NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL DEFESANET


ITA forma 123 novos Engenheiros

Cerimônia de formatura aconteceu nesse sábado (19), em São José dos Campos (SP)

Tenente Cristiane E Tenente-coronel Santana | Publicada em 22/12/2020 09:50

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) realizou, nesse sábado (19/12), em São José dos Campos (SP), a formatura de 123 novos Engenheiros da turma 2020. A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, e contou com a presença do Ministro da Educação, Milton Ribeiro; do Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara; e do Reitor do ITA, Professor Anderson Ribeiro Correia.

Também prestigiaram a solenidade o Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Ricardo José Freire de Campos; o Assessor Especial do Ministro da Educação, Major-Brigadeiro do Ar Carlos Minelli de Sá; Oficiais-Generais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, dentre outras autoridades civis e militares.

O Ministro da Educação parabenizou a turma e ressaltou a qualidade do ensino do ITA. "Eu fico muito feliz ao poder veririfcar que existe no Brasil uma escola com tanta excelência. Por isso, o MEC não titubeia em estender a mão à Força Aérea para que ela possa desenvolver ensino com esta qualidade”, declarou.

O Comandante da Aeronáutica destacou que o Instituto Tecnológico de Aeronáutica se consagrou como um grande Centro de Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento das atividades aeroespaciais no Brasil, parabenizou os formandos e desejou sucesso no futuro. “Onde estiverem, sejam assessores contributivos do Comando da Aeronáutica, a Instituição que os acolheu de braços abertos e lhes deu uma formação de excelente qualidade. Nunca deixem de honrar, reconhecer e manter sólida as relações de respeito e cortesia com todos aqueles que permanecerão no ITA e em nossas fileiras como Oficiais de carreira na Força Aérea Brasileira”, disse o Oficial-General.

O Reitor do ITA também ressaltou a importância da Instituição, que completou, em 2020, 70 anos de existência e está entre os 12 Institutos do DCTA. “Os alunos que estão se formando serão líderes em suas áreas de atuação, de engenharia e de tecnologia, e serão líderes na Força Aérea Brasileira, trabalhando em projetos estratégicos na área espacial, aeronáutica e de defesa. Eu acredito que o ITA pode contribuir de forma decisiva para estes projetos, tanto do presente quanto do futuro”, afirmou.

Neste ano, o ITA formou 99 civis e 24 militares nos cursos de Engenharia Aeronáutica, Eletrônica, Mecânica-Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, de Computação e Aeroespacial. Além da entrega de diplomas dos cursos de Engenharia, foram concedidas menções honrosas a alunos que registraram as maiores notas.

Houve também a Láurea Summa Cum Laude, a maior láurea do Instituto, que é outorgada aos Engenheiros que obtiveram Média Geral Louvor (L), isto é, média geral igual ou superior a 9,5 na escala de zero a dez. Apenas 37 alunos obtiveram semelhante desempenho na história do ITA.

Em 2020, foram feitos três registros para a Láurea Summa Cum Laude. Com a nota geral de 9,81, o Capitão Aviador João de Barro Monteiro Cavalcante obteve a maior média da história do ITA no Curso de Engenharia Aeronáutica. Orador da turma de Engenharia 2020, o Capitão Cavalcante falou sobre a importância do trabalho colaborativo entre os colegas da turma. "Ninguém vence sozinho. Todos são responsáveis não somente pelos seus sucessos individuais, mas também pelos sucesso dos companheiros e amigos mais próximos, pois há sempre o que aprender com os seus semelhantes", disse.

Também receberam a honraria o Tenente Engenheiro Aeronáutico Mateus de Paula Ribeiro e o Engenheiro Caio Felipe Siqueira Gomes.

O Instituto

Instituição de Educação e Ensino Superior, sob jurisdição do Comando da Aeronáutica, o ITA foi criado em 1950 e integra o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). A missão do ITA é ministrar o ensino e a educação necessários à formação de profissionais de nível superior, nas especializações de interesse para a aviação em geral, e, em particular, à Força Aérea Brasileira; além de  manter cursos de extensão universitária, de pós-graduação e de doutorado. 

Alojamentoa

Também neste sábado, as autoridades presentes realizaram o descerramento da placa de inauguração do novo prédio do alojamento estudantil. Foram entregues dois blocos de apartamentos, com capacidade para 128 alunos, como parte do projeto de ampliação da capacidade de formação do ITA e de expansão dos alojamentos estudantis.

PORTAL GLOBO.COM


Força Aérea Brasileira recebe o quarto avião cargueiro modelo KC-390, em Anápolis


Jornal Anhanguera | Publicada em 22/12/2020 17:00

É o maior e mais moderno cargueiro produzido pela Embraer.

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL FOLHA DE BARBACENA- Estagiários da EPCAR de Barbacena realizam ação social para fundação de Juiz de Fora


Fonte: Epcar | Publicada em 22/12/2020 14:02

Na última terça-feira (18/12), dez aspirantes a oficial concluintes da primeira fase do Estágio de Adaptação Técnico e Serviço (EAT/EAS) de 2020 com preparação realizada na Escola Preparatória de Cadetes do AR (EPCAR) em Barbacena participaram de uma solenidade militar. Na celebração, os militares receberam suas espadas e tiveram suas vitórias pessoais, após a incorporação no Comando da Aeronáutica (COMAER).

Durante o processo de formação, foram ministrada diversas instruções que os habilitaram para as peculiaridades da vida castrense, desenvolvendo uma ação social que resultou na doação de brinquedos para crianças portadoras de neoplasias infantis e que são assistidas pela Fundação Ricardo Moysés Júnior, com sede na cidade de Juiz de Fora (MG).

A ação foi uma iniciativa da equipe coordenadora em conjunto com os próprios estagiários, dias antes da conclusão do estágio. Com o apoio dos alunos do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) que integram o clube extracurricular de mídias sociais, a NascenTV, os estagiários e instrutores gravaram vídeos motivacionais individualmente para cada assistido.

Posteriormente, as mídias foram enviadas para a Fundação, sendo apresentadas às crianças ou familiares, na medida que entregavam os presentes que foram deixados pelos participantes da iniciativa.

Como o atual momento da pandemia impede que a doação fosse realizada de maneira presencial, nesta ação, 61 crianças receberam mensagens personalizadas de cada estagiário e instrutor do EAS/EAT 2020 da EPCAR, no qual foram apresentados votos de plena recuperação e palavras de incentivo, sendo que às crianças menores de 3 anos, estas mensagens foram enviadas para seus pais e familiares. Além das mensagens, foram doados brinquedos conforme a faixa etária de cada beneficiado.

"Estamos agradecidos pela doação de brinquedos para os nossos assistidos, sendo uma honra para nossa Instituição. Reconhecemos a importância desta atitude que representa responsabilidade social e a consideração ao nosso trabalho. A doação é fundamental para a Fundação manter seu trabalho de assistir crianças e adolescentes portadoras de neoplasias", escreveu em nota de agradecimento, a diretora-presidente da Fundação, Jane Berlose Moysés.

PORTAL DEFESA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS- FAB forma militares em diversas Organizações pelo Brasil


Agência Força Aérea | Publicada em 22/12/2020 18:45

Organizações Militares da Força Aérea Brasileira (FAB) realizaram cerimônias de conclusão do Estágios de Adaptação e Serviço e de Adaptação Técnico 2020 (EAT/EAS-2020). Os novos Aspirantes a Oficial, oriundos de diversas áreas de atuação profissional, passaram pela adaptação à vida militar durante dois meses de instruções militares, teóricas e práticas. O curso incluiu conhecimentos sobres os Regulamentos do Comando da Aeronáutica (COMAER), ordem unida, armamentos, além de treinamentos físicos e exercícios de sobrevivência. Confira como foram as solenidades em algumas Unidades:

Barbacena (MG)

Na manhã de sexta-feira (18), foi realizada a solenidade militar de conclusão da Primeira Fase do Estágio de Adaptação Técnico e Serviço 2020 (EAS/EAT) de dez Aspirantes a Oficial, em Barbacena (MG). A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes, e contou com a presença de autoridades representantes das Organizações Militares (OM) da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ).

Primeiro colocado do Estágio, o Aspirante a Oficial Túlio Heuser Nogueira Pereira recebeu a espada das mãos do Brigadeiro Silva Mendes, externou a sua alegria pela conclusão e destacou os ensinamentos adquiridos na caserna. “Será uma satisfação enorme poder servir e contribuir com os demais profissionais do Esquadrão de Saúde de Barbacena (ES-BQ). Desejo que a experiência adquirida tanto em análises clínicas quanto em farmácia hospitalar, que é a minha especialidade, possa ajudar na farmácia e no laboratório aqui disponíveis aos usuários”, afirmou.

“Honrem o compromisso solene assumido e a espada que empunharam pela primeira vez. Honrem a confiança depositada, sigam os ensinamentos que aqui lhes foram transmitidos, impulsionando as vontades na direção de suas aspirações e agreguem o comprometimento com a Instituição em cada ação realizada”, disse o Comandante da EPCAR, em seu discurso direcionado aos formandos. 

Durante a solenidade militar, ocorreu, ainda, a entrega das espadas aos formandos que realizaram o compromisso e o desfile em continência à Bandeira Nacional. Os novos militares atuarão na Odontologia, Farmácia e, também, comporão o corpo docente da Divisão de Ensino da EPCAR.

Lagoa Santa (MG)

O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica  (CIAAR), situado em Lagoa Santa (MG), realizou, também na sexta-feira (18), a solenidade de conclusão dos Estágios de Adaptação e Serviço e de Adaptação Técnico 2020 – Turma Bagatelle. A cerimônia foi presidida pelo Chefe do Esquadrão de Comando do CIAAR, Coronel Intendente Angelo Nascimento Marroso, oportunidade em que os 15 novos Aspirantes a Oficial da FAB receberam a espada, símbolo do Oficialato, e prestaram o compromisso à Bandeira Nacional. A partir de agora, os militares irão se apresentar nas diversas Organizações componentes da Guarnição de Aeronáutica de Lagoa Santa (GUARNAE-LS), onde atuarão em suas especialidades.

A cerimônia contou com a presença dos Comandantes da GUARNAE-LS e familiares dos formandos. Em suas palavras, o Coronel Marroso parabenizou os formandos. “O juramento proferido é a certificação de que os ensinamentos absorvidos durante o curso de formação representam um grande passo na caminhada que os leva em busca de uma carreira de sucesso. Vistam sempre com orgulho esse azul, honrem a farda, e que sejam sempre exemplos para seus subordinados, de retidão, caráter, profissionalismo, responsabilidade e dedicação”, acrescentou o Oficial.

O estágio foi realizado no período de 19 de outubro a 18 de dezembro, período em que os militares estiveram submetidos a uma rotina intensa com instruções práticas de ordem unida, treinamento físico e armamento, por exemplo, além de terem realizado a atividade de campanha com o objetivo de prepará-los para atuação em situações hostis. Os profissionais nas especialidades de Engenharia Mecânica, Pedagogia, Cardiologia, Farmácia Hospitalar, Odontopediatria, Ortopedia, Periodontia, Prótese Dentária e Veterinária atuarão nas diversas Unidades da GUARNAE-LS.

Brasília (DF)

Na sexta-feira (18), foi realizada a Cerimônia Militar alusiva à conclusão do EAT/EAS dos Aspirantes a Oficial, segunda turma do ano de 2020, de Brasília (DF). A solenidade foi presidida pelo Diretor do Departamento de Desporto Militar e Presidente da Comissão Desportiva Militar do Brasil do Ministério da Defesa, Major-Brigadeiro do Ar José Isaias Augusto de Carvalho Neto, acompanhado pelo Chefe do Serviço de Recrutamento e Preparo de Pessoal da Aeronáutica de Brasília (SEREP-BR), Coronel de Infantaria Valdivino José do Carmo Júnior. 

Na ocasião, foram entregues aos formandos os certificados de conclusão do estágio. Como destaques das turmas, classificaram-se como primeiros colocados a Aspirante a Oficial Ebele Adaobi Silva (EAS) e a Aspirante a Oficial Andreska Rafaelli Claudino da Silva (EAT).

O Chefe do SEREP-BR disse que a carreira militar é uma jornada que reserva a todos diversos desafios. “Agora, como Aspirantes, trabalharão em situação de liderança. Como Oficiais, serão responsáveis diretos pelo êxito de diversas iniciativas e atividades para constante melhoria da Força Aérea. Não esqueçam de manter viva a chama dos ensinamentos que lhes foram passados”, discursou o Oficial. O Major-Brigadeiro Isaias encerrou a cerimônia desejando sucesso e felicidade a todos os formandos.

Campo Grande (MS)

A Ala 5, localizada em Campo Grande (MS), formou, na sexta-feira (18), 11 Aspirantes a Oficial da Turma Búfalo. Na cerimônia, presidida pelo Comandante da Ala 5, Brigadeiro do Ar Luiz Cláudio Macedo Santos, foi agraciado com o Diploma de Honra ao Mérito o destaque da turma: Aspirante a Oficial Matheus Resende. O militar foi reconhecido por, durante todo o curso, apresentar irrepreensível conduta militar, zelo, responsabilidade e elevado espírito de corpo.

O Estágio de Adaptação Técnico (EAT) tem como objetivo adaptar os estagiários, das diversas especialidades de interesse do Comando da Aeronáutica, às condições peculiares do serviço militar e nas áreas profissionais em que atuarão e, ainda, incorporar no estagiário uma mentalidade que o leve a aceitar, com determinação, os postulados básicos da profissão militar e pautar seus procedimentos de acordo com eles.

Em suas palavras, o Comandante da Ala 5 parabenizou os formandos. “Cumpram com firmeza os deveres desde já assumidos. Permaneçam estritamente alinhados com os princípios morais e os ligítimos conceitos de disciplina consciente, e quando olharem para o passado constatarão a solidez do que foi edificado no decurso da carreira que abraçaram. Acima de tudo, amem a Pátria, pois homens livres depositam sua total confiança nos profissionais das armas”, disse o Brigadeiro Macedo.

Na mesma cerimônia, foram formados 19 Cabos da Turma Coiote e 33 Soldados da Turma Xavante. 

Fotos: Sargentos Valentim e Domingos / EPCAR; Soldados Avalhaes e Marani / Ala 5; Soldado Jean / CIAAR

FOLHA DE BARBACENA - Turma Jambock conclui primeira fase do Estágio em Barbacena


Fonte: Epcar | Publicada em 22/12/2020 14:27

Na manhã da última sexta-feira (18/12), aconteceu a solenidade militar de conclusão da Primeira Fase do Estágio de Adaptação Técnico e Serviço 2020 (EAS/EAT) de dez militares aspirantes a oficiais em Barbacena.

A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes e contou apenas com a presença de autoridades representantes das Organizações Militares (OM) da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ) e do Graduado-Master Suboficial Celeste José Discaciatti, devido ao atual momento da pandemia que encontra-se instalado também na região em que a cidade está situada.

A entrega de Certificados de Conclusão da Primeira Fase do Estágio de Adaptação Técnico e Serviço de 2020 da turma Jambock aconteceu na quinta-feira (17/12). A solenidade foi presidida pelo Comandante do Esquadrão de Saúde de Barbacena (ES-BQ), Tenente-Coronel Médico Márcio Mattos Pinheiro.

Durante a cerimônia também foi realizada a entrega dos prêmios ao estagiário primeiro colocado e ao destaque militar.  O EAS/EAT teve início no dia 19/10 e, durante o estágio, os integrantes da turma Jambock foram submetidos a um período de intensa adaptação à vida militar, sendo ministradas disciplinas elementares contidas no currículo mínimo, bem como introduzidos os preceitos de liderança e responsabilidade, com vistas ao futuro desempenho das funções como oficial da Força Aérea Brasileira (FAB).

No total, são dez novos militares que atuarão nas áreas de odontologia, farmácia e também comporão o corpo docente da Divisão de Ensino da EPCAR.

Foto: Sargento Valentim/Sargento Domingos

PORTAL CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO LUÍS - Câmara condecora coronel Marcello Corrêa com o título de cidadão de São Luís


Tarcísio Brandão | Publicada em 22/12/2020 14:31

A Câmara Municipal de São Luís entregou o título de cidadão ludovicense ao diretor do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), coronel aviador, Marcello Corrêa de Souza.

A honraria foi proposta pelo vereador Ivaldo Rodrigues (PDT) e foi entregue nesta terça-feira (22), no plenário da Câmara. Marcello Corrêa de Souza nasceu no Rio de Janeiro e atua no comando do CLA desde março de 2020.

Segundo o autor do decreto, Marcello contribui, através das suas atribuições de oficial da Aeronáutica, para o desenvolvimento das cidades de São Luís, Alcântara e Raposa.

“Sempre procuro homenagear instituições que prestam serviços importantes para São Luís. Fui ao CLA e vi que o coronel Marcello realiza um trabalho impecável para o desenvolvimento do Maranhão”, destacou Ivaldo Rodrigues.

O vereador Marquinhos (DEM) ressaltou a importância da entrega do título a Marcello Corrêa. Pavão Filho, vereador do PDT, também elogiou o homenageado.

De acordo com o novo cidadão, o título é importante para a carreira militar. “São Luís me recebeu de braços abertos. Me sinto honrado em servir esta cidade e estou muito feliz por me tornar cidadão ludovicense”, frisou Marcelo.

Dentre as autoridades presentes no evento, estavam, o ex-deputado José Jorge, representando a Equatorial Energia; o presidente da Câmara Municipal, vereador Osmar Filho (PDT); demais vereadores e vereadoras da Casa, além de familiares e amigos do homenageado.