.

A estratégia teve início em 1993, como iniciativa isolada do Amazonas, após a notificação de surtos de sarampo em populações indígenas da região do Rio Juruá. Desde então, consolidou-se no país como uma ação imprescindível para a realização de multivacinação em áreas mais isoladas. Atualmente, abrange os estados do Amazonas, Acre, Amapá e Pará.

“O nosso esforço, somado ao das prefeituras e das Forças Armadas, é para que essas populações sejam atingidas pelo esquema vacinal”, destaca Renata Quiles, coordenadora do PNI no Acre.

MINISTÉRIO DA DEFESA


Ministro da Defesa recebe Primeira-Dama em evento da Campanha do Agasalho


Rízia Rocha | Publicada em 23/06/2022 11:36

O Ministro da Defesa, Paulo Sérgio, recebeu a Primeira-Dama da República, Michelle Bolsonaro, na sede da Pasta, na terça-feira (21). O motivo da visita foi a entrega das doações feitas pelos servidores civis e militares do Ministério da Defesa e das Forças Armadas à Campanha do Agasalho, do Programa Pátria Voluntária.A doação foi uma iniciativa conjunta entre MD, Marinha, Exército e Força Aérea. Até o último dia 20 de junho, foram coletadas 766 roupas. Este ano, em ação emergencial, foram entregues 200 agasalhos ao Programa, destinados às pessoas em situação de vulnerabilidade impactadas pelo frio.

O Ministro saudou a todos e manifestou satisfação com a campanha. “Como Ministro da Defesa me sinto honrado em estar neste evento. A Sepesd, setor que apoia o Programa Pátria Voluntária, está presente e muito feliz com a presença da Primeira-Dama. Alguns itens já foram entregues e outros estamos entregando hoje. São quase 800 agasalhos arrecadados”, explicou.Em agradecimento ao Ministro Paulo Sérgio e aos presentes, Michelle Bolsonaro assinalou a importância da participação do MD na campanha “O Ministério da Defesa sempre nos ajudou; sempre apoia nossas ações sociais. Com certeza, mais uma vez, vocês vão fazer a diferença na vida dos que precisam. O frio chegou com tudo. Sem a ajuda de vocês, não conseguiríamos”, ressaltou Michelle.Também estiveram presentes, o Secretário-Geral do Ministério da Defesa, Sérgio Pereira; o Secretário da Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (Sepesd), Tenente Brigadeiro do AR R/1 Jeferson Domingues de Freitas, e entre outras autoridades.

Profesp e PJP são destaque em seminário de conscientização e combate às drogas


Júlia Campos | Publicada em 23/06/2022 11:09

Nesta quarta-feira (22), o Programa Forças no Esporte (Profesp) e o Projeto João do Pulo (PJP) foram temas de destaque na abertura do IV Seminário Intersetorial de Prevenção, Conscientização e Combate às Drogas, promovido pelo Ministério da Cidadania. O Secretário de Pessoal, Saúde, Desporto e Projetos Sociais (Sepesd), Tenente-Brigadeiro do Ar R/1 Jeferson Domingues de Freitas, que representou o Ministro da Defesa no evento, fez uma apresentação dos principais objetivos e resultados dos projetos.

A finalidade do Profesp e do PJP é promover a valorização pessoal, fortalecer a integração social e a cidadania para crianças e adolescentes. Também visam reduzir os riscos sociais dos beneficiados por meio do acesso à prática de atividades esportivas e socialmente inclusivas, realizadas em organizações militares, no contraturno escolar. Aproximadamente, 100 integrantes do Profesp participaram da abertura do evento.

“Quem nos apoia, está dando a essas crianças, que são o nosso futuro, uma perspectiva de vida. E a certeza de que elas podem superar todos os obstáculos e dificuldades, podendo ser pessoas de bem, com profissões dignas, que contribuem para o crescimento do País”, destacou o Secretário.

Também esteve presente no evento o jovem Leonardo Pinheiro Queiroz, ex-integrante do Profesp. Nascido em uma comunidade do Distrito Federal, ele entrou para o programa ainda criança, quando teve contato com a prática de alguns esportes, entre eles, o tênis. Hoje, aos 24 anos, a modalidade faz parte da rotina dele como professor, formado na metodologia francesa do ensino do tênis.

Leonardo dá aula a crianças iniciantes no esporte e até a adultos profissionais. “O diferencial do Profesp foram os valores que me passaram. E isso eu levo para minhas aulas e passo para os meus alunos. O tempo todo o programa vem me auxiliando, dentro e fora de quadra. Me deu a oportunidade de ficar longe das drogas e hoje sou professor de tênis”, disse.

O seminário que tem como tema este ano “Independência! Dependência Química NÃO!”, faz parte da 24ª Semana Nacional de Políticas sobre Drogas, instituída pela Lei nº 13.840, de 5 de junho de 2019. É realizada, todos os anos, na quarta semana de junho em alusão ao Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, celebrado em 26 de junho.

O evento ocorreu no Centro Cultural do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília, e contou com a presença do ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento; do ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno; do ministro da Ciência e Tecnologia, Paulo Alvim; e do secretário Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), Paulo Gustavo Maiurino; entre outras autoridades.

Iniciativas - Lançado em 2003, o Profesp é desenvolvido pelo Ministério da Defesa, em parceria com os Ministérios da Cidadania; da Educação; da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos; e do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O programa é destinado ao atendimento de crianças, adolescentes e jovens de ambos os sexos, a partir dos seis até os 18 anos de idade, em situação de vulnerabilidade social.

As instituições parceiras contribuem com o custeio da alimentação, do pagamento dos professores, da compra de material esportivo e de uniformes. A atividade ocorre em, aproximadamente, 140 localidades do país, com atividades diversificadas. Há basquetebol; futebol de campo; atletismo; capoeira; ginástica rítmica, artística ou olímpica; artes marciais; natação; hipismo; vela; remo; canoagem; jogos de tabuleiro; e brincadeiras de rua. Oferece, ainda, reforço escolar, com preparação para concursos, atividades com música, coral, teatro, visita a museus e promoção da cidadania e do civismo.

Criado em 2015 e integrado ao Profesp, o Projeto João do Pulo também é desenvolvido nas organizações militares das Forças Armadas. No início, o PJP era voltado somente para militares, com o objetivo de reintegração social daqueles que haviam adquirido deficiência física em consequência de acidentes ou enfermidades. Em 2019, o projeto passou a receber pessoas da sociedade civil, por meio de parcerias com os ministérios participantes do Profesp e com organizações, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e a Associação Vencedores Adaptados (AVA). Entre as atividades oferecidas, há o esporte adaptado de equoterapia e ações socioinclusivas.

NOTA OFICIAL - MINISTRO DA DEFESA E COMANDANTES DAS FORÇAS ARMADAS APRESENTAM NOTÍCIA DE CRIME CONTRA DECLARAÇÕES SUPOSTAMENTE CRIMINOSAS


Ministério Da Defesa | Publicada em 23/06/2022 18:11

O Ministério da Defesa e as Forças Armadas repudiam, veementemente, as irresponsáveis declarações do senhor Ciro Ferreira Gomes, que, em entrevista a uma emissora de rádio de abrangência nacional, veiculada na terça-feira (21.6), acusou as Forças Armadas de serem coniventes com o crime organizado na Amazônia. Tais acusações levianas afetam gravemente a reputação e a dignidade dessas respeitadas Instituições da Nação brasileira, cuja honra, valores e tradições se confundem com a própria identidade do Povo brasileiro.

Não é admissível, em um estado democrático, que sejam feitas acusações infundadas de crime, sem a necessária identificação da autoria por parte do acusador e sem a devida apresentação de provas, ainda mais quando dirigidas a Instituições perenes do Estado brasileiro. 

Em razão disso, o Ministro da Defesa e os Comandantes das Forças Armadas apresentaram, nesta quinta-feira (23.6), notícia de crime ao Procurador-Geral da República contra o senhor Ciro Ferreira Gomes, com o objetivo de que seja apurado o suposto cometimento dos crimes de “Incitar, publicamente, animosidade entre as Forças Armadas, ou delas contra os poderes constitucionais, as instituições civis ou a sociedade” (artigo 286, parágrafo único, do Código Penal); e “Propalar fatos, que sabe inverídicos, capazes de ofender a dignidade ou abalar o crédito das Forças Armadas ou a confiança que estas merecem do público” (artigo 219, do Código Penal Militar).

Por fim, as Forças Armadas muito se orgulham de atuar na defesa e na proteção da Amazônia e de realizar, regularmente, ações de combate a ilícitos ambientais e transfronteiriços, desenvolvidas em conjunto com outros órgãos governamentais, bem como no auxílio à população brasileira nas situações de dificuldade e nas atividades em prol do seu bem-estar e do desenvolvimento nacional. Graças à sua conduta, os militares contam com a mais elevada confiança dos brasileiros.

Brasília-DF, 23 de junho de 2022.

Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, Ministro de Estado da Defesa;

Almir Garnier Santos - Almirante de Esquadra, Comandante da Marinha;

General de Exército Marco Antônio Freire Gomes, Comandante do Exército;

Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, Comandante da Aeronáutica.

PORTAL DEFESANET


Comandante da Aeronáutica recebe Presidente e CEO da Embraer

Evento como Portões Abertos e o Concerto Sinfônico em comemoração ao Dia do Aviador foram destacados no encontro

Agência Força Aérea | Publicada em 23/06/2022 11:01

O reforço das relações históricas de mais de cinco décadas entre a Força Aérea Brasileira (FAB) e a mais importante empresa aeronáutica do país: a Embraer. Esse foi o foco do encontro entre o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, e o  Presidente e CEO da Embraer, Francisco Gomes Neto, que ocorreu na tarde dessa quarta-feira (22/06), em Brasília (DF).

Segundo o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior, a visita do CEO da Embraer reafirma a parceria estratégica da FAB e das Forças Armadas com a Embraer, que é uma honra para todos os brasileiros. “É um orgulho nacional que nasceu dentro da Força Aérea Brasileira, com o seu primeiro projeto, o Bandeirante. Sendo assim, sem dúvida, é uma relação permanente”, salientou.

O Comandante da Aeronáutica ressaltou que é impensável ter uma Força Aérea sem uma indústria aeronáutica forte. “Trata-se de uma atividade nacional que agora está se lançando nas áreas espacial, de radar e de tráfego aéreo, ou seja, são diversos setores de interesse, principalmente no âmbito da Embraer Defesa e Segurança”, pontuou.

Já o Presidente e CEO da Embraer, Francisco Gomes Neto, destacou que a visita foi muito importante porque reforça o bom relacionamento entre a Embraer e a Força Aérea Brasileira. Ele também comentou sobre a relevância da parceria para o desenvolvimento da indústria aeronáutica do país: “A FAB é um pilar muito importante que tem apoiado a Embraer, no desenvolvimento de tecnologias e de novos negócios. E há vários exemplos de sucesso nos últimos anos, como o Super Tucano e o KC-390 Millennium”, frisou.  

A Embraer Defesa & Segurança

A Embraer Defesa & Segurança é lider na indústria aeroespacial e de defesa da América Latina. Além das aeronaves A-29 Super Tucano, de ataque leve e treinamento avançado, e KC-390, de transporte militar multimissão, oferece uma linha completa de soluções integradas e aplicações de Comando, Controle, Comunicação, Computação e Inteligência (C4I), radares, ISR (Inteligência, Vigilância e Reconhecimento) e Espaço.

Isso inclui sistemas integrados de informação, comunicação, monitoramento e vigilância de fronteiras, bem como aeronaves para transporte de autoridades e missões especiais. Com crescente atuação no mercado global, os produtos e soluções da Embraer Defesa & Segurança estão presentes em mais de 60 países.

PORTAL BAND


Galeão recebe exposição da Força Aérea Brasileira

Até domingo (26), visitantes poderão conhecer mais sobre os bastidores dos voos no Brasil

Ana Paula Jaume | Publicada em 23/06/2022 18:37

Quem passar pelo Aeroporto Internacional do Rio, o Galeão, até domingo (26), vai poder conhecer mais sobre os bastidores dos voos no Brasil.

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo, da Força Aérea Brasileira, realiza uma exposição no terminal 2, das 8h às 16h,  para mostrar como é a segurança dos voos, da decolagem até o pouso.

O Projeto celebra os 80 anos do DECEA, responsável pelo tráfego da aviação civil.

Na próxima semana, a mostra interativa vai para o saguão principal do Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio, onde pode ser visitada segunda (27) a sexta-feira (01), também das 8h às 16h.

 

 

 

 

 

DEFESA EM FOCO


Militares da FAB conquistam medalhas no Mundial de Salvamento Aquático


Da Redação | Publicada em 23/06/2022 10:01

O 11º Campeonato Mundial de Salvamento Aquático aconteceu de 07 a 14/06, na cidade de Amsterdã, na Holanda. O Time Brasil Militar, que participou do campeonato, é composto por Sargentos do Programa de Atletas de Alto Rendimento (PAAR) das Forças Armadas. Foram conquistadas 22 medalhas: seis de ouro, oito de prata e oito de bronze. Os militares da Força Aérea Brasileira, Sargento Thamy Caretta Ventorin, Sargento Derick De Souza Silva e Sargento Guilherme Rosolen, conquistaram cinco medalhas individuais e sete medalhas por equipe. O Brasil consagrou-se Vice-Campeão geral na competição, que contou com a participação de 12 países. A seleção militar brasileira ainda bateu o recorde mundial na prova dos 4 x 50m Rescue Medley Feminino e trouxe o título de Vice-Campeão geral feminino. Os militares do efetivo da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA) encerraram sua participação no Mundial com saldo positivo.

A Chefe da Modalidade Lifesaving da FAB, Tenente Educadora Física Daniele Cristina Jacovetti, falou sobre a importância do campeonato. “Com as conquistas do Time Brasil Militar, em especial dos atletas da FAB, conseguimos uma visibilidade maior e, apresentar para a sociedade o esporte Salvamento Aquático (Lifesaving) que tem o objetivo, juntamente com os Bombeiros, de salvar vidas, é uma grande satisfação. As provas são simulações de resgate, reanimação e primeiros socorros”, ressaltou.

“A minha participação como membro da Força Aérea foi muito engrandecedora para a minha carreira. Consegui trazer seis medalhas para o Brasil, competir entre os melhores do mundo na modalidade é muito honroso. Estou muito feliz em ajudar a elevar o nível do nosso esporte mundialmente e retribuir para a Força Aérea todo apoio e investimento no esporte”, afirmou o atleta Sargento De Souza.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DCTA e Embraer discutem ações sociais


Da Redação | Publicada em 23/06/2022 08:30

O Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, recebeu, no dia 09/06, representantes da Associação Desportiva Classista Embraer (ADC Embraer): o Diretor de Comunicação, Marketing e Projetos Incentivados, Charles Anderson Custódio e a Assessora da Presidência, Suseli Graham Bell. O encontro teve o objetivo de pontuar ações sociais solidárias realizadas pela ADC Embraer em parceria com o DCTA, como o evento Portões Abertos e o Concerto Sinfônico em comemoração ao Dia do Aviador em 2021.

“Foi um prazer recebê-los aqui no DCTA. Com certeza, esse encontro fortalece o vínculo institucional e solidifica a relação que já existe entre nossas Instituições”, ressaltou o Tenente-Brigadeiro Medeiros.

A ADC Embraer conta com um clube campestre em seu acervo, sendo quatro salões de festas, cinco quadras poliesportivas, academias, escolinhas esportivas; além de diversas atividades que são disponibilizadas aos associados, para crianças e adolescentes. Durante o ano, ainda são realizados eventos e shows de bandas nacionais para o público de São José dos Campos (SP). “A intenção da ADC Embraer é estreitar ainda mais o relacionamento com o DCTA, por meio da realização de ações sociais e do convite para que o efetivo militar e civil conheça a Instituição, a fim de serem nossos associados”, declarou Suseli.

Programa Portões Abertos

O Programa Portões Abertos é um evento que busca a integração da Força Aérea com a comunidade local e regional para incentivar a mentalidade aeronáutica e despertar a consciência cívica para o papel da FAB, em prol da segurança e do desenvolvimento do País. O evento conta com exposição de aeronaves, brinquedos para crianças, praça de alimentação e apresentação com cães, entre outras atrações.

Associação Desportiva Classista Embraer (ADC EMBRAER)

Em 1970, um grupo de pioneiros da Embraer definiu que os funcionários da empresa e seus familiares mereciam e podiam ter uma associação que integrasse esporte, cultura e lazer. Nesse início, a Embraer não contava com grande número de funcionários que têm hoje e a pouca verba, na época, dificultava a realização dos grandes projetos. O apoio da empresa e dos associados, sempre dispostos a contribuir, fortalecia cada vez mais a entidade classista e permitia que ela evoluísse.

Hoje, já consolidada como entidade classista, oferece a um grande número de associados e familiares muitas opções de esporte, lazer e cultura. Aquele começo, com um pequeno grupo de amigos, em agosto de 1970, se torna ainda mais marcante, diante da grandiosidade alcançada.

OUTRAS MÍDIAS


DIARIO DE MOGI - Oficial mogiano lidera grupo da FAB que vai à Suécia conhecer novos caças

Junto com dez sargentos e um suboficial especializados em mecânica, eletricidade e instrumentos, o primeiro-tenente engenheiro Gustavo Alves Bruno, formado pelo ITA, fará curso de manutenção dos aviões Gripen, adquiridos pelo Brasil

Darwin Valente | Publicada em 23/06/2022 07:29

O mogiano Gustavo Alves Bruno Kanaan, primeiro-tenente engenheiro, vinculado ao Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), foi designado pelo comando da Força Aérea Brasileira para liderar um grupo de militares brasileiros que deverá permanecer até o início de novembro participando do Gripen Type Course, curso de manutenção das aeronaves Gripen, em fase de aquisição pelo governo brasileiro. A equipe do oficial mogiano, formada por dez sargentos e um suboficial, especializados em mecânica de aeronáutica, eletricidade e instrumentos, viaja no dia 8 de agosto para a sede da empresa Saab, na cidade de Linköping, no estado de Öestergötland, na Suécia, onde deverá permaneceu até o dia 11 de novembro. A designação da delegação brasileira partiu do tenente-brigadeiro-do-ar, Carlos de Almeida Baptista Júnior, atual comandante da Aeronáutica, por meio de portaria publicada na edição de terça-feira (21) do Diário Oficial da União.

O primeiro-tenente engenheiro Gustavo Alves Bruno Kanaan, 31 anos, nasceu e foi criado em Mogi das Cruzes pela mãe Débora Alves Bruno, a avó Lourdes Alves Bruno e pelo tio, o jornalista Castro Alves Bruno, a quem ele trata, carinhosamente, como “Paizão”. Iniciou seus estudos no Liceuzinho Braz Cubas, transferindo-se, em seguida para a Escola Estadual João Cardoso dos Santos, no distrito de Biritiba Ussu, onde residia sua família. Sempre com o apoio de bolsas de estudos, ele passou pelos colégios Gênesis, Objetivo e Poliedro (Capital), antes de conseguir aprovação no vestibular para o curso de Engenharia aeronáutica, em São Carlos, e, finalmente, atingir o seu grande objetivo, que era ser aluno do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), a conceituada instituição de ensino público, com sede em São José dos Campos, no Vale do Paraíba. Lá, ele se formou pela turma de 2015, em Engenharia Aeronáutica, iniciando uma promissora carreira junto à Força Aérea Brasileira (FAB), que já inclui cursos de prevenção e investigação de acidentes aéreos no Cenipa, além de especialização na engenharia de helicópteros Esquilo e dos caças F-5.

O curso a ser feito na Suécia deverá habilitá-lo para atuar junto aos novos caças Gripen, que estão sendo adquiridos pelo governo brasileiro. Os primeiros caças da empresa sueca Saab  (FAB- 4101 e FAB 4102) chegaram ao Brasil e  foram apresentados, no último dia 22 de abril, na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro. Os dois aviões Gripen E, dos 36 contratados pelo Brasil, receberam o batismo operacional, marcando o início da integração das aeronaves, à Aviação de Caça Brasileira. Conforme o contrato, até 2027 todos os 36 aviões estarão no Brasil. E como o acordo também prevê transferência tecnológica, parte dos caças comprados deverá ser fabricada na planta da Embraer localizada na cidade de Gavião Peixoto, interior de São Paulo. Segundo a programação, os 13 primeiros aviões estão sendo fabricados na Suécia, oito terão a produção iniciada lá e concluída no Brasil. Já os 15 últimos caças serão fabricados integralmente no Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen, na unidade da Embraer em Gavião Peixoto. O treinamento na Suécia deverá permitir ao mogiano e demais integrantes da equipe a participação no processo de montagem das futuras aeronaves de caça a ser realizado no Brasil.