NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


REVISTA AERO MAGAZINE


Vídeo mostra como foi o voo dos F-39E Gripen pilotados por brasileiros

Aviadores da FAB fizeram curso na Suécia para se aperfeiçoarem aos caças F-39E Gripen

André Magalhães | Publicada em 08/04/2022 18:10

A Saab publicou um vídeo mostrando em detalhes o voo inaugural no espaço aéreo brasileiro dos dois primeiros F-39E Gripen, produzidos em série, da Força Aérea Brasileira (FAB).

Na quarta-feira (6), os caças decolaram do aeroporto de Navegantes (SC) e pousaram no Centro de Ensaios em Voo do Gripen, na unidade da Embraer em Gavião Peixoto (SP).

O voo durou aproximadamente 50 minutos e foi comandado por dois pilotos de ensaio da FAB, o Tenente-Coronel Aviador Cristiano de Oliveira Peres e Major Aviador Abdon de Rezende Vasconcelos – ambos realizaram treinamento na Suécia.

“Para mim, como piloto de caça, é uma satisfação muito grande poder liderar a primeira formação de gripens no Brasil. Eu diria que vai voar na minha ala não apenas o Major Abdon, mas todos aqueles que trabalham, desde 2014, para a concepção desse projeto grandioso para a Força Aérea Brasileira", disse Cristiano de Oliveria, piloto líder da missão.

Nas imagens é possível ver os caças em voo de Ala, com isso se pressupõe que uma terceira aeronave estava acompanhado os Gripen, possivelmente um F-5FM Tiger II.

Agora que os caças (FAB 4101 e 4102) estão em Gavião Peixoto, serão feitos vários testes para obter o Certificado de Tipo Militar. Após isso, os caças irão para seu novo lar, a base aérea de Anápolis (GO), para as etapas finais da fase de entrega.

A FAB recebeu suas quatro primeiras unidades operacionais em novembro de 2021. Os caças foram entregues formalmente na fábrica da Saab em Linköping, Suécia. O envio das outras duas aeronaves deverá acontecer ainda neste semestre.

O Saab Gripen (E) foi selecionado pelo Brasil em 2014, o caça sueco concorria com o norte-americano F/A-18E/F e o francês Dassault Rafale no Programa FX2 – que visava a renovação da aviação de caça do Brasil. Ao todo, a FAB terá 36 unidades, sendo 28 da versão E (monoposto) e oito da versão F (biposto)

O ponto chave da escolha do Brasil é a transferência de tecnologia, isso significa que nosso país terá acesso e participação no desenvolvimento dos aviões. Exemplo disso, é a produção de peças no Brasil que já está andamento, ou então a produção de alguma unidades em território nacional.

PORTAL AEROFLAP


FAB conclui participação na Operação Ágata Amazônia com apoio de aeronaves e satélites


Gabriel Benevides | Publicada em 08/04/2022

A Força Aérea Brasileira (FAB) encerrou, no sábado (02), sua participação na Operação Ágata Conjunta Amazônia. Ao todo, foram empregadas 14 aeronaves das aviações de Caça, Asas Rotativas, Transporte e Reconhecimento em ações preventivas e repressivas contra crimes como contrabando, descaminho e narcotráfico, além de exploração mineral e garimpo ilegais, praticados na faixa de fronteira.

A FAB utilizou ainda os sistemas de satélites controlados pelo Centro de Operações Espaciais (COPE), Unidade subordinada ao Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), que possibilitaram o monitoramento de mais de 225 mil km² da Floresta Amazônica, auxiliando na localização de possíveis ilícitos e crimes ambientais.

A intensificação das ações da Operação Ágata Conjunta Amazônia resultou em apreensões de equipamentos de garimpo ilegal, além de flagrantes de degradação ambiental por meio dos patrulhamentos fluviais, terrestres e aéreos realizados durante o mês de março na região da tríplice fronteira, entre São Gabriel da Cachoeira/AM e Tabatinga/AM.

A Operação, que também reforçou o controle aduaneiro e apoiou indígenas e demais residentes na faixa de fronteira, ocorreu de modo articulado entre militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, realizando ações preventivas e repressivas junto a Polícia Federal, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM).

Operação concluída  

Com o emprego de 1,5 mil militares, e dispondo de embarcações, navios-patrulha, navio de assistência hospitalar e aeronaves, que executaram as ações para desarticulação de diversos crimes, a operação chega ao fim com um saldo positivo de contribuição para a redução dos delitos transfronteiriços e ambientais.

Com mais de 300 horas de voo, a Força Aérea Brasileira cumpriu mais uma vez a sua missão de defender e integrar o território nacional, com vistas a garantir a soberania da pátria.

KC-390 Millennium da FAB está aberto à visitação do público na FIDAE 2022


Gabriel Benevides | Publicada em 08/04/2022

Uma das aeronaves KC-390 Millennium do 1º Grupo de Transporte de Tropa – Esquadrão Zeus – faz parte da exposição estática da Feira Internacional de Aeronáutica e Espaço (FIDAE). O evento acontece até o dia 10 de abril em Santiago, capital chilena.

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) está aberto à visitação do público e tem recebido centenas de pessoas diariamente. “Fiquei surpreso que muitos visitantes conhecem nossas missões, principalmente as humanitárias, e perguntam bastante sobre elas, além de querer saber sobre as capacidades operacionais do avião”, conta um dos load masters (mestre de cargas) da aeronave, Sargento Renan Luiz da Silva.

Para o Chefe da Seção de Operações do Esquadrão Zeus, Major Aviador Daniel Elias Souza, a FIDAE é uma oportunidade de representar a FAB no exterior. “Representar não apenas a FAB, mas o Brasil e os brasileiros em uma feira internacional é uma grande responsabilidade e também motivo de muito orgulho”, destaca.

KC-390

O KC-390 é um avião bimotor de transporte tático multimissão. A palavra “tático” se traduz na aplicação operacional do avião: transporte de tropas, armamentos, munição, veículos, blindados e lançamento de infantaria paraquedista em pontos mais próximos da linha de frente do combate. Além disso, a outra missão desempenhada pelo KC-390 é o reabastecimento em voo, que será explicado em detalhes mais à frente. 

Fora o transporte e o REVO, a aeronave foi projetada para realizar operações de busca e salvamento (SAR), evacuação aeromédica (EVAM), combate a incêndio e missões de reconhecimento. Tais capacidades estão sendo desenvolvidas pela Embraer e a FAB. O avião ainda está na sua fase de implantação em serviço.

No ano passado, a nossa Equipe realizou uma série especial para mostrar de perto os detalhes da atuação do KC-390 na Força Aérea Brasileira, com uma série de entrevistas e um vídeo especial da operação do maior avião militar da América do Sul.

PORTAL DEFESANET


Novos oficiais-generais das Forças Armadas recebem cumprimentos do Presidente da República


Tenente Letícia Faria E Suellen Siqueira | Publicada em 08/04/2022 09:30

Em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, na tarde desta terça-feira (5), os novos oficiais-generais das Forças Armadas receberam os cumprimentos do Presidente da República, Jair Bolsonaro, e da primeira-dama, Michelle Bolsonaro.

A solenidade contou com a presença do Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão; do Ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira; e dos Comandantes da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos; do Exército, General de Exército Marco Antônio Freire Gomes; e da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior.

Ao todo, foram promovidos 59 oficiais-generais - 8 da Marinha, 27 do Exército e 24 da Aeronáutica. 

Em seu discurso, o chefe do Executivo cumprimentou os militares promovidos e destacou sua confiança nas Forças Armadas. "O momento é de alegria e, também, de tranquilidade para o nosso Brasil, por sabermos quem são os senhores e as senhoras.
Os senhores são a âncora do nosso País, sempre presente em qualquer situação. Isso traz tranquilidade para o governo e seus ministros, e, com certeza, o trabalho se reflete na vida de 212 milhões de brasileiros”, enfatizou o presidente.

Oficiais-Generais da FAB recém-promovidos são apresentados ao Presidente da República

Oficiais-Generais da Força Aérea Brasileira (FAB), promovidos na última quinta-feira (31/03), participaram da tradicional cerimônia de apresentação ao Presidente da República, Jair Bolsonaro. O evento aconteceu nesta terça-feira (05/04), no Salão Nobre do Palácio do Planalto, em Brasília (DF) e contou, também, com a presença dos demais Oficiais-Generais promovidos na Marinha do Brasil (MB) e no Exército Brasileiro (EB).

Os Oficiais-Generais receberam os cumprimentos de autoridades, entre elas o Presidente da República, Jair Bolsonaro, Ministros de Estado e Comandantes da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira.

O Presidente da República dirigiu-se aos promovidos, destacando sucesso a todos. “O momento é de alegria e tranquilidade para o nosso Brasil, sabendo quem são os senhores e a senhora, que foram promovidos e chegaram ao posto de Oficial-General. Vocês são a âncora do nosso País. Estão sempre presentes em qualquer situação e isso traz tranquilidade para o governo e para seus Ministros na certeza de que o trabalho dos senhores é revertido para todos os 215 milhões de habitantes”, discursou Bolsonaro.

Pela FAB estavam presentes 21 militares promovidos. O Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros comentou sobre o momento na carreira, alcançando o último posto do generalato. “Foram 42 anos de dedicação à Força Aérea, de muito trabalho e hoje chegar ao posto de Tenente-Brigadeiro demonstra para mim que tudo valeu a pena e que devo continuar com a mesma energia e vontade, porque as responsabilidades agora são maiores”, conta o Oficial-General.

Nesta relação de promovidos, realizada pelo Alto-Comando da Aeronáutica, foi definida também a segunda mulher Oficial-General da FAB. A Brigadeiro Médica Ana Paola Brasil Medeiros. Para ela, o momento é de honra. “É o sinal do reconhecimento de um trabalho de 29 anos na Força Aérea, onde durante minha vida dediquei-me e, agora, é o momento de colher, em nome de todas as Unidades que já trabalhei, das equipes que já liderei e das mulheres que represento”, finaliza.

Ministro da Defesa prestigia solenidade de promoção de oficiais-generais do Exército

O Ministro da Defesa, Paulo Sérgio, acompanhou o Presidente da República, Jair Bolsonaro, e o Vice-Presidente, Hamilton Mourão, em solenidade de promoção de 30 oficiais-generais do Exército. A cerimônia ocorreu nesta quinta-feira (07), no Clube do Exército, em Brasília (DF).

O Chefe do Estado-Maior do Exército, General de Exército Marcos Antonio Amaro dos Santos, saudou os oficiais-generais recém-promovidos. “O entusiasmo e a fé na missão são manifestações do valor militar, definidas no Estatuto dos Militares, a lei que rege obrigações, direitos, prerrogativas e deveres dos membros das Forças Armadas”, ressaltou.

O generalato possui três graus: General de Brigada, General de Divisão e General de Exército, por ordem de ascensão. Na ocasião, os oficiais-generais promovidos a General de Exército, posto mais alto da Força Terrestre (FEB), foram condecorados com a medalha Exército Brasileiro e com a medalha Tributo à Força Expedicionária Brasileira, que se destinam a distinguir, respectivamente, aqueles que tenham praticado ação destacada ou serviço relevante em prol do interesse e do bom nome do Exército, e em prol da preservação e difusão da memória histórica da FEB na Segunda Guerra Mundial.

Os recém-promovidos a General de Divisão foram agraciados com a Ordem do Mérito Militar no Grau Grande-Oficial. Já aqueles que ascenderam a General de Brigada receberam a espada de Oficial-General, símbolo que representa compromisso, tradição e ressalta a importância da investidura do oficial como chefe militar.

Em 36ª reunião da CMID, Forças Armadas apresentam economia de R$ 100 milhões em contratos


Da Redação | Publicada em 08/04/2022 09:50

Nesta quarta-feira (06), ocorreu a 36ª reunião da Comissão Mista da Indústria de Defesa (CMID), na sede do Ministério da Defesa. Participaram do encontro representantes dos Ministérios da Defesa (MD); da Economia (ME); e da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI); além de representantes das Forças Armadas. O uso de Regime Especial de Tributação para a Indústria de Defesa (RETID), pelas empresas, resultou na redução de, aproximadamente, R$ 100 milhões nos contratos executados entre 2014 e 2021.

A iniciativa contribui para a retomada do crescimento econômico do País. Fórum mais alto para a condução da Política Nacional da Base Industrial de Defesa (PNBID), a CMID teve como tema central desta edição os Termos de Licitações Especiais, já autorizados e em tramitação, assim como os valores economizados pelas Forças Armadas com o Regime Especial de Tributação para a Indústria de Defesa (RETID).

Houve, ainda, proposta para classificação de um Produto de Defesa (PRODE) e de 104 Produtos Estratégicos de Defesa (PED), além do credenciamento de uma Empresa de Defesa (ED) e de duas Empresas Estratégicas de Defesa (EED), ambas atuam na produção e no desenvolvimento de bens de defesa nacional. O Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), General de Exército Laerte de Souza Santos, presidiu o encontro e destacou a importância das atividades da comissão.

“O cadastramento de empresas e de produtos de defesa permite economicidade em nossas Forças, por ocasião da aquisição de materiais e de toda a cadeia produtiva. Para a Defesa, para as Forças e para a Base Industrial de Defesa, isso é muito importante.”

Atualmente, a Base Industrial de Defesa possui 966 PED e 107 PRODE. As empresas credenciadas somam 149, sendo que 60 estão habilitadas ao RETID, correspondendo a 609 produtos aptos à aplicação do benefício tributário.

PORTAL CAVOK


FIDAE: Comandante da FAB apresenta o KC-390 para o comandante da FACH


Fernando Valduga | Publicada em 08/04/2022 06:54

Na quinta-feira (7/04), durante a FIDAE no Chile, o Comandante da Força Aérea Brasileira teve a oportunidade de apresentar o KC-390 para o Comandante da Força Aérea Chilena.

O Tenente-Brigadeiro Baptista Junior, acompanhado do Comandante da Fuerza Aérea De Chile, General do Ar Arturo Merino, visitou o KC-390 Millennium que está exposto no pátio da Base Aérea de Pudahuel, onde está ocorrendo a FIDAE (Feira Internacional do Ar e do Espaço).

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Almeida Baptista Junior, conheceu as instalações do evento nesta terça-feira (05). “Estamos aqui representando produtos nacionais, o que é motivo de orgulho. Nossa comitiva vai se dividir de acordo com as áreas de interesse, visitando estandes e interagindo com empresas”, disse o Comandante no primeiro dia da feira.

A aeronave de transporte multimissão KC-390 foi para FIDAE como aeronave de apoio para a Esquadrilha da Fumaça e também é destaque junto ao chalé da Embraer.

O KC-390 Millennium está em operação na FAB desde 2019, período em que vem demonstrando sua capacidade operacional, confiabilidade e desempenho em missões no Brasil e no exterior, podendo ser rapidamente disponibilizada para responder a situações emergenciais e humanitárias e já foi selecionada por duas nações da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte): Portugal e Hungria.

Nas exposição estática da fabricante brasileira estarão a aeronave multimissão KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira e o turboélice de ataque leve e treinamento avançado A-29 Super Tucano da Força Aérea do Chile (Fuerza Aérea De Chile). Os A-29 Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça também abrilhantam a participação brasileira na maior feira aeronáutica da América Latina.

KC-X3: Azul fornecerá dois Airbus A330 para conversão MRTT que serão usados pela FAB

Aeronaves A330 serão empregada em diversas missões, como transporte e reabastecimento aéreo.

Fernando Valduga | Publicada em 08/04/2022 08:00

Nesta semana foi publicado no Diário Oficial da União que a empresa brasileira Azul SA venceu uma licitação para fornecer dois Airbus A330-200 que serão convertidos para o padrão MRTT (Multi Role Tanker Transport), dentro do programa KC-X3.

A publicação referente a licitação Nº 220004/CABW/2022 foi feita pela Comissão Aeronáutica Brasileira em Washington (CABW) na manhã desta quarta-feira (6). O valor da compra das aeronaves é de US$ 80,6 milhões. É assinado pelo tenente-coronel Leandro Luiz da Silva Veloso.

Uma nova licitação agora será feita para o trabalho de conversão MRTT, embora o trabalho deva ocorrer com a fabricante original do equipamento, na Airbus em Sevilha, Espanha.

O edital afirma que a Azul cumpriu as obrigações de fornecer um modelo com “fabricação posterior a 1º de janeiro de 2014”, compatíveis para a “versão militar de ressuprimento aéreo A330 MRTT”.

Esta é mais uma importante etapa no processo da FAB para conquistar da sua Aviação de Transporte Estratégico e Reabastecimento em Voo de longo alcance, em um programa que foi anunciado em 2021, pelo presidente Jair Bolsonaro, como uma resposta as necessidades do país no transporte de insumos para combate à pandemia de coronavírus.

O Airbus A330 MRTT possui quase o dobro da capacidade de transporte do KC-390, podendo ser configurado rapidamente para transporte de passageiros de alta capacidade (300 assentos), transporte aeromédico, transporte de autoridades com cabines VIP e realizar reabastecimento em voo com alcance superior ao do KC-390 que desempenha funções semelhantes.

OUTRAS MÍDIAS


DEFESA EM FOCO - Mulheres integram exercício internacional e agregam conhecimentos para futuras missões de paz


Da Redação | Publicada em 08/04/2022 07:30

O Brasil tem uma longa história de contribuição para as operações de paz. Nesse percurso, o papel das mulheres nas mediações, prevenções e soluções de conflitos tem se mostrado cada vez mais eficiente. Além de desempenharem funções como agentes executoras das suas Forças e instituições, elas atuam também na pacificação e conciliação em um ambiente hostil. Participou do Exercício Viking 22  um total de 17 mulheres, sendo nove civis e oito militares.

A Major Juliana Patussi Bertol, do Exército Brasileiro, destacou que o Exercício está sendo uma excelente oportunidade de aprendizagem e troca de experiências, tendo em vista a integração de militares de outras Forças, civis e também pessoal de outros países. Ela participa do Viking 22 como agente da célula responsável pela cooperação entre os componentes militares, policiais e civis presentes no ambiente da missão. “Fui selecionada para atuar na missão de paz no Sudão do Sul como observadora militar, com previsão de início para março de 2023. Tenho certeza que todo conhecimento adquirido no Viking 22 vai me ajudar quando eu estiver na missão”, disse.

Segundo a Capitão de Fragata Nilza Barros da Silva, que foi Gender Advisor na Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana (MINUSCA) no período de agosto de 2020 a agosto de 2021, o momento é especial, principalmente pelo fato de o exercício ser uma simulação do que acontece no contexto de uma missão de paz.  “Estamos vendo a integração dos componentes militar, civil e policial em diversos aspectos do exercício. Acredito que isto será um grande marco no resultado do Exercício Viking 22”, ressaltou a integrante da Marinha do Brasil.

Reforçando a equipe da Força Aérea Brasileira, houve a participação  da Major Luanda dos Santos Bastos, atuando no Viking 22 como Gender Advisor. “É importante o emprego feminino em missões de paz e também em outras células de trabalho. Todas têm muito a agregar”, enfatizou.

De acordo com Coordenadora-Geral da Rede Brasileira de Pesquisa sobre Operações de Paz (REBRAPAZ) e Chefe da Equipe de Civis, Dr.ª Eduarda Hamann, as mulheres uniformizadas brasileiras participam de missões de paz da ONU desde o início dos anos 1990. “Hoje, em 2022, há oito mulheres, sendo quatro militares e quatro policiais, desdobradas em três diferentes missões: República Centro-Africana (MINUSCA), Saara Ocidental (MINURSO) e Sudão do Sul (UNMISS)”, acrescentou.

Para a Dr.ª Eduarda, as mulheres geralmente trazem consigo a capacidade de criar uma espécie de ponte entre os militares e policiais da missão e a própria população local, sobretudo nos países em que são marcantes as diferenças socioculturais entre homens e mulheres. De acordo com ela, isso pode fomentar as abordagens e aproximar população e militares em um longo processo de construção da confiança.

DEFESA EM FOCO - MBDA recebe comitiva da FAB na Fidae 2022


Da Redação | Publicada em 08/04/2022 15:41

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, e representantes da FAB (Força Aérea Brasileira) visitaram o chalé da MBDA, durante a Fidae 2022, em Santiago, no Chile. Eles foram recepcionados pelos diretores da empresa.
O encontro foi uma grande oportunidade para MBDA mostrar a tecnologia desenvolvida pela empresa para os setores de defesa e segurança. Além de reforçar a parceria entre a empresa e a instituição.
A MBDA é o único grupo de defesa europeu capaz de projetar e produzir mísseis e sistemas de mísseis que correspondam a toda a gama de necessidades operacionais atuais e futuras das três forças armadas (terrestre, marítima e aérea).