NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


AGÊNCIA BRASIL


FGV expõe réplica do novo caça multimissão F-39 Gripen da FAB

Visitante poderá entrar na cabine e tirar fotos da aeronave

Alana Gandra | Publicada em 16/03/2022 19:07

Uma réplica em tamanho natural do novo caça multimissão F-39 Gripen, da Força Aérea Brasileira (FAB), está aberta à visitação a partir de hoje (16), na esplanada do Centro Cultural da Fundação Getulio Vargas, na Praia de Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro, onde ficará até o dia 6 de abril.

A réplica do mais novo integrante da frota de caças nacional é feita de fibra de vidro, madeira e metal, tem 15 metros de comprimento, oito de largura e quatro de altura. O visitante poderá entrar na cabine, tirar fotos, conversar com os militares da FAB para conhecer os detalhes da aeronave, que tem tecnologia ultramoderna e é cheia de funcionalidades estratégicas.

A aeronave é um caça de última geração. De acordo com a FAB, ela vai incluir o Brasil no seleto grupo de operadores de aeronaves de alta tecnologia, equiparando o país às nações com as mais modernas forças aéreas do mundo. O F-39 Gripen conta com um sistema completo de combate e funcionalidades que extrapolam as capacidades de qualquer outra aeronave já operada pela FAB. O avião foi projetado para missões ar-ar, ar-mar e ar-solo, sob quaisquer condições meteorológicas, e, segundo a FAB, é considerado um dos caças mais ágeis em combate na atualidade.

A primeira aeronave multimissão F-39 Gripen chegou ao Brasil em setembro de 2020, transportada em um navio, proveniente de Norrköping, na Suécia. Desde a assinatura do contrato de aquisição de 36 caças desse tipo, em outubro de 2014, vem sendo executado um Programa de Transferência de Tecnologia, que forneceu à indústria aeroespacial brasileira a tecnologia e o conhecimento necessários para manter e desenvolver o F-39 Gripen no país. O programa envolve treinamento teórico, programas de pesquisa e tecnologia, treinamento na Suécia, desenvolvimento e produção.

O caça iniciou a fase de ensaios em voo supersônico realizado no Brasil em março de 2021, ano em que a FAB comemorou 80 anos de criação. Totens com a história e curiosidades sobre a Força Aérea Brasileira também estarão expostos na esplanada da FGV.

O acesso à exposição é gratuito e permitido para visitantes a partir de 5 anos, mediante agendamento prévio. Menores de 18 anos, entretanto, deverão estar acompanhados de responsáveis. Nos dias de semana, o horário de visitação é das 10h às 20h e, aos sábados e domingos, das 8h às 18h. 

PORTAL AEROIN


Comandante da Aeronáutica leva um bebê a um Centro de Controle de Tráfego Aéreo; entenda


Murilo Basseto | Publicada em 16/03/2022

Menos de 2 meses atrás, vimos que o Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, Comandante da Aeronáutica e, portanto, da Força Aérea Brasileira (FAB), fez questão de participar de um vídeo que a FAB produziu em prol da campanha do bebê Thomas. E agora, Baptista Junior promoveu mais uma ação para ajudar nesta batalha contra o tempo pela vida.

Explicando de forma rápida, Thomas Ehlke Schneider é filho do piloto Douglas e da comissária Julianne e foi diagnosticado com a rara doença AME Tipo 2 em 20 de dezembro de 2021, com cerca de 1 ano e meio de idade. Isso significa que foi iniciada uma corrida contra o tempo com a compra do medicamento Zolgensma, cuja dose única custa mais milhões de reais e precisa ser aplicada até o limite de 2 anos de idade para salvar sua vida.

Portanto, hoje, o Thomas tem pouco mais de 3 meses para que sejam arrecadados os cerca de R$ 7 milhões que ainda faltam para o valor. Conforme você acompanha no vídeo e nas publicações abaixo, o Comandante da Força Aérea levou o Thomas para conhecer um lugar muito importante da aviação brasileira: o CINDACTA II, ou Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo.

Localizado em Curitiba (PR), o CINDACTA II é responsável por controlar todo o espaço aéreo da porção Sul do Brasil (o país é dividido em 4 regiões sob responsabilidade dos CINDACTAS I, II, III e IV).

Além da visita, no local o bebê Thomas também foi presenteado por Baptista Junior e pela Força Aérea com um presente feito especialmente para sua campanha solidária.

Acompanhe a seguir o vídeo sobre a visita, e caso você possa ajudar doando alguma quantia, participando das rifas solidárias ou compartilhando com mais pessoas essa luta pela vida do Thomas, a página oficial pode ser acessada neste link e o Instagram oficial neste link.

PORTAL TECNOLOGIA E DEFESA


Projeto Link-BR2 – FAB e AEL realizam demonstração operacional


Da Redação | Publicada em 17/03/2022

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), e a empresa AEL Sistemas realizaram, nesta quarta-feira (16/03), uma demonstração operacional da campanha de ensaio em voo do sistema Link-BR2, projeto de desenvolvimento que vai ampliar a capacidade de comunicação das aeronaves. O evento ocorreu na Base Aérea de Canoas (BACO) com a presença do comandante da FAB, tenente-brigadeiro do ar Carlos de Almeida Baptista Junior, dentre outras autoridades civis e militares.

Assistiram também à demonstração o chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno; o diretor-geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, tenente-brigadeiro do ar João Tadeu Fiorentini; o comandante de Operações Aeroespaciais e Comandante de Preparo, tenente-brigadeiro do ar Sergio Roberto de Almeida; o comandante-geral de Apoio da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Pedro Luís Farcic; o comandante-geral do Pessoal, tenente-brigadeiro do ar Ricardo Reis Tavares; o diretor-geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, major-brigadeiro do ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, dentre outros oficiais-generais.

A demonstração ocorreu durante visita da comitiva à BACO que teve como objetivo tomar conhecimento do estado de prontidão operacional dos meios de Força Aérea alocados na Organização Militar, bem como das condições da sua infraestrutura de apoio. Três aeronaves F-5M, pertencentes ao Primeiro Esquadrão do Décimo Quarto Grupo de Aviação (1º/14º GAV), o “Esquadrão Pampa”, participaram da demonstração operacional, sendo duas pilotadas por militares do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) e preparadas com equipamentos e antenas para a instalação do sistema. Enquanto as aeronaves voavam com o sistema Link-BR2 embarcado, a comitiva assistia, no auditório do Hangar do Esquadrão Pampa, a comunicação, em tempo real, entre os vetores aéreos e as estações de Comando e Controle da FAB.

Novo conceito operacional 
Segundo o presidente da COPAC, brigadeiro do ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues, o Projeto Link-BR2, com previsão de conclusão em 2023, possibilitará um grande salto operacional para a FAB. “A visita do Comandante da Aeronáutica hoje representa o início da terceira fase da Campanha de Ensaio em Voo do Projeto Link-BR2. Não há dúvidas de que a FAB em breve vai dispor de uma rede própria de enlace tático que vai permitir às aeronaves fazerem, em tempo real, comunicação segura de dados e de voz umas com as outras, inovando toda a concepção de emprego da Força Aérea”, pontuou.

O presidente da AEL Sistemas, Gal Lazar, explicou as principais características do novo sistema: “O Link-BR2 trará uma mudança no conceito operacional da FAB, é um grande multiplicador de força para as suas plataformas. É um sistema que utiliza o conceito de ‘internet das coisas’, uma revolução tecnológica que vai habilitar a Força Aérea a fazer conexões em rede. Todas as plataformas da FAB poderão receber informações, ampliando as suas capacidades”, informou. Em resumo, o Projeto Link-BR2 possibilitará múltiplos incrementos, como ampliação da consciência situacional das aeronaves, permitindo uma maior sinergia na execução das missões; possibilidade de compartilhamento de dados em tempo real; interoperabilidade, com a ampliação da capacidade de integração, em tempo real, dos sistemas das três Forças Armadas; dentre outras funcionalidades.

Cerimônia militar
Nessa quarta-feira, aconteceu também o desfile da tropa formada por militares da Guarnição de Aeronáutica de Canoas (GUARNAE-CO) durante a cerimônia alusiva à visita do Comandante da FAB à BACO. Durante o evento, o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior discursou para o efetivo: “Compartilho com vocês o meu orgulho de ter assumido o Comando da Aeronáutica e de, juntamente com vocês, continuar esse processo de evolução contínua para termos uma Força Aérea cada vez mais capaz”, enfatizou.

OUTRAS MÍDIAS


CANALTECH - Quer ver um caça de perto? Exposição no RJ mostra novo avião da FAB


Paulo Amaral | Publicada em 16/03/2022 16:30

Você já teve a oportunidade de ver um avião caça de perto? Não? Então vale a pena dar uma passadinha no Centro Cultural da Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro, a partir desta quarta-feira (16).

O local estará aberto ao público até o dia 6 de abril, sempre a partir das 10 horas, para mostrar aos interessados uma réplica, em tamanho real, do F-39 Gripen, o novo caça de última geração da Força Aérea Brasileira (FAB).

Os visitantes poderão entrar na cabine, tirar fotos e conversar com os militares. A exposição contará também com uma série de totens espalhados pelo local, abastecidos com conteúdo sobre a história e as curiosidades envolvendo a FAB, que em 2021 completou seu 80º ano de vida.

Se você, canaltecher, se interessou em visitar a exposição na FGV e conhecer de perto o novo avião da FAB, atenção: é preciso realizar um agendamento prévio para ter acesso ao evento, e a procura por horários tem sido intensa.

Como é o F-39 Gripen?
O caça da FAB que ficará exposto no Centro Cultural da FGV até o dia 6 de abril tem dimensões imponentes: são 15 metros de comprimento, 8m de largura e 4m de altura. Ele é feito de fibra de vidro, madeira e metal. Segundo a FAB, o F-39 Gripen original é uma aeronave de última geração, conta com um sistema completo de combate e foi projetada para missões ar-ar, ar-mar e ar-solo, sob quaisquer condições meteorológicas. O F-39 Gripen chegou ao Brasil em setembro de 2020, vindo da Suécia, e deu início à fase de ensaios em voo supersônico no início de março de 2021.

A FAB informou que desde a assinatura do contrato de compra de 36 caças, no fim de 2014, vem sendo executado um Programa de Transferência de Tecnologia, por meio do qual a indústria nacional recebe a tecnologia e o conhecimento necessários para manter e desenvolver o F-39 Gripen no país.