NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


REDE GLOBO


Força Aérea Brasileira realiza treinamento em Florianópolis

Até o dia 7 de maio acontece o Exercício Operacional de Busca e Salvamento

Jornal Do Almoço - Sc | Publicada em 19/04/2022 14:00

PORTAL R7


Gripens da FAB serão batizados em cerimônia na Base de Santa Cruz

Cerimônia militar no Rio é alusiva ao Dia da Aviação de Caça e marca o início da integração das aeronaves à frota. Solenidade terá voo de formação com as aeronaves F-39 Gripen, F-5 Tiger e A-29 Super Tucano

Luiz Fara Monteiro | Publicada em 19/04/2022 19:12

A Força Aérea Brasileira (FAB) realiza, nesta sexta-feira (22/04), na Base Aérea de Santa Cruz, Rio de Janeiro, a cerimônia militar alusiva ao Dia da Aviação de Caça. A solenidade marca a imposição da medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura e a incorporação das aeronaves F-39 Gripen, recém-chegadas ao Brasil, à FAB.

Está prevista a participação do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro.

Durante a cerimônia, os Gripen FAB 4101 e FAB 4102 receberão o batismo operacional, marcando o início da integração das aeronaves à Aviação de Caça brasileira. Os dois aviões multimissão de produção em série chegaram ao Brasil no dia 1º de abril.  No Centro de Ensaios em Voo, localizado em Gavião Peixoto (SP), pilotos de prova da FAB, da Embraer e da Saab executarão testes até que a aeronave receba o certificado militar, licença de operação inicial do avião no País.

A solenidade na Base Aérea de Santa Cruz ainda contará com voo de formação com as aeronaves F-39 Gripen, F-5 Tiger e A-29 Super Tucano. Também deve ser realizada uma demonstração operacional pelos caças da FAB, além de visitação aos F-39 Gripen.

FAB assina contrato para aquisição de duas aeronaves A330-200

Provenientes da Azul, aeronaves cumprirão missões estratégicas como Reabastecimento em voo, apoio logístico, ações humanitárias e evacuação Aeromédica

Luiz Fara Monteiro | Publicada em 19/04/2022 18:01

A Força Aérea Brasileira (FAB) assinou, nesta segunda-feira (18/04), o contrato referente à aquisição de duas aeronaves modelo A330-200, compatíveis com a versão militar  A330 MRTT (do inglês Multi-Role Tanker Transport). A empresa Azul S.A. foi declarada vencedora por atender a todos os requisitos do certame, apresentando uma oferta no valor global de aproximadamente US$ 80 milhões, o equivalente a R$ 375 milhões de reais, na cotação atual. O processo foi encerrado no último dia 07 de abril.

A empresa aérea apresentou as aeronaves MSN 1492 (Número de Série do Fabricante), que já operava, e a MSN 1508, adquirida no mercado internacional e ofertada para a licitação. A aquisição tem como objetivo suprir as carências operacionais da FAB em ações estratégicas, como Reabastecimento em Voo (REVO), Transporte Aéreo Logístico (de cargas e passageiros) e Ajuda Humanitária. Em situações de calamidade pública, como desastres naturais, pandemias ou emergências médicas, o avião pode, também, realizar missões de Evacuação Aeromédica (EVAM) de grande número de pacientes.

Conforme previsto no edital, a primeira aeronave deverá ser entregue em até 90 dias e a segunda em até 150 dias, contados a partir da assinatura do contrato. Ambas, que já estão com suas matrículas definidas (FAB 2901 e FAB 2902), receberão o designativo KC-30 e serão operadas pelo Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT) - Esquadrão Corsário, sediado na Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro (RJ).

Em toda a sua história, a FAB teve somente um vetor capaz de cumprir esta variedade de missões estratégicas: o Boeing KC-137, que voou pela última vez em 2013. Hoje, as maiores aeronaves da FAB são os KC-390 Millennium, que têm um papel importante nas missões de transporte aéreo de carga e pessoal, lançamento de paraquedistas, assalto aeroterrestre, dentre outras, em um cenário tático. Com a nova aquisição, a FAB une as possibilidades do KC-390 às características de emprego estratégico do KC-30, resultando em um significativo incremento em sua operacionalidade.

Sendo o Brasil um País de dimensões continentais, torna-se imperativo possuir a capacidade de desdobrar seus meios aéreos, tropas e equipamentos para qualquer lugar, a qualquer hora. Uma aeronave estratégica, carregada com cerca de 110 toneladas de combustível, é um fator multiplicador de capacidades de qualquer força aérea, pela possibilidade de apoiar uma grande quantidade de aeronaves de caça, em suas missões de emprego. Além disso, as demais características da aeronave são essenciais para cumprir missões de logística e de transporte.

Diversos países já operam o A330 MRTT, a exemplo da França, Reino Unido e Austrália, dentre outros. A negociação com a empresa Airbus para conversão das aeronaves comerciais em plataformas MRTT será iniciada nas próximas semanas, a fim de que a primeira aeronave com esta configuração entre em operação em 2024.

Vetor multimissão

Um vetor multimissão estratégico de transporte e REVO se caracteriza por ser capaz de transportar passageiros, em uma cabine comercial convencional, e um grande volume de carga nos porões, em voos de longo curso. A mesma cabine pode ser reconfigurada rapidamente para cumprir missões de evacuação aeromédica, ou seja, moldar-se de acordo com as necessidades operacionais, com grande flexibilidade.

Assim, com a junção das potencialidades das duas aeronaves, a Força Aérea Brasileira realiza um salto operacional extraordinário na Aviação de Transporte e garante, ainda mais efetivamente, a manutenção da soberania do espaço aéreo e integração do território nacional, com vistas à defesa da Pátria.

MINISTÉRIO DA DEFESA


Nota de esclarecimento: Defesa emprega recursos do SUS em ações de enfrentamento à Covid-19


Ministério Da Defesa | Publicada em 19/04/2022 22:43

Acerca da reportagem publicada em veículo de comunicação da capital federal, na edição de hoje (19.04), o Ministério da Defesa esclarece o que se segue, haja vista que a matéria não traz informações desta Pasta, o que é essencial para o entendimento pelo leitor.

O apoio dos militares às ações do Governo Federal de enfrentamento à Covid-19 é notório e de conhecimento dos brasileiros.

Desde o início da pandemia, mais de 34 mil militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica foram empregados em ações com o objetivo de salvar vidas e de mitigar os efeitos da pandemia, inclusive em iniciativas de saúde urgentes, tais como o transporte de pacientes e de oxigênio.

Os recursos no valor aproximado de R$ 150 milhões, citados pela reportagem, foram executados em suporte às iniciativas do Sistema Único de Saúde (SUS) e não desviados para a Defesa, como sugere, equivocadamente, o veículo de comunicação.

A título de exemplo, a Força Aérea Brasileira contabilizou, até junho de 2021, cerca 5,8 mil horas voadas na Operação Covid-19. Foi realizado o transporte de mais de 5.200 toneladas de cargas - como vacinas, hospitais de campanha e usinas de oxigênio - e de mais de 6.300 pessoas. Somente para a Região Norte do País, em 2021, o Ministério da Defesa coordenou com as Forças Armadas a realização de cerca de 413 voos, para a remoção de pacientes e para o apoio logístico de insumos médicos, totalizando mais de 3.485 horas de deslocamento. Ainda foram disponibilizados quatro hospitais de campanha, a remoção de cerca de 917 pacientes para outros estados; o transporte de aproximadamente 7.500 cilindros de oxigênio gasoso, 1.110 tanques de oxigênio líquido e 20,3 toneladas de medicamentos; bem como o transporte de respiradores. Os militares também contribuíram com o SUS de maneira decisiva no apoio logístico à vacinação, principalmente em áreas longínquas.

Para tanto, as Forças Armadas executaram despesas relacionadas à manutenção de viaturas, de aeronaves, de navios e de equipamentos empregados, ao uso de horas de voo, ao consumo de combustível e à alimentação das tropas, dentre outras.

Cabe esclarecer, ainda, que, diferentemente do afirmado na matéria, os recursos não foram empregados em equipamentos para os escritórios das Forças Armadas no exterior. Na verdade, devido à necessidade de adquirir os equipamentos de manutenção de meios aéreos fora do país, as comissões de representação das Forças Armadas no exterior foram mobilizadas para contratarem esses serviços.

Por fim, o Ministério da Defesa reafirma que as aquisições da Pasta e das Forças Armadas são realizadas com a observância do regramento legal, da moralidade e da transparência.

Hospital das Forças Armadas atua como hub de tecnologias para benefício da sociedade


Viviane Oliveira | Publicada em 19/04/2022 15:08

O Hospital das Forças Armadas (HFA) tem atuado como hub de tecnologias, apoiando projetos de universidades e “startups” do Brasil. A iniciativa permite o desenvolvimento e a implementação de ferramentas inovadoras para melhorar o tratamento médico e aumentar a qualidade do atendimento de saúde. Uma vez consolidados, esses projetos são expandidos para outras unidades hospitalares, privadas ou do Sistema Único de Saúde (SUS) do País.

A ação ocorre por meio do Inova HFA, programa desenvolvido, desde 2020, em parceria com os Ministérios da Saúde (MS) e da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O Comitê de Ética em Pesquisa do hospital é responsável por testar e validar as pesquisas antes de integrá-las à sociedade. Um dos projetos já beneficia a sociedade. É o Demedia, plataforma digital para auxiliar pessoas com diabetes no controle e na prevenção de complicações crônicas. O sistema foi acolhido pelo Comitê e apresentado ao Ministério da Saúde em 2021, sendo estendido para atender, também, a população indígena.

Para a fundadora do Demedia, a engenheira Márcia Ferraresi, o HFA foi fundamental na evolução do estudo, pois permitiu a customização da solução de acordo com as necessidades do usuário. Atualmente, por intermédio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), o projeto piloto atende as aldeias de Pitaguary, do Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena (DSEI) do Ceará.

Segundo o assessor do Secretário Especial de Saúde Indígena, Carlos Lucelio Colares de Lima, até agora, a estimativa é que 230 pacientes da região integrem o acompanhamento médico e, então, o projeto avance para outros DSEIs a partir de junho deste ano. “O cuidado aos portadores de diabetes é um desafio para as equipes de saúde da atenção primária, principalmente no que diz respeito ao diagnóstico precoce. Através da utilização da plataforma, é possível garantir um acesso melhor ao diagnóstico e ao tratamento precoce, diminuindo as complicações. O projeto piloto, se aprovado, será integrado ao núcleo que trata sobre diabetes”, afirmou o assessor.

Outro projeto, em experimentação no HFA, é o Robô Laura. O software monitora, 24 horas por dia, os sinais vitais dos pacientes internados em enfermaria ou em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e dispara um alerta visual para a equipe de saúde em caso de qualquer alteração não prevista. Durante o ano de 2021, o robô avaliou cerca de 3.800 pacientes. De acordo com o gestor do Inova HFA, Coronel Isaías de Oliveira Filho, a expectativa é que, a partir da validação do estudo pelo HFA, junto a mais 24 unidades hospitalares privadas, o robô seja integrado ao sistema público de saúde em 2023.

O robô Laura foi uma grande ferramenta no combate à Covid-19. Durante a pandemia, mais de 60 mil pessoas foram atendidas no hospital, sendo mais de 600 de outras regiões do País, como Amazonas, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. Além de ajudar médicos a antecipar medidas de socorro, o robô contribuiu para prevenir casos de infecção generalizada por bactéria (Sepse), doença de alta letalidade.

Excelência em saúde

Como resultado de uma trajetória de mais de 50 anos, o HFA conquistou reconhecimento na gestão de saúde, o que respalda sua atuação como instituição incubadora de inovações tecnológicas. Em 2021, atingiu o grau de "Alta Conformidade com as Práticas de Segurança do Paciente", segundo avaliação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). A avaliação é uma importante estratégia para gestão do risco sanitário e para aprimoramento da qualidade dos serviços de saúde.

Além disso, no mesmo ano, alcançou, pela 14ª vez seguida, o certificado de "Desempenho Excelente”, instituído pelo Programa Nacional de Controle da Qualidade (PNCQ), devido à atuação do Laboratório de Análises Clínicas. O certificado reforça a importância dos setores técnicos do laboratório de análises clínicas, onde são realizados os diagnósticos iniciais de pacientes, como check-ups e exames de sangue, entre outros.

PORTAL DEFESANET


Exercício Operacional de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento é concluído na FAB


Agência Força Aérea | Publicada em 19/04/2022 09:00

A quarta edição do Exercício Operacional de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR) foi concluída nessa terça-feira (12/04), na Base Aérea de Santa Maria (BASM), no Rio Grande do Sul. O treinamento durou 16 dias e envolveu cerca de 150 militares e aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), como A-1, R-99, P-3AM, P-95 BM e as aeronaves remotamente pilotadas RQ-900 e RQ-450.

O Comandante da BASM e Diretor do Exercício IVR, Coronel Aviador Luciano Antonio Marchiorato Dobignies, comentou que um dos principais resultados do adestramento foi a interação entre os Esquadrões. “Em virtude das capacidades diferenciadas dos sensores da FAB na tarefa de IVR, a maior interação durante o treinamento proporcionou um desenvolvimento doutrinário muito importante para cada um dos tripulantes”, ressaltou.

Nesta edição, uma das novidades foi a evolução do cenário. “Desta vez, utilizamos cenários reais, o que resultou no desenvolvimento das tripulações na questão de julgamento e no melhor aproveitamento dos sensores”, explicou o Coronel Marchiorato.  

Segundo o Comandante do Grupo Operacional da BASM, Tenente-Coronel Ivan Fernandes Faria, o Exercício foi marcado pela evolução no processo de entrega das imagens e do reconhecimento eletrônico. “Além disso, pudemos perceber que a dinâmica do adestramento está cada vez mais adequada para os Esquadrões”, complementou.  

O objetivo do treinamento foi adestrar as equipagens dos Esquadrões que cumprem as Ações de Força Aérea de Reconhecimento Aeroespacial, Controle Aéreo Avançado, Interferência Eletrônica e Ataque. Ao todo, nove Unidades participaram do Exercício, envolvendo Esquadrões das Aviações de Caça, Reconhecimento e Patrulha, além de um Esquadrão de Comunicações e Controle e o Primeiro Grupo de Defesa Antiaérea.

A importância do Exercício para a FAB foi explicada por militares de diferentes aviações e especialidades. Segundo o Major Robert Cardoso Fernandes de Almeida, Especialista em Fotointeligência do Comando de Preparo (COMPREP), esse encontro das equipagens de IVR foi bastante significativo, tanto para Oficiais quanto para Graduados. “É uma oportunidade única de promover o intercâmbio entre o efetivo especializado. E com as discussões proativas sobre os produtos que cada setor obtém, podemos aprimorar as nossas capacidades, desenvolvendo e sedimentando a doutrina do IVR”, informou.

Já o Comandante do Primeiro Esquadrão do Décimo Segundo Grupo de Aviação (1º/12 GAV - Esquadrão Hórus), Tenente-Coronel Aviador Ricardo Starling Cardoso, destacou que a Unidade - que é sediada na BASM e tem a capacidade diferenciada de decolar e voar até 30 horas. “Nesse período, conseguimos monitorar diversas categorias de alvos, inclusive os alvos sensíveis ao tempo, também chamados de Time-sensitive targeting, ou seja, alvos selecionados como prioritários para a campanha e de difícil localização devido ao seu curto tempo de exposição”, frisou.

Para o Tenente Aviador Edir Guimarães de Oliveira, piloto do Terceiro Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (3º/7º GAV - Esquadrão Netuno), sediado na Base Aérea de Belém (BABE), um dos principais aprendizados foi operar em um cenário diferente que a Aviação de Patrulha atua normalmente, que é um ambiente marítimo. “Além de podermos agir em um cenário terrestre, foi uma oportunidade para compartilharmos conhecimentos com os outros Esquadrões que operam na tarefa de IVR”, acrescentou.

"Participar de um exercício como o IVR é uma excelente oportunidade profissional, pois temos a chance de aplicar e aperfeiçoar o nosso conhecimento técnico, explorando o limite operacional do Esquadrão”, declarou a Sargento Jéssica Pereira Marques, do Segundo Esquadrão do Sexto Grupo de Aviação (2º/6º GAV – Esquadrão Guardião), sediado na Base Aérea de Anápolis (BAAN).

BASM

O exercício IVR é realizado na Base Aérea de Santa Maria em virtude da sua capacidade de receber Esquadrões de todo o Brasil, além da especialidade das Unidades Aéreas sediadas em analisar imagens e confeccionar Relatórios de Missão de Reconhecimento ou de Vigilância.

GEOINTELIGÊNCIA

Durante o Exercício IVR 2022, além dos modernos sensores aeroembarcados para o cumprimento das missões designadas, o Comando de Preparo (COMPREP) também contou com o emprego de sua nova sistemática de produção de conhecimentos operacionais por meio de seu Portal de Geointeligência. Esse conceito consiste na produção, armazenamento e análise de informações georreferenciadas em banco de dados específico. Esses dados são analisados e processados em software GIS (Geographic Information System), sendo os mesmos integrados com as OM subordinadas ao COMPREP por meio de rede segura de criptografia – Rede Mercúrio.

No contexto do Exercício IVR, por exemplo, após a realização da missão de reconhecimento, os operadores aéreos preenchiam o Relatório de Missão de Reconhecimento (REMIR) com as informações dos sistemas de armas, detecção ou infraestrutura de interesse militar. Esses dados, juntamente com as imagens geradas pelos sensores das aeronaves, eram anexados ao cenário do teatro de operações do Exercício para contribuir com o processo decisório durante a evolução das operações militares.

PORTAL AIRWAY


FAB quer primeiro A330 MRTT pronto para o serviço em 2024

Força Aérea Brasileira confirmou a compra de dois jatos Airbus A330 da Azul compatíveis com a conversão militar MRTT, de transporte e reabastecimento aéreo

Thiago Vinholes | Publicada em 19/04/2022 12:26

Depois de confirmar no começo de abril a escolha da Azul S.A. para fornecer dois jatos Airbus A330-200 que serão convertidos para uso militar, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou nesta segunda-feira que assinou o contrato de compra das aeronaves da empresa por US$ 80 milhões (R$ 375 milhões na cotação atual).

A aquisição dos A330 usados é a primeira etapa do Programa KC-X3, que prevê a aquisição de aeronaves de grande porte que mais adiante serão modificadas para missões de transporte e reabastecimento aéreo. O objetivo da FAB é converter os jatos para o padrão MRTT (inglês Multi-Role Tanker Transport), processo realizado pela Airbus.

Em comunicado, a FAB informou que a negociação com a Airbus para a converter as aeronaves será iniciada nas próximas e que espera ter o primeiro KC-30 pronto para o serviço em 2024. Os custos para modificar os aviões ainda não foram definidos.

Segundo os termos da licitação, a primeira aeronave da Azul deve ser entregue à FAB em até 90 dias após a assinatura do contrato e o segundo aparelho, em 150 dias. Portanto, o primeiro aparelho deve ser recebido pela Força Aérea na segunda quinzena de julho e o outro modelo, em outubro.

Os novos aviões estratégicos da FAB receberão a designação KC-30 e serão operadas pelo Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte, o “Esquadrão Corsário”, que fica sediado na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ). As aeronaves usarão as matrículas FAB 2901 e FAB 2902.

As aeronaves A330 da Azul destinadas à FAB serão os modelos com número de série do fabricante MSN 1492, que era operado pela companhia aérea com a matrícula PR-AIS, e o MSN 1508, adquirido pela empresa no mercado internacional para ser ofertado na licitação.

O último avião da FAB com características semelhantes às do A330 MRTT foi o Boeing KC-137. Apelidado de “Sucatão”, o modelo baseado no antigo jato comercial 707 foi operado no Brasil até 2013, servindo em voos de transporte de pessoal e suprimentos, reabastecimento aéreo, ajuda humanitária e transporte presidencial.

OUTRAS MÍDIAS


NSC TOTAL - Aviões militares movimentam o céu de Florianópolis; saiba o motivo


ânderson Silva | Publicada em 19/04/2022 07:15

A grande presença de aeronaves militares no céu de Florianópolis, desde o final de semana, repercute nas redes sociais. Os aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) estão circulando pela região, e já foram gravados por pessoas que se assustaram com o movimento. No entanto, não há nada para se assustar. Trata-se de um treinamento da FAB que envolve algumas das principais aeronaves da corporação no país.

O ponto principal do programa é a Base Aérea de Florianópolis, que fica no Sul da Ilha, ao lado do Aeroporto Internacional Hercílio Luz. De acordo com a FAB, o que está em operação é o Exercício Operacional de Busca e Salvamento (EXOP CARRANCA). O treinamento pretende "adestrar as Unidades Aéreas participantes e o Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (EAS) na execução de técnicas necessárias ao cumprimento da Ação de Força Aérea de Busca e Salvamento".

Pelo menos seis esquadrões da Força Aérea estão envolvidos no projeto. Além disso, participam do exercício o helicóptero H-60 Black Hawk e os aviões SC-105 Amazonas, P-95 Bandeirante Patrulha, C-130 Hércules e P-3 AM Orion.

Os trabalhos começaram no último domingo (17) e vão até o dia 7 de maio, conforme a programação da FAB.

DIÁRIO DO AÇO (MG) - Esquadrilha da Fumaça estará em Ipatinga para exibição especial no próximo sábado


Redação | Publicada em 19/04/2022 19:10

Em uma parceria do município com a Infraero – Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária, Ipatinga contará, neste sábado (23 de abril), às 16h, com uma exibição especial do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), a popular ‘Esquadrilha da Fumaça’, como parte das comemorações do 58º aniversário de emancipação da cidade. A informação foi divulgada pelo governo municipal no começo da noite desta terça-feira.

As performances acrobáticas, que envolvem sete aeronaves Super Tucano A-29 produzidas pela Embraer, poderão ser acompanhadas de uma posição mais privilegiada no Parque Ipanema, o principal cartão postal da cidade. Importante ressaltar que é proibido o uso de drones durante a exibição.

Mas aqueles que quiserem ter a emoção de ver mais de perto os pilotos da FAB e seus fascinantes aviões turboélices poderão se deslocar mais cedo para o Aeroporto Regional do Vale do Aço. A partir das 10h30 e até o meio-dia, a entrada estará franqueada ao público no local.

Esta será a primeira apresentação da equipe acrobática em Minas Gerais desde o início da pandemia. A ‘Esquadrilha da Fumaça’ retomou suas demonstrações no ano em que comemora 70 anos de história, após um período sem agenda pública por causa da covid-19. A última vez que o grupo esteve em Ipatinga foi há 12 anos.

TUPI FM (RJ) - Bolsonaro participará de evento na Base Aérea de Santa Cruz


Redação | Publicada em 19/04/2022 21:59

A cerimônia militar alusiva ao Dia da Aviação de Caça, que acontecerá nesta sexta-feira (22), contará com a presença do presidente Jair Bolsonaro. A Força Aérea Brasileira (FAB) realizará na Base Aérea de Santa Cruz, Rio de Janeiro, a solenidade que marca a imposição da medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura e a incorporação das aeronaves F-39 Gripen, recém-chegadas ao Brasil, à FAB.

Durante a cerimônia, os Gripen FAB 4101 e FAB 4102 receberão o batismo operacional, marcando o início da integração das aeronaves à Aviação de Caça brasileira. Os dois aviões multimissão de produção em série chegaram ao Brasil no dia 1º de abril.  No Centro de Ensaios em Voo, localizado em Gavião Peixoto (SP), pilotos de prova da FAB, da Embraer e da Saab executarão testes até que a aeronave receba o certificado militar, licença de operação inicial do avião no País.

A solenidade na Base Aérea de Santa Cruz ainda contará com voo de formação com as aeronaves F-39 Gripen, F-5 Tiger e A-29 Super Tucano. Também deve ser realizada uma demonstração operacional pelos caças da FAB, além de visitação aos F-39 Gripen.