NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Militares da FAB devem ajudar no combate ao mosquito da dengue em Boa Vista

Parceria deve levar 60 militares às ruas da capital durante trabalho de visitação de domicílios entre os dias 10 de julho e 9 de agosto. Capital possui alto índice de infestação, segundo o LIRAa, com 9,3%.

Publicada em 09/07/2019 11:39 | Atualizado em 09/07/2019 15:39

A partir de quarta-feira (10), militares da Força Aérea Brasileira (FAB) vão visitar imóveis nos bairros Caimbé e Asa Branca, ambos na zona Oeste de Boa Vista, para ajudar a prefeitura no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, Zika e Chikungunya.

Durante visitação nos bairros, os militares devem inspecionar 8.605 imóveis que apresentaram alto índice de infestação do mosquito.

A ação faz parte de uma das ações da prefeitura para reduzir a classificação de 9,3% no 3º LIRAa (Levantamento de Índice Rápido e Infestação por Aedes aegypti) deste ano. O resultado coloca a capital do estado com risco de surto para a dengue.

Índices de classificação do LIRAa

Abaixo de 1%       condições satisfatórias

1% a 3,9%            situação de alerta

Acima a 4%          risco de surto

A parceria, conforme o coordenador de Vigilância e Controle de Doenças Transmitidas por Vetores, Washington Alves, vai contar com 60 militares que receberam capacitação na última sexta-feira (5).

“Hoje estamos aqui com os militares da Força Aérea que agora somam forças com a gente. Estamos repassando algumas orientações e apresentando as formas do mosquito se proliferar”, explicou.

Para o coronel Newton de Abreu Fonseca Filho, comandante da Ala 7 da Base Aérea de Boa Vista, a integração entre os militares e a prefeitura tem como objetivo trazer mais segurança e benefícios à população.

“Temos militares que contribuem efetivamente e são parte da sociedade juntamente com seus familiares, com essa parceria estamos ajudando nós mesmos, é uma missão muito importante para o bem de toda a sociedade", ressalta o coronel Newton de Abreu.

O período chuvoso aumenta a multiplicação do mosquito e os cuidados com os lixos domésticos e recipientes, como vasos e pneus, são fundamentais para combater o vetor.

OUTRAS MÍDIAS


AEROFLAP - 1º curso de formação de pilotos da FAB para o KC-390 teve início essa semana


Publicada em 09/07/2019 09:29

Com a aproximação da primeira entrega do primeiro KC-390 à FAB, que deverá acontecer nos próximos meses, todo um preparo já está sendo realizado para adequar os militares da FAB à nova aeronave de transporte que irá integrar a Força Aérea Brasileira.

Nesta semana, mais precisamente na segunda-feira (08/07), foi iniciado o 1º curso de pilotos da aeronave KC-390, em São José dos Campos (SP). 

Ao todo, são 12 pilotos da FAB envolvidos no curso de formação que está sendo auxiliado por membros da fabricante Embraer.

Além da FAB, a Embraer busca outras casas para o KC-390. A ida da aeronave para o Paris Airshow foi uma jogada por parte da Embraer para atrair os olhos do mundo ao cargueiro militar brasileiro. Portugal é a primeira nação internacional que vai ter o KC-390, até agora o acordo entre Portugal e a Embraer é para a venda de cinco aeronaves.

O KC-390 é uma aeronave de transporte tático capaz de fazer missões de Revo, evacuação aeromédica, combate a incêndios, transporte de tropas e veículos militares, além de operações em pistas não preparadas.