NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL R7


Cerimônia comemora os 81 anos de criação do Ministério da Aeronáutica

Evento contou com as entregas de títulos de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira e imposições da Medalha Militar de Tempo de Serviço

Luiz Fara Monteiro | Publicada em 21/01/2022 13:37

Há 81 anos a Força Aérea Brasileira (FAB) celebra a criação do Ministério da Aeronáutica, registrada em 20 de janeiro de 1941. O órgão, que precedeu o Comando da Aeronáutica (COMAER), impulsionou a aviação militar e civil no Brasil. A cerimônia alusiva ao aniversário com entrega do título de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira e imposição da Medalha Militar de Tempo de Serviço aconteceu na manhã desta quinta-feira (20/01), no Pátio de Solenidades da Base Aérea de Brasília (BABR).

Clique aqui para baixar a imagem originalO evento foi presidido pelo Ministro da Defesa substituto e Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, e contou com a presença do ex-Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato; do ex-Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez; membros do Alto-Comando da Aeronáutica; Oficiais-Generais; além de autoridades civis e militares, Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares da Aeronáutica.

O Comandante destacou os feitos realizados pela Instituição e dirigiu-se ao efetivo da Força neste dia de comemoração. “A Aeronáutica Brasileira continua dando soluções inovadoras e eficientes aos desafios futuros, seja com respeito à indústria aeronáutica, à infraestrutura aeroportuária ou ainda pelo gerenciamento da aviação civil e da nossa Força Aérea Brasileira. Neste dia, nossa reflexão do passado deverá servir para focarmos no futuro que iremos construir com civismo e amor à profissão, como aquele apresentado por nosso primeiro Ministro da Aeronáutica, Joaquim Pedro Salgado Filho e, por tantos outros que devotaram suas vidas em prol do bem comum. A eles, nosso eterno respeito e aos que nos sucederão, nosso eterno compromisso”, destaca o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior.

O Ministério da Aeronáutica tinha as atribuições iniciais de estudar e despachar todos os assuntos relativos à atividade da aviação nacional, dirigindo-a técnica e administrativamente. Com o tempo, passou a gerir os assuntos ligados à política aeroespacial, à indústria aeronáutica, à infra-estrutura aeroportuária, à aviação civil e ao gerenciamento da Força Aérea Brasileira – seu braço armado. Tais atividades tiveram continuidade com o advento do Comando da Aeronáutica. O Ministério da Aeronáutica foi criado e ativado pelo Decreto-Lei nº 2.961, de 20 de janeiro de 1941

O título honorífico “Membro Honorário da Força Aérea Brasileira” tem a finalidade de homenagear civis e militares da reserva, brasileiros ou estrangeiros, que por sua atividade ou interesse por assuntos da Força Aérea Brasileira, tenham prestado ajuda e cooperação às organizações do Comando da Aeronáutica. Na ocasião, foram agraciados: Cristiana Pontual Norinder; Luiz Fara Monteiro Filho; Nilson Gonçalves; e Hélio Antônio Perini.

A Diretora de Comunicação Gripen Brasil na Saab, Cristiana Pontual Norinder, destacou a honra em receber o título da FAB. “Esse momento reflete toda a parceria entre a Saab e a Força Aérea Brasileira, em que estamos desenvolvendo muitas comunicações em relação ao Gripen para prestar contas do programa para a população”, disse.

O Jornalista da TV Record, Luiz Fara Monteiro Filho, conta a importância do título. “Recebo esse prêmio no melhor momento da minha carreira como jornalista porque apesar de ser jornalista especializado em cobertura política, eu também cubro aviação. Sou setorista da aviação e esse prêmio veio em momento muito especial”, garante.

Já o Mestre de Cerimônias, Nilson Gonçalves, destacou sua gratidão à Força Aérea pela condecoração. “Entrei na Força Aérea em 1970, na primeira turma e sai em 1976. Fui para o rádio, para televisão e me acharam na época na Radio Globo e pediram para ajudar. Na verdade vim contribuir e estou contribuindo, fazendo cerimônias desde 1979”, garante.

Foi concedida a Medalha Militar de Ouro, com passador de ouro, a militares com 30 anos de bons serviços prestados; Medalha Militar de Prata, com passador de prata, por mais de 20 anos de serviço; e Medalha Militar de bronze, com passador de bronze, por mais de dez anos.

O Suboficial Rogério comentou a emoção de completar 30 anos de serviço ativo na FAB. “O significado desta medalha é fruto de toda carreira construída, de um trabalho feito por essa Instituição que passei a admirar e amar. Sou grato por esse dia e pela honra de estar aqui”, finaliza o militar.

A Medalha Militar, criada pelo decreto nº 4.238, de 15 de novembro de 1901, destina-se a recompensar os bons serviços prestados pelos Oficiais e Praças da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, em serviço ativo.

PORTAL DEFESANET


Centro de Inteligência da Aeronáutica tem novo Comandante

Solenidade ocorreu nesta quarta-feira (19), em Brasília (DF)

Da Redação | Publicada em 21/01/2022 08:00

Foi realizada, nesta quarta-feira (19/01), a cerimônia militar de transmissão do cargo de Chefe do Centro de Inteligência da Aeronáutica (CIAER) e despedida do serviço ativo do Brigadeiro do Ar Marcos dos Santos Silva. A solenidade aconteceu no Espaço Força Aérea, em Brasília (DF), e foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior. No evento, o Brigadeiro do Ar Marcos dos Santos Silva passou a Chefia do CIAER ao Brigadeiro do Ar Rodrigo Gibin Duarte. A Unidade tem a missão de prover conhecimentos de Inteligência, com oportunidade e credibilidade, ao Comandante da Aeronáutica e a todos os níveis decisórios da Aeronáutica.

A cerimônia contou com a participação de Oficiais-Generais da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira (FAB), entre eles: o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; o Vice-Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta; o Chefe de Gabinete do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Major-Brigadeiro do Ar Flávio Luiz de Oliveira Pinto; o Diretor de Economia e Finanças da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Jefferson Cesar Darolt; Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares da Aeronáutica.

 

Na ocasião, o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior destacou a importância da atividade de Inteligência. “É um meio de reforço estratégico, produzindo conhecimentos e analisando situações sob diversos enfoques com vistas ao fiel assessoramento do planejamento estratégico das grandes corporações.”, ressaltou o Comandante da Aeronáutica.

Em seu discurso de despedida, o Brigadeiro M. Santos destacou que após 38 anos de ingresso na FAB, despede-se do serviço ativo com o sentimento de vitória e dever cumprido, por ter sempre se dedicado a fazer o melhor, qualquer que fosse a missão designada. “Estive integralmente disponível para a Força Aérea Brasileira, não só no tempo, mas também no espaço. E, de forma especial, agradeço ao efetivo do Centro de Inteligência da Aeronáutica, Soldados do Silêncio, pelas inúmeras demonstrações de profissionalismo e dedicação, contribuindo para o engrandecimento da Força”, pontuou.

Novo Comandante

O Brigadeiro Gibin é natural da cidade de Bauru (SP) e ingressou na Força Aérea Brasileira em 1º de fevereiro de 1990, tendo sido declarado Aspirante a Oficial Aviador em 26 de novembro de 1993 e promovido ao atual posto em 31 de julho de 2021.

Realizou todos os cursos acadêmicos, de carreira e ainda: Especialização em Relações Internacionais, pela Universidade de Brasília; Especialização em Inteligência Estratégica – pela Escola Superior de Guerra –; Mestrado em Analista de Inteligência – pela Universidade Rey Juan Carlos, em Madrid.

Além disso, participou de cursos de extensão em Alta Gestão Executiva – pelo Centro Universitário de Lins; e Especialização de Altos Estudos em Defesa – pela Escola Superior de Guerra. Possui mais de 2.500 horas de voo e cinco condecorações nacionais.

AFA recebe alunos da EPCAR e completa a turma de novos estagiários

Os estagiários provenientes da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) se juntam aos estagiários civis, que ingressaram na semana anterior, advindos do Exame de Admissão aos Cursos de Formação de Oficiais

Da Redação | Publicada em 21/01/2022 08:00

A Academia da Força Aérea (AFA), sediada na cidade de Pirassununga (SP), recebeu, nessa quarta-feira (19/01), os 136 alunos provenientes da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), localizada na cidade de Barbacena (MG). São 125 Aviadores, sete Intendentes e quatro de Infantaria, que se unem aos estagiários civis recebidos na semana passada, advindos do Exame de Admissão aos Cursos de Formação de Oficiais, completando assim o grupamento de 214 estagiários para o Estágio de Adaptação Militar (EAM) 2022.

A Comandante do Primeiro Esquadrão da AFA, Capitão Intendente Graciella Seibert Lyrio, recepcionou os novos estagiários, demonstrando os princípios básicos desta Academia, como o respeito, a disciplina e a cordialidade. “Este momento representa um novo enfoque na carreira militar dos alunos egressos da EPCAR, pois, aqui na Academia da Força Aérea, eles receberão todo o arcabouço de conhecimento técnico, militar e doutrinário que os tornarão aptos ao oficialato. O EAM proporcionará a integração dos futuros cadetes, de origens e trajetórias distintas, com vistas a se tornarem uma turma com identidade única, alicerçada pelo espírito de corpo”, ressaltou.

Os jovens que ingressaram hoje na AFA para o EAM compartilharam suas expectativas para esse momento tão aguardado. “A expectativa é alta, pois será um novo desafio em nossas vidas, mas será enfrentado com garra e determinação”, disse a estagiária Maria Carolina Araújo Brandão.

Assim como ela, Lucas Meneeghini Tonholo da Silva compartilha do mesmo sentimento. “Com a graça de Deus, tenho certeza de que venceremos mais essa etapa e alcançaremos o objetivo tão almejado de se tornar um Oficial da Força Aérea Brasileira”, complementou o estagiário.

"Estou feliz por deixá-lo em um local muito bom. Tenho a certeza de que será uma experiência incrível para o meu filho. Embora seja triste o momento de despedida, sabemos que o esforço valerá a pena”, disse o senhor Willians Caetano Pereira, pai de um dos estagiários.

Segundo o Comandante do Corpo de Cadetes da Aeronáutica, Coronel Aviador Celso Eurico Fleck, ser militar é um sacerdócio 24 horas por dia. "Hoje, os senhores se juntam aos estagiários civis, que já estão há uma semana se adaptando ao EAM, e é esperado dos senhores o apoio mútuo, pois aqui somos uma família, unindo esforços para conseguir executar a missão de forjar os futuros líderes da Força Aérea Brasileira”, reforçou

Durante todo o processo, foram reforçados os cuidados para evitar a disseminação do Coronavírus: “Desde a chegada à AFA, os estagiários passaram por uma triagem, cujo protocolo de segurança visava minimizar a propagação da COVID-19. Foi verificada a temperatura corporal, feita uma análise sintomática e o preenchimento de um questionário, respondido previamente via internet”, informou a Segundo-Tenente Enfermeira Fernanda Zumstein Georgetto Baboni, do Esquadrão de Saúde de Pirassununga (ES-YS).

No Estágio de Adaptação Militar, os estagiários começam a jornada para o tão almejado posto de Cadetes do primeiro ano da AFA. Serão 40 dias de entrega e disciplina, que provarão sua resiliência até a cerimônia da entrega de Platinas.