NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


DEFESA AÉREA & NAVAL


Academia da Força Aérea homenageia os 50 anos do T-25 na FAB

Aeronave é utilizada para as instruções primárias dos Cadetes Aviadores

Luiz Padilha | Publicada em 11/08/2021 19:05

A Academia da Força Aérea (AFA), por meio do Segundo Esquadrão de Instrução Aérea (2° EIA), produziu um videoclipe em homenagem aos 50 anos de operação do T-25 na Força Aérea Brasileira (FAB). O vetor é de instrução primária e utilizado pelos Cadetes Aviadores que estão no primeiro ano do Curso de Formação de Oficiais Aviadores, em Pirassununga (SP).

O vídeo mostra a estrutura da AFA e dos hangares, de onde os Cadetes decolam para os voos de instrução, além das orientações recebidas, manobras e diversas formações aéreas.

Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Letícia Faria

Edição: Agência Força Aérea – Revisão: Capitão Oliveira Lima

PORTAL AEROIN


O clássico avião T-25 ganha homenagem em vídeo por seus 50 anos na FAB


Murilo Basseto | Publicada em 11/08/2021

A Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP) e conhecida como Ninho das Águias, por meio do Segundo Esquadrão de Instrução Aérea (2° EIA), produziu um videoclipe em homenagem aos 50 anos de operação do T-25 na Força Aérea Brasileira (FAB).

O vetor é de instrução primária e utilizado pelos Cadetes Aviadores que estão no primeiro ano do Curso de Formação de Oficiais Aviadores na AFA, local também bastante popular por ser a casa da Esquadrilha da Fumaça e sediar o evento anual Portões Abertos – Domingo Aéreo.

O vídeo mostra a estrutura da AFA e dos hangares, de onde os Cadetes decolam para os voos de instrução, além das orientações recebidas, manobras e diversas formações aéreas.

Acompanhe na gravação a seguir todas as cenas da homenagem:

PORTAL AEROFLAP


Escola de Especialistas da Aeronáutica tem novo comandante


Da Redação | Publicada em 11/08/2021

Foi realizada, no dia 5 de agosto, a cerimônia militar de transmissão do cargo de Comandante da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), localizada em Guaratinguetá (SP). O Brigadeiro do Ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues passou o comando da EEAR ao seu irmão, o Brigadeiro do Ar Antonio Marcos Godoy Soares Mioni Rodrigues. A solenidade foi presidida pelo Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar José Augusto Crepaldi Afonso.

Além do Tenente-Brigadeiro Crepaldi, também compareceram à cerimônia o Comandante do ComandoGeral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares; o Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Marcos Vinicius Rezende Mrad; o Chefe do Estado-Maior do Comando-Geral do Pessoal, Major-Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto; o Chefe do Subdepartamento de Administração do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Brigadeiro Engenheiro Eliezer de Freitas Cabral; o Comandante da Academia da Força Aérea, Brigadeiro do Ar Marcelo Gobett Cardoso, o Ex-Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Jayme Ferreira Junior, além de outras autoridades civis e militares.

Essa é a primeira vez que ocorre, na Instituição de Ensino, uma passagem de comando entre irmãos, sendo que ambos são ex-alunos da Escola. O Brigadeiro Soares se formou Sargento Especialista em Controle de Tráfego Aéreo, no ano de 1986. No ano seguinte, foi a vez do Brigadeiro Mioni concluir o mesmo curso, na mesma especialidade. Décadas após se formarem na EEAR, os irmãos cruzaram novamente os portões do “Berço dos Especialistas”, como é conhecida a EEAR, para protagonizarem a passagem de comando.

Na cerimônia, o Brigadeiro Soares destacou a missão que foi estar à frente da EEAR. “Ser comandante deste Liceu de Cor Azul é sentir-se, de corpo e alma, cingido à singular missão de edificar pessoas, lapidálas com disciplina, amor e coragem, o nosso trinômio inspirador e, assim, contribuir, de maneira inequívoca, para o porvir desta Nação”, disse.

Por sua vez, o Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Mrad, agradeceu ao Brigadeiro Soares pelo trabalho realizado na Organização Militar (OM). “Foi uma honra e enorme privilégio tê-lo a bordo durante esta jornada. Obrigado pela lealdade e pelo trabalho em prol do ensino da Aeronáutica. Chegado o momento da despedida, posso vislumbrar sua emoção ao deixar o convívio diário do Berço dos Especialistas, este mesmo berço que o acolheu há mais de 36 anos, quando aqui chegou para iniciar o curso de Controlador de Tráfego Aéreo”, destacou o Oficial-General.

Já o Brigadeiro Mioni ressaltou a emoção que é assumir a direção do maior complexo de ensino técnicomilitar da América do Sul. “Uma oportunidade como essa não acontece duas vezes na vida de uma pessoa. Assumir o comando de uma instituição de ensino é um marco importante na carreira de um Oficial-General, ainda mais quando essa Escola simboliza o início de sua carreira militar. Essa honraria se torna mais significativa pelo fato de ter recebido o comando do meu irmão, Brigadeiro Soares, que também é um ex-aluno formado no Berço dos Especialistas. É um momento ímpar que a Força Aérea me proporciona. Eu só tenho a agradecer e corresponder à altura a confiança depositada em meu trabalho”, comentou.

Novo Comandante

O Brigadeiro Mioni é natural de Piquete (SP) e praça de 06 de fevereiro de 1986, quando ingressou na Força Aérea, na EEAR, como aluno da Turma Amarela 86, do curso de Formação de Sargentos. Possui mais de 3.300 horas de voo, sendo 2.700 horas na Aviação de Caça, e mais de oito condecorações nacionais. O Oficial-General foi promovido ao atual posto em 31 de julho de 2021.

 

DEFESA - AGÊNCIA DE NOTÍCIAS


Navio-Patrulha “Grajaú” realiza operações aéreas com aeronave H-36 “Caracal” da FAB

Operações entre NPa “Grajaú”e aeronave H-36 “Caracal” contribuem para proficiência e interoperabilidade entre as Forças Armadas

Marinha | Publicada em 11/08/2021 20:43

O Navio-Patrulha (NPa) “Grajaú”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste (ComGptPatNavNE), realizou, nos dias 2 e 3 de agosto, no litoral do Rio Grande do Norte, operações aéreas com a aeronave H-36 “Caracal”, do Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1º/8º GAV – Esquadrão Falcão), da Força Aérea Brasileira (FAB).

Esse foi o segundo exercício operativo de uma série de eventos programados entre a FAB e os Navios do ComGptPatNavNE para este ano. Na ocasião, foram realizados adestramentos que simularam uma evacuação médica aerotransportada por meio de içamento, pelo guincho da aeronave, a partir do convés do navio. Os adestramentos contaram com a participação da Equipe de Manobra e Crache (EqMan) do navio e de militares das equipes do Esquadrão Falcão.

As operações contribuem para o comando e controle, a interoperabilidade e a proficiência entre as Forças Armadas, além de promoverem a manutenção do preparo da Equipe de Manobra e Crache para atuar em Operações de Busca e Salvamento (SAR) na área de jurisdição do Comando do 3º Distrito Naval.

OUTRAS MÍDIAS


GBN DEFENSE - SARP - O `Ás na manga` do combate aos crimes ambientais no Brasil


Da Redação | Publicada em 11/08/2021

No último dia 5 de agosto nosso editor Angelo Nicolaci, embarcou junto a uma comitiva para conhecer um dos grandes trunfos do combate as queimadas e crimes ambientais em território brasileiro, estamos falando do Sistema Aéreo Remotamente Pilotado (SARP), trata-se de uma aeronave remotamente pilotada, também conhecida pela sigla ARP, onde a Força Aérea Brasileira tem empregado seu Hermes 900, um ARP desenvolvido pela israelense Elbit System, o qual tem se destacado como a grande estrela da "Operação Samaúma", ação interagências que visa combater atividades ilícitas e crimes ambientais, dando prosseguimento as ações conjuntas realizadas pelo Governo Federal e demais instituições e agências nos últimos anos, o que vem obtendo um expressivo resultado na redução dos índices de desmatamento e crimes ambientais em suas diversas formas. Nosso editor viajou mais de mil quilômetros, iniciando essa jornada decolando da Base Aérea de Brasília, rumo ao Campo de Provas Brigadeiro Veloso (CPBV), estratégica instalação militar localizada na remota Serra do Cachimbo, no Pará.

Após um voo de aproximadamente duas horas e meia a bordo de uma aeronave Embraer C-97 “Brasília” da FAB, nos deparamos com o RQ-900, designação adotada pela FAB para o "Hermes 900" operado pelo "Esquadrão Hórus" (1º/12º GAv), o qual estava realizando os últimos preparativos pré-voo e o acionamento do silencioso motor “Rotax 914” de 115hp de potência, que permite o ARP atingir uma velocidade máxima de 220km/h e voar a uma altitude máxima de aproximadamente 30 mil pés ou 9.100m.

O emprego desta avançada tecnologia contribui de forma decisiva para o sucesso das ações realizadas pelos agentes em campo, provendo imagens em alta definição, acompanhando em tempo real tudo que acontece na zona de interesse, sendo capaz de operar tanto de dia, como de noite, identificando áreas onde estão sendo cometidos crimes ambientais.

O baixo custo, aliado aos avançados sensores como o DCoMPASS e o SKEYE, somados a capacidade de transmissão em tempo real das imagens, torna o ARP uma solução bem sucedida no teatro de operações amazônico, o qual pode operar em conjunto com outros meios para realizar as missões de esclarecimento e identificação de pontos de atividade ilícita no âmbito da “Operação Samaúma”.

O “Hermes 900” (RQ-900) tem sido empregado em diversas operações estratégicas como: Copa do Mundo de 2014, Olimpíadas 2016, desde maio de 2020, à Operação Verde Brasil 2 e atualmente, a "Operação Samaúma", que tem o objetivo de combater ilícitos ambientais, mapeados pelo Grupo Gestor do Conselho Nacional da Amazônia Legal (CNAL) em 26 municípios dos estados do Amazonas, Mato Grosso, Pará e Rondônia.

No Campo de Provas Brigadeiro Veloso (CPBV), encontramos a estrutura de operações do “Hermes 900”, constituída por um Shelter que abriga a Estação Remota de Pilotagem (ERP/RPS), sistemas de comunicação Satelital, o Terminal de Dados de Telemetria (TDT/GDT) e um grupo de geradores de energia. Essa estrutura simples oferece características de grande mobilidade, podendo ser levada onde for necessário. O “pacote” é composto de três elementos: A Aeronave Remotamente Pilotada (ARP), a Estação Remota de Pilotagem (ERP/RPS) e o Terminal de Dados de Telemetria (TDT/GDT), demandando dois profissionais altamente qualificados para sua operação, um piloto e um operador de sistemas.

A estrutura da ERP/RPS montada no interior do Shelter, é onde o piloto remoto gerencia todas as etapas de voo do “Hermes 900” no raio de aproximadamente 350km, esta estrutura ERP/RPS também pode ser denominada de GCS (Ground Control Station). O TDT/GDT, é o sistema que realiza a comunicação entre a ERP/RPS e o ARP, sendo responsável pela transmissão e recepção de dados entre o Piloto e o ARP, quando este opera em Linha de Visada (LOS), modo de operação imprescindível nas operações de pouso e decolagem.

O Hermes 900 possui dois modos de operação, sendo eles:

Operação em Linha de Visada (LOS): Neste modo o ARP é pilotado através de rádio frequência, o que limita o alcance e apresenta algumas limitações de emprego do meio, abaixo listamos algumas características:

·  Limite ao alcance (rádio) das Antenas de Solo (TDT/GDT) e da aeronave (ARP) aproximadamente 350km.

·    Limitado por obstáculos no solo e relevo

· Necessário para toda operação de pouso/decolagem, mesmo se empregado no perfil BLOS

Operação Além da Linha de Visada (BLOS): Este modo de operação dá ao ARP uma grande capacidade, sendo ampliado ao máximo seu raio de ação, o qual quase triplica em relação ao apresentado pelo modo LOS. Porém, o emprego deste modo não descarta a necessidade de operação no modo LOS nas primeiras fases do voo e principalmente no recolhimento da aeronave. Abaixo listamos algumas características:

·  Alcance limitado apenas ela autonomia do ARP, onde a aeronave pode ser pilotada de qualquer lugar do mundo através de link satelital.

·  Necessita da disponibilidade de satélite de comunicação militar para prover um link de comunicação seguro

·   Sistema só operado após a decolagem do ARP, devido ao delay existente entre o comando e a resposta do ARP, o qual é maior que o apresentado no perfil de operação LOS.

·  Pouso/Decolagem só podem ser realizados através do Sistema LOS.


O RQ-900 conta com um conjunto de sensores que dão a este ARP uma capacidade de esclarecimento e identificação de objetivos sem igual na América do Sul, sendo um meio de alto valor estratégico para cadeia decisória do comando de operações, como é o caso de seu emprego na “Operação Samaúma”. Em pouco mais de um mês, houve a aplicação de R$ 57 milhões em multas e 5.466 hectares foram embargados, além da apreensão de 2.314,23 m³ de madeira ilegal.

Dentre os sistemas embarcados no ARP, o Sensor SKEYE se destaca, sendo utilizado para o monitoramento de grandes áreas, capaz de coletar imagens e informações de diversos pontos de interesse simultaneamente, através de um conjunto de 10 câmeras de alta definição que permitem a vigilância de uma vasta área. O software, que processa o conjunto de imagens, permite a visualização de maneira independente, o que permite monitorar dentro uma mesma área diferentes objetivos simultaneamente, o que faz necessário uma equipe de análise dos dados obtidos pela aeronave, isso é feito em Brasília, no Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), onde esta instalada uma grande estrutura de análise das informações obtidas pelo RQ-900.

Todas imagens obtidas pelo RQ-900 é transmitida e tempo real para o centro de análise no COMAE, e pode ser distribuído via link para equipes distintas em qualquer ponto do Brasil. Além disso, o SKEYE permite que analistas acessem arquivos de vídeo de missões aéreas em curso e anteriores, realizando consultas das imagens por hora, local e evento. Já o DCoMPASS, é um sensor eletro-ótico e térmico que possui câmera colorida de alta definição (HD), um sensor de visão infravermelha, com iluminador e designador de alvos a laser.

O SARP tem sido ferramenta imprescindível para o sucesso desta nova GLO Ambiental, e deixa clara a necessidade de expansão destas capacidades, as quais devem passar a cobrir outras capacidades de emprego nas quais ainda possuímos lacunas, como é a ausência de meios do tipo capazes de realizar esclarecimento e ataque, algo que se mostra cada vez mais decisivo no teatro de operações dos conflitos modernos. Atualmente a Embraer em parceria com a FAB, vem trabalhando no desenvolvimento de Aeronaves Remotamente Pilotadas, visando garantir ao Brasil o domínio desta importante tecnologia.

Quanto a logística e manutenção do Hermes 900, esta é feita pela brasileira AEL Systems, subsidiária do grupo israelense Elbit Systems, que fornece todo suporte logístico das aeronaves Hermes 450 e do Hermes 900 no Brasil. Este suporte inclui o reparo de componentes, fornecimento de consumíveis e peças de reposição, além de dispor de uma equipe técnica e de engenheiros altamente qualificados em tempo integral, atuando em conjunto com “Esquadrão Hórus” para garantir a disponibilidade desta frota em qualquer demanda do nosso país.

Em breve lançaremos aqui no GBN Defense uma matéria especial, mais detalhada de nossa aventura na Serra do Cachimbo, apresentando um pouco mais sobre o Campo de Provas Brigadeiro Veloso (CPBV), além do importante papel do COMAE e a tecnologia SARP. Aguardem, vem muito conteúdo pela frente.

Características do “Hermes 900” (RQ-900)

Envergadura: 15,3m

Peso de decolagem (Maximo): 1.180kg

Autonomia: 30 horas

Teto de operação: 30.000ft (9.100m)

Velocidade Máxima: 220km/h (120kt)

Velocidade Cruzeiro: 112km/h (65kt)

Trem de Pouso: Retrátil

Enlace: Linha de Visada (LOS) 350km, SatCom (Satelital) ilimitado

Sensores: DCoMPASS e SKEYE

Operação: Diurna e Noturna

Por: Angelo Nicolaci - Jornalista, graduando em Relações Internacionais pela UCAM, analista especializado em geopolítica e assuntos de defesa e segurança.