NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROFLAP


Grupo Fox: conheça os pilotos de caça que implantarão o Gripen na FAB


Gabriel Centeno | Publicada em 09/06/2022 15:00

Um seleto grupo de pilotos de caça é responsável pela implantação do F-39 Gripen no serviço operacional da Força Aérea Brasileira. Este é o tema do mais novo episódio da websérie Colaboração Real 4, produzida pela Saab. 

Formado por pilotos da 1ª linha da Aviação de Caça da FAB – composta pelos caças F-5M Tiger II e os jatos de ataque AMX A-1 -, o Grupo Fox foi revelado em 2017 pela própria FAB. Conforme relata o então Major-Aviador Bombarda, os pilotos do Grupo Fox trabalham em conjunto com os engenheiros da Saab para “dar uma cara brasileira” ao jato de origem sueca. 

“A gente entende que não basta só comprar um avião com mais capacidade, com mais funcionalidade, com novos equipamentos”, explica o oficial da FAB. 

“Se a gente continuar operando esse avião da mesma forma que a gente operava os aviões anteriores, acaba que ele não traz toda a vantagem que a gente poderia obter dessas novas funcionalidades.”

Os pilotos do grupo são responsáveis pela coordenação e planejamento da implantação operacional do Gripen na FAB. O caça será inicialmente operado pelo 1º Grupo de Defesa Aérea, o Esquadrão Jaguar, na Base Aérea de Anápolis (GO). 

Em abril, foi anunciado que a FAB adquiriu outros quatro Gripens, elevando para a 40 o número de aviões comprados. O Comandante da Aeronáutica explicou na época que esta ação permite que a FAB inicie os estudos para implantar o Gripen em outra base aérea, ainda a ser decidida pelo Alto Comando da instituição. 

Ao mesmo tempo, a FAB estuda a compra de um segundo lote de caças Gripen, com cerca de 26 aeronaves.

MINISTÉRIO DA DEFESA


Ministro da Defesa participa de cerimônia dos 157 anos da Batalha Naval do Riachuelo


Isabela Nóbrega | Publicada em 09/06/2022 17:42

O Ministro Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira participou da comemoração do 157º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo. A cerimônia foi realizada no Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília, nesta quinta-feira (9), tendo como anfitrião o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos.

A data magna da Marinha homenageia o comprometimento dos heróis da Batalha, que ocorreu em 11 de junho de 1865 e foi decisiva para a vitória do Brasil na Guerra da Tríplice Aliança. Neste ano, a solenidade destacou os feitos do Marinheiro Marcílio Dias, considerado pelo patrono da Força Naval, Almirante Tamandaré, uma referência de heroísmo e de bravura.

Em discurso, o Almirante Garnier ressaltou a importância de relembrar a data. “Reafirmo, então, a minha plena confiança que, assim como há 157 anos, estaremos sempre ombreados sob a égide dos mesmos valores que levaram esses patriotas ao maior dos sacrifícios. Façamos com que seus exemplos guiem a nossa lida diária, como baluartes da soberania brasileira”.

Na ocasião foi imposta a medalha da Ordem do Mérito Naval a personalidades civis e militares por terem prestado relevantes serviços à Marinha. Estiveram presentes na cerimônia ministros, parlamentares, o Comandante do Exército, General de Exército Marco Antônio Freire Gomes; o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Júnior e autoridades civis e militares.