NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL R7


FAB abre inscrições para processo seletivo para cabos temporários

As inscrições serão realizadas na modalidade presencial a partir do dia 17 de março até o dia 8 de abril. Vagas serão disponibilizadas no Rio de Janeiro, Brasília, Belém e Campo Grande

Luiz Fara Monteiro | Publicada em 17/03/2022 08:51

A Força Aérea Brasileira (FAB) publicou o Aviso de Convocação e Incorporação de Profissionais de Nível Fundamental, com vistas à Prestação do Serviço Militar Voluntário, em caráter temporário, para o Quadro de Cabos da Reserva de 2ª Classe Convocados 2022. As inscrições serão presenciais e ocorrerão no período de 17/03 a 08/04 de 2022.

O processo seletivo destina-se a selecionar, convocar e incorporar cidadãos brasileiros, de ambos os sexos, para o desempenho da profissão nas especialidades de interesse do Comando da Aeronáutica (COMAER), que preencham os requisitos específicos exigidos no edital, como idade máxima de 40 anos.

Os editais foram lançados de acordo com as localidades onde foram distribuídas as vagas: Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Belém (PA) e Campo Grande (MS), em diversas especialidades, tais como cozinheiro, garçom, borracheiro, mecânico, motorista, pintor, serralheiro, pedreiro, entre outras.

Para a realização de todas as etapas previstas neste processo seletivo, o voluntário deverá observar, rigorosamente, o cumprimento do estabelecido no calendário de eventos constante no Aviso de Convocação, assim como os prazos, horários, locais e as datas de comparecimento, por meio do site da FAB.

 

 

 

 

PORTAL DO GOVERNO DO BRASIL


Programa Atletas de Alto Rendimento conta com edital para 96 vagas

As inscrições serão presenciais e ocorrerão no período de 22 a 24 de março de 2022, no Rio de Janeiro

Da Redação | Publicada em 17/03/2022 13:52

Está aberto o processo seletivo da Força Aérea Brasileira (FAB) para convocação e incorporação de atletas de alto rendimento. Ao todo, são 96 vagas, distribuídas em 14 modalidades. O chamamento é para profissionais de nível médio na área do Desporto de Alto Rendimento, com vistas à prestação do Serviço Militar Voluntário, em caráter temporário. 

As modalidades presentes no edital são: Atletismo, Basquete, Basquete 3x3, Ciclismo Montain Bike Cross-Country Olímpico, Ciclismo BMX, Ginástica Artística, Judô, Taekwondo, Lifesaving, Natação, Maratona Aquática, Paraquedismo, Tiro com Arco e Tiro Esportivo.

A partir do momento que forem incorporados, os convocados serão declarados Terceiros-Sargentos, incluídos no Quadro de Sargentos da Reserva de 2ª Classe Convocados (QSCon), bem como no Corpo de Graduados da Reserva da Aeronáutica. A especialidade desporto do quadro é constituída por atletas de alto rendimento que possam participar de estudos e pesquisas, buscando o desenvolvimento e o aprimoramento de técnicas e métodos para o treinamento físico e para a prática desportiva. Além disso, deverão representar a FAB em torneios desportivos nacionais e internacionais, durante o período de incorporação, com base no Sistema Normativo do Serviço Militar. 

Os integrantes do Programa Atletas de Alto Rendimento (PAAR) têm à disposição todos os benefícios da carreira, direito à assistência médica (incluindo odontologia, nutrição e fisioterapia), além de disporem de instalações esportivas militares adequadas para treinamento. 

As inscrições serão presenciais e ocorrerão no período de 22 a 24 de março de 2022, no Rio de Janeiro. O local e horário previstos para a realização das inscrições, assim como para a entrega dos documentos necessários à participação no Processo Seletivo do QSCon Atleta 2022, entre outras informações, serão publicados no site. 

Defesa

No Ministério da Defesa, a Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB) trabalha em conjunto com as Comissões de Desportos da Marinha (CDM), do Exército (CDE) e da Aeronáutica (CDA), integrando o Departamento de Desporto Militar (DDM). Com o intuito de fortalecer a equipe militar brasileira e desenvolver o esporte nacional de alto nível, o principal projeto executado pela CDMB é o PAAR.

REVISTA AERO MAGAZINE


FAB demonstra capacidades de avançado sistema de comunicação e dados

Caças F-5EM estão sendo utilizados nos ensaios; próximo passo é usar o Gripen F-39 nos testes

André Magalhães | Publicada em 17/03/2022 09:35

A Força Aérea Brasileira (FAB) fez uma demonstração operacional (com caças F-5EM) da campanha de ensaios em voo do sistema Link- BR2 – projeto que visa melhorar as capacidades de comunicação das aeronaves da força aérea.

O evento aconteceu na base aérea de Canoas, Rio Grande do Sul, e contou com a presença do comandante da aeronáutica, Carlos de Almeida Baptista Junior e demais autoridades civis e militares.

Na demonstração, foram utilizados três caças F-5EM do Primeiro Esquadrão do Décimo Quarto Grupo de Aviação (1º/14º GAV), Esquadrão Pampa. As aeronaves estavam equipadas com o sistema Link BR2 embarcados.

Os convidados puderam acompanhar o ensaio em tempo real a comunicação entre os aviões e as estações de controle da FAB.

“Não há dúvidas de que a FAB em breve vai dispor de uma rede própria de enlace tático que vai permitir às aeronaves fazerem, em tempo real, comunicação segura de dados e de voz umas com as outras”, relatou Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues, presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate.

O Programa Link-Br2 tem o propósito de fornecer recursos datalink nacional seguros que irão compartilhar informações de radares, mensagens, imagens e outros recursos com demais aeronaves e equipes de solo. Atualmente os testes são feitos nos F-5EM, mas a próxima fase de integração será nos novos Gripen F-39E/F.

A empresa brasileira AEL Sistemas – que desenvolveu a tecnologica tela WAD do Gripen F-39 – também está inserida no desenvolvimento do Link BR2, que atualmente está em avançada fase de ensaios.

“O Link-BR2 trará uma mudança no conceito operacional da FAB, é um grande multiplicador de força para as suas plataformas. É um sistema que utiliza o conceito de 'internet das coisas', uma revolução tecnológica que vai habilitar a Força Aérea a fazer conexões em rede”, disse Gal Lazar, presidente da AEL Sistemas.