NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


Comandante da FAB fala sobre “A Visão Estratégica da Aeronáutica”


Carlos Ferreira | Publicada em 18/03/2021

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez participou, nessa quarta-feira (17), de um webinário sobre “A Visão Estratégica da Aeronáutica”.

A videoconferência foi uma iniciativa do Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE), organização independente cuja missão é promover o debate democrático e pluralista para aperfeiçoar a interação entre os setores público e privado no Brasil e, do IREE Defesa & Segurança (ID&S), centro de estudos voltado para a produção de conhecimento sobre Defesa e Segurança Nacional, com a participação de acadêmicos, militares, empresários e policy makers (legisladores).

O evento contou com a mediação do Presidente do Conselho de Administração do ID&S, General Sérgio Etchegoyen e do Presidente Executivo do ID&S, Raul Jungmann.

Para o Tenente-Brigadeiro Bermudez, foi motivo de satisfação participar da live, que foi uma videoconferência com intuito educacional para mostrar a conjuntura atual do Comando da Aeronáutica no contexto dos seus 80 anos de criação. Durante a sua apresentação, o Oficial-General abordou os desafios e as perspectivas para o futuro, destacando as ações realizadas pela Força Aérea na Operação COVID-19. Na oportunidade, ele também detalhou a respeito dos principais Projetos Estratégicos, divididos em três eixos: os Meios de Força Aérea, a Infraestrutura Aeroespacial e a Tecnologia Aeroespacial.

“Todo nosso esforço é voltado para o cumprimento da nossa missão, de manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional com vistas à defesa da Pátria. Atendemos aos chamados do povo brasileiro, principalmente em épocas como a que vivemos, em virtude da pandemia da COVID-19”, salientou o Comandante da Aeronáutica.

O Presidente Executivo do ID&S, Raul Jungmann, comentou acerca dos webinários realizados. “Durante nossas apresentações, temos a oportunidade de abordar uma série de questões, bem como analisar os Programas Estratégicos, produzir informação e conhecimento que possam ajudar na defesa da Pátria, que é nosso objetivo maior”, destacou.

De acordo com o Presidente do Conselho de Administração do ID&S, General Sérgio Etchegoyen, receber o Comandante da Aeronáutica para importantes e necessários debates é motivo de honra. “Com a presença do Tenente-Brigadeiro Bermudez encerramos o ciclo de apresentações dos Planejamentos Estratégicos das Forças Armadas, proposto pelo IREE Defesa & Segurança (ID&S), onde já havíamos recebido o Ministro da Defesa e os Comandantes da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro. Tivemos a oportunidade de conhecer A Visão Estratégica da Aeronáutica no ano em que nossa Força Aérea completa seus 80 anos de existência”, finalizou.

PORTAL AEROFLAP


Embraer mostra em vídeo os bastidores de um voo em formação


Pedro Viana | Publicada em 18/03/2021

A Embraer apresentou um pouco mais dos bastidores de uma gravação especial, que rendeu fotos e vídeos de praticamente todos os aviões comercializados pela empresa.

No vídeo abaixo podemos ver como foi a produção das cenas, a partir da porta traseira de carga do KC-390 e das portas laterais do avião.

No vídeo podemos observar que a Embraer alocou (na sequência do vídeo), um avião A-29 Super Tucano (militar), juntamente com uma aeronave da linha executiva (Praetor 500), seguido pelas duas maiores aeronaves já produzidas pela empresa, um C-390 e um E195-E2, finalizando com um E190-E2.

Exceto pelo E195-E2, todos os outros aviões estão com pinturas da própria Embraer, seguindo o modelo padrão da empresa. Provavelmente a Embraer não tinha um E195-E2 de demonstração com as suas cores, e precisou utilizar uma aeronave que agora já está operando na KLM.

As gravações foram realizadas entre os dias 13 e 14 de fevereiro, no interior de São Paulo.

PORTAL DEFESANET


Tenente-Coronel Ozires Silva recebe Título de Doutor Honoris Causa do ITA

Congregação do ITA aprovou indicação do eminente iteano

Da Redação | Publicada em 18/03/2021 09:50

A Congregação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Colegiado Superior do Instituto, em reunião realizada no dia 11 de março, aprovou por unanimidade a indicação do Tenente-Coronel Ozires Silva ao Título de Doutor Honoris Causa.

O anúncio ao homenageado foi realizado por videoconferência, da qual participaram o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara; o Reitor do ITA, Professor Anderson Ribeiro Correia; e os ex-reitores Professores Fernando Toshinori Sakane e Cláudio Jorge Pinto Alves.

Em 70 anos do ITA, apenas três pessoas foram agraciadas com o Título: Alberto Santos Dumont, o Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica, Marechal Casimiro Montenegro Filho, criador do Centro Técnico de Aeronáutica (CTA), e agora, aceito por unanimidade, Ozires Silva, o grande empreendedor da indústria aeronáutica brasileira.

O Título de Doutor Honoris Causa, expressão latina que em português significa "por causa de honra", é título honorífico concedido pelo ITA a pessoas eminentes, que tenham se destacado por sua virtude, mérito, pelo alto nível de reconhecimento profissional e de feitos significativos, a ponto de serem considerados no grau honorário de doutor. A titulação é feita através de votação de um conselho, a Congregação do Instituto que analisa as realizações do candidato.

Surpreso e emocionado, Ozires comentou a alegria em receber a homenagem. "Eu sonhei com o ITA desde criança. Essa escolha é uma imensa honra para mim. Agradeço profundamente a todos vocês”, disse.

Natural de Bauru, interior de São Paulo (SP), Ozires Silva é Tenente-Coronel Aviador da Força Aérea Brasileira e Engenheiro Aeronáutico formado no ITA, em 1962. Aliando seus conhecimentos de Oficial Aviador e Engenheiro Aeronáutico, no campus do, então, CTA, chefiou o departamento onde foi projetado e construído o primeiro avião brasileiro, o Bandeirante, que teve seu primeiro voo bem-sucedido em 1968.

Com o amadurecimento profissional, grande capacidade de gestão e notável empreendedorismo, coordenou os esforços que promoveram a criação da Embraer em 1969, empresa da qual foi o primeiro presidente. Não bastassem tantas realizações, foi Ministro da Infraestrutura, Presidente da Petrobras e, em 1991, retornou à Embraer, conduzindo o processo de privatização da empresa, concluído em 1994.

Atualmente, participa de vários Conselhos de empresas e universidades, sendo figura de referência no ensino e na gestão. Ozires Silva, destaca-se por sua imensurável contribuição no desenvolvimento da indústria nacional.

C-130 Hércules da FAB transporta usina de oxigênio e gerador para Oiapoque (AP)

Os equipamentos que chegaram no início da semana serão usados no atendimento de pacientes com COVID-19

Da Redação | Publicada em 18/03/2021 09:30

Uma aeronave C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB) transportou uma usina de oxigênio e um gerador para o município de Oiapoque, no estado do Amapá (AP), na última segunda-feira (15). O avião é operado pelo Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) - Esquadrão Gordo.

O FAB 2476 decolou do Rio de Janeiro, às 8h50 (horário de Brasília) e pousou às 17h15 em Oiapoque (AP), um dos pontos mais extremos no Norte do País, localizado a 3.120 km (em linha reta) da capital carioca. Em termos comparativos, é um pouco mais longe do que a distância entre a Espanha e a Noruega, por exemplo.

No total, foram 7h15 de voo, transportando uma carga de 7.229 quilos. Esses equipamentos foram encaminhados para o Hospital Estadual e serão usados no atendimento de pacientes com COVID-19.

“Agradeço a Força Aérea Brasileira por todo apoio logístico que vem nos dando nesse momento tão difícil", disse o Secretário Adjunto de Gestão e Planejamento da Secretaria Estadual de Saúde do Amapá, Luciano Casali.

O Comando da Aeronáutica está dedicando permanentemente o esforço do seu efetivo e de suas aeronaves, 24 horas por dia e sete dias por semana, para atuar nas missões em atendimento às necessidades da sociedade brasileira no enfrentamento à pandemia da COVID-19.

Entre a sexta-feira (12) e o último domingo (14), duas aeronaves, sendo um C-105 Amazonas e um C-130 Hércules, transportaram para Rio Branco (AC) e para Laranjal do Jari (AP), 50 cilindros de oxigênio e uma usina geradora de oxigênio, respectivamente.

Operação COVID-19

Por meio do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), a FAB cumpre as missões que têm como objetivo minimizar os impactos do novo Coronavírus no sistema de saúde. O Transporte Aéreo Logístico integra as ações da Operação COVID-19, acionada pelo Ministério da Defesa, em uma cooperação com o Ministério da Saúde. Fotos: Sargento Marcelo Abreu / DTCEA-SBOI e Sargento Romulus / 1°/1°GT