NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Exército desativa seis garimpos na Terra Yanomami e apreende avião, ouro e mercúrio em RR

Garimpos ficam na região do Surucucu, conforme o Exército. Foram apreendidos 0,5 gramas de ouro e aproximadamente 1,2 kg de mercúrio.

G1 Rr | Publicada em 12/03/2021 17:30

Seis garimpos foram desativados durante ação do Exército nos dias 10 e 11 de março, na região do Surucucu, dentro da Terra Indígena Yanomami, em Roraima. Nos acampamentos, foram apreendidos uma aeronave, ouro, e garrafas com mercúrio, produto usado no processo de extração mineral.

Segundo o Exército, na quinta-feira (10) os alvos foram os garimpos do Capixaba, Hélio e do Rangel. Durante a ação, as equipes encontraram uma aeronave PT-JSS destruída que teria colidido em árvores durante uma tentativa de fuga.

Além disso, foram apreendidos celulares, 14 munições calibre 12 e 20, GPS, 0,5 gramas de ouro e duas garrafas de mercúrio de 1,090g. Uma pista de pouso no garimpo do Capixaba também foi destruída, conforme o Exército.

Já na quinta-feira (11), a ação ocorreu nos garimpos do Espadim, Mucuim e Pau Grosso. Foram apreendidos quatro munições calibre 9mm e 38, dois carregadores de pistola .58 e aproximadamente 200g de mercúrio. Também foram destruídos três motores de garimpo e seis geradores.

A ação faz parte da Operação Verde Brasil 2 e foi conduzida pela 1ª Brigada de Infantaria de Selva, com apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), Polícia Federal, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO).

Terra Yanomami

A Terra Yanomami é a maior do Brasil, com mais de 9 mil hectares distribuídos entre os estados de Roraima e Amazonas, a região abriga 26.780 indígenas. A estimativa é que cerca de 20 mil garimpeiros ilegais estejam infiltrados no território.

Em fevereiro, o governador Antonio Denarium (sem partido) sancionou uma lei que libera o garimpo de todos os tipos de minérios em Roraima. À época, o governo afirmou que o texto não contempla áreas indígenas ou federais. A lei, no entanto, foi suspensa pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 20 do mesmo mês.

Covid-19: usina de oxigênio chega ao Amapá para abastecer UPA de Laranjal do Jari

Montagem do maquinário demora 48 horas e deve começar a partir de segunda-feira (15). Equipamento funciona para retaguarda em caso de colapso e falta de oxigênio.

Por G1 Ap — Macapá | Publicada em 13/03/2021 19:50

Uma das duas usinas geradoras de oxigênio medicinal doadas ao Amapá pelo Ministério da Saúde, após pedido do governo estadual, chegou em Laranjal do Jari neste sábado (13). O maquinário será instalado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, a 265 quilômetros de Macapá.

O reforço foi pensado como retaguarda para ser usado em situações de colapso e falta de oxigênio para casos graves da Covid-19, se houver.

A usina de produção de oxigênio chegou hoje por volta de 16h30 no aeroporto de Monte Dourado no Pará, cidade que faz divisa com Laranjal do Jari. Ela foi trazida pela Força Aérea Brasileira (FAB).

Após o desembarque o equipamento foi levada para UPA do município amapaense, que é referência no tratamento da Covid-19 no Vale do Jari.

A usina será montada por uma equipe do Rio de Janeiro que deve chegar ao município na segunda-feira (15). O processo demora até 48 horas e o equipamento deverá começar a funcionar na próxima semana.

Conforme o Ministério da Saúde, a usina geradora de oxigênio - modelo BRG 251 - tem 40 metros cúbicos por hora.

A outra usina, que tem capacidade para gerar 13 metros cúbicos de oxigênio por hora - modelo BRG 140 -, será entregue para o Hospital Estadual de Oiapoque.

A aeronave da FAB saiu de Monte Dourado para buscar a usina, que se encontra no município de Anápolis, em Goiás. A expectativa é que o equipamento seja deixado em Oiapoque no domingo (14).

O pedido foi feito em fevereiro, quando Laranjal do Jari registrou ocupação de 100% dos leitos clínicos no município. Na época, houve baixa disponibilidade de oxigênio.

Oiapoque também é beneficiada em função da dificuldade de acesso terrestre ao município. Em período de inverno na Amazônia, o único acesso por terra, a BR-156, sofre com atoleiros.

Na terça-feira (9), o senador Davi Alcolumbre (DEM) anunciou pelas redes sociais que o governo federal havia autorizado o envio e instalação do maquinário no estado.

Na última semana, o estado também recebeu 30 concentradores de oxigênio da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Os equipamentos são autossuficientes, capta o oxigênio do ar ambiente e devolve ao paciente de forma filtrada e pura, com capacidade para manter a saturação em níveis aceitáveis (acima de 90%).

Na quarta-feira (10) e na quinta-feira (11), os gestores afirmaram que não havia registro de falta de oxigênio nas unidades hospitalares destinadas a casos de Covid-19. Por isso, as usinas são preventivas, para evitar o que aconteceu no Amazonas em janeiro.

Colapso e as medidas

Na quinta-feira, o secretário de estado da saúde descreveu que o Amapá está à beira do colapso em função dos casos confirmados da doença, da quantidade de pacientes graves e ainda de evoluções para óbitos. A declaração aconteceu após a confirmação da variante brasileira (P1) estar em circulação no estado.

A população foi convocada a evitar aglomerações, usar máscara, manter o distanciamento social e higienização das mãos.

O Amapá enfrenta um toque de recolher a partir das 21h e lei seca todos os dias (só é permitida a venda de bebidas alcoólicas). Além disso, os serviços não essenciais só podem funcionar até 20h. Essas e outras restrições foram estabelecidas em decreto do Estado.

PORTAL AEROIN


Hospital de campanha é embarcado em avião KC-390 e levado a Porto Alegre


Carlos Ferreira | Publicada em 13/03/2021

Uma aeronave KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB) transportou, na madrugada desta sexta-feira (12), a estrutura de um dos módulos do Hospital de Campanha do Exército Brasileiro (H CMP) que será instalado em Porto Alegre (RS). O módulo destinado à capital gaúcha adicionará novos leitos de UTI e clínicos.

O H CMP será instalado anexo ao Hospital Restinga e Extremo-Sul, para atendimento aos pacientes com COVID-19. A FAB vem atuando em várias ações destinadas ao combate do novo Coronavírus no País, como o transporte de insumos, materiais, oxigênio, vacinas e pacientes.

O Hospital de Campanha é uma unidade móvel e conta atualmente com dois módulos, sendo que um permanece em Manaus (AM), em apoio à população local.

O FAB 2855, decolou da capital amazonense com a estrutura que pesa aproximadamente 8,4 toneladas e pousou na Ala 3, em Canoas (RS), às 4h30 da manhã (Horário de Brasília). O transporte e a montagem dessa instalação será realizado via terrestre por militares do Exército Brasileiro e tem como objetivo atender prontamente à solicitação do Governo do Estado do Rio Grande do Sul por mais leitos hospitalares.

“No momento em que verificamos um aumento cinco vezes maior dos casos de COVID-19 em relação aos picos anteriores, o que demonstra que vivenciamos uma nova epidemia, a ação do Comando Militar de auxiliar o nosso Estado com o hospital de campanha, e da Aeronáutica no transporte de todos os equipamentos, torna-se essencial na busca por atender a população e salvar vidas”, disse a Secretária da Saúde do Rio Grande do Sul, Arita Bergmann.

A Coronel Médica Ocilene Vargas Pereira, Comandante do Hospital de Campanha, explica que a estrutura permite que os leitos clínicos sejam transformados em UTIs. “A característica do H CMP é a rápida mobilidade. A área é perfeita, um terreno sólido, que tem proximidade do hospital para prestar todo apoio necessário”, disse.

Operação COVID-19

Por meio do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), a FAB cumpre as missões que têm como objetivo minimizar os impactos do novo Coronavírus no sistema de saúde. O Transporte Aéreo Logístico da FAB integra as ações da Operação COVID-19, acionada pelo Ministério da Defesa, em uma cooperação com o Ministério da Saúde.

O Comando da Aeronáutica está dedicando permanentemente o esforço do seu efetivo e de suas aeronaves, 24 horas por dia e sete dias por semana, em atendimento às necessidades da sociedade brasileira no enfrentamento à pandemia da COVID-19.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PORTAL TECNOLOGIA E DEFESA


Quiz calendário do Gripen: confira as perguntas!


João Paulo Moralez | Publicada em 13/03/2021

Atenção para as cinco perguntas para a promoção para concorrer ao calendário de 2021 do Gripen!

Responda, nos comentários dessa notícia, as alternativas corretas, com um e-mail válido.

Quando foi criado o Ministério da Aeronáutica?

A) 20 de janeiro de 1941

B) 14 de fevereiro de 1943

C) 20 de maio de 1941

D) 7 de setembro de 1942

Quando o Brasil anunciou o Gripen E/F como vencedor do F-X2?

A) 27 de outubro de 2014

B) 18 de dezembro de 2014

C) 18 de dezembro de 2013

D) 23 de outubro de 2013

Qual é a data do início da produção das aeroestruturas do Gripen E/F no Brasil?

A) Janeiro de 2020

B) Junho de 2020

C) setembro de 2020

D) Outubro de 2020

Qual é a data de criação do 1º GDA, unidade que vai operar o Gripen E?

A) 9 de fevereiro de 1970

B) 23 de agosto de 1972

C) 27 de março de 1973

D) 11 de abril de 1979

Qual é a data da cerimônia de apresentação oficial do Gripen E no Brasil?

A) 20 de setembro de 2020

B) 25 de setembro de 2020

C) 14 de outubro de 2020

D) 23 de outubro de 2020

Regras para receber o calendário

1) O e-mail deverá ser respondido dentro de 48 horas do seu envio. O participante que não responder nesse prazo será considerado como desistente, sendo premiado e contatado o próximo leitor da lista.

2) O envio será gratuito para os residentes no Brasil. Para os residentes no exterior, será cobrado o valor do frete, podendo este optar por um endereço alternativo no Brasil. No caso de desistência, o próximo vencedor da lista será contatado.

3) Um mesmo participante poderá responder ao quiz nos quatro sites participantes desta ação, porém, no caso de acertar as perguntas em mais de um dos sites, o mesmo poderá ser direcionado para um dos sites para receber seu kit, abrindo vaga para o participante na sequência.

Divulgação dos vencedores

Na segunda-feira (15/03) às 20h00, os sites participantes divulgarão os vencedores. A campanha poderá ser prorrogada caso o número de vencedores não seja atendido.