NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


Aeroporto de Jacarepaguá (RJ) tem mudanças após vizinhos reclamarem do barulho


Murilo Basseto | Publicada em 18/10/2021 09:56

Atento às reivindicações dos moradores da Barra da Tijuca e de Jacarepaguá, bairros da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, principalmente quanto aos ruídos provocados pela aviação no entorno do Aeroporto de Jacarepaguá, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (DECEA) emitiu, no dia 12 de agosto de 2021, a Publicação de Informação Aeronáutica (Suplemento AIP) nº 93, elevando a altura das aeronaves no circuito de tráfego para pouso no referido aeródromo.

Tal medida contribuiu para a redução dos ruídos no aeroporto de Jacarepaguá, que opera das 5h às 22h, com capacidade máxima de operação na pista de 31 movimentos por hora, entre pouso e decolagens.

Ainda como forma de atuar diretamente na solução da problemática, uma comitiva do DECEA e do Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE), liderada pelo Brigadeiro do Ar Eduardo Miguel Soares, esteve no Aeroporto de Jacarepaguá no dia 26 de agosto e reuniu-se com a administração aeroportuária; NAV Brasil (empresa responsável pelo tráfego no aeródromo) e representantes das empresas operadoras de helicópteros, com a finalidade de aumentar a consciência situacional sobre a questão.

A recuperação dos movimentos aéreos vem acontecendo gradativamente no Aeroporto de Jacarepaguá, que atende à aviação geral e provê apoio à atividade offshore, tão necessária ao desenvolvimento do pré-sal.

Dando continuidade à busca de alternativas a fim de mitigar o problema do barulho relatado pelos moradores, na manhã de 8 de outubro, o Brigadeiro do Ar Eduardo Miguel Soares, chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, e o Tenente-Coronel Aviador Diego, chefe da Divisão de Coordenação e Controle (DCCO), receberam uma comitiva da Petrobras, representada por Daniel Gago, gerente executivo de logística de exploração e produção; Carlos Eduardo Xavier Pinto, gerente de segurança e competência em aviação; engenheiro Thyago Hermeto; consultor Adilson da Silva Lemos Júnior.

Importante ressaltar que as atividades de prospecção e exploração de petróleo no litoral do País são desenvolvidas nas unidades marítimas (plataformas) localizadas nas áreas oceânicas, suportadas por infraestruturas de apoio baseadas na área continental.

A grande maioria das unidades marítimas são equipadas com helipontos para viabilizar o transporte de passageiros e cargas com agilidade. Os blocos de exploração e produção estão mais afastados da costa do Rio de Janeiro na Bacia de Santos e, por facilidades operacionais de segurança, monitoramento ambiental, resgate aeromédico, apoio e econômicas, o ponto de partida mais viável é o aeroporto de Jacarepaguá.

Estudando possíveis alternativas, o DECEA analisou a transferência do tráfego de helicópteros offshore para o Aeroporto Internacional Tom Jobim (GIG). Entretanto, tal possibilidade acarreta aumento, tanto na distância voada por parte das companhias áreas como em área voada sobre a região povoada na Zona Sul do Rio de Janeiro, além de impactar na operação do GIG e do aeroporto Santos-Dumont.

Assim, de maneira coordenada e em busca da melhoria contínua, o DECEA e a Petrobras continuam estudando a movimentação aérea de Jacarepaguá e procurando a melhor solução para a questão do ruído sem degradação da segurança operacional nos entornos.

Atech finaliza entrega de sistema de modernização do avião Embraer E-99M da FAB


Murilo Basseto | Publicada em 18/10/2021 17:00

A Atech, empresa do grupo Embraer, anuncia que concluiu a entrega do MPTS do projeto de modernização das aeronaves de Alerta Aéreo Antecipado da Força Aérea Brasileira (FAB), na ALA 2, na cidade de Anápolis – GO. O Teste de aceitação em campo,  instalado nas dependências do 2º/6º GAV – Esquadrão Guardião, ocorreu com pleno sucesso no início deste mês.

O projeto E-99M conduzido pela FAB, através da COPAC – Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate, traz consigo a flexibilização das operações da aeronave e a ampliação das capacidades de vigilância nas áreas de interesse do Comando da Aeronáutica.

Com a integração do MPTS (Mission Planning and Training System, ou Sistema de Treinamento e Planejamento de Missão) aos sistemas de solo da FAB, o Esquadrão Guardião recebe novas capacidades, agilidade e precisão para atuar em diversos cenários de vigilância, com protagonismo durante as operações.

O sistema  também permitirá treinamento em solo dos integrantes do Esquadrão Guardião, principalmente nas novas capacidades da aeronave, reduzindo o tempo de treinamento em voo que será convertido em missões operacionais.

Além disso, o sistema possui mobilidade, podendo ser transportado com extrema facilidade em caso de necessidade ou operações desdobradas, para o aproveitamento da capacidade plena das aeronaves. A Atech foi responsável por todo o desenvolvimento do MTPS, desde as fases de concepção, especificação de equipamentos e integração de sistemas, até a instalação na ALA 2, em Anápolis, e seguirá sua missão com o treinamento para capacitação operacional e de manutenção em campo e o suporte técnico necessário.

“Uma entrega desta relevância e importância na modernização das capacidades das nossas Forças Armadas é motivo de orgulho para a Atech, que sempre norteia suas atividades buscando oferecer cada vez mais eficiência e tecnologia na integração de sistemas complexos para as missões críticas, contribuindo com a soberania, segurança e defesa do nosso país”, destaca Giacomo Feres Staniscia, Diretor de Negócios da Atech.

No projeto de modernização do Embraer E-99M, a Atech também atuou no desenvolvimento de vários módulos do sistema de Comando e Controle embarcado, que permite o domínio completo do ambiente de operação, aumentando a consciência situacional e apoiando na tomada de decisão.

FAB realiza conexão de dados entre aeronaves usando o LINK-BR2 pela primeira vez


Carlos Correia | Publicada em 18/10/2021 12:00

O primeiro enlace de dados entre aeronaves de caça F-5M utilizando o Sistema Link-BR2, foi realizado no dia 13 de outubro, no Primeiro Esquadrão do Décimo Quarto Grupo de Aviação (1°/14° GAV – Pampa), alocado na Base Aérea de Canoas, no Rio Grande do Sul (RS). Os voos foram realizados durante a execução da Operação Íris, como foi denominada a segunda fase de ensaios de desenvolvimento do projeto.

A campanha teve o objetivo de realizar ensaios de comunicação de dados entre duas aeronaves de caça F-5M e contou com a participação de diversas Organizações da Força Aérea Brasileira (FAB) como Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), Ala 3, Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), Grupo de Acompanhamento e Controle – Programa Aeronave de Combate (GAC-PAC), Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC), Esquadrão Pampa (1º/14º GAV), além da AEL Sistemas, Empresa desenvolvedora do sistema.

Em aproveitamento ao cenário de testes montado para a Operação, foram compartilhadas informações táticas, além de trocas de dados entre a estação de comando e controle em solo e as aeronaves F-5M, capacidade que cria grande expectativa operacional ao permitir o compartilhamento do cenário visualizado pelos Centros de Operações Militares que controlam as aeronaves de caça.

“O Link-BR2 é um sistema bastante complexo e a realização dessa Campanha, por todas as capacidades que foram ensaiadas, é a comprovação de que o desenvolvimento do Projeto está atingindo a maturidade para o efetivo emprego operacional”, disse o Gerente do Projeto na COPAC, Coronel Aviador Renato Leal Leite.

O piloto de provas envolvido na Campanha, Coronel Aviador George Luiz Guedes de Oliveira, comentou sobre a eficácia do sistema. “O Link-BR2 é muito importante porque permite, não só para o piloto, mas para toda Força Aérea, uma consciência situacional bem amplificada, aumenta a capacidade de tomar melhores decisões, facilita o emprego de armamento, a comunicação com o controlador, e reduz a carga de trabalho da missão. Considerando um cenário em que é necessário proteger o país de uma ameaça, o Link-BR2 possibilita a classificação, a fim de determinar a hostilidade de aeronaves, por exemplo, além de ser uma ferramenta utilizada pelos países que possuem suas Forças Nacionais de Defesa desenvolvidas. Ter um Link de dados brasileiro é um passo significativo para a evolução das Forças Armadas.”, comentou.

O sistema passou por fases de definição de design e desenvolvimento, as quais culminam em uma campanha de ensaios em voos, com o objetivo de avaliar o produto desenvolvido no ambiente de voo real. O Coronel Aviador R1 Fernando Mauro Medardoni, Especialista de Suporte Operacional, da AEL Sistemas, comentou sobre o que se pode esperar das próximas campanhas. ” Nas próximas campanhas precisamos exercitar, testar e avaliar todo o leque de aplicações que a própria Força Aérea escreveu como requisitos e que são necessários para aumentar sua capacidade e eficácia na execução das operações aéreas”, completou.

Além da COPAC, o Projeto Link-BR2 conta com as gerências temáticas do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE); do Comando-Geral de Apoio (COMGAP); do Comando de Preparo (COMPREP); do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER); do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA); do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA); e do Centro de Inteligência da Aeronáutica (CIAER).

PORTAL DEFESANET


FAB integra Curso Piloto de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento das Nações Unidas

Evento foi realizado no Centro Regional de Serviço das Nações Unidas, em Entebbe, Uganda

Redação | Publicada em 18/10/2021 08:08

A Força Aérea Brasileira (FAB) participou, de 20 a 24 de setembro de 2021, do Curso Piloto de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento das Nações Unidas, realizado no Centro Regional de Serviço das Nações Unidas (UNRSCE) em Entebbe, Uganda. O evento demandado pelo Departamento de Operações de Paz da ONU (DPO), sob coordenação do seu Serviço de Treinamento Integrado (ITS), teve início em março de 2021 com a criação de um grupo de trabalho formado por 35 militares de 16 países, sendo quatro brasileiros, um da Marinha, dois do Exército e um da Força Aérea Brasileira.

O objetivo final do grupo focou no assessoramento à ONU para a produção de Material de Treinamento Especializado, que visa preparar as tropas de Paz em um assunto específico, podendo ser ministrado antes ou durante o desdobramento de pessoal.

Nesse caso, o foco foi a produção de um curso que aborda o conteúdo do Manual para Pessoal de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento em Missões de Paz das Nações Unidas (UN Peacekeeping-Intelligence, Surveillance and Reconnaissance Staff Handbook), e que possa ser disponibilizado no formato online para os países contribuintes interessados em capacitar seus efetivos.

A primeira parte do trabalho (março a setembro de 2021) visou à produção do material didático para as aulas (apresentações e notas para os instrutores). Nesse período, foram definidos o conteúdo programático, a quantidade de tópicos, a ordem das aulas e o formato/conteúdo do exercício prático a ser aplicado. Na segunda fase do trabalho (20 a 24 setembro), no período da manhã, o curso foi apresentado para os especialistas no formato de aulas, e pela tarde, havia um trabalho de grupo para reunir críticas sobre o conteúdo.

O Adjunto da Seção de Planejamento de Operações de Paz da Seção de Sistemas de Cooperação Internacional do EMAER (2SC5), Coronel Aviador Luís Eduardo Pombo Celles Cordeiro, participou do curso e detalhou sobre a experiência. “A participação da FAB no Curso Piloto de ISR da ONU representa a materialização de alguns meses de trabalho combinado, no qual militares brasileiros e de nações amigas puderam trabalhar para apresentar um produto que será disponibilizado para todos os países que contribuem para as Missões de Paz, visando melhorar a capacitação das tropas. Poder participar desse processo é importante para a Força Aérea, pois, ao trocar experiências, podemos demonstrar nossas capacidades e aprender atuar em eventuais cenários sob a égide das Nações Unidas", finaliza.

Comitiva conhece linha de montagem do KC-390 e instalações do Projeto FX-2

Visita foi realizada na unidade da Embraer em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo (SP)

Redação | Publicada em 18/10/2021 08:00

Com o objetivo de apresentar a linha de montagem da aeronave multimissão KC-390 Millennium e as instalações do Projeto FX-2, que trata do caça F-39 Gripen, autoridades do Poder Executivo e da Força Aérea Brasileira (FAB) visitaram a fábrica da Embraer, em Gavião Peixoto (SP). A atividade ocorreu nessa quarta-feira (13) e foi organizada pelo Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER).

Dentre as autoridades presentes, estavam o Chefe do EMAER, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; o Secretário de Orçamento e Organização Institucional do Ministério da Defesa, Antônio Paulo Vogel de Medeiros; o Secretário-Executivo do Ministério da Economia, Marcelo Pacheco dos Guaranys; o Secretário de Orçamento Federal, Ariosto Antunes Culau; entre outros integrantes.

O Chefe do EMAER falou do objetivo da visita e da importância de apresentar os dois projetos estratégicos da Força Aérea: KC-390 Millennium e F-39 Gripen. “A nossa ideia foi apresentar para a área econômica e orçamentária do nosso País, os investimentos aplicados em dois grandes projetos a partir das parcerias com a Embraer e a SAAB. Os executivos puderam conferir os esforços da Força Aérea em prol da atividade fim e como o KC-390, um produto brasileiro, está ganhando espaço em Portugal e na Organização do Tratado do Atlântico Norte”, afirmou o Oficial-General.

Os visitantes conheceram o GDDN (Gripen Design and Development Network), local onde trabalham engenheiros para a produção futura da aeronave de caça F-39 Gripen. Também passaram pelo hangar de montagem estrutural, em que é fabricada a asa e a fuselagem da aeronave multimissão KC-390. Depois, seguiram até o hangar de montagem final da aeronave, na qual é realizada a junção das semiasas e asa-fuselagem, bem como a instalação de sistemas elétricos, mecânicos, trens de pouso e dos motores, além de serem realizados diversos testes elétricos e mecânicos. Por fim, as autoridades conheceram o KC-390 que será entregue à Força Aérea Portuguesa.

Para o Secretário de Orçamento Federal, Ariosto Antunes Culau, é essencial visualizar o que realmente está acontecendo na prática. “Fazer esta visita foi importante porque conseguimos materializar tudo aquilo que já conhecemos em teoria, principalmente em relação ao KC-390. Esse é um caso fantástico do que chamamos de tríplice hélice, quando temos a formação e aprimoramento de engenheiros pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA); a Embraer, desenvolvendo projetos; e a Força Aérea, capitaneando e também comprando um avião projetado. Logo poderemos ver uma aeronave brasileira voando o mundo inteiro, nas Forças Aéreas e na parte civil também”, declarou.