NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Esquadrilha da fumaça faz apresentação em Indaiatuba

Sete aeronaves participam de espetáculo narrado por um locutor das Forças Armadas nesta sexta-feira (12), às 10h.

Publicada em 11/10/2018 22:56

A Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea se apresenta, nesta sexta-feira (12), a partir das 10h, em Indaiatuba (SP). Sete aeronaves participam do espetáculo gratuito no Dia das Crianças na região da Avenida Fábio Ferraz Bicudo, nas proximidades dos condomínios Maria José e Dona Lucilla. O evento será narrado por um locutor das Forças Armadas e terá 50 minutos de duração.

Essa será a segunda vez que a Esquadrilha da Fumaça se apresenta no município. A última demonstração aconteceu há 9 anos, em comemoração aos 179 anos de Indaiatuba, e reuniu mais de 20 mil pessoas ao longo do Parque Ecológico.

Para o evento, o Departamento Municipal de Trânsito irá interditar a avenida Fábio Ferraz Bicudo no sentido bairro-centro a partir das 9h, no trecho entre a entrada do Jardim Residencial Nova Veneza e a avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé. Com a interdição, o sentido centro-bairro ficará de mão dupla.

A Força Aérea juntamente com a Esquadrilha da Fumaça promovem, durante o evento, uma campanha de arrecadação de livros usados em bom estado. No local, haverá quatro pontos de doação e os exemplares serão enviados para as bibliotecas públicas da cidade.

Espetáculo da Esquadrilha da Fumaça em Indaiatuba

  • Quando: sexta-feira (12), a partir das 10h
  • Onde: região da Avenida Fábio Ferraz Bicudo, entre os condomínios Maria José e Dona Lucilla
  • Quanto: entrada gratuita

Mais de 200 venezuelanos chegam a Balneário Camboriú

Eles foram recebidos com festa em igreja da cidade. Iniciativa foi de pastor que se responsabilizou por três meses pelo acolhimento do grupo.

Publicada em 11/10/2018 22:17

Os 220 imigrantes venezuelanos trazidos de Boa Vista por uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) na manhã desta quinta-feira (11) chegaram a Balneário Camboriú, no Litoral Norte, por volta das 21h30. Eles foram recebidos com festa por um igreja da cidade e, depois, encaminhados para casas em mais cinco cidades do estado.

A Igreja Embaixada do Reino de Deus alugou moradias para abrigá-los. Conforme a Casa Civil, a congregação também facilitou o apadrinhamento por voluntários, que se dispuseram a ajudar os estrangeiros por três meses.

Quando chegaram, os imigrantes foram recepcionados com uma janta, organizada por voluntários. O voo da FAB pousou em Curitiba e os imigrantes foram trazidos a Balneário Camboriú por seis ônibus do Exército. A operação envolveu 55 militares.

Durante dois meses, membros da igreja arrecadaram calçados, roupas, comidas e produtos de higiene. Grande parte desse material já está nas casas onde os venezuelanos vão ficar.

O aluguel também foi pago por voluntários. São 23 imóveis em Itajaí, Itapema, Navegantes, Camboriú, Balneário Camboriú, todas cidades do Litoral Norte, e Palhoça, na Grande Florianópolis.

Cada quarto tem na porta o nome do responsável pela família. Cada uma terá um chamado "anjo", que é uma pessoa que vai ficar responsável por ajudar nesse primeiro momento.

"Para essas 53 famílias, nós já organizamos 53 empregos. Mais ou menos a metade tem curso superior e alguns com doutorado e pós graduação. Então nós separamos empregos justamente na função de cada um deles", afirmou o pastor da igreja Michael Aboud.

Entre os refugiados, há 90 crianças com menos de 10 anos de idade. Para cada família com criança, também tem uma sacola de brinquedos à espera. Elas devem entrar na fila para conseguir vaga nas creches e escolas públicas para o ano que vem.

"Se nos estivéssemos passando por isso, a gente gostaria que alguém nos ajudasse. Então é Isso, nós estamos servindo aqui, dando o melhor, nosso tempo, nossas coisas de dentro de casa para ajudá-los", disse a voluntária Luciele Paulo.

A igreja organizou a transferência dos imigrantes através de um contato direto com a Casa Civil da Presidência da República.
O pastor da entidade afirmou que assinou um termo de responsabilização pelo grupo no período de três meses. Segundo ele, com a ajuda de empresários, a igreja reuniu 15 toneladas de alimentos, roupas e alugou moradias.

Interiorização dos imigrantes

A iniciativa desta quinta faz parte da 12ª etapa o processo de interiorização. Ao todo, 20 voos já saíram de Roraima para outros estados do país levando 2.672 imigrantes. Na semana passada, 124 venezuelanos foram interiorizados para Rio Grande do Norte, Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo.

A Casa Civil da Presidência da República informou ao G1 que o Governo Federal pretende manter o ritmo acelerado no processo de interiorização e a meta é levar mais mil venezuelanos de Roraima para outras regiões do Brasil ainda neste mês. Até agora o número pessoas interiorizadas chegou a 344 em outubro.

O governo intensificou o processo de interiorização após conflitos registrados no município de Pacaraima, ao Norte de Roraima, quando 1,2 mil imigrantes foram expulsos da cidade fronteiriça durante um violento protesto de moradores.

Antes disso, a transferência era lenta. Nos cinco primeiros meses de interiorização, o governo havia realizado apenas 8 voos, levando 1.194 imigrantes. Só no mês de setembro, depois do tumulto na fronteira, 10 voos foram realizados, levando mais 1.134 venezuelanos para outras regiões.

PORTAL R7


32º Expoaer acontece nesta sexta-feira em Canoas

A entrada é gratuita, mas os visitantes são convidados a doar um quilo de alimento

Publicada em 11/10/2018 08:41

Acontece nesta sexta-feira, feriado de Dia das Crianças, a 32ª edição da Expoaer, evento promovido pela Força Aérea Brasileira (FAB), na cidade de Canoas. Também conhecido como “Portões Abertos”, a programação se inicia às 10h, com exposição de aeronaves militares e equipamentos aéreos à disposição da comunidade civil na ALA 3 (antiga Base Aérea de Canoas). A entrada para pedestres e o estacionamento são gratuitos, com portões abertos até às 16h. Os visitantes são convidados a doar um quilo de alimento que será destinado a instituições de caridade. A finalidade do evento é, a cada ano, estreitar os laços entre a sociedade brasileira e a Força Aérea Brasileira. Entre as atrações estão pouso e decolagem das aeronaves, artigos oficiais para distribuição gratuita, exposição de maquetes, hangar da leitura, recreação infantil, brinquedos infláveis e praça de alimentação. É proibida a entrada de animais de estimação, pessoas com bicicletas, rollers e patins. Devido ao período eleitoral, não é permitira a entrada com propaganda política (incluindo adesivos em carros, camisetas, bonés, bandeiras, etc.) Em 2015, o evento bateu recorde de público com 55 mil visitantes. ALA 3 fica na rua Augusto Severo, 1700, bairro Nossa Senhora das Graças. 

PORTAL DEFESANET


Marinha do Brasil participa do 1º Workshop de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear da FAB

Marinha do Brasil apresentou palestra sobre o Sistema de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica em Workshop

Publicada em 11/10/2018 06:20 | Atualizado em 11/10/2018 11:20

Atendendo a um convite formulado ao Comando de Operações Navais, o Comandante do Centro de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica da Marinha do Brasil (CDefNBQR-MB), Capitão de Mar e Guerra (FN) Márcio da Mota Xerém, apresentou uma palestra sobre o Sistema de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica da Marinha do Brasil (SisDefNBQR-MB), com ênfase na doutrina de emprego do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), no 1º Workshop de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN), em Brasília-DF.

Realizado nos dias 26 e 27 de setembro e organizado pela Força Aérea Brasileira (FAB), o evento reuniu especialistas de diversas organizações militares das Forças Armadas que tratam da temática Defesa NBQR, dentre elas o Hospital de Força Área no Galeão (HFAG); o Instituto de Medicina Aeroespacial Brigadeiro Médico Roberto Teixeira (IMAE); dois Esquadrões de Aviação (3°/8° e 2°/10°); o 1° Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (1° BtlQBRN), do Exército Brasileiro; e o CDefNBQR-MB.

O 1º Workshop DQBRN teve por objetivos principais promover a discussão do tema, com vistas à integração das capacidades existentes na FAB, ao conhecimento das expertises presentes nas demais Forças Armadas e à análise da pertinência da ativação de uma fração de tropa de Infantaria da Aeronáutica especializada em DefNBQR para atuação no contexto da Proteção da Força.

De acordo com o CMG (FN) Xerém, em diversos momentos os demais palestrantes salientaram o alto nível de desenvolvimento do SisDefNBQR-MB, o qual, na opinião dos participantes do 1º Workshop DQBRN, é um exemplo a ser seguido. “Haja vista a similaridade de atuação da MB e da FAB, essas Forças privilegiam a mobilidade, a flexibilidade e a rapidez nas ações de defesa, características básicas que também se aplicam à DefNBQR”, afirmou.

Como última atividade do evento, foi realizado um exercício de mesa no qual três grupos formados entre os participantes debateram propostas para a capacitação, composição, equipamentos e emprego da fração de tropa de Infantaria, especializada em DefNBQR, a ser criada pela Aeronáutica.