NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL UOL


Sequestro, fogo, pane: Como funcionam os códigos de emergência na aviação?


Alexandre Saconi | Publicada em 12/02/2022 04:00

No final de janeiro de 2022, um voo que saiu de Campinas (SP) com destino a Salvador (BA) precisou ser inspecionado após o pouso por uma suspeita de sequestro a bordo. O motivo para isso foi um número inserido de maneira equivocada nos sistemas do avião.

O problema ocorreu quando os pilotos inseriram por engano o código para sequestro no transponder da aeronave. Esse equipamento é responsável por transmitir e receber informações como localização, altitude, velocidade, proa etc, identificando a aeronave na tela do radar dos controladores de voo e para outros aviões.

A cada voo costumam ser designados quatro dígitos para cada avião, que o diferenciará dos demais. Entretanto, há um grupo de códigos que só podem ser usados em situações especiais, como foi o caso registrado no final de janeiro.

Quando esses números são programados nos sistemas das aeronaves, as telas dos radares dão destaque para esses aviões, que passam a ser a prioridade do atendimento dos controladores. Entenda a seguir quais são esses códigos e como eles funcionam.

7500 - Interferência ilícita

O código que pode gerar mais problemas se inserido da maneira errada é o 7500, que representa que o avião está sob interferência ilícita, geralmente, um sequestro de aeronave ou se algo é feito de refém a bordo. Quando esse código é inserido no transponder do avião, uma série de medidas passam a ser tomadas para garantir a segurança do voo.

Além dos controladores de voo, podem se envolver na operação a Aeronáutica, Polícia Federal, entre outros órgãos. Mesmo que seja relatado que houve um engano ao se inserir o código nos sistemas a bordo, uma vez que ele foi registrado será preciso aguardar uma inspeção por parte das autoridades para garantir que a aeronave está segura.

Caso seja confirmada a interferência ilícita, cabe aos órgãos de segurança pública fornecer negociadores, grupo tático e esquadrões antibombas para atuar na ocorrência.

7600 - Falha de comunicação

Se, por algum motivo, os pilotos não conseguirem se comunicar via rádio com os órgãos de controle de tráfego aéreo, eles programam esse código no transponder do avião. Em seguida, são tomadas algumas medidas para tentar restabelecer a comunicação e garantir a segurança do voo

Uma dessas ações é acionar aeronaves próximas àquela que está relatando o problema para que elas tentem entrar em contato com o avião que está enfrentando a falha de comunicação.

Esse tipo de problema pode afetar a segurança do voo, já que o piloto deixa de receber as instruções adequadas para voar, se manter afastado de outros aviões e pousar, por exemplo.

Em algumas situações, é possível que a Aeronáutica seja acionada para tentar comunicação e auxiliar as aeronaves com esse problema, fazendo a interceptação e prestando assistência para o pouso.

7700 - Emergência

O código 7700 é usado quando o avião está em uma situação de emergência, seja ela qual for, que represente um perigo iminente e que requeira ajuda imediata. Normalmente esse código será inserido no transponder após a chamada "mayday, mayday, mayday!", frase de emergência usada nesse tipo de ocorrência.

Exemplos de situações nas quais esse código é utilizado é perda de controle, fogo a bordo, falha grave nos sistemas etc.

Quando esse código é identificado nas telas dos radares dos controladores de tráfego aéreo, o avião passa a receber total assistência das equipes, tendo prioridade, inclusive, para o pouso, se for necessário. Com isso, é dada total liberdade para os pilotos tomarem as ações necessárias para manter a segurança do voo.

ESTRATÉGIA CONCURSOS


Concurso EAOAP 2023: SAIU edital para área de apoio da FAB


Da Redação | Publicada em 12/02/2022 11:22

Foi publicado o edital do concurso EAOAP 2023. De acordo com o documento, são ofertadas dez (10) vagas ao Quadro de Oficiais de Apoio da Aeronáutica, para serviço voluntário.

Os interessados em participar da seleção poderão se inscrever entre os dias 21 de fevereiro a 13 de março, no portal da FAB, ao custo de R$ 130,00. A aplicação da prova objetiva é prevista para 12 de junho.

Concurso EAOAP 2023

  • Status: Edital publicado
  • Banca: FAB
  • Vagas: 10

A matrícula e o início do curso se dará na data prevista de 16 de janeiro de 2023. Já a conclusão do curso e nomeação é prevista para 11 de maio, com formatura em 12 de maio de 2023.

A fim de te deixar sempre bem informado, elaboramos este artigo com as principais informações e novidades sobre o concurso EAOAP 2023 Acompanhe os tópicos abaixo e não perca nenhum detalhe:

Situação atual do concurso EAOAP 2023

Principais datas

  • Inscrições: 21/02 a 13/03/2022
  • Isenção da taxa: 21/02 a 24/02/2022
  • Último dia para pagamento: 14/03/2022
  • Prova: 12/06/2022

São condições para a inscrição:

  1. ser brasileiro nato;
  2. ser voluntário;
  3. estar ciente de todas as normas e condições estabelecidas nestas IE para habilitação à futura matrícula no EAOAP 2023;
  4. inscrever-se por meio do Formulário de Solicitação de Inscrição (FSI); e
  5. pagar a taxa de inscrição e comprovar o pagamento, ressalvado o disposto no item 3.3.

Cargos e vagas do concurso EAOAP 2023

Nível superior – Oficiais de Apoio

Etapas e provas do concurso EAOAP 2023

Este Exame será constituído das seguintes Etapas:

  1. Provas Escritas;
  2. Verificação de Dados Biográficos e Profissionais (VDBP);
  3. Inspeção de Saúde (INSPSAU);
  4. Exame de Aptidão Psicológica (EAP);
  5. Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF);
  6. Procedimento de Heteroidentificação Complementar (PHC); e
  7. Validação Documental.

O Exame é de âmbito nacional. A etapa das Provas Escritas, além de eliminatória, possui caráter classificatório. A VDBP, a INSPSAU, o EAP, o TACF, o PHC e a Validação Documental são etapasceliminatórias.

Quadro de localidades para realização das etapas:

Provas Objetivas

As Provas Escritas terão as seguintes disciplinas:

  1. Gramática e Interpretação de Texto (GIT);
  2. Conhecimentos Especializados (CE) – assuntos relativos à especialidade pretendida; e
  3. Redação (RED).

As provas objetivas, GIT e CE, abrangerão os conteúdos programáticos constantes do Anexo
B, e serão compostas de questões de múltipla escolha, com quatro opções de respostas, das quais somente uma será correta.

A prova de Redação (RED) consistirá na elaboração de um texto manuscrito, dissertativoargumentativo, em prosa, sobre assunto da atualidade e terá como finalidade verificar o conhecimento do tema proposto e a capacidade de expressão na modalidade escrita de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa.

A Prova de Redação será avaliada considerando-se os aspectos apresentados na tabela a seguir:

Inspeção de Saúde

A INSPSAU é uma perícia médica destinada a avaliar as condições psicofísicas do candidato no dia e horário determinados no Calendário de Eventos, por meio de exames clínicos, de imagem e laboratoriais, inclusive toxicológicos, definidos em Instruções do COMAER, de modo a comprovar não existir patologias ou características incapacitantes ou restritivas para a carreira, para o Serviço Militar nem para as atividades previstas para o Curso.

Aptidão Psicológica

O EAP avaliará condições comportamentais e de personalidade, por meio de técnicas psicológicas, homologadas e definidas em Instruções e Normas do Comando da Aeronáutica, de modo a comprovar não existir contraindicação para a carreira, para o serviço militar nem para o desempenho das atividades previstas no Curso.

O candidato será avaliado na área de personalidade, de acordo com o Padrão Seletivo estabelecido para a função que irá exercer. Os requisitos psicológicos considerados imprescindíveis, bem como os considerados restritivos ao adequado desempenho do cargo, foram estabelecidos previamente por meio de estudo científico de análise do trabalho e produção do perfil profissiográfico.

Avaliação do Condicionamento Físico

O TACF avaliará, por meio de exercícios executados pelo candidato, com índices de aprovação em função do sexo e definidos em normas do Comando da Aeronáutica, de modo a comprovar não existir incapacitação para o serviço militar nem para as atividades funcionais previstas no Curso.

O candidato deverá alcançar os índices mínimos de aprovação:

REVISTA FORÇA AÉREA


Comandante da Aeronáutica recebe medalha Tiradentes


Publicada em 12/02/2022

Comandante da Aeronáutica recebe medalha Tiradentes. O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, foi agraciado com a Ordem do Mérito Alferes Joaquim José da Silva Xavier – Medalha Tiradentes, no grau Grã-Cruz, que é a maior condecoração da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). A entrega da honraria ocorreu na manhã dessa quarta-feira-feira (09/02), no Gabinete do Comandante da Aeronáutica, em Brasília (DF). A homenagem foi entregue pelo Comandante-Geral da Polícia Militar do Distrito Federal, Coronel Márcio Cavalcante de Vasconcelos, como reconhecimento aos relevantes serviços da Força Aérea Brasileira (FAB) prestados à sociedade.

Na oportunidade, estavam presentes, também, o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica,Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; o Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares; o Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert; o Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita; o Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Adolfo Aleixo da Silva Junior; e o Chefe da Assessoria da Comunicação Social da PMDF, Coronel Edvan Sousa.

Em seu discurso, o Comandante da Aeronáutica ressaltou a honra de ser agraciado com a medalha da PMDF no seu mais alto grau. “Recebo esta comenda principalmente em nome da Força Aérea Brasileira, como representante de quase 70 mil homens e mulheres da nossa Força. E ratifico a nossa parceria. A expressão ‘Juntos somos mais fortes’, do Ministério da Defesa, tem que ser aplicada em cada uma das corporações que fazem do Estado brasileiro ser mais forte em prol da nossa sociedade. Conte sempre conosco porque juntos vamos fazer uma sociedade mais forte. Muito obrigado pela proteção que a PMDF dá a todos nós diuturnamente”, reforçou o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior.

O Comandante-Geral da Polícia Militar do Distrito Federal comentou sobre o que simboliza a entrega da mais importante distinção da PMDF ao Comandante da Aeronáutica. “O senhor está recebendo esta medalha principalmente pela grande parceira que a Força Aérea Brasileira tem sido da PMDF ao longo dos anos. Temos grandes estruturas da FAB que sempre colaboram conosco, como o VI COMAR, dentre outras organizações. Gostaria, também, de colocar a nossa Polícia Militar à disposição da Força Aérea”, destacou o Coronel Vasconcelos.

A Ordem do Mérito Alferes Joaquim José da Silva Xavier

A medalha Alferes Joaquim José da Silva Xavier, criada originalmente pelo Decreto nº 5.272, de 06 de junho de 1980, foi elevada à Ordem do Mérito pelo decreto nº 32.783, de 1º de março de 2011, tornando-se a mais importante distinção honorífica da PMDF. A Ordem consta dos graus Grã-Cruz, Grande-Oficial, Comendador e Cavaleiro, com a finalidade de condecorar os policiais militares do Distrito Federal, os militares das demais corporações militares – nacionais e estrangeiras, suas bandeiras ou estandartes, os civis e as pessoas jurídicas de direito público ou privado, cujos serviços, ações ou méritos excepcionais sejam altamente relevantes e recomendem o reconhecimento da PMDF.