NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


TV GLOBO - JORNAL NACIONAL


Bolsonaro tem alta após 17 dias de internação e já está em Brasília

Presidente passou por cirurgia para retirada da bolsa de colostomia que usava desde que foi atacado com uma facada em Juiz de Fora, em setembro de 2018.

Jornal Nacional | Publicada em 13/02/2019 20:39

O presidente Jair Bolsonaro recebeu alta, nesta quarta-feira (13), do hospital, em São Paulo, 17 dias depois de se internar para a retirada da bolsa de colostomia.

O presidente Jair Bolsonaro chegou ao hospital no dia 27 de janeiro para a terceira cirurgia, desde a tentativa de assassinato em Juiz de Fora, em setembro de 2018.

No dia seguinte, Bolsonaro foi cedo para o centro cirúrgico para reconstruir o intestino e retirar a bolsa de colostomia. Parte do intestino grosso que estava ligada à bolsa foi retirada e a ponta foi ligada diretamente ao intestino delgado.

Menos de 48 horas depois, Jair Bolsonaro reassumiu a Presidência da República, mas os médicos recomendaram repouso e restrição das visitas.

A recuperação ia bem, mas exames de imagem mostraram acúmulo de liquido ao lado do intestino. O presidente foi submetido a punção.

Na semana passada, uma tomografia evidenciou “imagem compatível com pneumonia”, que foi tratada com antibiótico.

Na segunda-feira (11), Bolsonaro passou a comer alimentos sólidos. O organismo reagiu bem. Os médicos avaliaram que ele estava preparado para a alta.

“Hoje ele acordou extremamente animado, disposto e naturalmente ansioso por retornar a Brasília e à sua casa”, disse o porta-voz, Otávio do Rêgo Barros.

Antes da alta, o presidente Jair Bolsonaro prometeu aos médicos que retomaria a rotina de trabalho aos poucos. A orientação é que ele fique até domingo (17) sem sair da residência oficial, no Palácio da Alvorada.

Bolsonaro tem consulta marcada para exames de pós-operatório no Hospital Israelita Albert Einstein no dia 27 de fevereiro.

Às 12h17, o comboio presidencial deixou o hospital. No aeroporto de Congonhas, Bolsonaro andou até o avião. Parou para cumprimentar funcionários e, logo depois, decolou em direção a Brasília.

O avião trazendo o presidente Jair Bolsonaro pousou na base aérea de Brasília pouco depois das 14h. O presidente foi direto para a residência oficial, o Palácio da Alvorada.

Junto com ele estava o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno. Logo começou o entra e sai de carros no Alvorada, entre eles, o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva.

O presidente só deve trabalhar no Palácio do Planalto a partir de segunda-feira (18). Até lá, as reuniões e despachos deverão ser no Alvorada.

A expectativa é que até o fim de semana ele defina a proposta da reforma da Previdência.

TV GLOBO - JORNAL HOJE


Presos perigosos envolvidos em plano de fuga em SP são transferidos nesta quarta (13)


Publicada em 13/02/2019

Além do Ministério público, a operação envolveu a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia de São Paulo e a Força Aérea Brasileira.

 

REVISTA ISTO É


Queda de avião mata um e deixa dois feridos em Belém


Agência Brasil | Publicada em 13/02/2019 19:50

Um avião monomotor caiu hoje (13) na área de uma empresa desativada no bairro do Benguí, em Belém. No acidente, ocorrido na manhã desta quarta-feira, o co-piloto morreu. O piloto e um vigilante da área onde caiu a aeronvave ficaram feridos.

O Corpo de Bombeiros atuou na retirada de dois dos ocupantes da aeronave que ficaram presos nas ferragens.

O co-piloto Lucas Ernesto Santos, de 25 anos, não resistiu ao impacto da queda e morreu. O piloto Bruno Alencar, de 22 anos, sofreu traumatismo craniano e foi levado em uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Hospital Metropolitano. O estado de saúde dele é grave. Um vigilante da área onde a aeronave caiu, que não teve o nome divulgado, sofreu apenas escoriações.

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que o acidente será investigado pelo Primeiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa I).

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que a aeronave, um Cessna Aircraft 210L, prefixo PT-JIC, estava em condição regular, com o Certificado de Aeronavegabilidade e a Inspeção Anual de Manutenção válidos.

PORTAL G1


Marcola, chefe de facção criminosa de SP, e mais 21 presos são transferidos para presídios federais


Publicada em 13/02/2019 11:35

Os governos federal e de São Paulo transferiram nesta quarta-feira (13) Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, e mais 21 integrantes de uma facção criminosa para presídios federais. Os presos estavam na Penitenciária 2 de Presidente Venceslau e em Presidente Bernardes, no interior do estado, e foram levados para presídios federais em Brasília, Mossoró (Rio Grande do Norte) e Porto Velho (Rondônia).

O prazo de permanência nos presídios federais é de 360 dias. Nos primeiros 60, os integrantes da facção ficarão no Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), em cela individual e com limitação a horário de banho de sol e de direito a visitas.

A transferência de integrantes do PCC ocorre após o governo de São Paulo ter descoberto um plano de fuga para os chefes e ameaças de morte ao promotor que combate a facção no interior de São Paulo. A facção atua dentro e fora dos presídios brasileiros e internacionalmente.

Um comboio com oito carros, escoltados por agentes da Polícia Rodoviária Federal e da PF, chegou ao presídio federal de Brasília às 14h24. Esta é a unidade prisional federal mais nova, inaugurada em outubro de 2018.

O Ministério da Justiça não informou quantos presos ficarão em Brasília. Um forte esquema de segurança foi montado desde a Base Aérea até a região da Papuda, onde fica a Penitenciária Federal.

Por volta das 7h50, todo o trânsito de acesso ao Aeroporto Estadual de Presidente Prudente foi fechado para a operação de transferência.

Os presos saíram da penitenciária às 8h30 em carros da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) e o primeiro avião da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou às 9h. Policiais das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), que estavam em Presidente Venceslau desde 5 de outubro de 2018, deram escolta aos carros da SAP. Segundo o governo de São Paulo, a operação estava sendo planejada em sigilo desde o fim do ano passado.

Na edição do Diário Oficial da União desta quarta, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) assinou decreto autorizando a presença das Forças Armadas em um raio de 10 km dos presídios de Porto Velho (Rondônia) e de Mossoró (Rio Grande do Norte).

Também nesta quarta, o governo federal publicou uma portaria com regras mais rigorosas para visitas a presos em presídios federais de segurança máxima. A portaria é assinada pelo ministro da Justiça, Sérgio Moro.

Em nota, o Ministério da Justiça e Segurança Pública afirma que "a operação é a primeira ação realizada com a participação da Secretaria de Operações Integradas (SEOPI) criada na atual estrutura do Ministério da Justiça e Segurança Pública".

Governo explica transferência de 22 detentos da maior facção criminosa de SP

"Os presos, líderes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), custodiados em São Paulo, estão sendo transferidos com a escolta do Departamento Penitenciário Federal (Depen) e da Polícia Militar de São Paulo para as penitenciárias federais. O isolamento de lideranças é estratégia necessária para o enfrentamento e o desmantelamento de organizações criminosas. O trabalho integrado conta com a atuação da Polícia Militar, Polícia Civil e Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo, Força Aérea Brasileira (FAB), Exército Brasileiro, Coordenação de Aviação Operacional e Comando de Operações Táticas da Polícia Federal, além da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O trabalho também envolve ações de inteligência em conjunto com a Agência Brasileira de Inteligência (Abin). A transferência ocorre em cumprimento à decisão da Justiça do Estado de São Paulo após pedido do Ministério Público de São Paulo", diz o texto.

O MP, por meio de nota, reafirmou que solicitou à Justiça, em novembro de 2018, que detentos ligados a facção criminosa em Presidente Venceslau fossem transferidos.

"Na semana passada, o Poder Judiciário acolheu o pedido do MPSP. Após a decisão judicial, a Secretaria da Segurança Pública, a Secretaria da Administração Penitenciária, o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e o Ministério da Justiça tomaram as medidas cabíveis para a transferência de 22 presos, que está ocorrendo nesta quarta-feira (13/02)", diz o texto.

Em coletiva no início da tarde, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse que "o estado de São Paulo não será refém do crime".

“Nós preparamos muito bem para a execução desta medida por 51 dias e a negociação começou antes ainda de assumirmos o governo com o governo federal", afirmou Doria.

PORTAL R7


Aeródromos de Pirenópolis, Alto Paraíso e outras 10 cidades goianas estão interditados

Segundo a Goinfra, governo anterior não obteve a aprovação do Plano Básico de Proteção e Ruído exigido pela Anac.

Dia Online | Publicada em 13/02/2019 11:55

Aeródromos de doze cidades goianas foram interditados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), por falta de um laudo de inspeção e funcionamento adequado por parte da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), antiga Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop).

Entre os aeroportos interditados estão o de Pirenópolis e Alto Paraíso, cidades turísticas de Goiás. Também estão proibidos, até o momento, de realizar planos de voo os aeródromos de Santa Helena, Mozarlândia, Porangatu, São Miguel do Araguaia, Posse, Uruaçu, Aragarças, Quirinópolis, Campos Belos e Ceres.

Falta laudo de inspeção em aeródromos de cidades goianas

Segundo a Goinfra, o governo anterior não obteve a aprovação do Plano Básico de Proteção e Ruído, documento exigido pela Anac. Ainda de acordo com o órgão, a nova gestão buscas medidas emergenciais para garantir o pleno funcionamento dos aeródromos goianos.

“O Governo anterior não obteve a aprovação do Plano Básico de Proteção e Ruído exigido? e a nova gestão da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) – prezando pela seriedade, responsabilidade e transparência de suas ações – já está em contato com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) para providências, em regime de urgência, que garantam o pleno e regular funcionamento dos aeródromos goianos”, diz nota enviada ao Dia Online.

A reportagem tenta contato com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que ainda não se pronunciou sobre as interdições.

Aeródromos em Goiás

Segundo a Anac, aeródromo é toda área destinada a pouso, decolagem e movimentação de aeronaves. Ainda de acordo com a agência, os aeroportos são os aeródromos públicos dotados de instalações e facilidades para apoio de operações de aeronaves e de embarque e desembarque de pessoas e cargas.  De acordo com o Sistema Estadual de Estatística e de Informações Geográficas do Estado de Goiás (SIEG), são registrados no estado 168 aeródromos.

AGÊNCIA BRASIL


Brasil vai abrir centro de armazenamento de ajuda para Venezuela

Ministro da Defesa se reuniu com embaixadora nomeada por Guaidó

Luciano Nascimento | Publicada em 13/02/2019 21:38

O Brasil vai abrir um centro de armazenamento de ajuda humanitária para a Venezuela em Roraima, segundo a embaixadora da Venezuela designada para o Brasil pelo presidente interino venezuelano Juan Guaidó, Maria Tereza Belandria. A declaração foi feita após a visita de Maria Tereza hoje (13) ao  ministro da Defesa, Fernando Azevedo.

O encontro entre a embaixadora e o ministro da Defesa, que ocorreu no período da manhã, foi a portas fechadas. A expectativa é que a embaixadora tenha tratado da ajuda humanitária que o Brasil ofereceu à Venezuela. 

Em nota, o Ministério da Defesa disse que as Forças Armadas brasileiras já atuam na ajuda humanitária à Venezuela. “A Operação Acolhida realiza o ordenamento de fronteira, o acolhimento e a interiorização dos imigrantes venezuelanos. Atualmente, existem 13 abrigos em Roraima, sendo 11 em Boa Vista e dois no município de Pacaraima", disse o ministério.

Na segunda-feira (11) Maria Tereza se encontrou pelo ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, quando foi recebida oficialmente como nova embaixadora do país vizinho no Brasil. () Ela foi indicada pelo líder opositor e autoproclamado presidente interino, Juan Guaidó, no dia 5 de fevereiro. O governo brasileiro reconheceu Guaidó, presidente da Assembleia Nacional venezuelana, como presidente do país, no dia 23 de janeiro.

AGÊNCIA CÂMARA


Decreto sobre uso de aviões da FAB para transporte de órgãos pode virar lei


Noéli Nobre | Publicada em 13/02/2019 11:15

O Projeto de Lei 11.052/18 torna expresso em lei o apoio de pelo menos um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para o transporte de órgãos, tecidos e partes do corpo humano até o local onde deverá ser feito o transplante. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.

Atualmente, o Decreto 9.175/17 já prevê a participação da FAB no transporte de órgãos para transplante, se a demanda não puder ser atendida por meio da cooperação com empresas de aviação civil.

A ideia do autor do projeto, deputado Carlos Henrique Gaguim (DEM-TO), no entanto, é transformar a participação da FAB em lei para trazer mais segurança jurídica à regra.

“Os decretos regulamentares, atribuição do chefe do Poder Executivo, possuem caráter eminentemente normativos, com hierarquia jurídica inferior à lei. Por não se submeterem ao processo legislativo, são mais fáceis de serem modificados”, compara o parlamentar.

Pelo texto de Gaguim, caberá ao Ministério da Saúde solicitar o apoio da FAB, que manterá permanentemente disponível no mínimo uma aeronave para servir exclusivamente ao propósito. Se necessário, o Ministério da Saúde poderá requisitar aeronaves adicionais, ficando o atendimento condicionado à possibilidade operacional da Força Aérea.

Adicionalmente, o projeto prevê que o paciente receptor poderá ser transportado até o local de retirada dos órgãos. Nesse caso, ele poderá ser acompanhado por profissionais de saúde e familiares, desde que existam condições operacionais.

Tramitação
O texto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL PODER AÉREO - Os destaques do Programa Gripen Brasileiro


Publicada em 14/02/2019 06:28

O último ano foi produtivo para o Programa Gripen brasileiro, com vários marcos importantes. Entre outras conquistas, podemos destacar a produção final da primeira aeronave brasileira, em Linköping, assim como os grandes resultados do desenvolvimento do Gripen E/ F em conjunto entre a Suécia e o Centro Projetos e Desenvolvimento do Gripen (Gripen Design and Development Network – GDDN), em Gavião Peixoto-SP

Desde o início do Programa de Transferência de Tecnologia, em outubro de 2015, mais de 120 engenheiros brasileiros participaram de treinamentos teóricos e práticos (on-the-job) na Suécia, em diversas disciplinas técnicas relacionadas ao desenvolvimento, produção e manutenção da aeronave. Esses engenheiros retornaram ao Brasil e, sua maioria trabalha atualmente no GDDN.

No total, mais de 350 especialistas brasileiros (engenheiros, técnicos e operadores de montagem) serão treinados na Suécia até o final do Programa de Transferência de Tecnologia, que envolve mais de 60 projetos de compensação (offset). A partir de agora, na Suécia, o ‘on-the-job training’ estará focado em teste de voo, verificação e produção.

Hoje, 115 engenheiros brasileiros e 18 expatriados da Suécia trabalham no GDDN. Eles estão envolvidos no trabalho de desenvolvimento do Gripen E/F em áreas como sistemas veiculares, engenharia aeronáutica, projeto de fuselagem e instalação e integração de sistemas, aviônica, interface homem-máquina e comunicações.

O Programa Gripen continua progredindo de acordo com o cronograma e as expectativas são altas, uma vez que a primeira aeronave brasileira vai dar início à campanha de ensaios em voo, em Linköping, este ano”, diz Mikael Franzén, head da unidade de negócios Gripen Brasil e vice-presidente da área de negócios Aeronautics na Saab. “O esforço conjunto de brasileiros e suecos me deixa confiante para mais um ano de grandes resultados no desenvolvimento e produção da aeronave brasileira”, conclui o executivo.

Outra grande conquista em 2018 foi o aceite da Força Aérea Sueca para equipar os 60 caças Gripen E com as mais modernas telas de cockpit, desenvolvidas pela AEL Sistemas, harmonizando os programas sueco e brasileiro.

Os três monitores – Wide Area Display (WAD), Head-Up Display (HUD) e Helmet Mounted Display (HMD) – foram inicialmente desenvolvidos para atender às necessidades operacionais da Força Aérea Brasileira (FAB).

Este acordo transforma a empresa brasileira AEL Sistemas, uma das mais importantes beneficiárias e parceiras do Programa Gripen, em um dos principais fornecedores globais da Saab.

Essa conquista supera as expectativas da Força Aérea Brasileira em aumentar a capacidade da indústria nacional, um dos grandes objetivos do Programa Gripen no país. Este é um fruto de intensa transferência de tecnologia e colaboração técnica entre a Saab e a AEL.

Campanha de ensaios em voo do Gripen E

Desde o primeiro voo com a aeronave de teste Gripen E (39-8), em 15 de junho de 2017, um período de intensivos ensaios de voo foi executado com sucesso. O teste da Fase 1 consistiu em realizar uma expansão inicial de envelope e verificação de sistemas gerais de aeronaves, incluindo o novo conjunto de aviônicos.

A aeronave mostrou desempenho e comportamento esperados, com alta disponibilidade e confiabilidade. Um período de testes de manutenção e solo seguiu os ensaios da Fase 1.

A aeronave realizou testes de vibração do solo com armazenamentos externos e, desde então, novos ensaios em voo aconteceram em 2018 e estão previstos para 2019.

Em julho de 2018, a aeronave de teste Gripen 39-8 realizou vários ensaios bem-sucedidos de separação de cargas externas (míssil IRIS-T e tanque de combustível externo) enquanto em outubro do mesmo ano, ocorreu o primeiro disparo com o IRIS-T na Suécia.

Em novembro, o Gripen E também carregou o Míssil Meteor BVRAAM (Beyond Visual Range Air-to-Air Missile ou Míssil Ar-Ar Além do Alcance Visual, em português) pela primeira vez. Essas etapas fazem parte do progresso das atividades de integração de armas para o Gripen E.

No mesmo mês, a Saab concluiu, com igual sucesso, o primeiro voo da segunda aeronave de teste do Gripen E. Designada 39-9, a segunda aeronave decolou para o seu primeiro voo às 09h50 do dia 26 de novembro de 2018.

O voo foi operado a partir do aeródromo da Saab em Linköping, na Suécia, com o piloto de ensaios em voo do Gripen na Saab, Robin Nordlander, no controle.

Hoje em dia, existem duas aeronaves de ensaios em voo (39-8 e 39-9) executando testes bem-sucedidos.

Com a aeronave 39-9, as atividades experimentais se expandiram, uma vez que a Saab passou a testar as funcionalidades com sistemas on-board, como o teste de sistemas táticos e sensores.

Atualmente, as aeronaves para a Suécia e o Brasil estão em fase final de montagem. Elas seguem o caminho certo para cumprir os acordos com os clientes.

A verificação conjunta e a validação da primeira aeronave de produção em série para o cliente sueco acontecem este ano e as entregas de produção em série vão continuar em 2020.

A primeira aeronave para o Brasil será entregue para iniciar a campanha de ensaio em voo em Linköping, em 2019. Os outros caças serão entregues ao Brasil a partir de 2021.