NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


OUTRAS MÍDIAS


AEROFLAP - Simpósio em Brasília (DF) reúne envolvidos nos projetos KC-390 e F-39 Gripen


Fab | Publicada em 10/07/2019 14:45

O Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) promove, nesta quarta (10/07) e quinta-feira (11/07), o 8º Simpósio para Implantação dos Projetos KC-390 e F-39 Gripen na Força Aérea Brasileira (FAB). O evento, que acontece em Brasília (DF), tem o objetivo de atualizar os Órgãos de Direção Setorial sobre o andamento dos processos de desenvolvimento e aquisição das novas aeronaves, a fim de nivelar conhecimentos e facilitar a coordenação e padronização das ações.

Mais de 50 militares e servidores civis envolvidos nos projetos participam do evento, organizado pela Sétima Subchefia do EMAER. Durante os dois dias, eles partilham informações e soluções para os desafios identificados até o recebimento das aeronaves.

Um dos coordenadores do simpósio, o Coronel Aviador Jorge Marques de Campos Júnior, destaca a importância do evento devido à amplitude e complexidade das ações que devem ser tomadas em relação aos projetos, que, segundo ele, devem passar por grandes marcos em 2019.

A FAB se prepara para receber, na Ala 2, em Anápolis (GO), o KC-390, maior aeronave militar desenvolvida e produzida no Brasil. Quanto ao F-39 Gripen, deve ocorrer o primeiro voo da aeronave de série brasileira na Suécia, país onde é produzida, o que dará início à campanha de certificação do caça.

Segundo o Coronel Marques, que é Chefe da Seção de Gerenciamento de Portfólio de Projetos da Sétima Subchefia do EMAER, o encontro em Brasília permite o acompanhamento do cronograma e evita conflitos e retrabalhos, unificando responsabilidades de todos os envolvidos para o objetivo final. 

“O simpósio acontece a partir dessa percepção de convergência de projetos paralelos”, complementa. O oficial cita como exemplos de ações a preparação da infraestrutura das instalações da Ala 2, a adequação de currículos de formação dos graduados na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), e a preparação dos pilotos que vão operar as aeronaves, entre outras.

Participam do simpósio representantes do Comando de Preparo, do Comando de Operações Aeroespaciais, do Comando-Geral do Pessoal, do Comando-Geral de Apoio e do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial.

 

AEROFLAP - Primeiro voo em formação de SAAB Gripens E acontece na Suécia


Publicada em 10/07/2019 12:03

Pela primeira vez dois Gripens E (NG) voaram em formação na Suécia, as aeronaves de numeração 39-9 e 39-10 são as mais recentes da nova geração do Gripen E.

As aeronaves estão em fases de testes e esse voo em Ala serviu para testar sensores e sistemas táticos dos caças. A SAAB já construiu e voou três Gripens E, o primeiro com o número 39-8 fez o seu primeiro voo em 2017, já o segundo voo em novembro daquele ano. O terceiro exemplar do Gripen E voou no mês passado a partir da fábrica da SAAB, em Linkoping, Suécia.

Um quatro Gripen E tem planos de voar em agosto deste ano, trata-se do primeiro Gripen NG do Brasil, que já teve seu motor GE414 instalado, e sua tela WAD de fabricação nacional ligada. A FAB terá ao todo 36 unidades do caça, sendo 28 da versão monoposta E e oito da versão biposta F. Algumas destas unidades serão construídas na sede de Gavião Peixoto-SP.

A primeira aeronave destinada à FAB deverá chegar em 2021 e as unidades fabricadas no Brasil em 2024. No Brasil as aeronaves serão nomeadas de F-39 e ficarão baseadas na ALA-2 em Anápolis-GO.

A Força Aérea Sueca também terá o caça Gripen NG, ao todo serão 60 Gripens que vão atualizar a atual frota de Gripens C/D da Suécia.

Transferência Inversa de Tecnologia:

Desde que o programa FX2 veio à tona para a escolha de um novo caça para a FAB, o termo Transferência de Tecnologia sempre foi colocado em pauta, pois isso possibilita ao Brasil um acesso a uma nova tecnologia e auxilia o crescimento da nossa indústria aeroespacial, além da ciência e cria empregos.

Com a escolha do Gripen E/F (NG) para reequipar a FAB, o Brasil terá a possiblidade de não apenas ter um novo caça com padrões internacionais mas também desenvolver tecnologia para o mesmo. É o caso da tela WAD da AEL Sistemas, uma empresa brasileira focada em tecnologia embarcada. A AEL desenvolveu uma única tela que vai ocupar o painel dos Gripens, e vai trazer ao piloto maior facilidade e vai permitir aos caçadores maior concentração em outras funções.

A ideia inicial era de apenas os Gripens brasileiros terem essa tela, com tudo a Força Aérea Sueca também despertou interesse para equipar seus caças com a tela WAD da AEL, o que mostra que é possível cooperação e divisão de tecnologias.

AEROFLAP - Comandante da Aeronáutica recebe medalha do Estado de São Paulo


Fab | Publicada em 10/07/2019 16:48

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, foi agraciado, nesta terça-feira (9/7), com a Medalha “Sargento João da Costa Machado – Herói de 32”. A imposição da comenda foi realizada pelo Governador em exercício do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, em cerimônia realizada no Monumento Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32, no Parque do Ibirapuera.

A medalha, que também foi recebida por outros militares da Força Aérea Brasileira (FAB), está relacionada à Revolução Constitucionalista de 1932, considerada uma das datas mais importantes da história do Estado de São Paulo. Entre os agraciados estavam o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira; o Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; e o Comandante-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço.

“É com muita honra que recebo esta medalha, representando os integrantes da Força Aérea Brasileira. Essa deferência demonstra o reconhecimento do Estado de São Paulo ao trabalho de todas as Unidades da FAB aqui sediadas”, disse o Comandante da Aeronáutica.

O Governador em exercício falou sobre o significado da solenidade que é realizada anualmente no dia 9 de julho. “Essa data reforça o compromisso que São Paulo sempre teve com a democracia e o respeito à lei e à Constituição”, destacou Rodrigo Garcia.

Durante a cerimônia foram prestadas homenagens aos integrantes e combatentes do Exército Constitucionalista, com declamação da “Oração Ante a Última Trincheira”, salva de tiros e cerimônia simbólica de sepultamento dos heróis homenageados. Após, foi realizado o desfile cívico-militar com participação das Forças Armadas, Forças Auxiliares e entidades civis.

A condecoração

A medalha honra o nome do Sargento João da Costa Machado, participante da Revolução Constitucionalista de 1932, e tornou-se uma condecoração oficial do Estado de São Paulo. A honraria tem como objetivo distinguir militares e civis que prestaram relevantes serviços às Forças Armadas Brasileiras, ao Governo do Estado de São Paulo, à sociedade paulista e outras entidades.