NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


Helicóptero da FAB resgata tripulante com fraturas em navio no Brasil


Força Aérea Brasileira | Publicada em 08/11/2021

Um helicóptero H-36 Caracal do Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1º/8º GAV) – Esquadrão Falcão, sediado na Base Aérea de Natal (BANT), em Parnamirim (RN), decolou para cumprir uma missão de resgate. A equipe foi acionada por meio do Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico (SALVAERO) de Recife, responsável por missões de Busca e Salvamento na região Nordeste.

De acordo com o chamado, o tripulante estava a bordo do navio mercante Kinesis, com destino aos Estados Unidos da América (EUA), distante 40 milhas náuticas (aproximadamente 75 Km) de Recife (PE), necessitando de socorro por sofrer um acidente que ocasionou fraturas nos membros inferiores. 

A equipe efetuou o resgate do marinheiro nessa quinta-feira (04). A decolagem da BANT ocorreu às 09h12 (horário de Brasília), quando o helicóptero foi deslocado até o ponto indicado da embarcação. A missão foi concluída com o pouso  na Base Aérea de Recife  (BARF) às 11h17. 

Ao chegar no local, a aeronave realizou voo pairado, e o paciente foi içado pela equipe SAR (sigla que se origina do inglês Search and Rescue, que significa Busca e Salvamento), com uso de maca. Já no interior da aeronave, o tripulante recebeu os primeiros atendimentos da

O sucesso das operações de resgate está atrelada à pronta resposta do Esquadrão a partir do acionamento para a missão. “O tempo em cena foi bastante curto devido à sinergia e ao preparo de cada militar do Esquadrão”, pontuou o comandante da aeronave do 1º/8º GAV, Capitão Aviador Andrey Araújo Moulin. 

O Operador de equipamentos do  Esquadrão Falcão, Capitão de Armamento Jailson da Silva Neves, falou sobre a a satisfação de fazer a ação. “É uma grande satisfação saber que o nosso Esquadrão tem a capacidade de atender com profissionalismo os anseios da sociedade brasileira”, destacou. 

Atuando em seu primeiro resgate, como segundo piloto, o Tenente Aviador Rodrigo Luiz Rigo Moutinho realizou um sonho. “Hoje tenho a certeza de que fiz a escolha certa, ajudar ao próximo, dando a ele o fôlego de vida e a chance de viver mais um dia. É muito gratificante, sinto-me privilegiado em fazer parte desse seleto grupo dos que fazem do seu trabalho a vida dos outros”, finalizou. 

Após o salvamento, o paciente foi entregue à equipe em solo que o aguardava em uma ambulância do SAMU, coordenado pela Marinha do Brasil, e em seguida, foi encaminhado ao Hospital Esperança, em Recife, para atendimento especializado. 

DEFESA - AGÊNCIA DE NOTÍCIAS


Banda de Música da Base Aérea de Recife realiza concerto com retorno do público


Da Redação | Publicada em 08/11/2021 17:45

No dia 4 de novembro, a Banda de Música da Base Aérea de Recife (BARF), voltou a se apresentar ao público em um concerto em homenagem ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, no Teatro Luiz Mendonça, em Recife (PE). Os convidados foram recebidos pelo Comandante do Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR), Brigadeiro do Ar Cesar Faria Guimarães.

Os militares músicos apresentaram um programa que transitou entre a música erudita, clássicos da música popular brasileira e canções que representam a cultura da região Nordeste do Brasil e o estado de Pernambuco. O concerto teve a participação dos cantores Diel Rodrigues e Rebeka Casado, do maestro João da Banda e do maestro Capitão Moisés da Paixão, que fez parte da Banda de Música da BARF em décadas anteriores. Além deles, uma surpresa: para a apresentação de Canta Brasil, de Rogério Leitum, subiram ao palco o Brigadeiro Cesar e o Comandante da BARF, Coronel Aviador Isaac Cordeiro da Fonseca Neto, tocando instrumentos típicos do samba carioca.

“Desde o início da pandemia, sempre destacamos de maneira muito justa o papel dos profissionais da saúde, mas muitos outros também nos ajudaram a passar pelos períodos mais difíceis. Os militares dessa Banda de Música ajudaram a acalentar o coração daqueles que viveram momentos de tensão durante os tempos de crise: se apresentaram em hospitais, para pacientes e profissionais, e em vilas militares, levando um pouco de alegria para quem estava impossibilitado de sair de casa, restando apenas ir à janela ver a Banda passar. Obrigado por fazer crescer nossa alma, mesmo nos momentos delicados”, destacou o Brigadeiro Cesar.

A noite também marcou a última apresentação da Banda sob a regência do Capitão Músico Luiz Carlos Santos da Rosa, que se despediu do grupo após 46 anos dedicados à FAB. Durante o evento, também, apresentou canções do folclore do Rio Grande do Sul, de onde é originário, e encerrou a carreira “puxando” uma orquestra de frevo, com a participação de passistas e porta-estandartes do “Galo da Madrugada”. Ele passou a batuta ao Suboficial Josué Francisco das Neves, agora maestro da Banda de Música da BARF. “Entrego agora a batuta desta Banda ao Suboficial Das Neves, no qual tenho total confiança de que conduzirá bem e manterá o alto nível de suas apresentações”, finalizou.

 

CENCIAR completa 9 anos de criação


Da Redação | Publicada em 08/11/2021 21:24

O Centro de Controle Interno da Aeronáutica (CENCIAR), situado em Brasília (DF), celebrou o seu 9° aniversário de criação em uma cerimônia militar. O evento aconteceu no Espaço Força Aérea (EFA), em Brasília (DF), nessa sexta-feira (05). A cerimônia foi presidida pelo Chefe do CENCIAR, Major-Brigadeiro Intendente Alexandre Falconiere de Torres, e contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior.

A cerimônia contou, ainda, com a presença do Ministro do Superior Tribunal Militar (STM), Tenente-Brigadeiro do Ar Francisco Joseli Parente Camelo, do Comandante-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares, além de Oficiais-Generais da Aeronáutica e Oficiais da Marinha do Brasil e da FAB.

Em seu discurso, o Chefe do CENCIAR, Major-Brigadeiro Falconiere, iniciou suas palavras falando sobre festejar o presente, recordar o passado e almejar o futuro. “O conceito de integridade, no âmbito do Comando da Aeronáutica, abrange muito mais do que fazer a coisa certa. Significa o alinhamento total do efetivo e a visão institucional, sob as diretrizes do nosso Comandante. Dessa forma, primar pela integridade representa cumprir a missão a nós atribuída, em especial quanto ao que a sociedade espera das Forças Armadas”, pontuou. Ainda em suas palavras, o Oficial-General concluiu. “Nesse contexto, ao completar nove anos de existência, o CENCIAR tem buscado fortalecer as atividades de controle interno, as quais constituem procedimentos indispensáveis para a transparência do gasto público, contribuindo para o alcance de uma boa governança pública e para a promoção da ética”. 

Na ocasião, foram agraciados o Coronel Intendente Marcelo Andrade Martinelli e a Major Intendente Tathiana Hungria Navarro com a Medalha Militar de Prata, e a Sargento Rachel da Gama Laurentino com a Medalha Militar de Bronze. As Medalhas Militares de Prata e Bronze representam os bons serviços prestados à Força Aérea por mais de 20 anos e 10 anos, respectivamente.

O Major-Brigadeiro Falconiere falou aos agraciados. “Parabenizo os militares pelas honrosas medalhas de tempo de serviço, desejando que no avançar de suas carreiras, a dedicação e a qualidade de seus trabalhos continuem dignos de destaque entre seus pares e resultem no recebimento de mais condecorações e reconhecimentos, fruto do elevado conhecimento, habilidade e atitude profissional nas missões diárias atribuídas pela Força Aérea”, elogiou.

CENCIAR
Ao Centro de Controle Interno compete apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional, planejar, dirigir, coordenar e executar as atividades de controle interno e de auditoria interna no âmbito do Comando da Aeronáutica (COMAER), sujeitando-se à supervisão técnica e à orientação normativa do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal (SCIPEF), sem prejuízo da subordinação administrativa do COMAER.

OUTRAS MÍDIAS


PODER AÉREO - Esquadrão Orungan (1°/7° GAV) completa 74 anos


Alexandre Galante | Publicada em 08/11/2021 15:00

Hoje (8/11), o 1°/7° GAV, Esquadrão Orungan, completa 74 anos. Sediado na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro/RJ, o Esquadrão emprega as aeronaves P-3AM Orion e o RQ-1150 Heron nas ações de Patrulha Marítima, Antissubmarino, Busca e Salvamento, dentre outras.

Em 2020, a Unidade Aérea incorporou o Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada (ARP) à Aviação de Patrulha. Parabéns a todos os integrantes!