NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Esquadrilha da Fumaça faz imagens aéreas sobre Foz do Iguaçu; VEJA

Esquadrão visitou a cidade para treinamento, nesta quinta-feira (13), e homenageou os 47 anos da Itaipu Binacional.

Mari Kateivas | Publicada em 13/05/2021 20:20

A Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira (FAB), fez imagens aéreas sob Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, durante um treinamento. As filmagens foram divulgadas nesta quinta-feira (13). Veja o vídeo acima.

Em entrevista ao G1, o major-aviador Juliano Augusto Souza Nunes disse que ele e os outros 10 pilotos se encantaram com o que viram de cima.

“Logo na chegada ficamos impressionados, na região do Marco das Três Fronteiras, com aquela floresta densa. Vimos pontos marcantes, como as Cataratas. Todo mundo curtiu. Passamos pelos pontos várias vezes e é realmente muito bonito.”

Conforme a Itaipu Binacional, o esquadrão precisava treinar fora da base, que é em Pirassununga (SP), e recebeu o convite da hidrelétrica para a visita.

Durante a passagem por Foz do Iguaçu, nesta semana, os pilotos não fizeram apresentações acrobáticas, que são típicas da Esquadrilha, para não gerar aglomeração durante a pandemia do novo coronavírus, segundo o major.

Entretanto, a equipe fez treinamentos de sobrevoos em formação, com loopings e inversões. Além disso, homenageou os 47 anos da Itaipu com a escrita em fumaça.

“Para gente é muito bom ter contato com o público e, por isso, estamos preocupados, estamos sentindo por não ter esse contato. Mas sabemos que as apresentações acabam aglomerando, então não dá. Estamos esperançosos de uma melhora no cenário da pandemia para podermos voltar. Mesmo com o retorno vamos ter que ter muito cuidado, por isso estamos planejando bem”, explicou.

Esquadrilha da Fumaça

Atualmente, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) é composto por 14 pilotos e um grupo de mecânicos.

Em Foz do Iguaçu, os aviadores pilotaram a nova geração do A-29 Supertucano, e a equipe contou com 35 pessoas.

Os profissionais fazem demonstrações de acrobacias aéreas pelo mundo, com o objetivo de divulgar a imagem da Força Aérea Brasileira.

Conforme o EDA, os pilotos atuam por cinco anos na equipe e, depois, seguem normalmente a carreira na FAB.

Na sexta-feira (14), a esquadrilha completa 69 anos e a passagem pela cidade foi um presente, segundo Nunes.

De acordo com o major, os treinos da equipe são contínuos. As acrobacias, por exemplo, são treinadas uma vez por semana.

O major-aviador está no quinto ano no esquadrão e contou que a experiência é desafiadora.

“No começo, quando a gente entra no esquadrão, a emoção ao pilotar é maior. Mas a emoção é algo que precisamos gerenciar. As pessoas têm a impressão que estamos lá em cima super felizes ou emocionados, mas o piloto tem que ter bastante tranquilidade e isso é difícil de gerenciar no começo. A medida que vamos repetindo as manobras vai ficando mais tranquilo, mas a estreia é mais complicada”, relembrou.

Órgãos de controle do espaço aéreo paraguaio e argentino concederam autorizações especiais para que os aviões pudessem sobrevoar a região da tríplice fronteira.

DEFESA AÉREA & NAVAL


Vídeo – KC-390 é certificado para “Combat Offload”


Guilherme Wiltgen | Publicada em 13/05/2021 10:39

O KC-390 Millennium está certificado para “Combat Offload” após se mostrar capaz de realizar o descarregamento, sem suporte de solo ou tempo hábil para um descarregamento padrão, cumprindo todos os requisitos exigidos pela Força Aérea Brasileira (FAB).

PORTAL AEROIN


Rádio da Força Aérea Brasileira lança um novo programa ao vivo


Fabio Farias | Publicada em 13/05/2021

A Força Aérea Brasileira (FAB) lançou um novo canal de informação sobre ações da Aeronáutica no Brasil. O noticiário FAB no Ar estreou neste mês na Rádio Força Aérea FM com o diferencial de ser transmitido totalmente ao vivo e permitir a interação com o público ouvinte.

O programa vai ao ar de segunda a quinta-feira, a partir das 15h. Às sextas, a transmissão começa às 10h. Além de notícias sobre a viação militar no país, o jornal inclui os principais acontecimentos no Brasil e no mundo, a situação dos aeroportos e do trânsito, dicas culturais, além de ter um contato direto com a emissora.

A equipe é composta por quatro militares, que são responsáveis pela redação, criação, planejamento e transmissão. “O ineditismo é o rótulo do programa. O ‘agora’ precisa estar no ar, com clareza e objetividade. Todo trabalho realizado é o resultado do comprometimento com o público, que exige informação e entretenimento de qualidade. O uso da linguagem simples e objetiva estabelece um canal de comunicação direto com o ouvinte”, explica a responsável pela Rádio Força Aérea, Tenente Jornalista Raquel Alves.

Inaugurada em 2009, a Rádio Força Aérea FM faz parte da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).  Pode ser sintonizada em Brasília pelo dial 91.1 FM. No restante do país, o interessado pode ouvir a programação pela internet, no endereço www.fab.mil.br/radio ou pelo aplicativo oficial da FAB.

A emissora também possui um canal no Spotify, no qual o usuário poderá acessar as playlists musicais dos oito programas da emissora, além de ouvir os podcasts, pelo FABCAST, na mesma plataforma de streaming. O ouvinte também pode interagir com a rádio pelo WhatsApp (61) 3966-9696.

PORTAL AEROFLAP


DECEA implementa Projeto de Setorização Vertical na Região de Informação de Voo de Brasília

Com o desenvolvimento da aviação como principal meio de transporte no País, torna-se necessário criar condições de receber mais aeronaves no espaço aéreo, mantendo, porém, os elevados índices de segurança dessas operações.

Da Redação | Publicada em 13/05/2021

Para aumentar a capacidade do espaço aéreo e absorver essas novas demandas, o Grupo de Estudos para Planejamento do Espaço Aéreo (GEPEA) coordenou a implementação do Projeto de Setorização Vertical na Região de Informação de Voo (FIR) de Brasília, gerando maior fluidez e diminuindo a complexidade dos setores do espaço aéreo – sem prejuízos à segurança operacional. Assim, mais voos passarão pela mesma porção do espaço aéreo, monitorados por controladores diferentes, dependendo da sua altitude.

De acordo com o chefe do Subdepartamento de Operações (SDOP) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Brigadeiro do Ar Eduardo Miguel Soares, a implantação da setorização vertical é um objetivo antigo que proporcionará benefícios indiscutíveis: “Haverá um aumento significativo na capacidade dos setores, o que proporcionará maior segurança e fluidez no tráfego aéreo”.

O projeto tem articulado de forma eficaz as esferas técnica e operacional, tornando possível a viabilização da setorização vertical. Sobre as ações do projeto, o chefe do Subdepartamento Técnico (SDTE) do DECEA, Brigadeiro Engenheiro Dalmo José Braga Paim, pontuou: “O Brasil dispõe de tecnologia de ponta, o que viabiliza a implementação desse conceito de maneira plena no País com padrões internacionais”.

De forma resumida, o projeto criou setores sobrepostos, com limites verticais diferentes: os setores inferiores (LOWER SECTORS) e os superiores (UPPER SECTORS). No caso do espaço aéreo da FIR Brasília, o setor inferior vai do solo até a altitude de 35 mil pés, enquanto o superior compreende a altitude de 36 mil pés, ou acima.

Esses setores serão aplicados nos horários de maior movimento de aeronaves, ou seja, quando se perceber o aumento significativo do número de voos, o Centro de Controle poderá dividir os setores verticais e aumentar a capacidade de absorção dos tráfegos. Nesse sentido, o comandante de CGNA, Coronel Aviador Marcelo Jorge Pessoa Cavalcante, destacou que: “A verticalização proporcionará mais fluidez e maior volume de tráfego aéreo, além de otimizar o trabalho dos controladores”.

Consoante às diretrizes do projeto, durante todo o tempo, as aeronaves serão monitoradas por controladores de tráfego aéreo, que realizam a transferência e a coordenação entre esses setores, oferecendo um serviço dentro dos padrões internacionais de qualidade e eficiência, de acordo com as normas da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI).

O gerente do projeto, Capitão Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Joaquim Tavares Lobo Junior, enfatizou a qualidade técnica e operacional, além do potencial do projeto: “O Brasil está preparado para avançar nos conceitos de gerenciamento do espaço aéreo e se colocar ao nível do que ocorre atualmente nos países cujas estruturas de espaço são referência mundial”.

Com a implementação da verticalização, o controle de tráfego aéreo ganha flexibilidade e os usuários do espaço aéreo podem manter as trajetórias mais curtas, além de contornar, da melhor forma, eventuais situações adversas, como degradação de infraestrutura ou meteorologia de tempo severo.

Assista, a seguir,  ao vídeo produzido pela Assessoria de Comunicação Social do DECEA sobre o referido projeto:

Embraer certifica o KC-390 para entrega de cargas em movimento


Pedro Viana | Publicada em 13/05/2021

A Embraer divulgou na manhã de hoje (13/05) mais um vídeo de processos de certificação do KC-390, o novo cargueiro e reabastecedor multi-missão da empresa, e também utilizado pela Força Aérea Brasileira (FAB) atualmente.

O vídeo abaixo mostra o processo de certificação para combat offload, após se mostrar capaz de realizar o descarregamento sem suporte de solo ou tempo hábil para um descarregamento padrão, cumprindo todos os requisitos exigidos pela Força Aérea Brasileira.

No vídeo podemos observar que a aeronave deixa a carga ao longo da pista enquanto está taxiando. Logo após a porta de cargas fecha, e o avião pode decolar para outra base.

Esses processos de certificação são complementares à certificação padrão para uso militar, e adicionam funções ao avião ao longo do desenvolvimento do mesmo pela fabricante para atender a demanda dos clientes.

Os últimos avanços que divulgamos sobre o KC-390 se tratam de um processo de certificação do Pod EO/IR (Electro-Optics/Infrared) para a aeronave.

O pod é normalmente usado em aviões de caça (instalado na parte da externa da aeronave) e gera imagens de TV ou infravermelho (FLIR) para identificação e acompanhamento de possíveis alvos, além de ter um laser guia de bombas. 

Outra certificação, concluída recentemente, foi do reabastecimento do KC-390 por outra aeronave de tamanho igual.

Atualmente o KC-390 já tem o Brasil, Hungria e Portugal como clientes da aeronave, que provou sua enorme versatilidade na frota da FAB durante esta pandemia, levando diversos tipos de carga para vários locais do país. Ao todo são quatro aviões entregues para a FAB até o momento.

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL DEFESA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - FAB NO AR: Rádio Força Aérea FM lança programa ao vivo


Força Aérea Brasileira | Publicada em 13/05/2021 09:02

Na segunda-feira (03), a Rádio Força Aérea FM estreou o programa FAB NO AR. Com início às 15h de segunda a quinta-feira, e nas sextas-feiras às 10h,  o ouvinte da 91.1 é informado, ao vivo, sobre os principais acontecimentos no Brasil, no mundo e na FAB, fica por dentro das ações que a Aeronáutica realiza, da situação dos aeroportos e do trânsito, dicas culturais, além de ter um contato direto com a emissora pelo canal de WhatsApp (61) 3966-9696.

A equipe composta por quatro militares é responsável pela redação, criação, planejamento e transmissão. “O ineditismo é o rótulo do programa. O ‘agora’ precisa estar no ar, com clareza e objetividade. Todo trabalho realizado é o resultado do comprometimento com o público, que exige informação e entretenimento de qualidade. O uso da linguagem simples e objetiva estabelece um canal de comunicação direto com o ouvinte”, explica a responsável pela Rádio Força Aérea, Tenente Jornalista Raquel Alves.

PORTAL DA CIDADE FOZ DO IGUAÇU - Esquadrilha da Fumaça encerra passagem pela fronteira com homenagem à Itaipu

Oito Supertucanos puderam ser vistos e ouvidos de perto nas Cataratas do Iguaçu, no Marco das Três Fronteiras, na Ponte da Amizade e na Itaipu Binacional.

Da Redação | Publicada em 13/05/2021 16:12

Pilotos de elite da Força Aérea Brasileira (FAB) procuravam um local fora de sua base, em Pirassununga (SP), para treinar, fazer provas de voos por instrumentos e fotografar a nova geração do A-29 Supertucano em locais icônicos, onde a aeronave atualmente utilizada pelo grupo ainda não havia sido registrada. A oportunidade veio com um convite da Itaipu Binacional, que completa 47 anos na próxima segunda-feira (17) e pediu à Esquadrilha da Fumaça, que faz 69 anos nesta sexta (14), para celebrar os dois aniversários riscando o céu da fronteira.

Foi assim que, nesta quarta (12) e quinta-feira (13), oito A-29 puderam ser vistos e ouvidos de perto nas Cataratas do Iguaçu, no Marco das Três Fronteiras, na Ponte da Amizade e na Itaipu Binacional. Na usina, foram feitas várias passagens e uma homenagem escrita com fumaça nas alturas: “Itaipu 47 anos”.

Não foram apresentações acrobáticas típicas da Esquadrilha, que ainda não voltaram a acontecer em função da pandemia (para evitar aglomerações) e exigem espaços isolados do adensamento urbano. No lugar de loopings e inversões, treinamentos de sobrevoos em formação – o suficiente, no entanto, para encantar e surpreender moradores e turistas de Foz do Iguaçu.

E foi o bastante, também, para cumprir a missão previamente estabelecida: com uma aeronave de apoio, a Esquadrilha da Fumaça conseguiu imagens de seus A-29 sobre os atrativos da região, treinou seus pilotos e homenageou a binacional.

“Estávamos meio parados e precisávamos retomar nossas atividades”, diz o major-aviador Juliano Augusto Souza Nunes, um dos pilotos da Esquadrilha. “Como há algum tempo queríamos fazer imagens do A-29 nas Cataratas e na Itaipu, que já havia nos convidado para uma apresentação em 2020, o que não aconteceu por causa da pandemia, decidimos vir agora para sobrevoar a região e fazer os nossos registros”, afirma. “Essa confluência de fatores operacionais e de aproximação com a Itaipu Binacional nos trouxe até aqui.”

Fumaça já!

Do rádio do oficial em solo, no Mirante Central da usina de Itaipu, era possível ouvir o comando do piloto que lidera o esquadrão e que se tornou um bordão do grupo: “Fumaça já”. É o sinal para todos os pilotos liberarem a fumaça que deixa um rastro em momentos-chave dos sobrevoos e apresentações.

Foi o que acabou dando um nome popular – Esquadrilha da Fumaça – ao Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da FAB, um grupo de pilotos e mecânicos que faz demonstrações de acrobacias aéreas pelo mundo, com a missão de difundir a imagem institucional da Força Aérea Brasileira.

PORTAL RÁDIO CULTURA FOZ - Tempo abre e ‘Esquadrilha da Fumaça’ dá um show no céu de Foz do Iguaçu

Apresentação foi em comemoração ao aniversário de 47 anos de Itaipu.

Dante Quadra | Publicada em 13/05/2021

O Esquadrão de Demonstração Aérea, ou simplesmente ‘Esquadrilha da Fumaça’, se despediu do céu de Foz do Iguaçu nesta quinta-feira. A primeira apresentação foi na quarta-feira (13) e com mesmo com o tempo nublado os aviões fizeram uma demonstração.

Nesta quinta, com céu aberto e muito sol, o espetáculo foi perfeito. Na ocasião, o grupo homenageou os 47 anos de Itaipu, que serão completados na próxima segunda-feira (17). Para celebrar o momento, as aeronaves escreveram no ar a mensagem: “Itaipu 47 anos”, exatamente sobre a barragem. Autoridades do Brasil e Paraguai concederam autorização especial para o voo.

A Esquadrilha é um grupo de pilotos e mecânicos da Força Aérea Brasileira que fazem demonstrações de acrobacias aéreas pelo Brasil e pelo mundo.

PORTAL FOLHA DE BARBACENA - Ex-soldados da EPCAR arrecadam mais de uma tonelada de alimentos em Barbacena


Camila Condé | Publicada em 13/05/2021 10:58

Integrantes do Curso de Formação de Soldados (CFSd) que ingressaram na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) no ano de 2007, com 130 soldados que formaram na turma “Griffon”, por iniciativa própria, no mês de abril arrecadaram mais de uma tonelada de alimentos que foram doados a moradores de Barbacena, totalizando mais de 70 cestas básicas. 

Fabricio Robson de Oliveira, integrante da turma e membro da comissão organizadora falou sobre a iniciativa da ação solidaria. “Esta foi uma campanha interna, com apoio apenas de nossos integrantes e teve o intuito de marcar nossos 14 anos de ingresso na EPCAR e na FAB (Força Aérea Brasileira). Foi um grande prazer ajudar àqueles que se encontram vulneráveis neste período tão tempestuoso. Neste momento, não possuímos nomes, apenas somos uma família”, declarou.

Para o Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes, a atitude dos integrantes da turma “Griffon” traduz a formação de valores tão intensamente trabalhados em todos os cursos de formação da Escola, assim como em qualquer organização das Forças Armadas.

“Os profissionais formados na EPCAR carregam junto de si, para o resto de suas vidas, o comprometimento, o patriotismo e o espírito de corpo que se traduz na camaradagem entre seus integrantes e no altruísmo de ajudar aos que precisam de forma desinteressada, qualidade intrínseca do militar. Parabéns à Turma Griffon, por este grandioso gesto”, concluiu o oficial-general.

PORTAL DEFESA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - Ministro Marcos Pontes e comitiva visitam Alcântara


Mcti | Publicada em 13/05/2021 21:49

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, recebeu, na quinta-feira (13), a visita do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações, astronauta Marcos Pontes, e de uma comitiva de parlamentares. A agenda contou também com a presença do secretário de Empreendedorismo e Inovação, Paulo Alvim, a secretária de Articulação e Promoção da Ciência, Christiane Corrêa e demais representantes do ministério.

Na visita, foi possível conhecer o centro de controle de missão, a Casa da Mata e a base de lançamento de foguetes. Uma palestra sobre o edital que selecionou quatro empresas que farão operações no futuro Centro Espacial de Alcântara foi feita aos visitantes.

O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Moura, reforçou que o momento é histórico para o país. Segundo ele a operação do centro de lançamento em formato privado por meio de parcerias vai ampliar todos os setores produtivos ligados a projetos aeroespaciais, demonstrando que Alcântara tem qualidades únicas em comparação com outros locais em todo o mundo. A AEB é uma autarquia vinculada ao MCTI.

Além do MCTI, representantes do Ministério do Turismo (MTur) estiveram em Alcântara para estruturar futuros projetos de desenvolvimento turístico. A ideia é promover visitas guiadas, produtos locais e fortalecer a infraestrutura hoteleira local, aproveitando o momento positivo da região.

O Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) enviaram representantes para avaliar quais políticas públicas podem ser desenvolvidas nas comunidades locais e no desenvolvimento regional.

Os deputados federais Aluísio Mendes (PSC/MA), André Fufuca (PP/MA), Josivaldo JP (Pode/MA), Pastor Gil (PL/MA) e Dr. Gonçalo (Republicanos/MA) fizeram parte da comitiva que visitou o Centro de Lançamento de Alcântara.