NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


FAB celebra os 90 Anos do Correio Aéreo Nacional e da Aviação de Transporte


Murilo Basseto | Publicada em 12/06/2021 15:24

A Aviação de Transporte e o Correio Aéreo Nacional celebram, no dia 12 de junho, 90 anos de existência. Mais antigo que a própria Força Aérea Brasileira (FAB) – criada há 80 anos -, a Aviação de Transporte se destaca pela capacidade multimissão. Dentre as Ações de Força Aérea mais recorrentes estão Transporte de Tropa, Transporte Aéreo Logístico, Assalto Aeroterrestre, Reabastecimento em Voo e Combate a Incêndio em Voo.

Desde 1931, quando o Correio Aéreo Nacional (CAN) realizava o serviço postal militar brasileiro, a Aviação de Transporte já vislumbrava a importância que teria, por integrar o País e permitir a ação em comunidades de difícil acesso, possuindo relevante papel social.

Nesses 90 anos, a FAB ampliou sua capacidade de apoiar as atividades operacionais e administrativas das Forças Armadas e da sociedade brasileira como um todo. A aeronave multimissão KC-390 Millennium, por exemplo, responsável por garantir o fluxo de pessoal, equipamentos e suprimentos, é demandada pelos mais diversos setores do País.

Mulheres no Transporte
Em mais um marco histórico, a Aviação de Transporte se destaca por ter a primeira mulher na função de Oficial de Operações de um Esquadrão Aéreo. A Major Aviadora Joyce de Souza Conceição, integrante da primeira turma de mulheres da Academia da Força Aérea (AFA), iniciou a carreira em 2003. No Esquadrão Rumba (1º/5º GAV) realizou especialização operacional, em 2007.

Posteriormente, em 2008, atuou no Esquadrão Cobra (7º ETA). O ingresso na primeira linha da Aviação de Transporte ocorreu em 2012, no Esquadrão Gordo (1º/1º GT), onde permanece até hoje. Desde janeiro deste ano, a Oficial desempenha a função de Operações.

O cargo exige grande capacidade de planejamento e organização, de maneira a manter o preparo operacional do Esquadrão, a fim de prover o emprego com eficiência dos meios em prol da Força Aérea. Esta é a primeira vez que uma militar mulher assume tal função em toda a FAB.

“A bordo dessa icônica aeronave, o C-130 Hércules, que ainda hoje é um vetor de grande importância, tive a oportunidade de realizar missões de interesse nacional, no Brasil e no exterior, em apoio à Marinha do Brasil e ao Exército Brasileiro, além de outros órgãos governamentais. Cumpri toda a trajetória operacional prevista na Unidade, como o lançamento de cargas, lançamento de paraquedistas, reabastecimento em voo, busca e salvamento, combate a incêndio em voo e missão na Antártica. Hoje carrego, com orgulho esta responsabilidade”, observou.

Aeronaves da Aviação de Transporte
Ao todo, são 13 Unidades Aéreas da Aviação de Transporte na FAB, equipadas com os modelos KC-390 Millennium, C-130 Hércules, C-105 Amazonas, C-99, C-97 Brasília, C-98 Caravan, C-95 Bandeirante e U-100 Phenom. As Unidades estão sediadas em Manaus (AM), Belém (PA), Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ), Canoas (RS), Campo Grande (MS), Anápolis (GO) e Brasília (DF).

No Museu Aeroespacial, no Rio de Janeiro (RJ), é possível conhecer o CurtissFledgling, aeronave que iniciou o Correio Aéreo Militar, em 1931, e o WACO CPF-5, avião que serviu às Aviações Militar e Naval, a partir de 1935, cumprindo as funções de treinamento militar e do Correio Aéreo Militar.

Além dessas, o Museu Aeroespacial possui em seu acervo várias das aeronaves utilizadas nas operações de transporte, como o C-115 Buffalo, o CA-10 Catalina e o C-47.

Nascimento da Aviação de Transporte e do CAN
• 1931: Os Tenentes Nelson Freire Lavenère Wanderley e Casimiro Montenegro Filho levaram, a bordo de um avião CurtissFledgling, pela primeira vez, correspondências por meio aéreo. Mais do que levar duas cartas do Rio de Janeiro para São Paulo, os dois pilotos abriram caminho para a integração do País. Era a concretização do sonho de um grupo de militares liderados pelo então Major Eduardo Gomes. Nascia, em 12 de junho de 1931, o Correio Aéreo Nacional (CAN), que neste ano completa 90 anos

• 1935: O CAN passou a operar, além das áreas do Rio e de São Paulo, nos Estados de Goiás, Mato Grosso, Paraná, Bahia e Amazonas;

• 1941: com a criação do Ministério da Aeronáutica, o CAN, antes operado pela Aviação Militar do Exército juntamente com a da Aviação Naval, passou a ficar sob responsabilidade desse novo órgão;

• 1946: O CAN já totalizava 49.400 quilômetros percorridos, mais que uma volta ao mundo pela linha do Equador, e 14.100 pessoas transportadas.

Informações da Força Aérea Brasileira

PORTAL PODER AÉREO


90 Anos do Correio Aéreo Nacional e da Aviação de Transporte

Mais antiga que a própria Força Aérea Brasileira (FAB), a Aviação de Transporte se destaca pela versatilidade de atuação

Por Redação Forças De Defesa | Publicada em 12/06/2021

A Aviação de Transporte e o Correio Aéreo Nacional celebram, no dia 12 de junho, 90 anos de existência. Mais antigo que a própria Força Aérea Brasileira (FAB) – criada há 80 anos -, a Aviação de Transporte se destaca pela capacidade multimissão. Dentre as Ações de Força Aérea mais recorrentes estão Transporte de Tropa, Transporte Aéreo Logístico, Assalto Aeroterrestre, Reabastecimento em Voo e Combate a Incêndio em Voo.

Desde 1931, quando o Correio Aéreo Nacional (CAN) realizava o serviço postal militar brasileiro, a Aviação de Transporte já vislumbrava a importância que teria, por integrar o País e permitir a ação em comunidades de difícil acesso, possuindo relevante papel social.

Nesses 90 anos, a FAB ampliou sua capacidade de apoiar as atividades operacionais e administrativas das Forças Armadas e da sociedade brasileira como um todo. A aeronave multimissão KC-390 Millennium, por exemplo, responsável por garantir o fluxo de pessoal, equipamentos e suprimentos, demandado pelos mais diversos setores do País.

Mulheres no Transporte

Em mais um marco histórico, a Aviação de Transporte se destaca por ter a primeira mulher na função de Oficial de Operações de um Esquadrão Aéreo. A Major Aviadora Joyce de Souza Conceição, integrante da primeira turma de mulheres da Academia da Força Aérea (AFA), iniciou a carreira em 2003. No Esquadrão Rumba (1º/5º GAV) realizou especialização operacional, em 2007.Posteriormente, em 2008, atuou no Esquadrão Cobra (7º ETA). O ingresso na primeira linha da Aviação de Transporte ocorreu, em 2012, no Esquadrão Gordo (1º/1º GT), onde permanece até hoje. Desde janeiro deste ano, a Oficial desempenha a função de Operações.

O cargo exige grande capacidade de planejamento e organização, de maneira a manter o preparo operacional do Esquadrão, a fim de prover o emprego com eficiência dos meios em prol da Força Aérea.

Esta é a primeira vez que uma militar mulher assume tal função em toda a FAB. “A bordo dessa icônica aeronave, o C-130 Hércules, que ainda hoje é um vetor de grande importância, tive a oportunidade de realizar missões de interesse nacional, no Brasil e no exterior, em apoio à Marinha do Brasil e ao Exército Brasileiro, além de outros órgãos governamentais. Cumpri toda a trajetória operacional prevista na Unidade, como o lançamento de cargas, lançamento de paraquedistas, reabastecimento em voo, busca e salvamento, combate a incêndio em voo e missão na Antártica. Hoje carrego, com orgulho esta responsabilidade”, observou.

Aeronaves da Aviação de Transporte
Ao todo, são 13 Unidades Aéreas da Aviação de Transporte na FAB, equipadas com os modelos KC-390 Millennium, C-130 Hércules, C-105 Amazonas, C-99, C-97 Brasília, C-98 Caravan, C-95 Bandeirante e U-100 Phenom. As Unidades estão sediadas em Manaus (AM), Belém (PA), Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ), Canoas (RS), Campo Grande (MS), Anápolis (GO) e Brasília (DF).

No Museu Aeroespacial, no Rio de Janeiro (RJ), é possível conhecer o CurtissFledgling, aeronave que iniciou o Correio Aéreo Militar, em 1931, e o WACO CPF-5, avião que serviu às Aviações Militar e Naval, a partir de 1935, cumprindo as funções de treinamento militar e do Correio Aéreo Militar. Além dessas, o Museu Aeroespacial possui em seu acervo várias das aeronaves utilizadas nas operações de transporte, como o C-115 Buffalo, o CA-10 Catalina e o C-47.

Nascimento da Aviação de Transporte e do CAN
1931: Os Tenentes Nelson Freire Lavenère Wanderley e Casimiro Montenegro Filho levaram, a bordo de um avião CurtissFledgling, pela primeira vez, correspondências por meio aéreo. Mais do que levar duas cartas do Rio de Janeiro para São Paulo, os dois pilotos abriram caminho para a integração do País. Era a concretização do sonho de um grupo de militares liderados pelo então Major Eduardo Gomes. Nascia, em 12 de junho de 1931, o Correio Aéreo Nacional (CAN), que neste ano completa 90 anos

1935: O CAN passou a operar, além das áreas do Rio e de São Paulo, nos Estados de Goiás, Mato Grosso, Paraná, Bahia e Amazonas;

1941: com a criação do Ministério da Aeronáutica, o CAN, antes operado pela Aviação Militar do Exército juntamente com a da Aviação Naval, passou a ficar sob responsabilidade desse novo órgão;

1946: O CAN já totalizava 49.400 quilômetros percorridos, mais que uma volta ao mundo pela linha do Equador, e 14.100 pessoas transportadas.

PORTAL AEROFLAP


FAB celebra 90 anos do CAN e da Aviação de Transporte


Gabriel Centeno | Publicada em 12/06/2021

Neste sábado (12), a Força Aérea Brasileira celebra os 90 anos do Correio Aéreo Nacional (CAN) e da Aviação de Transporte. Criados em 1931, o CAN e a Aviação de Transporte são mais antigos que a própria FAB. Com o lema “Lançar, Suprir, Resgatar!”, a Aviação de Transporte tem se destacado mais recentemente pelo seu trabalho na Operação Covid-19. 

Nesses 90 anos, a FAB ampliou sua capacidade de apoiar as atividades operacionais e administrativas das Forças Armadas e da sociedade brasileira como um todo. A aeronave multimissão KC-390 Millennium, por exemplo, responsável por garantir o fluxo de pessoal, equipamentos e suprimentos, demandado pelos mais diversos setores do País, destaca a instituição. 

Uma cerimônia em celebração à marca de 90 anos foi realizada no Campo dos Afonsos (RJ) e contou com o sobrevoo de um C-130 Hércules e um KC-390 acompanhado por dois caças F-5EM Tiger II.

O Campo dos Afonsos, que é sede do Parque de Material Aeronáutico dos Afonsos (PAMA-AF) e do Museu Aeroespacial (MUSAL) é considerado o berço do CAN: em 12 de junho de 1931, a bordo de um biplano Curtiss Fledgling, os Tenentes Nelson Freire Lavénère Wanderley e Casemiro Montenegro Filho decolaram do aeródromo carregando um um malote com duas cartas que deveriam ser entregues à sede dos Correios e Telégrafos em São Paulo. 

Os militares não conseguiram encontrar o Campo de Marte, então pousaram no Jockey Club e levaram o material a pé, cumprindo a missão. Sob o comando do então Major Eduardo Gomes – militar que mais tarde seria considerado o Patrono da Força Aérea Brasileira – o Correio Aéreo Militar expandiu suas operações.

Com a criação do Correio Aéreo Naval, mais destinos vieram. A criação da FAB em 1941 uniu as aviações do Exército e Marinha em uma única instituição e, dessa forma, foi criado o Correio Aéreo Nacional. 

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL DEFESA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - Cerimônia de aniversário de 22 anos do Ministério da Defesa é realizada em Brasília (DF)


Da Redação | Publicada em 12/06/2021 12:42

Nessa quinta-feira (10), foi realizada a solenidade do 22º aniversário de criação do Ministério da Defesa. O evento ocorreu no Clube do Exército, em Brasília (DF), e contou com a presença do Presidente da República, Jair Bolsonaro, do Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão, e do Chefe da Pasta, Walter Souza Braga Netto.

Participaram também da solenidade o Presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux; o Presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco; o Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; Ministros de Estado; os Comandantes das Três Forças Armadas; dentre outras autoridades civis e militares.

Em seu discurso, o Presidente Jair Bolsonaro parabenizou o Ministério da Defesa e todos os militares das Forças Armadas. “Hoje, todos nós podemos cumprimentar o Ministério da Defesa pelo seu aniversário e dizer que acreditamos em todos os militares das nossas três Forças, porque além da paz e da tranquilidade, representam a certeza de um futuro melhor para todos nós”, declarou.

O Ministro Walter Souza Braga Netto ressaltou que a Defesa e as Forças

Armadas estão coesas e disciplinadas no propósito de atuarem como vetores de estabilidade institucional para garantir a soberania e a manutenção da paz no País. “De maneira destacada, com respeito e gratidão, dirijo-me àqueles que, hoje, são agraciados com a Ordem do Mérito da Defesa. Esta comenda simboliza a criação de laços de comprometimento e o sentimento de pertencimento, um reconhecimento pela relevante colaboração prestada à Defesa Nacional e às Forças Armadas brasileiras”, acrescentou.

Criada pelo Decreto nº 4.263, de 10 de junho de 2002, a Ordem do Mérito da Defesa é concedida àqueles que prestam relevantes serviços ao Ministério da Defesa, às Forças Armadas do Brasil, em sua totalidade, ou a uma Força Singular, com reflexos positivos nas outras Forças. Também são homenageados os militares que se destacam no exercício da profissão, assim como bandeiras e estandartes de organizações militares e instituições civis.

Durante a Cerimônia Militar, foram agraciadas com a homenagem 156 personalidades e três Organizações Militares, dentre eles Oficiais-Generais, Oficiais e Graduados da FAB. Na Marinha do Brasil, a Organização que recebeu a homenagem foi o Centro de Comunicação Social da Marinha; no Exército Brasileiro, o Comando Militar do Oeste; e na Força Aérea, a Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB).

Na FAB desde 1980, o Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Marcos Vinicius Rezende Mrad, que foi promovido ao grau de Grã-Cruz, comentou sobre a importância da outorga.  “Esse reconhecimento da Defesa significa que não só a Força Aérea, mas a Marinha e o Exército estão trabalhando cada vez mais juntos e melhor”, pontuou.

O novo Diretor do Departamento de Financiamentos e Economia de Defesa, Major-Brigadeiro Intendente Marcos Aurélio Pereira Silva, comemorou a admissão na Ordem do Mérito da Defesa. “Essa comenda serve de motivação para, cada vez mais, aprimorarmos o nosso trabalho e fazermos jus a esse reconhecimento”, frisou.

Também entre os Oficiais-Generais da Força Aérea Brasileira agraciados, o Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita, reforçou que a homenagem é um motivo de grande alegria. “É um orgulho muito grande receber essa condecoração, no aniversário do Ministério da Defesa, momento que consolida cada vez mais a interoperabilidade, as ações conjuntas das três Forças. Nós vemos que isso está cada vez mais sólido”, completou.

Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico
A Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB) é uma Organização do Comando da Aeronáutica que tem como missão efetuar a gestão dos assuntos relativos ao Sistema de Material Aeronáutico e Bélico (SISMAB), no que concerne às funções logísticas de suprimento e de manutenção, com o propósito de prever e prover os materiais e serviços necessários ao preparo e ao emprego das aeronaves da FAB, de forma a garantir a sua condição de pronta resposta, na quantidade e disponibilidade adequadas a cumprir as missões planejadas pelo Comando da Aeronáutica, com o menor consumo possível de recursos humanos, materiais e financeiros, seja em situação de paz, de conflito ou de emergência.