NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA
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NOTIMP 045/2021 - 14/02/2021
O que disse a FAB sobre a participação do KC-390 no Exercício Culminating
Fabio Farias | Publicada em 13/02/2021 10:26
Missão cumprida com sucesso. Essa é a avaliação da primeira participação do KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB) em um Exercício Operacional Internacional. As conquistas inéditas do KC-390 aconteceram em Louisiana, Estados Unidos, entre os dias 12 de janeiro e 05 de fevereiro, durante o Exercício “Culminating”. As principais imagens do treinamento podem ser conferidas no álbum do Flickr da Força Aérea Brasileira e nos vídeos no canal da FAB no Youtube.
O treinamento em conjunto com o Exército Americano, Exército Brasileiro (EB) e Força Aérea Americana teve, entre os objetivos, a preparação de militares e tripulantes para missões de emprego em operações aeroterrestres.
De acordo com um dos um dos integrantes da tripulação do KC-390, Major Aviador Bruno Américo Pereira, a sensação é de dever cumprido “Nós conseguimos fazer os voos de acordo com o planejado, realizando também a missão de lançamento de paraquedistas, com o C-17 e C-130 da Força Aérea Americana. Agora nós vamos continuar a formação e desenvolvimento doutrinários da aeronave”, comenta.
Com um balanço positivo da participação no Exercício “Culminating”, o KC-390 cumpriu etapas fundamentais para o processo de implantação da aeronave, tais quais: a conclusão da primeira participação em um treinamento com cenários militares e objetivos referentes às práticas de combate, a realização do lançamento de paraquedistas com uma tripulação 100% composta por tripulantes da Força Aérea Brasileira e a participação em um voo de formatura tática com aeronaves militares já consagradas.
De acordo com o Capitão Aviador Anderson Dias Santiago, uma aeronave em fase de implantação traz muitos desafios. “Nós estamos ampliando as nossas capacidades e pudemos colocá-las em prática no Exercício ‘Culminating’. Então, para nós foi um ganho muito grande. Nós temos trabalhado há alguns anos no desenvolvimento de técnicas e práticas e esses procedimentos foram muito bem executados durante o treinamento”, destacou.
“Temos a convicção de que a nossa aeronave é muito capaz e estamos prontos para participar de qualquer exercício que venha a acontecer”, complementa o Capitão Santiago.
Na edição de fevereiro do Notaer é possível conferir os próximos exercícios operacionais que o KC-390 participará.
KC-390
O primeiro KC-390 Millennium foi entregue à Força Aérea em setembro de 2019. E, após cerca de um ano e meio operando a aeronave multimissão, a FAB atualmente conta com quatro KC-390 em sua frota realizando missões fundamentais para o país, como a Operação COVID-19, de apoio no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, e na missão de assistência humanitária à República Libanesa.
A participação do KC-390 em treinamentos como o exercício “Culminating” é fundamental para o aprimoramento da utilização da aeronave. A capacidade operacional e de atuação do KC-390 são obtidas mediante o acúmulo de experiências em exercícios conjuntos, o que também possibilita o desenvolvimento doutrinário para a utilização segura da aeronave.
Vídeo: Suboficial Barros / CECOMSAER
Informações da FAB – Por Tenente-Jornalista Iris Vasconcellos
FAB envia KC-390 ao Alasca para testes em clima frio
Alexandre Galante | Publicada em 13/02/2021 09:37
A Força Aérea Brasileira enviou um de seus cargueiros Embraer KC-390 Millennium para Fairbanks, no Alasca, para testes em clima frio.
A aeronave chegou ao sul do Círculo Polar Ártico em 8 de fevereiro e os testes foram planejados para a duração da semana seguinte, informou a Força Aérea Brasileira em 10 de fevereiro. O avião comercial Boeing 777X em desenvolvimento também está em Fairbanks para testes em climas frios.
“O próprio teste serve para verificar como a aeronave opera em situações de frio extremo que podem chegar a -33°C (-27,4° F)”, diz a Força Aérea Brasileira. “Serão estudadas as partes isoladas da aeronave e possíveis fissuras causadas pelo frio.”
A Embraer entregou o quarto KC-390 à Força Aérea Brasileira em dezembro. Brasília encomendou 28 exemplares do cargueiro médio no total.
Além do Brasil, a Hungria assinou um acordo para dois KC-390 em novembro. Portugal encomendou cinco KC-390 em 2019.
A Embraer tem lutado para obter compromissos adicionais para comprar a aeronave, além de uma enxurrada inicial de cartas de intenções e pedidos.
A empresa tem 33 cartas de intenções pendentes que está trabalhando para converter em pedidos firmes. Argentina, Chile, Colômbia, República Tcheca e a empresa de serviços de aviação SkyTech assinaram cartas de intenções.
FAB leva usinas geradoras de oxigênio para o Amazonas
Pedro Viana | Publicada em 13/02/2021 12:09
Usinas geradoras de oxigênio têm auxiliado no abastecimento de hospitais no Amazonas em resposta à crise sanitária provocada pela Covid-19.
Três unidades, que saíram de Curitiba (PR), nesta quarta-feira (11), com destino à Manaus (AM), somam o total de 28 usinas de produção enviadas para o estado, até o momento. Os equipamentos, de fabricação nacional, foram transportados pela Força Aérea Brasileira.
As usinas serão encaminhadas para os municípios de Autazes, Nova Olinda do Norte e Careiro, todos no Amazonas. As unidades, com capacidade para produzir 8.760 metros cúbicos de oxigênio medicinal por mês, viabilizam o envasamento de até 38 cilindros por dia.
Esse desempenho atende de 100 a 150 leitos hospitalares com 10 Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs).
Desde o início das ações emergenciais de apoio ao estado, no início de janeiro, as Forças Armadas atuam sem parar no transporte de oxigênio e insumos em apoio ao estado no norte do País.
Na terça-feira (10), 26 tanques de oxigênio líquido foram enviados de Brasília para Manaus, que centraliza os itens recebidos de várias capitais do País e realiza a distribuição para os municípios amazonenses.
Até então, foram transportados 529 tanques de oxigênio líquido e 5.290 cilindros de oxigênio gasoso. Desses, 116 cilindros foram encaminhados para a região de Tefé (AM) e 52 unidades para Parintins (AM).
Somado a esses esforços, os militares cooperam com a transferência de pacientes de Manaus (AM) para outros estados do País. A força-tarefa, dentro desse cenário, visa reduzir a ocupação de leitos nos hospitais para que sejam disponibilizados para pessoas em quadros mais sensíveis da Covid-19.
Até então, mais de 640 pessoas foram deslocadas para unidades de saúde em outros estados, sendo 18 pacientes oncológicos que prosseguirão o tratamento no Rio de Janeiro (RJ).
Ao todo, 192 voos foram realizados nessa etapa da Operação Covid-19, somando 1.686 horas de deslocamento. Foram 54 trechos aéreos para a remoção de pacientes e 128 para apoio logístico, com o transporte de mais de 1.970 toneladas de carga.
Via Ministério da Defesa
FAB realiza entrega de títulos de propriedade em Alcântara
Gabriel Centeno | Publicada em 13/02/2021 15:33
Na última quinta-feira (11), o Comando da Aeronáutica realizou a cerimônia de entrega de 120 Títulos de Propriedade às famílias remanejadas, na década de 1980, em decorrência da criação do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).
O evento contou com a presença do Presidente da República, Jair Bolsonaro, acompanhado pelo Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, e pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez.
Honrando um passivo antigo, os primeiros registros dos Contratos de Doação dos lotes rurais e urbanos foram entregues para as famílias remanejadas da área.
Durante a solenidade, representantes das agrovilas Ponta Seca, Cajueiro, Pepital, Soassim e Espera receberam os títulos. Hoje, cada família recebeu uma gleba rural de 15ha, um lote urbano de 1.000m² com uma residência de 72m² em alvenaria.
Um dos moradores é o professor aposentado Luiz Diniz, da Agrovila Cajueiro, que comentou sobre a importância de receber o Título de Propriedade individual. “Agora, com a gente recebendo esse título definitivo, eu me sinto dono e todos se sentem donos. Tenho a garantia de que é meu”, afirmou.
Para o Comandante da Aeronáutica, o evento também marcou a integração entre a atividade aeroespacial e o desenvolvimento local sustentável, visando trazer benefícios econômicos em nível local e regional, bem como o progresso científico e tecnológico.
“Trata-se de um marco na trajetória dos que buscam proporcionar um verdadeiro sentido da inclusão e da cidadania. É com o sentimento de orgulho de brasilidade que testemunho a irrefutável demonstração de sensibilidade do Presidente da República, no momento de entrega de títulos de propriedade referente ao Processo de Realocação necessária à implantação do Centro de Lançamento de Alcântara”, informou.
Segundo o Diretor do CLA, Coronel Aviador Marcello Correa de Souza, a entrega dos títulos de propriedade é um divisor de águas para o Programa Espacial Brasileiro. “Essa realização coincide também com o coroamento e o encerramento do ciclo suborbital do Centro de Lançamento de Alcântara. O CLA chegou ao estágio de capacitação e já está em condições de iniciar operações em veículos orbitais. Assim, o Centro está passando para uma fase mais avançada de desenvolvimento”, explicou.
Na cerimônia, o presidente Jair Bolsonaro ressaltou que o ato simbolizou o compromisso do Governo Federal com as famílias moradoras das agrovilas que foram estabelecidas no entorno do CLA. “Prezados amigos e moradores de Alcântara, que recebem agora, além do título de propriedade de 15 hectares, também, o título de uma posse de uma área urbana de 1000m², com uma residência. Parabéns a vocês, que esperaram mais de 30 anos”, disse.
No final da década de 1970, o Governo Federal concebeu um programa ousado, visando ao projeto, ao desenvolvimento, à construção e à operação de satélites nacionais, a serem colocados em órbita a partir de um centro de lançamento situado em território brasileiro.
Nesse contexto, o Município de Alcântara foi escolhido para abrigar o novo Centro de Lançamento em virtude, principalmente, de seu posicionamento próximo à linha do Equador e da estabilidade geológica e climática.
Tais fatores favorecem sobremaneira as atividades de lançamento de foguetes e tornam o Centro brasileiro o mais bem localizado do mundo. Afinal, para implantação do Projeto CLA, foi necessário desapropriar uma área de 62.728,31 hectares.
O projeto de Transferência e Assentamento foi voluntário, considerando o fato de que não se tratava de um programa de reforma agrária, o objetivo era viabilizar a implantação do CLA.
O projeto Especial de transferência e assentamento, realizado pelo Centro de Lançamento de Alcântara, tem por finalidade o desenvolvimento integral das comunidades das Agrovilas, por meio da melhoria gradativa da estrutura socioeconômica das famílias, sem ferir seus hábitos, costumes e cultura, além de melhorar a agricultura e pecuária dos assentados.
Assim, o CLA optou por um processo cauteloso e gradativo para introdução de novas técnicas de plantio, culturas, sementes selecionadas, incentivos e melhoramento da criação de pequenos animais, com doação de matrizes, implantação de projetos de olericultura e fruticultura e mecanização das casas de farinhas, objetivando e construindo, assim, um modelo de produção adequado e compatível com o tamanho da gleba recebida.
O Centro de Lançamento de Alcântara, com a finalidade de fixar os assentados nos Distritos Agrícolas e propiciar uma melhor condição socioeconômica às populações, solicitou à Superintendência Regional do Maranhão do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agraria (INCRA), que o assentamento na área do CLA fosse reconhecido como Assentamento Federal, o que veio a acontecer com a edição da Portaria INCRA/SR-12/Nº 14, de 23 de fevereiro de 1995, possibilitando, assim, a participação dos pequenos produtores no Programa Especial de Crédito da Reforma Agrária – PROCERA, hoje denominado de Programa Nacional de Agricultura Familiar – PRONAF.
Via Força Aérea Brasileira
KC-390 concluiu participação no Exercício Culminating com balanço positivo
Gabriel Centeno - Via Força Aérea Brasileira | Publicada em 13/02/2021 14:20
“Missão cumprida com sucesso” é a avaliação da primeira participação do KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB) em um exercício operacional internacional.
A conquista inédita se deu entre os dias 12 de janeiro e 05 de fevereiro durante o Exercício Culminating, realizado em em Louisiana, Estados Unidos.
O treinamento em conjunto com o Exército Americano, Exército Brasileiro (EB) e Força Aérea Americana teve, entre os objetivos, a preparação de militares e tripulantes para missões de emprego em operações aeroterrestres.
“Nós conseguimos fazer os voos de acordo com o planejado, realizando também a missão de lançamento de paraquedistas, com o C-17 e C-130 da Força Aérea Americana. Agora nós vamos continuar a formação e desenvolvimento doutrinários da aeronave”, comentou Major Aviador Bruno Américo Pereira, tripulante do KC-390.
Com um balanço positivo da participação no Exercício Culminating, o KC-390 cumpriu etapas fundamentais para o processo de implantação da aeronave, tais quais: a conclusão da primeira participação em um treinamento com cenários militares e objetivos referentes às práticas de combate, a realização do lançamento de paraquedistas com uma tripulação 100% composta por tripulantes da Força Aérea Brasileira e a participação em um voo de formatura tática com aeronaves militares já consagradas.
De acordo com o Capitão Aviador Anderson Dias Santiago, uma aeronave em fase de implantação traz muitos desafios. “Nós estamos ampliando as nossas capacidades e pudemos colocá-las em prática no Exercício ‘Culminating’. Então, para nós foi um ganho muito grande. Nós temos trabalhado há alguns anos no desenvolvimento de técnicas e práticas e esses procedimentos foram muito bem executados durante o treinamento”, destacou o militar.
Após encerrar sua participação no Culminating, no dia 05, a tripulação do KC-390 matrícula FAB 2855 deu início à mais uma missão de testes e qualificação da aeronaves: o frio extremo.
Esta fase começou no dia 08 com a chegada do cargueiro multimissão à cidade de Jacksonville (Flórida) onde as equipes especializadas da Embraer e da FAB, entre engenheiros, técnicos e tripulantes se reuniram. No mesmo dia, a aeronave decolou para Moses Lake (Washington) para realizar o primeiro trajeto do traslado para Fairbanks (Alasca).
Vale notar que essa etapa teve duração de 6h28min, que representa o maior tempo de voo operacional do KC-390, em percurso único, já realizado e explicita a autonomia e o alcance da aeronave, fatores essenciais para o cumprimento da missão de transporte aéreo logístico.
Ontem, retornando de Fairbanks, o KC-390 ainda teve um curioso encontro ao cruzar caminhos com um Airbus A400 Atlas da Força Aérea Real no Aeroporto de Minneapolis.
O FAB 2855 foi o terceiro KC-390 recebido pela FAB. A aeronave foi incorporada à frota em 27 de junho de 2020.
KC-390 `cruza` com A400 ao retornar do Alasca
Gabriel Centeno | Publicada em 13/02/2021 13:30
Após realizar testes de frio extremo no Alasca, o KC-390 Millennium (FAB 2855) da Força Aérea Brasileira cruzou com um de seus “colegas” do mercado da aviação de transporte militar: o Airbus A400 Atlas.
O encontro entre as aeronaves da FAB e da Força Aérea Real (RAF) ocorreu no Aeroporto Internacional de Minneapolis-St.Paul, no estado americano de Minnesota, e foi registrado pelo plane spotter Nick Benson do JetTip.net.
Após finalizar, no dia 05/02, sua participação no Exercício Culminating, o FAB 2855 partiu no dia 08/02 para Fairbanks (Alasca) para realizar testes de Cold Soak, onde o cargueiro multimissão foi exposto a temperaturas extremamente baixas, “atingindo um pico de -37,8°C com sensação térmica de – 47,8°C”, de acordo com a FAB.
Diferentemente de uma qualificação ambiental quanto a componente, o ensaio de Cold Soak tem por objetivo investigar, os efeitos da exposição da aeronave a temperaturas extremamente baixas, por um intervalo de tempo considerável em solo, situação na qual a falha de sistemas pode levar a eventos de Dificuldades em Serviço, nas quais a aeronave fique sem condições de operação.
O FAB 2855 foi o terceiro KC-390 recebido pela FAB. A aeronave foi incorporada à frota em 27 de junho de 2020.
Enquanto o 2855 era empregado no exercício conjunto e em testes no Alasca, os outros três KC-390 da FAB seguem trabalhando no transporte logístico no âmbito da Operação COVID-19.
Na última quinta-feira (11) a Força Aérea ultrapassou a marca de 1600 horas de voo em apoio à região Norte do Brasil.
KC-390 Millennium realiza testes no frio extremo do Alasca
A missão tem como foco verificar a integração de todos os subsistemas e a robustez do novo cargueiro da FAB em ambiente hostil, com condições de temperatura extremamente baixas
Força Aérea Brasileira | Publicada em 13/02/2021 12:40
A Força Aérea Brasileira (FAB) e a Embraer iniciaram, no dia 08 de fevereiro, os ensaios de frio extremo, Cold Soak, da aeronave KC-390 Millennium nos Estados Unidos (EUA). A missão tem como foco verificar a integração de todos os subsistemas e a robustez do novo cargueiro da FAB em ambiente hostil, com condições de temperatura extremamente baixas.
A atividade é gerenciada pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) e conta com representantes do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), engenheiros de ensaio do Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV) e integrantes da Embraer. Já a operação da aeronave teve o apoio de tripulação do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT) – Esquadrão Zeus.
Diferentemente de uma qualificação ambiental quanto a componente, o ensaio de Cold Soak tem por objetivo investigar, no quesito sistema, o efeito da exposição da aeronave a temperaturas extremamente baixas, por um intervalo de tempo considerável em solo, situação na qual a falha de sistemas pode levar a eventos de Dificuldades em Serviço, nas quais a aeronave fique sem condições de operação.
O início da atividade se deu com a chegada do KC-390 à cidade de Jacksonville (FL), no dia 08 de fevereiro, onde a equipe especializada da Embraer e da FAB, entre engenheiros, técnicos e tripulantes se reuniram. No mesmo dia, a aeronave decolou para Moses Lake (WA) para realizar o primeiro trajeto do traslado para Fairbanks (AK). Vale notar que essa etapa teve duração de 6h28min, que representa o maior tempo de voo operacional do KC-390, em percurso único, já realizado e explicita a autonomia e o alcance da aeronave, fatores essenciais para o cumprimento da missão de transporte aéreo logístico.
Já em Fairbanks, a aeronave foi exposta, por um longo período, a um ambiente climático favorável aos testes, atingindo um pico de -37,8°C com sensação térmica de - 47,8°C. Após o tempo de exposição requisitado, foram conduzidos cheques operacionais da aeronave para verificar a correta funcionalidade de diversos sistemas, tais como: aviônicos, elétrico, hidráulico, controles de voo, combustível, motores, Auxiliary Power Unit (APU) e radar.
O Tenente-Coronel Aviador Carlos Vagner Ottone Veiga, do Esquadrão Zeus, está na missão e destacou a importância dos testes. “Os resultados dos testes serão importantes para seguir com a certificação da aeronave nesta condição, um grande passo para que as missões do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) com o KC-390 possam ocorrer em um futuro próximo. Cabe ressaltar que o Esquadrão alcançou a marca de voo mais longo com essa aeronave, no trecho entre Jacksonville e Moses Lake, evidenciando a enorme capacidade desse vetor”, explicou.
Para o Tenente-Coronel Engenheiro Emerson Gonçalves de Souza, da COPAC, que também faz parte da equipe, o ensaio Cold Soak é mais um passo na certificação da aeronave. "A realização do ensaio representa um marco importante no processo de desenvolvimento e certificação militar da aeronave KC-390, que visa garantir que esse importante vetor da Força Aérea estará apto a operar eficientemente em condições de baixa temperatura, atendendo aos requisitos estabelecidos pela Força Aérea para seu emprego”, disse.
Devido à exposição ao extremo frio, os cheques ocorreram de forma cadenciada e minuciosa, a fim de garantir a segurança da equipe de ensaios e a qualidade dos resultados obtidos. A longa jornada de testes permitiu a coleta de dados diversos que serão utilizados para comprovar a robustez da aeronave, bem como para o aprimoramento e maturação dos sistemas avaliados.
“Foi uma grande alegria para o time de engenheiros e mecânicos da Embraer observar o resultado de anos de desenvolvimento. A aeronave operou muito bem e, com o resultado do ensaio, poderemos aumentar a segurança e a eficiência quando o KC-390 operar em baixas temperaturas”, comentou o engenheiro da Embraer Guilherme Moreschi Valente dos Santos.
O sucesso da missão foi um passo fundamental para prosseguir na certificação da aeronave KC-390 Millennium, garantindo a integração dos sistemas, a robustez e a segurança em todo o envelope operacional. Destaca-se, ainda, que tais características auxiliarão no cumprimento das missões estratégicas do PROANTAR.
Fonte: COPAC e IPEV
Edição: Agência Força Aérea -
Revisão: Tenente-Coronel Santana
Fotos: Tenente-Coronel Emerson/COPAC
DEFESA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - Comandante do II COMAR visita Federação das Indústrias de Pernambuco
Redação | Publicada em 13/02/2021 17:02
O Comandante do Comando Aéreo Nordeste (II COMAR), Brigadeiro do Ar Cesar Faria Guimarães, participou na quinta-feira (11), da visita institucional à sede da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE). O Oficial-General foi recebido pelo Diretor-Presidente da FIEPE, Ricardo Essinger, e acompanhado do Comandante da Base Aérea de Recife (BARF), Coronel Intendente Isaac Cordeiro da Fonseca Neto, do assessor da Diretoria da FIEPE, Miguel Vita, e da Diretora Regional do SENAI, Camila Barreto.
Durante a reunião, o Comandante do II COMAR abordou temas ligados a parcerias com o SENAI, reforçando a realização de programas de capacitação, parte do Projeto Soldado Cidadão. Em conversa, o Brigadeiro do Ar Cesar ressaltou que o SENAI possui cursos diversificados com qualidade técnica que vão agregar valor à qualificação de militares. “Os soldados poderão ampliar os conhecimentos técnicos, aplicá-los, bem como terão a oportunidade de serem inseridos no mercado de trabalho, após o término do seu tempo de serviço”, disse.
Para o Diretor-Presidente da FIEPE, esta oportunidade de encontro foi de grande importância para intensificar os laços com a Força Aérea Brasileira (FAB). “Ficamos muito felizes de ver essa reaproximação com a FAB, que traz uma grande integração ao Sistema SENAI. A proposta é que esta demanda seja atendida e possamos preparar esses jovens cidadãos”, disse Essinger.
Dentre os serviços oferecidos pela FIEPE, destacam-se pesquisas técnicas, apoio jurídico, suporte para exportações e intermediação de convênios internacionais, cursos de capacitações e ações de incentivo à qualidade e competitividade.
Reuniões anteriores
O Brigadeiro Cesar visitou também, em janeiro, o Presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE), Bernardo Peixoto. Durante o encontro, o Comandante do II Comar tratou de temas iniciais ligados a possíveis parcerias com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) para a realização de programas de capacitação também ligados ao Projeto Soldado Cidadão.
Fotos: FIEPE
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