NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


BAND TV


Band Cidade 2ª Edição - Dia Internacional da Mulher

Entrevista com aviadora da Força Aérea Brasileira

Publicada em 08/03/2021

PORTAL AEROIN


Foi lançado um belo vídeo em homenagem às mulheres da Força Aérea Brasileira


Fabio Farias | Publicada em 08/03/2021

Para marcar o Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta segunda-feira, 8 de março, a Força Aérea Brasileira (FAB) lançou um vídeo comemorativo com as profissionais da corporação. De acordo com a FAB, a intenção da publicação é homenagear as mulheres militares “que nunca deixam de sonhar e mostrar sua força para cumprir todas as missões e os desafios”.

As mulheres foram aceitas na Força Aérea Brasileira somente em 1982, quando foram criados os quadros femininos de Oficiais e Graduadas. Atualmente, a FAB possui mais de 10 mil oficiais femininas, em quase toda as funções, dentro de um efetivo total superior a 80 mil militares.

No vídeo, a FAB destaca o pioneirismo dessas mulheres e traça um paralelo com as agentes atuais. Confira a homenagem:

PORTAL DEFESANET


FAB lança videoclipe comemorativo ao Dia Internacional da Mulher

Homenagem mostra a jornada de pioneirismo e conquistas de Oficiais e Graduadas na Instituição

Agência Força Aérea | Publicada em 08/03/2021 10:00

Segunda-feira, 8 de março: Dia Internacional da Mulher e a Força Aérea Brasileira (FAB) faz uma homenagem a elas, que nunca deixam de sonhar e mostrar sua força para cumprir todas as missões e os desafios.

Em reconhecimento, a FAB preparou um videoclipe que apresenta a jornada de pioneirismo e conquistas das mulheres na Força Aérea, que ingressaram em 1982, quando foram criados os quadros femininos de Oficiais e Graduadas

Ministério da Defesa conta com mais de 34 mil mulheres em seus quadros


Publicada em 08/03/2021 10:40

Hoje, 8 de Março, o mundo comemora o Dia Internacional da Mulher. Atualmente, 33.960 brasileiras integram as Forças Armadas. Na Marinha, são 8.413 militares, o que representa um crescimento de 4,2% no último ano. O Exército soma 13.009 mulheres no quadro, sendo um aumento de 6,42% entre os anos de 2019 e 2020 e de 11% no período de 2020 para 2021.

Na Força Aérea Brasileira (FAB), são 12.538, total que representa 19,23% do efetivo geral. Já na Administração Central do Ministério da Defesa, são 482 mulheres, entre servidoras civis, militares, terceirizadas e estagiárias que trabalham na Pasta.

O ingresso no quadro permanente teve início em 1980, por iniciativa da Marinha, que criou o Corpo Auxiliar Feminino da Reserva da Marinha (CAFRM). Em 1982, foi a vez delas vestirem a farda azul. A FAB formou suas duas primeiras turmas de oficiais em Minas Gerais e no Rio de Janeiro. No Exército, elas ingressaram em 1992, mediante concurso público para formação da primeira turma feminina da Escola de Formação Complementar do Exército, em Salvador.

Na Administração Central do Ministério da Defesa, Maria do Carmo Cesario Rocha integra o time de mulheres que trabalham a serviço da Pasta. "Quando cheguei em Brasília, eu não me via trabalhando em um órgão público tão importante. Eu recebi essa oportunidade. Iniciei como auxiliar de limpeza e, em 2014, fui promovida à garçonete. Eu me sinto muito valorizada pelo que eu faço", assegurou. Maria do Carmo trabalha nas dependências da Defesa há 12 anos e atualmente presta serviço no gabinete da Secretaria de Orçamento e Organização Institucional.

Presença feminina

A Capitão de Fragata Carla Daniel entrou na Marinha há 23 anos e conta que o principal desafio é quebrar barreiras para alcançar posições majoritariamente masculinas. “Isso vem gradualmente ocorrendo, mas não será algo tão rápido dado à natureza da carreira militar. Os interstícios entre um posto e outro são bem longos”, afirma. A Comandante foi a primeira militar brasileira embarcada na Força-Tarefa Militar UNIFIL e a primeira no Departamento de Operações de Paz das Nações Unidas, com sede em Nova York.

Há 25 anos, a Coronel Médica Carla Clausi contribui em diversas missões humanitárias e foi a primeira mulher a assumir uma diretoria hospitalar da Força. Desde o ano passado, ela reforça a equipe de enfrentamento à pandemia de coronavírus, na Operação Covid-19, como coordenadora médica das 16 missões interministeriais de apoio a comunidades indígenas. “As Forças Armadas apoiam tanto órgãos parceiros quanto à população contribuindo para levar atendimento a localidades de difícil acesso", destaca.

A Brigadeiro Médica Carla Lyrio Martins, que serve na FAB há 30 anos, tornou-se a primeira Oficial General da Força e para ela esse foi o marco da sua carreira. “Em 2020, eu tive o privilégio de ser a primeira mulher a ascender a esse cargo. Tal escolha qualifica e consolida a minha trajetória de trabalho árduo, com comprometimento e com dedicação e, destaco, com amor. Eu percebo que os valores fundamentais da vida militar contribuem diretamente para o acolhimento das mulheres”, conta.

As brasileiras, a partir dos 18 anos, podem se alistar voluntariamente para o serviço temporário na Forças Armadas. Para as que querem seguir carreira, o ingresso é mediante concurso público. As oportunidades são descritas nos sites de cada Força.

RÁDIO CBN


Dia Internacional da Mulher - Entrevista com aviadora da Força Aérea Brasileira


Douglas Dinelly | Publicada em 08/03/2021 14:11

OUTRAS MÍDIAS


PANORAMA FARMACÊUTICO - Farmacêuticas conquistam espaço no poder público


Publicada em 08/03/2021

Duas farmacêuticas vêm ajudando a reforçar a participação da mulher no poder público, ao ocuparem cargos de decisão estratégicos para ampliar o acesso da população a medicamentos.

Aos 49 anos, a tenente coronel farmacêutica Andreia Guerra assumiu em 2020 a presidência do Laboratório Químico-Farmacêutico da Aeronáutica (LAQFA). Ela deverá ocupar o cargo por dois anos, seguindo o regimento da corporação.

O LAQFA existe desde 1971 e tem como objetivo a fabricação de medicamentos para atender ao comando da aeronáutica e ao sistema público de saúde.

Farmacêutica na Anvisa

Servidora de carreira desde 2007, a farmacêutica Meiruze Freitas tem especialização em tecnologia farmacêutica e, no final de 2020, assumiu uma das vagas da Diretoria Colegiada da Anvisa. Ela comanda a área de medicamentos, produtos biológicos e alimentos, responsável pela concessão de registro de vacinas.

Meiruze foi a relatora responsável por deliberar as vacinas do Instituto Butantan  e da AstraZeneca/ Oxford para uso emergencial no Brasil e, desde então, dedica pelo menos 14 horas por dia em busca de um caminho para facilitar a distribuição de vacinas contra a Covid-19 pelo país.

COMANDO MILITAER DO LESTE - Comandos Conjuntos auxiliam pacientes do Norte do Brasil com Covid-19


Publicada em 08/03/2021 12:55

No dia 5 de março, uma aeronave C-99, da Força Aérea Brasileira (FAB), pousou na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, transportando 6 integrantes de equipes médicas e 16 pacientes com Covid-19, provenientes de Porto Velho, Rondônia.

Os enfermos foram evacuados de hospitais públicos e privados no intuito de desafogar o sistema de saúde da região Norte. Em terra, os pacientes foram encaminhados para tratamento no Centro Hospitalar para a Pandemia de Covid-19 – Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, pertencente à Fiocruz, localizado em Manguinhos.


Após o pouso do C-99, sete militares da Marinha do Brasil (MB), pertencentes ao Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais especializados em Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR), realizaram a desinfecção da aeronave. As ações de transporte e desinfecção foram viabilizadas, respectivamente, pelo Comando Conjunto Amazônia e Comando Conjunto Leste.